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PublicouRafael Lacerda Vilarinho Alterado mais de 6 anos atrás
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ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL
UFRN – Campus Natal Setembro – 2013
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Orientação Acadêmica -Pedagogia
Resolução CONSEPE 227/2009 Objetivo: Facilitar a integração dos alunos à vida universitária, orientando-os quanto às suas atividades acadêmicas (Resolução CONSEPE 227/2009) Principais atribuições: Acompanhar o desenvolvimento acadêmico dos alunos, planejando com eles um fluxo curricular compatível com seus interesses e possibilidades Orientar a tomada de decisões relativas à matrícula, trancamento e outros atos de interesse acadêmico Apresentar aos alunos o projeto político-pedagógico do curso e a estrutura universitária Participar das avaliações do projeto político-pedagógico Histórico
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Orientação Acadêmica –Pedagogia Histórico e organização
Histórico: início oficial em 2010, na prática em 2011 Organização: Atualmente 16 orientadores acadêmicos Duas reuniões semestrais dos orientadores acadêmicos Duas reuniões semestrais dos orientadores com as turmas Relatório anual ao colegiado do curso
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Orientação Acadêmica –Pedagogia Atribuições na prática
Acompanhamento das atividades e orientação às matrículas e aos trancamentos (conversas individuais extras quando necessário) Orientação para encontrar orientadores de TCC Orientação e sugestão aos estudantes de atividades complementares Participação na contagem das horas completares do curso e divulgação do resultado aos estudantes
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Orientação Acadêmica –Pedagogia Atribuições na prática
Orientação aos professores quando da existência de estudantes com NEE na turma Mediação de conflitos e tensões entre estudantes e com os professores Orientação e apoio individuais a estudantes com dúvidas e dificuldades com o curso
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Orientação Acadêmica –Pedagogia Principais estratégias
Intensa troca de s com os estudantes Aplicação, anualmente, de instrumento de caracterização da turma durante a reunião de orientação para matrícula Reunião com professores da turma no início do semestre para mostrar o perfil e discutir especificidades Formação da comissão de pontuação das horas complementares pelo orientador da turma, o orientador do mesmo período em turno diferente e o coordenador do curso Instituição de uma coordenação do grupo de orientadores
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Orientação Acadêmica –Pedagogia Dificuldades
Realizar a orientação, a análise e a consolidação das matrículas no período de férias Fazer as reuniões com as turmas tendo que contar com a carga horária das disciplinas Estabelecer vínculo e envolvimento sem ser professor da turma
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Orientação Acadêmica –Pedagogia Estratégias de melhoria
Inclusão no calendário do Centro de Educação de dois dias letivos de cada semestre para as reuniões com as turmas O professor orientador ministrar a disciplina Seminário de Pesquisa I (30 h) a fim de estabelecer um vínculo com a turma e orientá-la em questões básicas do mundo acadêmico Reunião com professores da turma garantida na pauta do Seminário de Planejamento do Centro Criar alternativa ao trabalho de analisar solicitações de matrícula realizado no período de férias
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Orientação Acadêmica –Pedagogia Vantagens da Orientação Acadêmica
Orientação e acompanhamento com objetivo de desenvolver a autonomia Maior conhecimento pelos estudantes do PPP do curso (permanência e fluxo) Diálogo e interlocução com professores evitando processos mais penosos (ouvidoria) Aprendizagem na prática da resolução de conflitos por meio do diálogo e de atitudes de inclusão e acolhimento Formação de estudantes mais responsáveis e envolvidos com o curso
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