A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FONTES DE ENERGIA RENOVÁVEIS E NÃO-RENOVÁVEIS As fontes de energia não-renováveis correspondem aos recursos naturais finitos no meio ambiente, como o urânio,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FONTES DE ENERGIA RENOVÁVEIS E NÃO-RENOVÁVEIS As fontes de energia não-renováveis correspondem aos recursos naturais finitos no meio ambiente, como o urânio,"— Transcrição da apresentação:

1 FONTES DE ENERGIA RENOVÁVEIS E NÃO-RENOVÁVEIS As fontes de energia não-renováveis correspondem aos recursos naturais finitos no meio ambiente, como o urânio, os combustíveis fósseis - petróleo, o carvão mineral, gás natural e xisto. As fontes de energia renováveis, uma vez exploradas pelo homem, se reconstituem espontaneamente ou por meio de práticas de conservação. Entre elas estão o ar, a água e a vegetação.

2 Fontes de energia não-renováveis FONTE NÃO- RENOVÁVEL OBTENÇÃOUSOVANTAGENSDESVANTAGENS PETRÓLEO Resulta de reações químicas em fósseis depositados principalmente no fundo do mar. É extraído de reservas marítimas ou continentais. Produção de energia elétrica; matéria-prima da gasolina, do diesel e de produtos como o plástico, borracha sintética, cera, tinta, gás e asfalto. Domínio da tecnologia para sua exploração e refino; facilidade de transporte e distribuição. Polui a atmosfera com a liberação de dióxido de carbono, colaborando para o efeito estufa.

3 FONTE NÃO- RENOVÁVEL OBTENÇÃOUSOVANTAGENSDESVANTAGENS NUCLEAR Reatores nucleares produzem energia térmica por fissão (quebra) de átomos de urânio. Essa energia aciona um gerador elétrico. Produção de energia elétrica; fabricação de bomba atômica. Não emite poluentes que contribuam para o efeito estufa. O custo da tecnologia para tratar lixo nuclear; a construção de usinas é cara e demorada; existe risco de contaminação nuclear.

4 FONTE NÃO- RENOVÁVEL OBTENÇÃOUSOVANTAGENS DESVANTAGEN S CARVÃO MINERAL Resulta da transformação química de grandes florestas soterradas. É extraído de minas localizadas em bacias sedimentares. Produção de energia elétrica; aquecimento, matéria- prima de fertilizante. Domínio de tecnologia para seu aproveitamento ; facilidade de transporte e distribuição. Libera poluentes como dióxido de carbono e óxidos de nitrogênio; contribui para a chuva ácida.

5 FONTE NÃO- RENOVÁVEL OBTENÇÃOUSOVANTAGENSDESVANTAGENS GÁSNATURAL Ocorre na natureza associado ou não ao petróleo. A pressão existente nas reservas impulsiona o gás para a superfície, onde é coletado em tubulações. Aquecimento; combustível para geração de eletricidade, veículos, caldeiras e fornos; matéria- prima de derivados da indústria petroquímica. Não emite poluentes; pode ser utilizado nas formas gasosa e líquida; existe grande número de reservas. A construção de gasodutos e metaneiros (navios especiais) para o transporte e a distribuição requer alto investimento

6 FONTE RENOVÁVEL OBTENÇÃOUSOVANTAGENSDESVANTAGENS HIDRELÉTRICA A energia liberada pela queda de água represada move uma turbina que aciona um gerador elétrico. Produção de energia elétrica. Não emite poluentes; a produção é controlada; não interfere no efeito estufa. Inundação de grandes áreas e deslocamento de população residente; a construção das usinas é cara e demorada.

7

8 Usina Hidrelétrica de Belo Monte

9

10 FONTE RENOVÁVEL OBTENÇÃOUSOVANTAGENSDESVANTAGENS EÓLICA O movimento dos ventos é captado por pás de hélices gigantes ligadas a uma turbina que acionam um gerador elétrico. Produção de energia elétrica; movimen tação de moinhos. Grande potencial para geração de energia elétrica; não interfere no efeito estufa; não ocupa áreas de produção de alimentos. Exige investimentos para a transmissão da energia; produz poluição sonora; interfere em transmissões de rádio e TV.

11 FONTE RENOVÁVEL OBTENÇÃOUSOVANTAGENSDESVANTAGENS SOLAR Lâminas recobertas com material semicondutor, como o silício, são expostas ao Sol. A luz excita os elétrons do silício, que formam uma corrente elétrica. Produção de energia elétrica; aquecimento. Não é poluente; não interfere no efeito estufa; não precisa de turbinas nem geradores para a produção da energia elétrica. Exige alto investimento para o seu aproveitamento

12 FONTE RENOVÁVEL OBTENÇÃOUSOVANTAGENSDESVANTAGENS BIOMASSA A matéria orgânica é decomposta em caldeira ou biodigestor. O processo gera gás e vapor, que acionam uma turbina e movem um gerador elétrico. Aquecimento; produção de energia elétrica e de biogás (metano). Não interfere no efeito estufa (o gás carbônico liberado durante a queima é absorvido depois no ciclo de produção). Exige alto investimento em seu aproveitamento

13 ENERGIA DAS ONDAS A energia cinética do movimento ondular pode ser usada para pôr uma turbina a funcionar; o movimento do ar pode fazer girar uma turbina. A energia mecânica da turbina é transformada em energia elétrica através do gerador e apenas suficientes para iluminar uma casa ou algumas bóias de aviso por vezes colocadas no mar Os sistemas para retirar energia das ondas são muito pequenos e apenas suficientes para iluminar uma casa ou algumas bóias de aviso por vezes colocadas no mar

14 A ENERGIA DAS MARÉS A energia da deslocação das águas do mar é outra fonte de energia. Para a transformar são construídos diques que envolvem uma praia. Quando a maré enche a água entra e fica armazenada no dique; ao baixar a maré, a água sai pelo dique como em qualquer outra barragem. Para que este sistema funcione bem são necessárias marés e correntes fortes. Tem que haver um aumento do nível da água de pelo menos 5,5 metros da maré baixa para a maré alta. Existem poucos sítios no mundo onde se verifique tamanha mudança nas marés

15 ENERGIA TÉRMICA DOS OCEANOS O último tipo de energia oceânica usa as diferenças de temperatura do mar. Se alguma vez mergulhares no oceano notarás que a água se torna mais fria quanto mais profundo for o mergulho. A água do mar é mais quente á superfície porque está exposta aos raios solares; é por isso que os mergulhadores vestem fatos próprios para mergulhar em zonas profundas. Os fatos colam-se ao corpo mantendo-o quente. Pode-se usar as diferenças de temperatura para produzir energia, no entanto, são necessárias diferenças de 38º Fahrenheit entre a superfície e o fundo do oceano. Esta fonte de energia está a ser usada no Japão e no Hawai, mas apenas como demonstração e experiência.

16 GÁS HIDROGÊNIO O hidrogênio é o elemento mais abundante e, no século XIX foi identificado com potencial combustível. Considerado por muitos como o combustível do futuro, é uma fonte inesgotável de energia e não é poluente. Quando é queimado com oxigênio puro, são produzidos calor e água. Trata-se de uma substância com grande capacidade para armazenar energia, além de pouco peso molecular. Atualmente, é utilizado em combustíveis para foguetes, nas indústrias e em cápsulas espaciais. Vantagens: não emitir gases poluentes e também na sua produção, que pode ocorrer por meio de várias fontes de energia como a água ou o gás natural. Os setores de transporte e indústria dos Estados Unidos utilizam o gás hidrogênio há anos.

17 Outras vantagens do hidrogênio: Outras vantagens do hidrogênio: - Carros movidos a hidrogênio possuem motores elétricos e evitam a poluição do meio ambiente; -O hidrogênio pode ser produzido por várias fontes como água, biomassa, etc.; O processo de produção de hidrogênio pode ocorrer da seguinte forma: - Hidrogênio através da eletrólise: é utilizada para quebrar a molécula de água (H2O) em seus componentes, o hidrogênio e o oxigênio.

18

19


Carregar ppt "FONTES DE ENERGIA RENOVÁVEIS E NÃO-RENOVÁVEIS As fontes de energia não-renováveis correspondem aos recursos naturais finitos no meio ambiente, como o urânio,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google