A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Metodologia do Trabalho Acadêmico – Unid. 1. Educação a Distância – EaD Professor: Flávio Brustoloni Metodologia do Trabalho Acadêmico.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Metodologia do Trabalho Acadêmico – Unid. 1. Educação a Distância – EaD Professor: Flávio Brustoloni Metodologia do Trabalho Acadêmico."— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia do Trabalho Acadêmico – Unid. 1

2 Educação a Distância – EaD Professor: Flávio Brustoloni Metodologia do Trabalho Acadêmico

3 Cronograma: Turma EMD 0200 Metodologia DataAtividade 08/02 2º Encontro 1ª Avaliação Disciplina 25/01 1º Encontro 15/02 3º Encontro 2ª Avaliação Disciplina 29/02 4º Encontro 3ª Avaliação Disciplina (FINAL)

4 Objetivos da Disciplina: Contextualizar e familiarizar o(a) acadêmico(a) em relação ao programa de Educação a Distância da UNIASSELVI; Compreender e aplicar procedimentos metodológicos no desenvolvimento dos trabalhos científicos; Empregar as normas científicas necessárias ao desenvolvimento do texto acadêmico;

5 Unidade 1 FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 1/62

6 Objetivos da Unidade: Apresentar a estrutura do programa da EAD da Uniasselvi e seus instrumentos e procedimentos tecnológicos; 2/62 Proporcionar uma visão geral inicial sobre toda a trajetória a ser percorrida pelo acadêmico no curso EAD; Estudar os aspectos históricos do EAD; Apresentar os métodos e técnicas de autoaprendizagem; Conhecer as ações acadêmicas institucionalizadas, que são a prática, estágio supervisionado, etc; Explicar as funções pedagógicas, administrativas e operacionais do NEAD da Uniasselvi; Entender os instrumentos e processos tecnológicos da EAD Uniasselvi;

7 TÓPICO 1 Aspectos Históricos da EAD 3/62

8 2 A EAD Início do EAD teve início com cursos por correspondência (mecânica, desenho técnico, elétrica automotiva, etc). (Estamos na página 3 da apostila) 4/62 Tópico 1

9 2 A EAD 2.1 Primeira Geração: Correspondência Curso Universal... Eletrônica Modelo... Que vinham nos gibis e revistas. (Estamos na página 4 da apostila) 5/62 Tópico 1

10 2 A EAD 2.2 Segunda Geração: Novas Mídias Televisão... Quem nunca assistiu a uma aula do Telecurso 2º Grau? Comunicação sincrônica; Tecnologia a serviço da educação. (Estamos na página 4 da apostila) 5/62 Tópico 1

11 2 A EAD 2.3 Terceira Geração: On-Line Computadores ligados em rede... Internet. (Estamos na página 5 da apostila) 5/62 Tópico 1

12 TÓPICO 2 Métodos e Técnicas de Autoaprendizagem na EAD 6/62

13 2 Método de Autoaprendizagem Por meio de textos didaticamente preparados, à aquisição de certo conhecimento e à satisfação de certa necessidade de aprendizagem, de forma autônoma, sem necessitar da intervenção direta de um professor ou participar de um curso presencial. (Estamos na página 9 da apostila) 7/62 Tópico 2

14 2 Método de Autoaprendizagem 2.1 Autoaprendizagem autônoma Estudo sem precisar de apoio de pessoas, ou seja, por conta própria. Método seguido por autodidatas. (Estamos na página 10 da apostila) 8/62 Tópico 2

15 2 Método de Autoaprendizagem 2.2 Autoaprendizagem dirigida Estudo organizado por uma instituição de ensino, no qual o aluno segue um programa de ensino pré-estabelecido. (Estamos na página 11 da apostila) 9/62 Tópico 2

16 3 Aprender a aprender Mobilizar seus conhecimentos numa atitude pró-ativa, cooperativa e aberta para as diferentes situações da vida. (Estamos na página 12 da apostila) 10/62 Tópico 2

17 4 Como estudar na modalidade a Distância Responsabilidade, perseverança e dedicação. (Estamos na página 12 da apostila) 11/62 Tópico 2

18 4 Como estudar na modalidade a Distância 4.1 Gerencie seu tempo de estudo Criar rotinas e estabelecer metas diárias a serem alcançadas. Além disso, é necessário organizar seu tempo para interagir com o professor- tutor e com seus colegas. (Estamos na página 12 da apostila) 12/62 Tópico 2

19 4 Como estudar na modalidade a Distância 4.2 Criar hábitos de estudos * Estabeleça uma lista de prioridades; * Tenha organização. (Estamos na página 13 da apostila) 13/62 Tópico 2

20 4 Como estudar na modalidade a Distância 4.3 Tenha um local de estudo Defina um local para seus estudos onde não seja perturbado. Construa um acervo bibliográfico para pesquisas. (Estamos na página 14 da apostila) 14/62 Tópico 2

21 4 Como estudar na modalidade a Distância 4.4 Organize seu material de estudo Deixe seu material de estudo sempre no mesmo lugar. (Estamos na página 14 da apostila) 15/62 Tópico 2

22 4 Como estudar na modalidade a Distância 4.5 Forme grupo de Estudos * Ter um cronograma com os dias de estudo; * Hora de início e término; * Todos do grupo com mesmo objetivo; * Definir o assunto a ser estudado; * Um integrante responsável pelo grupo. (Estamos na página 15 da apostila) 16/62 Tópico 2

23 4 Como estudar na modalidade a Distância 4.6 Acesse o AVA Mantenha-se atualizado nos conteúdos através do AVA. (Estamos na página 15 da apostila) 17/62 Tópico 2

24 TÓPICO 3 O Texto como Elemento de Autoaprendizagem na EAD 18/62

25 2 Características do Leitor na EAD Encontre um espaço em suas prioridades, como trabalho, família e vida social, para realizar as leituras e atividades de estudos sugeridas nos cadernos. (Estamos na página 19 da apostila) 19/62 Tópico 3

26 3 Aprendizado via Textos Quando ler um texto, ter em mente com que objetivo estamos fazendo isso. Exemplo: bula de remédio. (Estamos na página 21 da apostila) 20/62 Tópico 3

27 4 Fatores intervenientes na compreensão textual Auxiliam na compreensão do texto. (Estamos na página 21 da apostila) 21/62 Tópico 3

28 4 Fatores intervenientes na compreensão textual 4.1 Elementos Linguísticos Correspondem ao que conhecemos por advérbios, conjunções, numerais, pronomes e outros elementos. Funcionam como pistas para ativação dos conhecimentos armazenados na nossa memória. (Estamos na página 22 da apostila) 22/62 Tópico 3

29 4 Fatores intervenientes na compreensão textual 4.1 Elementos Linguísticos A coesão (uso dos elementos linguísticos para articular idéias no interior do texto) auxilia no estabelecimento da coerência. Semântica: estudo do significado e dos problemas que podem causar. (Estamos na página 22 da apostila) 23/62 Tópico 3

30 4 Fatores intervenientes na compreensão textual 4.2 Conhecimento de Mundo Conhecimentos acumulados ao longo de sua vida para tentar compreender o conteúdo apresentado. (Estamos na página 22 da apostila) 24/62 Tópico 3

31 4 Fatores intervenientes na compreensão textual 4.2 Conhecimento de Mundo * Frames * Esquemas * Planos * Scripts * Superestruturas ou esquemas textuais (Estamos na página 23 da apostila) 25/62 Tópico 3

32 4 Fatores intervenientes na compreensão textual 4.3 Conhecimento Compartilhado É pouco provável que você conheça alguém que tenha exatamente o mesmo conhecimento de mundo que o seu. Faz parte do planejamento de quem escreve um texto, pois, assim, não é necessário colocar tudo no papel. (Estamos na página 23 da apostila) 26/62 Tópico 3

33 4 Fatores intervenientes na compreensão textual 4.4 Inferências Nossa capacidade de ler as entrelinhas para melhor interpretar um texto. (Estamos na página 24 da apostila) 27/62 Tópico 3

34 4 Fatores intervenientes na compreensão textual 4.5 Fatores de Contextualização Auxiliam na compreensão da situação do texto: * Localização – local, cidade, país * Data – mês e ano * Assinatura – autor * Elementos Gráficos – disposição, ilustrações, etc (Estamos na página 25 da apostila) 28/62 Tópico 3

35 4 Fatores intervenientes na compreensão textual Fatores Perspectivos: Geram expectativas no leitor: * Título * Início do texto (Estamos na página 26 da apostila) 29/62 Tópico 3

36 5 Interação Conteúdo/Acadêmicos Exercícios de algumas habilidades que ajudam a interagir com maior proficiência com os conteúdos. proficiência (Estamos na página 26 da apostila) 30/62 Tópico 3

37 5 Interação Conteúdo/Acadêmicos 5.1 Técnicas de Leitura * Determinar um objetivo a alcançar; * Fazer uma leitura de contato; * Esclarecer dúvidas de vocabulário; * Identificar idéias principais. (Estamos na página 26 da apostila) 31/62 Tópico 3

38 5 Interação Conteúdo/Acadêmicos Resumo O resumo é a redução do texto original, mantendo apenas as idéias principais, tanto na progressão quanto na concatenação em que aparecem no texto. (Estamos na página 28 da apostila) 32/62 Tópico 3

39 5 Interação Conteúdo/Acadêmicos Resumo Etapas para fazer um bom resumo: 1ª Leitura: Ler completamente o texto, tentando identificar seu objetivo; 2ª Leitura: Procurar palavras, expressões ou conceitos novos; 3ª Leitura: Identificar palavras-chave ou idéias- chave; 4ª Leitura: Grifar as palavras-chave ou idéias- chave encontradas. (Estamos na página 29 da apostila) 33/62 Tópico 3

40 5 Interação Conteúdo/Acadêmicos Resumo O resumo deve: * Apresentar correção gramatical; * Contemplar informações importantes do original; * Indicar autor e título da obra, capítulo ou artigo; * Corresponder à compreensão da idéia original; * Trazer diferentes menções do autor do texto original; * Indicar diferentes ações do autor do texto original (o autor sugere, compara, etc). (Estamos na página 29 da apostila) 34/62 Tópico 3

41 5 Interação Conteúdo/Acadêmicos 5.2 Mapa Conceitual Ferramenta gráfica muito útil na organização de conceitos de um corpo (ou parte dele) de conhecimentos. Pode ser constituído de diagramas e gráficos. (Estamos na página 30 da apostila) 35/62 Tópico 3

42 TÓPICO 4 Estrutura do programa EAD da Uniasselvi 36/62

43 2 Encontros Presenciais Período de interação do professor-tutor externo e sua turma, composto de 4 horas semanais. Cada matéria é passada em 4 encontros. (Estamos na página 35 da apostila) 35/62 Tópico 4

44 2 Encontros Presenciais (Estamos na página 36 da apostila) 36/62 Tópico 4 PRIMEIRO ENCONTRO SEGUNDO ENCONTRO TERCEIRO ENCONTRO QUARTO ENCONTRO AULA Apresentação da Disciplina (DVD) Apresentação do Plano de Ensino (Ementa, Estrutura, Atividades). Explicações gerais referentes aos conteúdos da Unidade 1. AULA Discussão e correção das autoatividades referentes à Unidade 1 e esclarecimento de eventuais dúvidas. Explicações gerais referentes aos conteúdos da Unidade 2. AULA Discussão e correção das autoatividades referentes à Unidade 2 e esclarecimento de eventuais dúvidas. Explicações gerais referentes aos conteúdos da Unidade 3. AULA Discussão e correção das autoatividades referentes à Unidade 3 e esclarecimento de eventuais dúvidas. Revisão geral dos conteúdos da disciplina. INTERVALO AULA Explicações gerais referentes aos conteúdos da Unidade 1. AVALIAÇÃO I Redação sobre o conteúdo da Unidade 1. AVALIAÇÃO II Avaliação Individual sem consulta – Unidade 2. AVALIAÇÃO FINAL Avaliação Individual sem consulta – todas as Unidades.

45 2 Encontros Presenciais 2.1 Organização das Avaliações Presenciais na EAD da Uniasselvi Avaliação Unidade 1: Redação individual – Peso 1. (Segundo encontro). Avaliação Unidade 2: 10 questões objetivas sem consulta – Peso 1. (Terceiro encontro). Avaliação Final: 15 questões objetivas e 3 dissertativas sem consulta – Peso 8. (Quarto encontro). (Estamos na página 36 da apostila) 37/62 Tópico 4

46 3 Autoestudo Período entre um encontro presencial e outro, no qual o aluno faz a leitura do material e realiza as autoatividades. (Estamos na página 37 da apostila) 38/62 Tópico 4

47 4 Estudos Midiatizados Utilização dos meios de comunicação (Internet e Telefone) para interação com o professor-tutor externo, professor-autor da disciplina e equipe do NEAD. (Estamos na página 37 da apostila) 39/62 Tópico 4

48 TÓPICO 5 Ações Acadêmicas Institucionalizadas 40/62

49 (Estamos na página 41 da apostila) 41/62 Tópico 5 1 Introdução Apresentação da Prática, Estágio Supervisionado Curricular, Estágio Não Obrigatório, Trabalho de Graduação e as Atividades Complementares/Atividades Acadêmicas-Científico-Culturais.

50 (Estamos na página 41 da apostila) 42/62 Tópico 5 2 Prática É a elaboração de um paper no final do módulo, onde constam a vivência e os resultados alcançados com o desenvolvimento de um projeto.

51 (Estamos na página 42 da apostila) 43/62 Tópico 5 3 Estágio Curricular Supervisionado É o exercício direto in loco em ambientes próprios de atividades da área de estudo, sob a responsabilidade de um profissional já habilitado. É acompanhado pelo professor-tutor externo.

52 (Estamos na página 43 da apostila) 44/62 Tópico 5 4 Estágio Não Obrigatório Atividade curricular integrada à proposta pedagógica de maneira a contribuir no processo educacional, visando complementar sua formação profissional e desenvolver habilidades.

53 (Estamos na página 46 da apostila) 45/62 Tópico 5 5 Trabalho de Graduação (TG) Trabalho de pesquisa de tema de livre escolha do acadêmico, orientado pelas áreas de concentração e pelo professor- tutor externo.

54 (Estamos na página 47 da apostila) 46/62 Tópico 5 6 Atividades Complementares Atividades complementares e/ou atividades Acadêmico-Científico-Culturais que integram o projeto pedagógico dos cursos de bacharelado e licenciaturas.

55 TÓPICO 6 Funções na EAD Uniasselvi e seus canais de Comunicação 47/62

56 (Estamos na página 52 da apostila) 48/62 Tópico 6 2 Funções * Pró-Reitor de Ensino de Graduação a Distância * Coordenação Pedagógica * Coordenadores dos Cursos * Coordenação de Articuladores * Coordenação de Tutoria Externa * Coordenação de Projetos e Processos

57 (Estamos na página 55 da apostila) 49/62 Tópico 6 2 Funções * Núcleo de Apoio Psicopedagógico * Professores-autores * Professores-tutores internos * Professores-tutores externos * Articuladores de EAD

58 (Estamos na página 58 da apostila) 50/62 Tópico 6 2 Funções * Supervisão de Tutoria Interna * Supervisão de Processos Avaliativos * Supervisão do AVA * Setor de Design Instrucional * Setor de Produção Materiais Audiovisuais * Setor de Correção Materiais Impressos * Setor Diagramação de Materiais Instrucionais

59 (Estamos na página 60 da apostila) 51/62 Tópico 6 3 Funções Operacionais * Pró-Reitor Operacional de EAD * Supervisão de Turmas * Supervisão de Logística * Supervisão de Pólos * Supervisão de Processos * Supervisão de Produtos

60 (Estamos na página 66 da apostila) 52/62 Tópico 6 3 Funções Operacionais * Informática * Gerência Acadêmica * Financeiro * Recursos Humanos * Registro Docente * Controle de Notas * Biblioteca

61 (Estamos na página 69 da apostila) 53/62 Tópico 6 3 Funções Operacionais * Coordenação de Formaturas * Administração do site – AVA * Supervisão de Convênios * Supervisão de Pós-Venda

62 (Estamos na página 72 da apostila) 54/62 Tópico 6 4 Polo de Apoio Presencial * Diretor do Polo * Coordenador do Polo

63 TÓPICO 7 Material Didático 55/62

64 (Estamos na página 77 da apostila) 56/62 Tópico 7 2 Caderno de Estudos Material-base do Programa de Ensino a Distância da Uniasselvi. Conteúdos divididos em 3 (três) unidades, subdividido em tópicos.

65 (Estamos na página 78 da apostila) 57/62 Tópico 7 3 Agenda de Atividades * Horários de Atendimento * Estrutura dos Encontros Presenciais * Prática do Módulo * Cronograma das Disciplinas do Módulo Tudo está disponível no AVA.

66 (Estamos na página 79 da apostila) 58/62 Tópico 7 4 Manuais Informa a estrutura e a dinâmica geral do Programa da EAD da Uniasselvi. * Manual do Acadêmico * Manual do Professor-Tutor Externo

67 (Estamos na página 80 da apostila) 59/62 Tópico 7 5 Material Audiovisual - DVD Mostra aos acadêmicos a apresentação do professor-autor da disciplina, que apresenta de forma resumida a própria disciplina que será estudada. Tudo está disponível no AVA.

68 TÓPICO 8 Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA 60/62

69 (Estamos na página 85 da apostila) 61/62 Tópico 8 1 Introdução O Ambiente Virtual de Aprendizagem é uma ferramenta utilizada atualmente por milhares de estudantes de ensino a distância cujas ferramentas visam potencializar o aprendizado e a exploração do conhecimento através da internet.

70 (Estamos na página 86 da apostila) 62/62 Tópico 8 2 Portal EAD Neste portal você tem acesso a várias informações sobre o processo, estrutura, a dinâmica e as ferramentas utilizadas na EAD da Uniasselvi.

71 Parabéns!!! Terminamos a Unidade.

72 PRÓXIMA AULA: Metodologia 2º Encontro da Disciplina 1ª Avaliação da Disciplina (Redação com consulta)


Carregar ppt "Metodologia do Trabalho Acadêmico – Unid. 1. Educação a Distância – EaD Professor: Flávio Brustoloni Metodologia do Trabalho Acadêmico."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google