A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MULTIMÉDIA ao SERVIÇO das PRÁTICAS PEDAGÓGICAS no 1º CICLO Manuel Zulmiro Rocha Barros Dissertação de Mestrado em Educação Multimédia Orientador: Professor.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MULTIMÉDIA ao SERVIÇO das PRÁTICAS PEDAGÓGICAS no 1º CICLO Manuel Zulmiro Rocha Barros Dissertação de Mestrado em Educação Multimédia Orientador: Professor."— Transcrição da apresentação:

1 MULTIMÉDIA ao SERVIÇO das PRÁTICAS PEDAGÓGICAS no 1º CICLO Manuel Zulmiro Rocha Barros Dissertação de Mestrado em Educação Multimédia Orientador: Professor Doutor Duarte Costa Pereira Co-Orientador: Professor Doutor Alexandre Magalhães Porto, 13 de Outubro de 2006

2 MULTIMÉDIA ao SERVIÇO das PRÁTICAS PEDAGÓGICAS no 1º CICLO O projecto não é uma simples representação do futuro, mas um futuro para fazer, um futuro a construir, uma ideia a transformar em acto. Jean Marie Barbier Porto, 13 de Outubro de 2006

3 ÍNDICE A Multimédia ao Serviço das Práticas Pedagógicas no 1º ciclo Motivações Problema Pistas de Resposta Investigação (Trabalho de campo) Conclusões

4 MOTIVAÇÕES A Multimédia ao Serviço das Práticas Pedagógicas no 1º ciclo Alguns desafios de hoje Massificação do ensino Melhores condições de vida Aumento da literacia Algumas consequências Maior pressão sobre a escola actual Pais mais atentos e interventivos Possíveis respostas Escola tem de encetar mudanças Professores têm de encontrar respostas

5 Informática / Sociedade de Informação Adaptação das Escolas Inclusão das novas tecnologias nas práticas pedagógicas Formação contínua de professores Informática no 1º Ciclo Existência de um relativo atraso em relação aos outros sectores de ensino Razões Falta de equipamento informático adequado Corpo docente envelhecido Pouca formação específica de professores nas áreas TIC MOTIVAÇÕES A Multimédia ao Serviço das Práticas Pedagógicas no 1º ciclo

6 Acções externas motivadoras do nosso trabalho Programa de apetrechamento informático para o 1º ciclo (Um computador por sala – PRODEP III ) Publicação e divulgação de lista de Software Educativo para o 1º ciclo a ser adquirido pelas autarquias (Acção 9.2 – PRODEP III – 2003/04) Aposta clara no 1º ciclo por parte do Ministério da Educação CRIE (Computadores, Redes e Internet na Escola) implementação da acção de Formação Utilização pedagógica das TIC no 1º ciclo MOTIVAÇÕES A Multimédia ao Serviço das Práticas Pedagógicas no 1º ciclo

7 Como utilizar software educativo em contexto de sala de aula, usando apenas um computador, com intencionalidade pedagógica PROBLEMA A Multimédia ao Serviço das Práticas Pedagógicas no 1º ciclo

8 PROBLEMA Objectivos A Multimédia ao Serviço das Práticas Pedagógicas no 1º ciclo Alguns objectivos iniciais do trabalho Reunir, analisar, avaliar e aplicar recursos multimédia relacionados com o 1º ciclo e estabelecer uma correspondência com o programa das várias áreas Seleccionar recursos multimédia específicos para cada uma das áreas (L. Portuguesa, Matemática e Estudo do Meio) Tentar introduzir hábitos no uso de software educativo, motivando os alunos para a aprendizagem Dar o nosso contributo pessoal no uso efectivo da informática (software educativo) no 1º ciclo

9 PISTAS DE RESPOSTA Levantamento estatístico - Escolas A Multimédia ao Serviço das Práticas Pedagógicas no 1º ciclo Inquérito às Escolas da localidade do estudo (7 escolas) Verificação da situação de cada escola no que concerne: Escolas de Ermesinde / Nº alunos Ao número de computadores disponíveis Ao número de computadores por sala Rácio computador por aluno e computador por sala

10 A Multimédia ao Serviço das Práticas Pedagógicas no 1º ciclo 3 escolas com mais de 300 alunos Total de alunos no 1º ciclo no ano lectivo 05/06: 1627 PISTAS DE RESPOSTA Levantamento estatístico - Escolas Escolas de Ermesinde / Nº Alunos

11 A Multimédia ao Serviço das Práticas Pedagógicas no 1º ciclo Todas as escolas têm ligação à Internet Escola 4 tem apenas 1 enquanto as escolas 1 e 7 têm 9 computadores com ligação à Internet PISTAS DE RESPOSTA Levantamento estatístico - Escolas Nº computadores por escola com ligação à Internet

12 A Multimédia ao Serviço das Práticas Pedagógicas no 1º ciclo PISTAS DE RESPOSTA Levantamento estatístico - Escolas Escolas 5 e 6 não têm salas com computadores Escola 2 tem 5 salas com computador num total de 9 computadores Nº computadores por sala

13 A Multimédia ao Serviço das Práticas Pedagógicas no 1º ciclo PISTAS DE RESPOSTA Levantamento estatístico - Escolas Rácio computador / alunoRácio computador / sala Média nacional: 14 alunos / computador (GIASE) Medida do Ministério: 1 computador / sala

14 A Multimédia ao Serviço das Práticas Pedagógicas no 1º ciclo Inquérito aos professores da escola do estudo Visou essencialmente verificar: Conhecimentos informáticos Utilização do computador nas aulas Importância do uso do computador nas aulas PISTAS DE RESPOSTA Levantamento estatístico - Professores

15 A Multimédia ao Serviço das Práticas Pedagógicas no 1º ciclo PISTAS DE RESPOSTA Levantamento estatístico - Professores Conhecimentos informáticos 3 professores revelaram não ter conhecimentos informáticos correspondendo a cerca de 17% do universo inquirido

16 A Multimédia ao Serviço das Práticas Pedagógicas no 1º ciclo PISTAS DE RESPOSTA Levantamento estatístico - Professores Uso de computador nas aulas 58% nunca usou computador nas aulas Apenas 16% revelou usar regularmente o computador como ferramenta de trabalho nas aulas

17 A Multimédia ao Serviço das Práticas Pedagógicas no 1º ciclo PISTAS DE RESPOSTA Levantamento estatístico - Professores Importância do uso de computador A maioria dos inquiridos (89%) revelou que considera importante o uso da informática no ensino

18 A Multimédia ao Serviço das Práticas Pedagógicas no 1º ciclo Inquérito aos alunos da turma piloto (Turma do 3º ano de escolaridade – 20 alunos) Visou essencialmente verificar: Alunos com computador Utilização do computador em casa e escola Opinião dos alunos sobre o uso do computador PISTAS DE RESPOSTA Levantamento estatístico - Alunos

19 A Multimédia ao Serviço das Práticas Pedagógicas no 1º ciclo PISTAS DE RESPOSTA Levantamento estatístico - Alunos Alunos com computador 40% dos alunos inquiridos não tem computador em casa 55% revelou possuir computador com ligação à Internet

20 A Multimédia ao Serviço das Práticas Pedagógicas no 1º ciclo PISTAS DE RESPOSTA Levantamento estatístico - Alunos Utilização do computador em casa e na escola Uso de software educativo pouco significativo Predominância do jogo em comparação com outras utilizações

21 A Multimédia ao Serviço das Práticas Pedagógicas no 1º ciclo PISTAS DE RESPOSTA Levantamento estatístico - Alunos 65% entendem que deviam usar mais o computador nas aulas 85% entendem a Internet importante na aprendizagem 85% gosta mais de computador do que televisão 65% gosta mais do trabalho em grupo Apenas 2/3 (66%) dos pais controlam o acesso à Internet Opiniões dos alunos sobre o uso do computador

22 A Multimédia ao Serviço das Práticas Pedagógicas no 1º ciclo Pequeno Autor – O que é? CD para criação de histórias em banda desenhada Área: Língua portuguesa (escrita) Disponibiliza ferramentas para a construção das histórias Possui site de suporte (Desactualizado) PISTAS DE RESPOSTA Análise do Software Educativo

23 A Multimédia ao Serviço das Práticas Pedagógicas no 1º ciclo História do dia – O que é? Site com 365 histórias do escritor António Torrado, ilustradas por Cristina Malaquias Área: Língua portuguesa (leitura / interpretação) Histórias apresentadas em Português e Inglês Possibilidade de audição através de narrador PISTAS DE RESPOSTA Análise do Software Educativo

24 A Multimédia ao Serviço das Práticas Pedagógicas no 1º ciclo PISTAS DE RESPOSTA Análise do Software Educativo Compostópolis – O que é? CD multimédia sobre Compostagem Área: Estudo do Meio Aluno é desafiado a desenvolver tarefas que o levam a conhecer o processo de Compostagem

25 A Multimédia ao Serviço das Práticas Pedagógicas no 1º ciclo PISTAS DE RESPOSTA Análise do Software Educativo Numeração Romana – O que é? Jogo on-line sobre Numeração Romana Área: Matemática Permite a interacção de dois alunos Associa o lúdico à aprendizagem

26 A Multimédia ao Serviço das Práticas Pedagógicas no 1º ciclo PISTAS DE RESPOSTA Avaliação do Software Educativo Avaliação Quantitativa (adaptação da ficha do projecto SACAUSEF) Avaliação Qualitativa (adaptação da ficha do projecto PEDACTICE)

27 A Multimédia ao Serviço das Práticas Pedagógicas no 1º ciclo PISTAS DE RESPOSTA Preparação do trabalho de campo Roteiro para o aluno Explicação do software Tarefa Orientações na tarefa Plano de trabalho / actividades para: Período preparatório da actividade Dia ou dias da aplicação Avaliação Fichas de orientação / concretização de tarefas

28 A Multimédia ao Serviço das Práticas Pedagógicas no 1º ciclo PISTAS DE RESPOSTA Metodologia Escolha do método Estudo de caso Difícil quantificação das variáveis A não existência de um grupo de controle Pouco controle do investigador Poder responder à questão como utilizar… - o nosso problema central -

29 A Multimédia ao Serviço das Práticas Pedagógicas no 1º ciclo PISTAS DE RESPOSTA Organização Divisão da turma em 4 grupos de 5 alunos Estabelecimento de critérios de rotatividade entre actividades Planificação das várias actividades a implementar

30 INVESTIGAÇÃO (Trabalho de campo) Aplicação A Multimédia ao Serviço das Práticas Pedagógicas no 1º ciclo Pequeno Autor Criação prévia da história em banda desenhada em papel (não concretizada por falta de tempo) Utilização do software para a ilustração da história Avaliação da actividade: Coerência da história Apresentação e aspectos gráficos

31 INVESTIGAÇÃO (Trabalho de campo) Observação / Constrangimentos A Multimédia ao Serviço das Práticas Pedagógicas no 1º ciclo Pequeno Autor (observação do investigador) Entusiasmo dos alunos Colaboração entre todos Número excessivo de alunos em cada grupo Necessário mais tempo para a realização da tarefa Pouca qualidade das histórias produzidas

32 INVESTIGAÇÃO (Trabalho de campo) Aplicação A Multimédia ao Serviço das Práticas Pedagógicas no 1º ciclo História do dia Leitura de uma história por dia efectuada colaborativamente por dois alunos (10 dias) História seleccionada em função de datas importantes Realização de trabalho de casa relacionado com a história Avaliação: Observação (leitura, entoação, etc.) Correcção do trabalho de casa

33 INVESTIGAÇÃO (Trabalho de campo) Observação / Constrangimentos A Multimédia ao Serviço das Práticas Pedagógicas no 1º ciclo História do dia (observação do professor titular da turma) Interessante Permitiu a correcção de vários aspectos ligados à leitura Alunos demonstraram algum entusiasmo Permitiu melhorar o grau de desinibição Alguns alunos tiveram dificuldade em lidar com a exposição à turma

34 INVESTIGAÇÃO (Trabalho de campo) Aplicação A Multimédia ao Serviço das Práticas Pedagógicas no 1º ciclo Compostópolis Desenvolvimento da tarefa seguindo a orientação do guião Trabalho relacionado com o processo de compostagem Avaliação: Questionário verdadeiro / falso realizado em aula posterior

35 INVESTIGAÇÃO (Trabalho de campo) Observação / Constrangimentos A Multimédia ao Serviço das Práticas Pedagógicas no 1º ciclo Compostópolis (observação do investigador) Alunos demonstraram interesse Alguns alunos manifestaram curiosidade por outros temas abordados no CD Resultados do pós-teste muito satisfatórios

36 INVESTIGAÇÃO (Trabalho de campo) Verificação de resultados A Multimédia ao Serviço das Práticas Pedagógicas no 1º ciclo Compostópolis – Questionário verdadeiro / falso Todos os alunos obtiveram resultado positivo 9 alunos (47%) obtiveram uma classificação superior a 70%

37 INVESTIGAÇÃO (Trabalho de campo) Aplicação A Multimédia ao Serviço das Práticas Pedagógicas no 1º ciclo Numeração romana Desenvolvida ao longo da semana (4 dias) Uma hora por grupo Tarefas organizadas tipo jogo com números obrigatórios Avaliação Teste de avaliação final (pós-teste) Obs. – Para esta aplicação foi também realizado um pré-teste

38 INVESTIGAÇÃO (Trabalho de campo) Observação / Constrangimentos A Multimédia ao Serviço das Práticas Pedagógicas no 1º ciclo Numeração romana (observação do investigador – 1 sessão) Entusiasmo dos alunos Notória competitividade salutar Adesão às actividades propostas Informação do professor da turma: Alunos quiseram repetir o jogo Comparação dos resultados do pré-teste e pós-teste entusiasmante

39 INVESTIGAÇÃO (Trabalho de campo) Aplicação A Multimédia ao Serviço das Práticas Pedagógicas no 1º ciclo Numeração romana – resultados do pré-teste e pós-teste Todos os alunos melhoraram os resultados excepto dois No pós-teste 8 alunos atingiram um resultado de 100% Média do pré-teste: 56,4% Média do pós-teste: 81,6%

40 INVESTIGAÇÃO (Trabalho de campo) Fotos A Multimédia ao Serviço das Práticas Pedagógicas no 1º ciclo

41 CONCLUSÕES A Multimédia ao Serviço das Práticas Pedagógicas no 1º ciclo Quanto a nós esta experiência permitiu verificar: A pertinência do uso de um computador na sala de aula. Ser possível nestas condições provocar aprendizagem. Que a utilização do computador na sala de aula permite diversificação de actividades, introdução de novas dinâmicas e um envolvimento dos alunos. A importância do uso de software educativo em contexto de novas aprendizagens, ou consolidação das existentes. Que a utilização de qualquer software só terá êxito se acompanhada de uma avaliação e planificação criteriosa. No presente ano lectivo os professores envolvidos neste trabalho, estão a utilizar regularmente nas suas aulas (4º ano) a Escola Virtual (software on-line da Porto Editora)

42 CONCLUSÕES Opinião dos intervenientes A Multimédia ao Serviço das Práticas Pedagógicas no 1º ciclo Professores (entrevistas) Importante o uso do computador Computador pode ser mais uma ferramenta de trabalho Computador motiva os alunos Verifica-se ainda pouca utilização do computador como ferramenta de trabalho na sala de aula Importante mais e melhor formação de professores

43 CONCLUSÕES Opinião dos intervenientes A Multimédia ao Serviço das Práticas Pedagógicas no 1º ciclo Alunos (inquérito) Acharam a experiência interessante Gostaram de usar software educativo nas aulas Gostariam de continuar nos próximos anos Mostraram preferência pela Numeração Romana (lúdico)

44 CONCLUSÕES Opinião dos intervenientes A Multimédia ao Serviço das Práticas Pedagógicas no 1º ciclo Software que os alunos mais gostaram

45 CONCLUSÕES Futuro… A Multimédia ao Serviço das Práticas Pedagógicas no 1º ciclo No futuro (desenvolvimento de trabalhos nesta área) Amostra mais representativa Amostra aleatória Várias escolas envolvidas Diversificar mais o software utilizado Incentivar a inclusão nas planificações anuais, o uso de software educativo

46 MULTIMÉDIA ao SERVIÇO das PRÁTICAS PEDAGÓGICAS no 1º CICLO OBRIGADO PELA VOSSA ATENÇÃO Porto, 13 de Outubro de 2006 O Futuro pertence àqueles que acreditam na beleza dos seus sonhos. Eleanor Roosevelt

47 MULTIMÉDIA ao SERVIÇO das PRÁTICAS PEDAGÓGICAS no 1º CICLO Manuel Zulmiro Rocha Barros Dissertação de Mestrado em Educação Multimédia Orientador: Professor Doutor Duarte Costa Pereira Co-Orientador: Professor Doutor Alexandre Magalhães Porto, 13 de Outubro de 2006


Carregar ppt "MULTIMÉDIA ao SERVIÇO das PRÁTICAS PEDAGÓGICAS no 1º CICLO Manuel Zulmiro Rocha Barros Dissertação de Mestrado em Educação Multimédia Orientador: Professor."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google