A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Lucilio Monteiro Turma G9 Nº 5.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Lucilio Monteiro Turma G9 Nº 5."— Transcrição da apresentação:

1 Lucilio Monteiro Turma G9 Nº 5

2 Energias Renováveis Vantagens Desvantagens Energia solar A luz solar é um recurso natural renovável e não poluente Limitado às áreas do globo que recebem bastante radiação solar; Requer materiais especiais para que os painéis e colectores não afectem o meio ambiente. Energia nuclear O combustível é barato e fácil de transportar; É a fonte mais concentrada de geração de energia; Fácil de transportar como novo combustível; Não provoca efeito de estufa ou chuva ácida É a fonte de maior custo por causa dos sistemas de emergência, de contenção de resíduo radioactivo e de armazenamento; Requer uma solução a longo prazo para os resíduos armazenados em alto nível na maioria dos países.

3 Energia das ondas É uma energia renovável; § Não produz qualquer tipo de poluição. As instalações não podem interferir com os cursos de navegação e devem ser capazes de resistir a tempestades marítimas, e ainda assim, serem sensíveis o suficiente para receberem energia das ondas; Instalações de potência reduzida; Requer uma geometria da costa especial e com ondas de grande amplitude.

4 Energia Biomassa Baixo custo de obtenção; Não emite dióxido de enxofre; As cinzas são menos agressivas ao meio ambiente que as provenientes de combustíveis fósseis; Menor corrosão dos equipamentos (caldeiras, fornos); Menor risco ambiental; Recurso renovável; Emissões não contribuem para o efeito estufa. Menor poder radiador; Maior possibilidade de geração de material particular para a atmosfera. Isto significa maior custo de investimento para a caldeira e os equipamentos para remoção de material particular; Dificuldades no e armazenamento

5 Óleos vegetais (Biodiesel
Bom sistema de distribuição para os níveis de actual uso; Fácil obtenção; Menos poluente, nomeadamente na produção de enxofre e dióxido de carbono, que os derivados de petróleo; Pode maximizar a produção de várias culturas vegetais em diversas regiões do globo, ajudando o sector primário; Não requer refinação como o petróleo. Depende essencialmente da produção agrícola, tem uma capacidade de substituição do diesel limitada; § Preço elevado, se bem que novas tecnologias podem reduzir os custos de produções.

6 Hidrogénio Fabricação de electricidade com um rendimento maior de 40%; Pode-se usar hidrogénio impuro como combustível, desde que a concentração de dióxido de carbono seja cerca de 1,5 %; Combustível não poluente e só liberta vapor de água para a atmosfera. É difícil de se armazenar à temperatura ambiente; Não existe na forma pura no planeta Terra o que implica a sua fabricação; No estado gasoso a densidade energética é muito mais baixa.

7 Combustíveis fósseis Vantagens Desvantagens
Carvão . Só tem vantagens em termos económicos, pois é muito mais barato que o petroleiro É altamente poluente, pois lança bastante CO2 para a atmosfera e intoxica o ar. Produz muita fuligem preta, que e bastante tóxica quando inalada Petróleo O mundo optou pelo petróleo em maior escala a partir da década de sessenta, substituindo a energia carbonífera pelas grandes vantagens apresentadas. - Mais fácil de ser obtido do que o carvão. O petróleo é obtido através da perfuração Desigual distribuição de fontes produtoras; - Produz muita poluição atmosférica; - As estimativas apontam para uma exaustão das jazidas.


Carregar ppt "Lucilio Monteiro Turma G9 Nº 5."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google