A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Redação Prof.ª Sílvia Gelpke

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Redação Prof.ª Sílvia Gelpke"— Transcrição da apresentação:

1 Redação Prof.ª Sílvia Gelpke
Principais erros do texto dissertativo

2 Dissertação O que não se deve fazer na dissertação
JAMAIS USE GÍRIAS EM SUA DISSERTAÇÃO. Esta modalidade de redação pressupõe uma linguagem formal, bem elaborada. 2. NUNCA, JAMAIS, EM TEMPO ALGUM SE INCLUA EM SUA DISSERTAÇÃO. Dissertar é analisar um assunto proposto, emitindo opiniões gerais.

3 3. NÃO UTILIZE SUA DISSERTAÇÃO PARA PROPAGAR DOUTRINAS RELIGIOSAS
3. NÃO UTILIZE SUA DISSERTAÇÃO PARA PROPAGAR DOUTRINAS RELIGIOSAS. A religião, qualquer que seja, é uma questão de fé; a dissertação, por sua vez, é uma questão de argumentação, a qual se baseia na lógica. 4. JAMAIS ANALISE OS TEMAS PROPOSTOS MOVIDOS POR EMOÇÕES EXAGERADAS. Por mais revoltante que se mostre o assunto tratado, ele deve ser abordado, em uma dissertação, de modo, se não imparcial, ao menos, comedido.

4 5. NÃO UTILIZE EXEMPLOS CONTANDO FATOS OCORRIDOS COM TERCEIROS, QUE NÃO SEJAM DE DOMÍNIO PÚBLICO. Em hipótese alguma devemos, numa dissertação, introduzir fatos ocorridos com pessoas que conhecemos particularmente. 6. EVITE AS ABREVIAÇÕES. Procure escrever as palavras por extenso. 7. NUNCA REPITA VÁRIAS VEZES A MESMA PALAVRA. Além de causar uma impressão muito ruim em quem lê seu texto, sugere pobreza de vocabulário.

5 8. PROCURE NÃO INOVAR, POR SUA CONTA, O ALFABETO DA LÍNGUA PORTUGUESA
8. PROCURE NÃO INOVAR, POR SUA CONTA, O ALFABETO DA LÍNGUA PORTUGUESA. Cuidado com a caligrafia: não faça bolinhas em lugar dos pingos nos ‘is’; não desenhe o “til”; defina bem maiúsculas e minúsculas. 9. TENTE NÃO ANALISAR OS ASSUNTOS PROPOSTOS SOB APENAS UM DOS ÂNGULOS DA QUESTÃO. O bom senso nas opiniões emitidas está diretamente relacionado à capacidade de se enxergar o problema pelos diversos ângulos que apresenta.

6 10. Evite clichês Entre os vícios de linguagem mais recorrentes, e por esse motivo merecem atenção redobrada no processo de elaboração do texto, está o emprego de clichês, também conhecidos como "chavões" ou "lugares-comuns" Clichês são frases prontas que são de conhecimento popular e, por isso, são repetidas a toda hora. Portanto, usar clichês é praticamente plagiar o senso-comum, e cópia não é característica de um texto que se pretende criativo e autônomo.

7 O lugar-comum Devagar se vai ao longe, porque a pressa é inimiga da perfeição e a esperança é a última que morre. É fato que o brasileiro é preguiçoso por natureza, mas graças a Deus aqui não há preconceito racial – somos um povo que tem horror à violência; nossa índole pacífica é proverbial no mundo inteiro. Se o homem tomasse consciência do valor da paz, não haveria mais guerras no mundo – bastava que cada um parasse para pensar na beleza do sorriso de uma criança e descobrisse que mais vale um pássaro na mão do que dois voando.

8 A paciência é a mãe das virtudes, mas só com determinação e coragem haveremos de resolver nossos problemas. O que estraga o Brasil são os políticos; sem eles estaríamos bem melhor, cada um fazendo a sua parte. Hoje em dia, felizmente, as mulheres estão entrando no mercado de trabalho porque, segundo pesquisadores americanos, elas são muito mais caprichosas que os homens. Já os homens, conforme uma conclusão do conceituado Instituto de Psicologia da Filadélfia, são muito mais desconfiados e estão sempre querendo mais.

9 As pesquisas eleitorais nunca acertam porque são todas compradas
As pesquisas eleitorais nunca acertam porque são todas compradas. Mas a verdade é que o amor, quando autêntico, resolve tudo. O que não se pode esquecer jamais é que a esperança existe – e é a última que morre!

10 LISTA DE CLICHÊS QUE DEVEM SER EVITADOS
Fechar com chave de ouro Extrapolar Antes de mais nada Ataque fulminante Fazer por merecer Fazer uma colocação Aparar as arestas Fonte inesgotável A todo vapor Fortuna incalculável Gerar polêmica Atuação impecável

11 Importância vital Avançada tecnologia Inserido no contexto Bater de frente com alguém Caixinha de surpresas No fundo do poço Os quatro cantos do mundo Carreira meteórica Perda irreparável Com direito a Pergunta que não quer calar Preencher uma lacuna

12 Consternar-se profundamente
Prejuízos incalculáveis Corações e mentes Quebrar o protocolo Requintes de crueldade Respirar aliviado Ruído ensurdecedor Detonar um processo Dispensar apresentações Do Oiapoque ao Chuí

13 Trocar figurinhas Duras (pesadas) críticas Em nível de Verdadeiro tesouro Enquanto (na condição de) Via de regra Erro gritante Visivelmente emocionado Vitimas fatais Estrondoso (retumbante) sucesso Vitória esmagadora (...)


Carregar ppt "Redação Prof.ª Sílvia Gelpke"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google