A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Metodologia do Trabalho Acadêmico – Unid. 1. Educação a Distância – EaD Professor: Flávio Brustoloni Metodologia do Trabalho Acadêmico.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Metodologia do Trabalho Acadêmico – Unid. 1. Educação a Distância – EaD Professor: Flávio Brustoloni Metodologia do Trabalho Acadêmico."— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia do Trabalho Acadêmico – Unid. 1

2 Educação a Distância – EaD Professor: Flávio Brustoloni Metodologia do Trabalho Acadêmico

3 Objetivos da Disciplina: Contextualizar e familiarizar o(a) acadêmico(a) em relação ao programa de Educação a Distância da UNIASSELVI; Compreender e aplicar procedimentos metodológicos no desenvolvimento dos trabalhos científicos; Empregar as normas científicas necessárias ao desenvolvimento do texto acadêmico;

4 Unidade 1 FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

5 Objetivos da Unidade: Apresentar a estrutura do programa da EAD da Uniasselvi e seus instrumentos e procedimentos tecnológicos; Proporcionar uma visão geral inicial sobre toda a trajetória a ser percorrida pelo acadêmico no curso EAD; Estudar os aspectos históricos do EAD; Apresentar os métodos e técnicas de autoaprendizagem; Conhecer as ações acadêmicas institucionalizadas, que são a prática, estágio supervisionado, etc; Explicar as funções pedagógicas, administrativas e operacionais do NEAD da Uniasselvi; Entender os instrumentos e processos tecnológicos da EAD Uniasselvi;

6 TÓPICO 1 Aspectos Históricos da EAD

7 TUTORIAL 4/62 03 Tópico 1 Unid. 1 Tópico da apostila Unidade da apostila Página da apostila Quantidade de slides

8 2 A EAD Início do EAD teve início com cursos por correspondência (mecânica, desenho técnico, elétrica automotiva, etc). 1/67 03 Tópico 1 Unid. 1

9 2 A EAD 2.1 Primeira Geração: Correspondência Curso Universal... Eletrônica Modelo... Que vinham nos gibis e revistas. 2/67 04 Tópico 1 Unid. 1

10 Instituto Universal Brasileiro

11 Cursos à Distância

12 2 A EAD 2.2 Segunda Geração: Novas Mídias Televisão... Quem nunca assistiu a uma aula do Telecurso 2º Grau? Comunicação sincrônica; Tecnologia a serviço da educação. 3/67 05 Tópico 1 Unid. 1

13 2 A EAD 2.3 Terceira Geração: On-Line Computadores ligados em rede... Internet. 05 Tópico 1 Unid. 1 4/67

14 TÓPICO 2 Métodos e Técnicas de Autoaprendizagem na EAD 5/67

15 2 Método de Autoaprendizagem Por meio de textos didaticamente preparados, à aquisição de certo conhecimento e à satisfação de certa necessidade de aprendizagem, de forma autônoma, sem necessitar da intervenção direta de um professor ou participar de um curso presencial. 6/67 09 Tópico 2 Unid. 1

16 2 Método de Autoaprendizagem 2.1 Autoaprendizagem autônoma Estudo sem precisar de apoio de pessoas, ou seja, por conta própria. Método seguido por autodidatas. 7/67 10 Tópico 2 Unid. 1

17 2 Método de Autoaprendizagem 2.2 Autoaprendizagem dirigida Estudo organizado por uma instituição de ensino, no qual o aluno segue um programa de ensino pré-estabelecido. 8/67 11 Tópico 2 Unid. 1

18 3 Aprender a aprender Mobilizar seus conhecimentos numa atitude pró-ativa, cooperativa e aberta para as diferentes situações da vida. 9/67 12 Tópico 2 Unid. 1

19 4 Como estudar na modalidade a Distância Responsabilidade, perseverança e dedicação. 10/67 12 Tópico 2 Unid. 1

20 4 Como estudar na modalidade a Distância 4.1 Gerencie seu tempo de estudo Criar rotinas e estabelecer metas diárias a serem alcançadas. Além disso, é necessário organizar seu tempo para interagir com o professor-tutor e com seus colegas. 11/67 12 Tópico 2 Unid. 1

21 4 Como estudar na modalidade a Distância 4.2 Crie hábitos de estudos * Estabeleça uma lista de prioridades; * Tenha organização. 12/67 13 Tópico 2 Unid. 1

22 4 Como estudar na modalidade a Distância 4.3 Estabeleça um local de estudo Defina um local para seus estudos onde não seja perturbado. Construa um acervo bibliográfico para pesquisas. 13/67 14 Tópico 2 Unid. 1

23 4 Como estudar na modalidade a Distância 4.4 Organize seu material de estudo Deixe seu material de estudo sempre no mesmo lugar. 14/67 14 Tópico 2 Unid. 1

24 4 Como estudar na modalidade a Distância 4.5 Forme grupo de Estudos * Ter um cronograma com os dias de estudo; * Hora de início e término; * Todos do grupo com mesmo objetivo; * Definir o assunto a ser estudado; * Um integrante responsável pelo grupo. 15/67 15 Tópico 2 Unid. 1

25 4 Como estudar na modalidade a Distância 4.6 Acesse o AVA Mantenha-se atualizado nos conteúdos através do AVA. 16/67 15 Tópico 2 Unid. 1

26 TÓPICO 3 O Texto como Elemento de Autoaprendizagem na EAD 17/67

27 2 Características do Leitor na EAD Encontre um espaço em suas prioridades, como trabalho, família e vida social, para realizar as leituras e atividades de estudos sugeridas nos cadernos. 18/67 19 Tópico 3 Unid. 1

28 3 Aprendizado via Textos Quando ler um texto, ter em mente com que objetivo estamos fazendo isso. Exemplo: bula de remédio. 19/67 20 Tópico 3 Unid. 1

29 4 Fatores intervenientes na compreensão textual Auxiliam na compreensão do texto. 20/67 21 Tópico 3 Unid. 1

30 4 Fatores intervenientes na compreensão textual 4.1 Elementos Linguísticos Correspondem ao que conhecemos por advérbios, conjunções, numerais, pronomes e outros elementos. Funcionam como pistas para ativação dos conhecimentos armazenados na nossa memória. 21/67 22 Tópico 3 Unid. 1

31 4 Fatores intervenientes na compreensão textual 4.1 Elementos Linguísticos A coesão (uso dos elementos linguísticos para articular idéias no interior do texto) auxilia no estabelecimento da coerência. Semântica: estudo do significado e dos problemas que podem causar. 22/67 22 Tópico 3 Unid. 1

32 4 Fatores intervenientes na compreensão textual 4.2 Conhecimento de Mundo Conhecimentos acumulados ao longo de sua vida para tentar compreender o conteúdo apresentado. 23/67 22 Tópico 3 Unid. 1

33 * Frames * Esquemas * Planos * Scripts * Superestruturas ou esquemas textuais 4 Fatores intervenientes na compreensão textual 4.2 Conhecimento de Mundo 23 Tópico 3 Unid. 1 24/67

34 4 Fatores intervenientes na compreensão textual 4.3 Conhecimento Compartilhado É pouco provável que você conheça alguém que tenha exatamente o mesmo conhecimento de mundo que o seu. Faz parte do planejamento de quem escreve um texto, pois, assim, não é necessário colocar tudo no papel. 23 Tópico 3 Unid. 1 25/67

35 4 Fatores intervenientes na compreensão textual 4.4 Inferências Nossa capacidade de ler as entrelinhas para melhor interpretar um texto. 24 Tópico 3 Unid. 1 26/67

36 4 Fatores intervenientes na compreensão textual 4.5 Fatores de Contextualização Auxiliam na compreensão da situação do texto: * Localização – local, cidade, país * Data – mês e ano * Assinatura – autor * Elementos Gráficos – disposição, ilustrações, etc 25 Tópico 3 Unid. 1 27/67

37 4 Fatores intervenientes na compreensão textual Fatores Perspectivos: Geram expectativas no leitor: * Título * Início do texto 25 Tópico 3 Unid. 1 28/67

38 5 Interação Conteúdo/Acadêmicos Exercícios de algumas habilidades que ajudam a interagir com maior proficiência com os conteúdos. proficiência 26 Tópico 3 Unid. 1 29/67

39 1.Qualidade de proficiente; competência, aptidão, capacidade; habilidade: A doutrina cristã, anotada pela proficiência do explicador, foi ocasião de dobrado ensino que muito me interessou. (Raul Pompéia, O Ateneu, p. 57.) 2.Proveito, vantagem; proficuidade. FONTE: Dicionário Eletrônico Aurélio proficiência [De proficiente + -ia 2, seg. o padrão analógico.] Substantivo feminino.

40 5 Interação Conteúdo/Acadêmicos 5.1 Técnicas de Leitura * Determinar um objetivo a alcançar; * Fazer uma leitura de contato; * Esclarecer dúvidas de vocabulário; * Identificar idéias principais. 26 Tópico 3 Unid. 1 30/67

41 5.1 Técnicas de Leitura Resumo O resumo é a redução do texto original, mantendo apenas as idéias principais, tanto na progressão quanto na concatenação em que aparecem no texto. 28 Tópico 3 Unid. 1 31/67

42 Etapas para fazer um bom resumo: 1ª Leitura: Ler completamente o texto, tentando identificar seu objetivo; 2ª Leitura: Procurar palavras, expressões ou conceitos novos; 3ª Leitura: Identificar palavras-chave ou idéias-chave; 4ª Leitura: Grifar as palavras-chave ou idéias- chave encontradas. 5.1 Técnicas de Leitura Resumo Tópico 3 Unid /67

43 O resumo deve: * Apresentar correção gramatical; * Contemplar informações importantes do original; * Indicar autor e título da obra, capítulo ou artigo; * Corresponder à compreensão da idéia original; * Trazer diferentes menções do autor do texto original; * Indicar diferentes ações do autor do texto original (o autor sugere, compara, etc). 5.1 Técnicas de Leitura Resumo Tópico 3 Unid /67

44 5 Interação Conteúdo/Acadêmicos 5.2 Mapa Conceitual Ferramenta gráfica muito útil na organização de conceitos de um corpo (ou parte dele) de conhecimentos. Pode ser constituído de diagramas e gráficos. Tópico 3 Unid. 1 34/67 30

45 FIGURA 1 - Mapa Conceitual 35/67

46 TÓPICO 4 Estrutura do programa EAD da Uniasselvi 36/67

47 2 Encontros Presenciais Período de interação do professor- tutor externo e sua turma, composto de 4 horas semanais. Cada matéria é passada em 4 encontros. Tópico 4 Unid. 1 37/67 35

48 2 Encontros Presenciais PRIMEIRO ENCONTRO SEGUNDO ENCONTRO TERCEIRO ENCONTRO QUARTO ENCONTRO AULA Apresentação da Disciplina (DVD) Apresentação do Plano de Ensino (Ementa, Estrutura, Atividades). Explicações gerais referentes aos conteúdos da Unidade 1. AULA Discussão e correção das autoatividades referentes à Unidade 1 e esclarecimento de eventuais dúvidas. Explicações gerais referentes aos conteúdos da Unidade 2. AULA Discussão e correção das autoatividades referentes à Unidade 2 e esclarecimento de eventuais dúvidas. Explicações gerais referentes aos conteúdos da Unidade 3. AULA Discussão e correção das autoatividades referentes à Unidade 3 e esclarecimento de eventuais dúvidas. Revisão geral dos conteúdos da disciplina. INTERVALO AULA Explicações gerais referentes aos conteúdos da Unidade 1. AVALIAÇÃO I Redação sobre o conteúdo da Unidade 1. AVALIAÇÃO II Avaliação Individual sem consulta – Unidade 2. AVALIAÇÃO FINAL Avaliação Individual sem consulta – todas as Unidades. 38/67 35

49 2 Encontros Presenciais 2.1 Organização das Avaliações Presenciais na EAD da Uniasselvi Avaliação Unidade 1: Redação individual – Peso 1. (Segundo encontro). Avaliação Unidade 2: 10 questões objetivas sem consulta – Peso 1. (Terceiro encontro). Avaliação Final: 15 questões objetivas e 3 dissertativas sem consulta – Peso 8. (Quarto encontro). Tópico 4 Unid /67

50 3 Autoestudo Período entre um encontro presencial e outro, no qual o aluno faz a leitura do material e realiza as autoatividades. Tópico 4 Unid. 1 40/67 37

51 4 Estudos Midiatizados Utilização dos meios de comunicação (Internet e Telefone) para interação com o professor-tutor externo, professor-autor da disciplina e equipe do NEAD. Tópico 4 Unid /67

52 TÓPICO 5 Ações Acadêmicas Institucionalizadas 42/67

53 1 Introdução Apresentação da Prática, Estágio Supervisionado Curricular, Estágio Não Obrigatório, Trabalho de Graduação e as Atividades Complementares/Atividades Acadêmicas-Científico-Culturais. Tópico 5 Unid. 1 43/67 41

54 2 Prática É a elaboração de um paper no final do módulo, onde constam a vivência e os resultados alcançados com o desenvolvimento de um projeto. Tópico 5 Unid. 1 44/67 41

55 3 Estágio Curricular Supervisionado É o exercício direto in loco em ambientes próprios de atividades da área de estudo, sob a responsabilidade de um profissional já habilitado. É acompanhado pelo professor-tutor externo. Tópico 5 Unid /67

56 4 Estágio Não Obrigatório Atividade curricular integrada à proposta pedagógica de maneira a contribuir no processo educacional, visando complementar sua formação profissional e desenvolver habilidades. Tópico 5 Unid. 1 46/67 43

57 5 Trabalho de Graduação (TG) Trabalho de pesquisa de tema de livre escolha do acadêmico, orientado pelas áreas de concentração e pelo professor-tutor externo. Tópico 5 Unid /67

58 6 Atividades Complementares Atividades complementares e/ou atividades Acadêmico-Científico- Culturais que integram o projeto pedagógico dos cursos de bacharelado e licenciaturas. Tópico 5 Unid. 1 48/67 48

59 TÓPICO 6 Funções na EAD Uniasselvi e seus canais de Comunicação 49/67

60 2 Setores de Atividades do NEAD Pró-Reitoria de Ensino de Graduação * Supervisão Acadêmica * Supervisão de Ações Pedagógicas * Coordenação de Cursos * Supervisores de Disciplinas * Coordenação de Articuladores * Coordenação de Tutoria Externa Tópico 6 Unid. 1 50/67 52

61 * Conteudistas * Professores-tutores Internos * Professores-tutores Externos * Articuladores de EAD * Intérprete Educacional * Núcleo de Apoio Psicopedagógico * Supervisão da Tutoria Interna Tópico 6 Unid. 1 51/67 2 Setores de Atividades do NEAD 52

62 Pró-Reitoria Operacional de Ensino de Graduação a Distância Supervisão de Turmas e Comercial Supervisão de Logística Supervisão de Pólos Supervisão Operacional Suporte de Informática Gerência Acadêmica Cobrança e Atendimento Financeiro Recursos Humanos 2 Setores de Atividades do NEAD Tópico 6 Unid. 1 52/67 65

63 3 Polo de Apoio Presencial Diretor do Polo Coordenador do Polo Tópico 6 Unid. 1 53/67 71

64 TÓPICO 7 Material Instrucional 54/67

65 2 Caderno de Estudos Material-base do Programa de Ensino a Distância da Uniasselvi. Conteúdos divididos em 3 (três) unidades, subdividido em tópicos. Tópico 7 Unid. 1 55/67 77

66 3 Agenda de Atividades * Horários de Atendimento * Estrutura dos Encontros Presenciais * Prática do Módulo * Cronograma das Disciplinas do Módulo Tudo está disponível no AVA. Tópico 7 Unid. 1 56/67 77

67 4 Manual do Acadêmico da Educação a Distância Princípios da UNIASSELVI Questões pedagógicas Grade curricular dos cursos Ações da CPA Dinâmica geral do programa EAD Tópico 7 Unid. 1 57/67 78

68 5 Atendimento Gratuito Acesso aos serviços de orientações e de apoio pedagógico através do Tópico 7 Unid. 1 58/67 78

69 6 Ambiente Virtual de Aprendizagem Ferramenta de apoio pedagógico e institucional, aonde o acadêmico tem acesso a s, fóruns, enquetes, cursos de nivelamento, objetos e trilhas de aprendizagem, etc. Tópico 7 Unid. 1 59/67 79

70 7 Vídeo da Disciplina Material complementar que busca aprofundar os estudos, trabalhar conceito versus prática, saber e fazer, apresentando explicações e complementos sobre a disciplina. Tópico 7 Unid. 1 60/67 79

71 8 Objetos de Aprendizagem Material interativo com linguagem atraente, tanto textual quanto visual sobre a disciplina. Tópico 7 Unid. 1 61/67 79

72 TÓPICO 8 Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA 62/67

73 1 Introdução O Ambiente Virtual de Aprendizagem é uma ferramenta utilizada atualmente por milhares de estudantes de ensino a distância cujas ferramentas visam potencializar o aprendizado e a exploração do conhecimento através da internet. Tópico 8 Unid. 1 63/67 83

74 2 Site do Núcleo de Educação à Distância - NEAD Neste portal você tem acesso a várias informações sobre o processo, estrutura, a dinâmica e as ferramentas utilizadas na EAD da Uniasselvi. Tópico 8 Unid. 1 64/67 84

75 6 Trilhas de Aprendizagem Correspondem a caminhos virtuais capazes de promover e desenvolver competências do conhecimento, atitudes, habilidades, interação, etc. Orienta o percurso do acadêmico estimulando-o a construir seu próprio conhecimento. Tópico 8 Unid. 1 65/67 88

76 7 Comissão Própria de Avaliação – CPA: Avaliação do Curso e Institucional A CPA é formada por diferentes membros, representantes dos vários segmentos da comunidade acadêmica e da sociedade civil organizada. Tópico 8 Unid /67

77 7 Comissão Própria de Avaliação – CPA: Avaliação do Curso e Institucional A metodologia de trabalho é centrada na aplicação de questionários e na análise dos principais documentos institucionais. Os resultados são apresentados aos colegiados superiores e ao INEP. Tópico 8 Unid /67

78 Parabéns!!! Terminamos a Unidade.

79 PRÓXIMA AULA: Metodologia 2º Encontro da Disciplina 1ª Avaliação da Disciplina (Redação com consulta)


Carregar ppt "Metodologia do Trabalho Acadêmico – Unid. 1. Educação a Distância – EaD Professor: Flávio Brustoloni Metodologia do Trabalho Acadêmico."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google