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All Rights Reserved © Alcatel-Lucent 2007, ##### Andressa Luiza Luana Sidney Wellington Métodos Ágeis Agile Modeling, ou AG.

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1 All Rights Reserved © Alcatel-Lucent 2007, ##### Andressa Luiza Luana Sidney Wellington Métodos Ágeis Agile Modeling, ou AG

2 All Rights Reserved © Alcatel-Lucent 2007, ##### 2 | GCS / IT&O | July 2007 Surgimento dos métodos ágeis 1968, foi criada a linha de pesquisa de Engenharia de Software. 1970, Modelo Cascata – seqüencial, inflexível e não interativo 2001, Métodos Ágeis – dinâmico, simples, rápido. 1990, Os problemas com os projetos e a insatisfação com as abordagens pesadas levaram os desenvolvedores de software na década propor modificações

3 All Rights Reserved © Alcatel-Lucent 2007, ##### 3 | GCS / IT&O | July 2007 Caracteristicas do Métodos Ágeis Indivíduos e interações Software executável Colaboração do cliente Respostas rápidas a mudanças

4 All Rights Reserved © Alcatel-Lucent 2007, ##### 4 | GCS / IT&O | July 2007 processos e ferramentas, a documentação, a negociação de contratos ou o planejamento, mas simplesmente mostra que eles têm importância secundária quando comparados com os elementos humanos do projeto (desenvolvedores e clientes) Importante lembrar que nos Métodos Ágeis também existem:

5 All Rights Reserved © Alcatel-Lucent 2007, ##### 5 | GCS / IT&O | July 2007 Métodos ágeis (XP) Extreme Programming criada por Kent Beck no ano de 1997 em um projeto para a Chrysler desenvolvido de forma ágil, sem deixar de lado aspectos como custo e qualidade de software apropriada para projetos com equipes pequenas ou médias, de duas a doze pessoas

6 All Rights Reserved © Alcatel-Lucent 2007, ##### 6 | GCS / IT&O | July 2007 Pontos Fortes do Método XP. O feedback: é o mecanismo fundamental que permite que o cliente conduza o desenvolvimento diariamente e garanta que a equipe direcione as suas atenções para aquilo que irá gerar mais valor. A comunicação: entre o cliente e a equipe permite que todos os detalhes do projeto sejam tratados com a atenção e a agilidade que merecem.

7 All Rights Reserved © Alcatel-Lucent 2007, ##### 7 | GCS / IT&O | July 2007 O Método XP é apropriado para os projetos: com requisitos vagos que e mudam com frequência; Desenvolvimento de sistemas orientados a objeto; Equipes pequenas; Para o autor a XP é organizada para assegurar que o cliente sempre receba um alto retorno do investimento em software.

8 All Rights Reserved © Alcatel-Lucent 2007, ##### 8 | GCS / IT&O | July práticas do método XP 1 Planejamento 2 Entrega Freqüentes 3 Metáfora 4 Projeto Simples 5 Testes 6 Refatoração 7 Programação em Par 8 Código Coletivo 9 Integração Continua Horas de Trabalho Semanal 11 Cliente Presente 12 Código Padrão

9 All Rights Reserved © Alcatel-Lucent 2007, ##### 9 | GCS / IT&O | July 2007 SCRUM Diante de todas essas transforma ç ões é importante saber usar tecnologia de maneira sustent á vel, diminuindo o impacto ambiental e melhorando nossa qualidade de vida, para que a tecnologia possa influenciar nossas vidas de maneira cada vez mais positiva em todos os aspectos. É um processo de desenvolvimento iterativo e incremental para gerenciamento de projetos e desenvolvimento ágil de software. Apesar de Scrum ter sido destinado para gerenciamento de projetos ele pode ser utilizado em equipes de manutenção de software ou como uma abordagem geral de gerenciamento.

10 All Rights Reserved © Alcatel-Lucent 2007, ##### 10 | GCS / IT&O | July 2007 Método Scrum É um processo ágil (framework) Equipes de no máximo 7 pessoas O desenvolvimento se divide em fases de no máximo 30 dias

11 All Rights Reserved © Alcatel-Lucent 2007, ##### HISTÓRIA Scrum foi concebido como um estilo de gerenciamento de projetos em empresas de fabricação de automóveis e produtos de consumo Equipes pequenas e multidisciplinares = melhores resultados. Scrum do Rugby (utilizada para reinício do jogo em certos casos). Jeff Sutherland, John Scumniotales e Jeff McKenna conceberam, documentaram e implementaram o Scrum.

12 All Rights Reserved © Alcatel-Lucent 2007, ##### SUCESSO!

13 All Rights Reserved © Alcatel-Lucent 2007, ##### 13 | GCS / IT&O | July 2007 Três papeis previtos na metodologia Scrum Scrum Master: ocupa uma posição similar ao do gerente de projetos, e deve agir como um facilitador para o time Product Owner: representa os interesses da Organização patrocinadora do projeto Equipe de Scrum: é o grupo de pessoas responsáveis por desenvolver funcionalidades do produto

14 All Rights Reserved © Alcatel-Lucent 2007, ##### 14 | GCS / IT&O | July 2007 Terminologias do método Scrum Product Backlog: é uma lista de requisitos e funcionalidades que o cliente deseja Sprint: é uma lista com os itens do Product Backlog que a equipe acredita que irá produzir no proximo sprint Equipe de Scrum: é o grupo de pessoas responsáveis por desenvolver funcionalidades do produto

15 All Rights Reserved © Alcatel-Lucent 2007, ##### 15 | GCS / IT&O | July 2007

16 All Rights Reserved © Alcatel-Lucent 2007, ##### 16 | GCS / IT&O | July 2007 Fases do Scrum

17 All Rights Reserved © Alcatel-Lucent 2007, ##### CONCLUSÃO

18 All Rights Reserved © Alcatel-Lucent 2007, ##### Referências Bibliográficas 2009 State of Agile Development Survey Results, VersionOne – metodologias-ageis.html WPSeries_09_2009Tomas.pdf


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