A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Metodologia do Trabalho Acadêmico – Unid. 1

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Metodologia do Trabalho Acadêmico – Unid. 1"— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia do Trabalho Acadêmico – Unid. 1

2 Educação a Distância – EaD
Metodologia do Trabalho Acadêmico Professor: Flávio Brustoloni

3 Metodologia Cronograma: Turma EMD 0200 Data Atividade 25/01 08/02
1º Encontro 08/02 2º Encontro 1ª Avaliação Disciplina 15/02 3º Encontro 2ª Avaliação Disciplina 29/02 4º Encontro 3ª Avaliação Disciplina (FINAL)

4 Objetivos da Disciplina:
Contextualizar e familiarizar o(a) acadêmico(a) em relação ao programa de Educação a Distância da UNIASSELVI; Compreender e aplicar procedimentos metodológicos no desenvolvimento dos trabalhos científicos; Empregar as normas científicas necessárias ao desenvolvimento do texto acadêmico;

5 Unidade 1 FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
1/62

6 Objetivos da Unidade: Apresentar a estrutura do programa da EAD da Uniasselvi e seus instrumentos e procedimentos tecnológicos; Proporcionar uma visão geral inicial sobre toda a trajetória a ser percorrida pelo acadêmico no curso EAD; Estudar os aspectos históricos do EAD; Apresentar os métodos e técnicas de autoaprendizagem; Conhecer as ações acadêmicas institucionalizadas, que são a prática, estágio supervisionado, etc; Explicar as funções pedagógicas, administrativas e operacionais do NEAD da Uniasselvi; Entender os instrumentos e processos tecnológicos da EAD Uniasselvi; 2/62

7 TÓPICO 1 Aspectos Históricos da EAD
3/62

8 (Estamos na página 3 da apostila)
2 A EAD Tópico 1 Início do EAD teve início com cursos por correspondência (mecânica, desenho técnico, elétrica automotiva, etc). (Estamos na página 3 da apostila) 4/62

9 2 A EAD 2.1 Primeira Geração: Correspondência
Tópico 1 Curso Universal... Eletrônica Modelo... Que vinham nos gibis e revistas. (Estamos na página 4 da apostila) 5/62

10 2 A EAD 2.2 Segunda Geração: Novas Mídias
Tópico 1 Televisão... Quem nunca assistiu a uma aula do Telecurso 2º Grau? Comunicação sincrônica; Tecnologia a serviço da educação. (Estamos na página 4 da apostila) 5/62

11 2 A EAD 2.3 Terceira Geração: On-Line
Tópico 1 Computadores ligados em rede... Internet. (Estamos na página 5 da apostila) 5/62

12 TÓPICO 2 Métodos e Técnicas de Autoaprendizagem na EAD
6/62

13 2 Método de Autoaprendizagem
Tópico 2 Por meio de textos didaticamente preparados, à aquisição de certo conhecimento e à satisfação de certa necessidade de aprendizagem, de forma autônoma, sem necessitar da intervenção direta de um professor ou participar de um curso presencial. (Estamos na página 9 da apostila) 7/62

14 2 Método de Autoaprendizagem 2.1 Autoaprendizagem autônoma
Tópico 2 Estudo sem precisar de apoio de pessoas, ou seja, por conta própria. Método seguido por autodidatas. (Estamos na página 10 da apostila) 8/62

15 2 Método de Autoaprendizagem 2.2 Autoaprendizagem dirigida
Tópico 2 Estudo organizado por uma instituição de ensino, no qual o aluno segue um programa de ensino pré-estabelecido. (Estamos na página 11 da apostila) 9/62

16 (Estamos na página 12 da apostila)
3 Aprender a aprender Tópico 2 Mobilizar seus conhecimentos numa atitude pró-ativa, cooperativa e aberta para as diferentes situações da vida. (Estamos na página 12 da apostila) 10/62

17 4 Como estudar na modalidade a Distância
Tópico 2 Responsabilidade, perseverança e dedicação. (Estamos na página 12 da apostila) 11/62

18 (Estamos na página 12 da apostila)
4 Como estudar na modalidade a Distância 4.1 Gerencie seu tempo de estudo Tópico 2 Criar rotinas e estabelecer metas diárias a serem alcançadas. Além disso, é necessário organizar seu tempo para interagir com o professor-tutor e com seus colegas. (Estamos na página 12 da apostila) 12/62

19 4 Como estudar na modalidade a Distância 4.2 Criar hábitos de estudos
Tópico 2 * Estabeleça uma lista de prioridades; * Tenha organização. (Estamos na página 13 da apostila) 13/62

20 4 Como estudar na modalidade a Distância 4.3 Tenha um local de estudo
Tópico 2 Defina um local para seus estudos onde não seja perturbado. Construa um acervo bibliográfico para pesquisas. (Estamos na página 14 da apostila) 14/62

21 Deixe seu material de estudo sempre no mesmo lugar.
4 Como estudar na modalidade a Distância 4.4 Organize seu material de estudo Tópico 2 Deixe seu material de estudo sempre no mesmo lugar. (Estamos na página 14 da apostila) 15/62

22 4 Como estudar na modalidade a Distância 4.5 Forme grupo de Estudos
Tópico 2 * Ter um cronograma com os dias de estudo; * Hora de início e término; * Todos do grupo com mesmo objetivo; * Definir o assunto a ser estudado; * Um integrante responsável pelo grupo. (Estamos na página 15 da apostila) 16/62

23 4 Como estudar na modalidade a Distância 4.6 Acesse o AVA
Tópico 2 Mantenha-se atualizado nos conteúdos através do AVA. (Estamos na página 15 da apostila) 17/62

24 TÓPICO 3 O Texto como Elemento de Autoaprendizagem na EAD
18/62

25 2 Características do Leitor na EAD
Tópico 3 Encontre um espaço em suas prioridades, como trabalho, família e vida social, para realizar as leituras e atividades de estudos sugeridas nos cadernos. (Estamos na página 19 da apostila) 19/62

26 3 Aprendizado via Textos
Tópico 3 Quando ler um texto, ter em mente com que objetivo estamos fazendo isso. Exemplo: bula de remédio. (Estamos na página 21 da apostila) 20/62

27 4 Fatores intervenientes na compreensão textual
Tópico 3 Auxiliam na compreensão do texto. (Estamos na página 21 da apostila) 21/62

28 (Estamos na página 22 da apostila)
4 Fatores intervenientes na compreensão textual 4.1 Elementos Linguísticos Tópico 3 Correspondem ao que conhecemos por advérbios, conjunções, numerais, pronomes e outros elementos. Funcionam como pistas para ativação dos conhecimentos armazenados na nossa memória. (Estamos na página 22 da apostila) 22/62

29 (Estamos na página 22 da apostila)
4 Fatores intervenientes na compreensão textual 4.1 Elementos Linguísticos Tópico 3 A coesão (uso dos elementos linguísticos para articular idéias no interior do texto) auxilia no estabelecimento da coerência. Semântica: estudo do significado e dos problemas que podem causar. (Estamos na página 22 da apostila) 23/62

30 (Estamos na página 22 da apostila)
4 Fatores intervenientes na compreensão textual 4.2 Conhecimento de Mundo Tópico 3 Conhecimentos acumulados ao longo de sua vida para tentar compreender o conteúdo apresentado. (Estamos na página 22 da apostila) 24/62

31 (Estamos na página 23 da apostila)
4 Fatores intervenientes na compreensão textual 4.2 Conhecimento de Mundo Tópico 3 * Frames * Esquemas * Planos * Scripts * Superestruturas ou esquemas textuais (Estamos na página 23 da apostila) 25/62

32 (Estamos na página 23 da apostila)
4 Fatores intervenientes na compreensão textual 4.3 Conhecimento Compartilhado Tópico 3 É pouco provável que você conheça alguém que tenha exatamente o mesmo conhecimento de mundo que o seu. Faz parte do planejamento de quem escreve um texto, pois, assim, não é necessário colocar tudo no papel. (Estamos na página 23 da apostila) 26/62

33 4 Fatores intervenientes na compreensão textual 4.4 Inferências
Tópico 3 Nossa capacidade de “ler as entrelinhas” para melhor interpretar um texto. (Estamos na página 24 da apostila) 27/62

34 (Estamos na página 25 da apostila)
4 Fatores intervenientes na compreensão textual 4.5 Fatores de Contextualização Tópico 3 Auxiliam na compreensão da situação do texto: * Localização – local, cidade, país * Data – mês e ano * Assinatura – autor * Elementos Gráficos – disposição, ilustrações, etc (Estamos na página 25 da apostila) 28/62

35 4 Fatores intervenientes na compreensão textual Fatores Perspectivos:
Tópico 3 Geram expectativas no leitor: * Título * Início do texto (Estamos na página 26 da apostila) 29/62

36 5 Interação Conteúdo/Acadêmicos
Tópico 3 Exercícios de algumas habilidades que ajudam a interagir com maior proficiência com os conteúdos. (Estamos na página 26 da apostila) 30/62

37 5 Interação Conteúdo/Acadêmicos 5.1 Técnicas de Leitura
Tópico 3 * Determinar um objetivo a alcançar; * Fazer uma leitura de contato; * Esclarecer dúvidas de vocabulário; * Identificar idéias principais. (Estamos na página 26 da apostila) 31/62

38 5 Interação Conteúdo/Acadêmicos 5.1.1 Resumo
Tópico 3 O resumo é a redução do texto original, mantendo apenas as idéias principais, tanto na progressão quanto na concatenação em que aparecem no texto. (Estamos na página 28 da apostila) 32/62

39 5 Interação Conteúdo/Acadêmicos 5.1.1 Resumo
Tópico 3 Etapas para fazer um bom resumo: 1ª Leitura: Ler completamente o texto, tentando identificar seu objetivo; 2ª Leitura: Procurar palavras, expressões ou conceitos novos; 3ª Leitura: Identificar palavras-chave ou idéias-chave; 4ª Leitura: Grifar as palavras-chave ou idéias-chave encontradas. (Estamos na página 29 da apostila) 33/62

40 5 Interação Conteúdo/Acadêmicos 5.1.1 Resumo
Tópico 3 O resumo deve: * Apresentar correção gramatical; * Contemplar informações importantes do original; * Indicar autor e título da obra, capítulo ou artigo; * Corresponder à compreensão da idéia original; * Trazer diferentes menções do autor do texto original; * Indicar diferentes ações do autor do texto original (o autor sugere, compara, etc). (Estamos na página 29 da apostila) 34/62

41 5 Interação Conteúdo/Acadêmicos 5.2 Mapa Conceitual
Tópico 3 Ferramenta gráfica muito útil na organização de conceitos de um corpo (ou parte dele) de conhecimentos. Pode ser constituído de diagramas e gráficos. (Estamos na página 30 da apostila) 35/62

42 TÓPICO 4 Estrutura do programa EAD da Uniasselvi
36/62

43 2 Encontros Presenciais
Tópico 4 Período de interação do professor-tutor externo e sua turma, composto de 4 horas semanais. Cada matéria é passada em 4 encontros. (Estamos na página 35 da apostila) 35/62

44 2 Encontros Presenciais
Tópico 4 PRIMEIRO ENCONTRO SEGUNDO ENCONTRO TERCEIRO ENCONTRO QUARTO ENCONTRO AULA Apresentação da Disciplina (DVD) Apresentação do Plano de Ensino (Ementa, Estrutura, Atividades). Explicações gerais referentes aos conteúdos da Unidade 1. Discussão e correção das autoatividades referentes à Unidade 1 e esclarecimento de eventuais dúvidas. Explicações gerais referentes aos conteúdos da Unidade 2. Discussão e correção das autoatividades referentes à Unidade 2 e esclarecimento de eventuais dúvidas. Explicações gerais referentes aos conteúdos da Unidade 3. Discussão e correção das autoatividades referentes à Unidade 3 e esclarecimento de eventuais dúvidas. Revisão geral dos conteúdos da disciplina. INTERVALO AVALIAÇÃO I Redação sobre o conteúdo da Unidade 1. AVALIAÇÃO II Avaliação Individual sem consulta – Unidade 2. AVALIAÇÃO FINAL Avaliação Individual sem consulta – todas as Unidades. (Estamos na página 36 da apostila) 36/62

45 (Estamos na página 36 da apostila)
2 Encontros Presenciais 2.1 Organização das Avaliações Presenciais na EAD da Uniasselvi Tópico 4 Avaliação Unidade 1: Redação individual – Peso 1. (Segundo encontro). Avaliação Unidade 2: 10 questões objetivas sem consulta – Peso 1. (Terceiro encontro). Avaliação Final: 15 questões objetivas e 3 dissertativas sem consulta – Peso 8. (Quarto encontro). (Estamos na página 36 da apostila) 37/62

46 (Estamos na página 37 da apostila)
3 Autoestudo Tópico 4 Período entre um encontro presencial e outro, no qual o aluno faz a leitura do material e realiza as autoatividades. (Estamos na página 37 da apostila) 38/62

47 (Estamos na página 37 da apostila)
4 Estudos Midiatizados Tópico 4 Utilização dos meios de comunicação (Internet e Telefone) para interação com o professor-tutor externo, professor-autor da disciplina e equipe do NEAD. (Estamos na página 37 da apostila) 39/62

48 TÓPICO 5 Ações Acadêmicas Institucionalizadas
40/62

49 (Estamos na página 41 da apostila)
1 Introdução Tópico 5 Apresentação da Prática, Estágio Supervisionado Curricular, Estágio Não Obrigatório, Trabalho de Graduação e as Atividades Complementares/Atividades Acadêmicas-Científico-Culturais. (Estamos na página 41 da apostila) 41/62

50 (Estamos na página 41 da apostila)
2 Prática Tópico 5 É a elaboração de um paper no final do módulo, onde constam a vivência e os resultados alcançados com o desenvolvimento de um projeto. (Estamos na página 41 da apostila) 42/62

51 3 Estágio Curricular Supervisionado
Tópico 5 É o exercício direto in loco em ambientes próprios de atividades da área de estudo, sob a responsabilidade de um profissional já habilitado. É acompanhado pelo professor-tutor externo. (Estamos na página 42 da apostila) 43/62

52 4 Estágio Não Obrigatório
Tópico 5 Atividade curricular integrada à proposta pedagógica de maneira a contribuir no processo educacional, visando complementar sua formação profissional e desenvolver habilidades. (Estamos na página 43 da apostila) 44/62

53 5 Trabalho de Graduação (TG)
Tópico 5 Trabalho de pesquisa de tema de livre escolha do acadêmico, orientado pelas áreas de concentração e pelo professor-tutor externo. (Estamos na página 46 da apostila) 45/62

54 6 Atividades Complementares
Tópico 5 Atividades complementares e/ou atividades Acadêmico-Científico-Culturais que integram o projeto pedagógico dos cursos de bacharelado e licenciaturas. (Estamos na página 47 da apostila) 46/62

55 TÓPICO 6 Funções na EAD Uniasselvi e seus canais de Comunicação
47/62

56 (Estamos na página 52 da apostila)
2 Funções Tópico 6 * Pró-Reitor de Ensino de Graduação a Distância * Coordenação Pedagógica * Coordenadores dos Cursos * Coordenação de Articuladores * Coordenação de Tutoria Externa * Coordenação de Projetos e Processos (Estamos na página 52 da apostila) 48/62

57 (Estamos na página 55 da apostila)
2 Funções Tópico 6 * Núcleo de Apoio Psicopedagógico * Professores-autores * Professores-tutores internos * Professores-tutores externos * Articuladores de EAD (Estamos na página 55 da apostila) 49/62

58 (Estamos na página 58 da apostila)
2 Funções Tópico 6 * Supervisão de Tutoria Interna * Supervisão de Processos Avaliativos * Supervisão do AVA * Setor de Design Instrucional * Setor de Produção Materiais Audiovisuais * Setor de Correção Materiais Impressos * Setor Diagramação de Materiais Instrucionais (Estamos na página 58 da apostila) 50/62

59 (Estamos na página 60 da apostila)
3 Funções Operacionais Tópico 6 * Pró-Reitor Operacional de EAD * Supervisão de Turmas * Supervisão de Logística * Supervisão de Pólos * Supervisão de Processos * Supervisão de Produtos (Estamos na página 60 da apostila) 51/62

60 (Estamos na página 66 da apostila)
3 Funções Operacionais Tópico 6 * Informática * Gerência Acadêmica * Financeiro * Recursos Humanos * Registro Docente * Controle de Notas * Biblioteca (Estamos na página 66 da apostila) 52/62

61 (Estamos na página 69 da apostila)
3 Funções Operacionais Tópico 6 * Coordenação de Formaturas * Administração do site – AVA * Supervisão de Convênios * Supervisão de Pós-Venda (Estamos na página 69 da apostila) 53/62

62 4 Polo de Apoio Presencial
Tópico 6 * Diretor do Polo * Coordenador do Polo (Estamos na página 72 da apostila) 54/62

63 TÓPICO 7 Material Didático
55/62

64 (Estamos na página 77 da apostila)
2 Caderno de Estudos Tópico 7 Material-base do Programa de Ensino a Distância da Uniasselvi. Conteúdos divididos em 3 (três) unidades, subdividido em tópicos. (Estamos na página 77 da apostila) 56/62

65 (Estamos na página 78 da apostila)
3 Agenda de Atividades Tópico 7 * Horários de Atendimento * Estrutura dos Encontros Presenciais * Prática do Módulo * Cronograma das Disciplinas do Módulo Tudo está disponível no AVA. (Estamos na página 78 da apostila) 57/62

66 (Estamos na página 79 da apostila)
4 Manuais Tópico 7 Informa a estrutura e a dinâmica geral do Programa da EAD da Uniasselvi. * Manual do Acadêmico * Manual do Professor-Tutor Externo (Estamos na página 79 da apostila) 58/62

67 5 Material Audiovisual - DVD
Tópico 7 Mostra aos acadêmicos a apresentação do professor-autor da disciplina, que apresenta de forma resumida a própria disciplina que será estudada. Tudo está disponível no AVA. (Estamos na página 80 da apostila) 59/62

68 TÓPICO 8 Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA
60/62

69 (Estamos na página 85 da apostila)
1 Introdução Tópico 8 O Ambiente Virtual de Aprendizagem é uma ferramenta utilizada atualmente por milhares de estudantes de ensino a distância cujas ferramentas visam potencializar o aprendizado e a exploração do conhecimento através da internet. (Estamos na página 85 da apostila) 61/62

70 (Estamos na página 86 da apostila)
2 Portal EAD Tópico 8 Neste portal você tem acesso a várias informações sobre o processo, estrutura, a dinâmica e as ferramentas utilizadas na EAD da Uniasselvi. (Estamos na página 86 da apostila) 62/62

71 Parabéns!!! Terminamos a Unidade.

72 Metodologia PRÓXIMA AULA:
2º Encontro da Disciplina 1ª Avaliação da Disciplina (Redação com consulta)


Carregar ppt "Metodologia do Trabalho Acadêmico – Unid. 1"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google