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A Organização ISO International Organization for Standardization Organização não-governamental Fundada em 23/02/1947 Sede em Genebra/Suíça Razão de Existência:

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1 A Organização ISO International Organization for Standardization Organização não-governamental Fundada em 23/02/1947 Sede em Genebra/Suíça Razão de Existência: Necessidade de referências internacionais para regulamentar obrigações contratuais entre fornecedores e compradores, que focalizassem a garantia de manutenção e uniformidade da Qualidade de produtos.

2 Modelos Existentes SEI, ISO, IEEE e tantas outras organizações definem modelos Modelos existentes aplicados ao desenvolvimento de software ISO 9001:2000 ISO ISO Software Capability Maturity Model (SW-CMM) Capability Maturity Model Integration (CMMI)

3 O que é ISO 9000? Conjunto de normas internacionais desenvolvidas para apoiar as organizações de todos os tipos e tamanhos para uma implementação e operação de Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ) eficazes.

4 Lista de Normas e Guias da série ISO 9000
ABNT NBR ISO 9000 (2005) Sistemas de gestão da qualidade – Fundamentos e vocabulário ABNT NBR ISO 9001 (2000) Sistemas de gestão da qualidade - Requisitos ABNT NBR ISO 9004 (2000) Sistemas de gestão da qualidade – Diretrizes para melhorias de desempenho ABNT NBR ISO (2005) Gestão da Qualidade – Satisfação de clientes – Diretrizes para o tratamento de reclamações nas organizações ABNT NBR ISO (1997) Gestão da qualidade - Diretrizes para planos da qualidade ABNT NBR ISO (2006) Sistemas de gestão da qualidade – Diretrizes para a gestão qualidade em empreendimentos ABNT NBR ISO (2005) Sistemas de gestão da qualidade – Diretrizes para a gestão de configuração.

5 Lista de Normas e Guias da série ISO 9000
ABNT NBR ISO (2004) Sistemas de gestão de medição - Requisitos para o processo de medição e equipamento de medição (Anula  as normas NBR ISO e NBR ISO )   ABNT ISO/TR (2002) Diretrizes para a documentação de sistema de gestão da qualidade. ABNT ISO/TR (2000) Diretrizes para gestão de aspectos econômicos da qualidade. ABNT NBR ISO (2001) Gestão da qualidade - Diretrizes para treinamento ABNT ISO/TR (2005) Guias sobre técnicas estatísticas para a ABNT NBR ISO 9001:2000 ABNT ISO/TR (2007) Diretrizes para a seleção de consultores de sistema de gestão da qualidade e uso de seus serviços. ABNT NBR ISO (2002) Diretrizes para auditorias de sistema de gestão da qualidade e/ou ambiental.

6 A Norma ISO 9001:2000 - Requisitos
É um padrão internacional que “especifica requisitos para um sistema gerencial de qualidade de uma organização”. Usada para demonstrar capacidade de atender aos requisitos do cliente, os regulamentares e os da própria organização

7 ISO 9001:2000 Elaborada para orientar as organizações na implementação eficaz de seu sistema de gestão da qualidade. Permite a seus clientes avaliar a capacidade dessa organização em fornecer produtos e serviços que atendam os requisitos especificados de forma consistente. Premissa Se o desenvolvimento e o gerenciamento do sistema são de boa qualidade, então, o produto ou o serviço resultante também será de boa qualidade. Garantia Um Sistema de Gestão da Qualidade em conformidade com a ISO 9001:2000 assegurará que seu processo de desenvolvimento possui um nível de controle, disciplina e repetibilidade, garantindo a qualidade de seus produtos.

8 ISO 9001:2000 Para a obtenção da certificação, o SGQ deverá considerar as seguintes questões Conhecer e demonstrar sua capacidade em atender os requisitos dos clientes; Planejar e documentar todas as atividades que afetam a qualidade; Qualificar pessoas nas competências necessárias à realização das tarefas; Identificar e disponibilizar recursos materiais e humanos necessários para manter o sistema da qualidade; Registrar a execução das atividades; Prevenir as não-conformidades e, se ocorrerem, devem ser registradas e tratadas; Identificar os processos críticos para a satisfação dos clientes; Manter um programa contínuo de avaliação do desempenho do sistema.

9 ISO 9001:2000 Exigência: Ela exige apenas a elaboração de seis procedimentos: Controle de documentos, Controle de registros, Auditoria interna, Controle da não-conformidade de produtos, Ação corretiva, e Ação preventiva.

10 Princípios da Gestão da Qualidade
1. Foco no Cliente As organizações dependem dos seus clientes logo devem compreender as suas necessidades atuais e futuras, devem ir de encontro aos requisitos dos clientes e lutar para exceder as suas expectativas.

11 Princípios da Gestão da Qualidade
2. Liderança Os líderes estabelecem a finalidade e a orientação da organização. Devem criar e manter um ambiente interno que permita o pleno envolvimento das pessoas para se atingirem os objetivos da organização

12 Princípios da Gestão da Qualidade
3. Envolvimento de Pessoas As pessoas, em todos os níveis, são a essência de uma organização e o seu completo envolvimento permite que as suas capacidades sejam usadas em benefício da organização.

13 Princípios da Gestão da Qualidade
4. Abordagem Processo Um resultado desejado éatingido de forma mais eficiente quando as actividades e os recursos associados são geridos como um processo. Processo? “Conjunto de actividades interrelacionadas e interactuantesque transformam entradas em saídas”

14 Princípios da Gestão da Qualidade
5. Abordage Sistémica para a Gestão Identificar, compreender e gerir processos interrelacionados como um sistema, contribui para que a organização atinja os seus objectivos com eficácia e com eficiência.

15 Princípios da Gestão da Qualidade
6. Melhoria Contínua Convém que a melhoria contínua do desempenho duma organização seja um objetivo permanente dessa organização. Melhoria contínua? “ Actividade permanente com vista a incrementar a capacidade para satisfazer requisitos (necessidade ou expectativa, expressa, implícita ou obrigatória)”.

16 Princípios da Gestão da Qualidade
7. Abordagem Factual para tomada de decisões Abordagem àtomada de decisões baseada em factos As decisões (e acções) eficazes são baseadas nas análises de dadose de informações.

17 Princípios da Gestão da Qualidade
8. Benefícios mútuos nas relações com os fornecedores Relações mutuamente benéficas com fornecedores Uma organização e os seus fornecedores são interdependentes e uma relação de benefício mútuopotenciaa aptidão de ambas as partes para criar valor.

18 A Norma ISO9001:2000 Sistema de Gestão da Qualidade

19 Seção 2 Referência Normativa Seção 3 Termos e Definições
ISO9001: Estrutura Sumário Prefácio Seção 0 Introdução Seção 1 Objetivo Seção 2 Referência Normativa Seção 3 Termos e Definições Seção 4 Sistema de Gestão da Qualidade Seção 5 Responsabilidade da Direção Seção 6 Gestão de Recursos Seção 7 Realização do Produto Seção 8 Medição, Análise e Melhoria Requisitos a serem atendidos

20 ISO9001: Estrutura Sistema de Gestão da Qualidade (seção 4 da norma): o estabelecimento, documentação e a implementação de um sistema de qualidade, descrevendo necessidade dos processos serem conhecidos e documentados. Gestão de Recursos (seção 6): apresenta os recursos disponíveis e necessários para a prática da qualidade. Realização do Produto (seção 7): mostra a implementação do produto à luz dos procedimentos e requisitos do cliente. Responsabilidade da Direção (seção 5): integra a Alta Administração ao próprio processo de implantação do SGQ, validando e adotando, perante todos os colaboradores, o processo da Qualidade. Medição, Análise e Melhoria (seção 8): descreve o processo de medição, análise e melhoria, podendo retornar a qualquer das etapas de implantação.

21 ISO9001: Estrutura Principais referências Artigo What_is_9kBR.pdf Artigo ImplementingISO9001.pdf Material da disciplina ENG Prof. Moiseis


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