A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS Prof. Jorge Marques

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS Prof. Jorge Marques"— Transcrição da apresentação:

1 ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS Prof. Jorge Marques
Aula 15 INSTALAÇÕES DE ÁGUA QUENTE Fontes Consultadas MACINTYRE, A. J. Instalações Hidráulicas Apostila UFSC

2 Instalações de água quente
Utilização de água quente Banho Cozinha Lavanderia Especiais

3 Instalações de água quente
Sistemas de geração de água quente Geração instantânea: elétrico, gás Geração e reservação: Produz-se água quente para um reservatório central, com recirculação, e a partir deste distribui-se para os usuários. Combustíveis sólidos Combustíveis líquidos e gasosos Energia elétrica Energia Solar

4 Aquecedores a gás Os tipos queimadores simples podem ser localizados próximos aos reservatórios, na cobertura de um prédio, por exemplo.

5 Caldeiras As Caldeiras geralmente são localizadas no térreo ou subsolo. A água quente é bombeada para o reservatório. Caldeiras são equipamentos que utilizam combustíveis (gasosos, líquidos ou sólidos) para gerar calor e aquecer fluidos que atravessam suas fronteiras dentro de tubulações.

6 Aquecimento com Energia Elétrica
Resistência. O calor é gerado por efeito joule e transferido à água, principalmente, por convecção. Trocador de calor: O calor e obtido do ar por meio de um fluido de trabalho, num circuito fechado de compressão e expansão. Limitado a cerca de 50°C.

7 Aquecimento com Energia Solar
Podem funcionar exclusivamente com a energia solar, sem necessidade de bombeamento, desde que certas alturas manométricas sejam obedecidas.

8 Reservatórios Materiais utilizados
Aço inoxidável recheado com espuma de poliuretado Alumínio recheado de espuma de poliuretano Termofixos, para temperaturas até 70°C. Proteções: Devido às pressões inernas, os reservatórios são dotados de válvulas de escape e respiros.

9 Tubulações Material metálico na tubulação entre aquecedor e reservatório. Cobre, alumínio, aço. Exigem isolação térmica, principalmente cobre e alumínio. Isolantes térmicos (na ordem crescente de temperatura): espuma de poliestireno, espuma de poliuretano, lã de vidro, lã de rocha.

10 Tubulações Na distribuição, quando a temperatura é de até 80°C, pode-se utilizar material plástico: CPVC, PP e PEX. Mas em temperaturas maiores, os metálicos são requeridos. Os plásticos têm baixa condutividade térmica e podem dispensar a isolação.


Carregar ppt "ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS Prof. Jorge Marques"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google