A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Explosão em Flixborough

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Explosão em Flixborough"— Transcrição da apresentação:

1 Explosão em Flixborough
O QUE ACONTECEU? Em Flixborough, Inglaterra em 1974, havia seis reatores em série, cada reator em nível mais baixo que o anterior. Um dos reatores teve uma rachadura e foi retirado da planta (essa rachadura foi obtida por uma modificação do processo) e substituído por tubulação temporária com dois cotovelos devido à diferença de nível.

2

3 Explosão em Flixborough
Devido à pressa para recomeçar a produção, o novo desvio não foi testado antes de iniciar a produção e nem foram considerados os padrões da engenharia ou as recomendações do fabricante. A tubulação deu defeito dois meses mais tarde, liberando cerca de 50 toneladas de ciclo‑hexano quente, que se vaporizou e originou uma nuvem de vapor não confinada, que explodiu momentos depois e destruindo a fábrica.

4

5 VÍTIMAS 28 pessoas mortas e mais de 104 pessoas feridas.
Sendo que 18 trabalhadores morreram no centro de controle de operação, devido ao colapso da edificação.

6 MEDIDAS DE CONTROLE Antes de terem executado qualquer modificação, seja temporária ou permanente, nos equipamentos, no processo ou nos procedimentos de segurança, a manobra deveria ter sido autorizada por escrito pelo gerente da área e pelo engenheiro, isto é, por alguém da equipe profissionalmente qualificado. Antes de emitirem a autorização, eles deveriam assegurar-se de que não haverá conseqüências imprevisíveis, bem como os padrões de segurança estariam sendo obedecidos.  Completada a modificação, ela deveria ter sido inspecionada por eles, para verificar se seus resultados foram alcançados e se tudo parece correto. Essa recomendação serve para qualquer procedimento de segurança que está sendo alterado.


Carregar ppt "Explosão em Flixborough"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google