A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O resumo tem por objetivo apresentar com fidelidade ideias ou fatos essenciais contidos num texto. Sua elaboração é bastante complexa, já que envolve habilidades.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O resumo tem por objetivo apresentar com fidelidade ideias ou fatos essenciais contidos num texto. Sua elaboração é bastante complexa, já que envolve habilidades."— Transcrição da apresentação:

1 O resumo tem por objetivo apresentar com fidelidade ideias ou fatos essenciais contidos num texto. Sua elaboração é bastante complexa, já que envolve habilidades como leitura competente, análise detalhada das ideias do autor, discriminação e hierarquização dessas ideias e redação clara e objetiva do texto final. Em contrapartida, dominar a técnica de fazer resumos para qualquer atividade intelectual que envolva seleção e apresentação de fatos, processos, ideias, etc. O resumo pode se apresentar de várias formas, conforme o objetivo a que se destina. No sentido estrito, padrão, deve reproduzir as opiniões do autor do texto original, a ordem como essas são apresentadas e as articulações lógicas do texto, sem emitir comentários ou juízos de valor. Dito de outro modo, trata-se de reduzir o texto a uma fração da extensão original, mantendo sua estrutura e seus pontos essenciais.

2 Em qualquer tipo de resumo, entretanto, dois cuidados são indispensáveis: buscar a essência do texto e manter-se fiel às ideias do autor. Copiar partes do texto e fazer uma "colagem", sob a alegação de buscar fidelidade às ideias do autor não é permitido, pois o resumo deve ser o resultado de um processo de "filtragem", uma (re)elaboração de quem resume. Se for conveniente utilizar excertos do original (para reforçar algum ponto de vista, por exemplo), esses devem ser breves e estar identificados (autor e página).

3 ler atentamente o texto a ser resumido, assinalando nele as ideias que forem parecendo significativas à primeira leitura; identificar o gênero a que pertence o texto (uma narrativa, um texto opinativo, uma receita, um discurso político, um relato cômico, um diálogo, etc. identificar a ideia principal (às vezes, essa identificação demanda seleções sucessivas, como nos concursos de beleza...); identificar a organização - articulações e movimento - do texto (o modo como as ideias secundárias se ligam logicamente à principal);

4 identificar as ideias secundárias e agrupá-las em subconjuntos (por exemplo: segundo sua ligação com a principal, quando houver diferentes níveis de importância; segundo pontos em comum, quando se perceberem subtemas); identificar os principais recursos utilizados (exemplos, comparações e outras vozes que ajudam a entender o texto, mas que não devem constar no resumo formal, apenas no livre, quando necessário); esquematizar o resultado desse processamento; redigir o texto. Evidentemente, alguns resumos são mais fáceis de fazer do que outros, dependendo especialmente da organização e da extensão do texto original. Assim, um texto não muito longo e cuja estrutura seja perceptível à primeira leitura, apresentará poucas dificuldades a quem resume. De todo modo, quem domina a técnica - e esse domínio só se adquire na prática - não encontrará obstáculos na tarefa de resumir, qualquer que seja o tipo de texto.

5 Resumos são, igualmente, ferramentas úteis ao estudo e à memorização de textos escritos. Além disso, textos falados também são passíveis de resumir. Anotações de ideias significativas ouvidas no decorrer de uma palestra, por Exemplo, podem vir a constituir uma versão resumida de um texto oral.

6 (1)Os meninos inquietos quebraram o vidro fosco da escola. Em (1), podemos suprimir as palavras inquietas e fosco, pois são propriedades acidentais de meninos e de vidro, constituem uma informação irrelevante. Então o texto resumido será => Os meninos quebraram o vidro da escola.

7 O médico era muito competente. Ele curava muitos pacientes. Em (2), podemos suprimir a segunda preposição – Ele curava muitos pacientes – já que curar pacientes é essencial ao médico competente, portanto, essa informação é redundante. O texto resumido será => O médico era competente. A regra 1 chama-se apagamento. Essa regra consiste na cópia das proposições básica no apagamento daquelas que trazem um conteúdo irrelevante (1) ou redundante (2).

8 (3) Lucas gosta de maçã, pera e uva. Em (3), podemos substituir maçã, pera uva por um único termo mais geral. O texto resumido ficará deste modo => Lucas gosta de frutas. (4) Felipe viu um cachorro um coelho e um gato. Em (4), podemos substituir cachorro, coelho e gato por um único termo. O termo resumido será => Felipe viu animais. O exemplo 2 e 3 chama-se generalização. Consiste na substituição de uma série de nomes de seres, de propriedades e de ações por um único ser.

9 (5) Ana pegou as bagagens, saiu de casa, tomou um táxi, chegou a estação, comprou um bilhete, esperou o trem e entrou. Em (5), o texto resumido será => Ana viajou. (6) Paulo comprou o cimento, tijolos e madeira, fez as fundações, construiu paredes, o telhado,... Em (6), o texto resumido será => Paulo construiu uma casa. A regra 3 chama-se construção. A partir dessas regras, podemos substituir uma sequência de proposições, expressas ou pressupostas, por uma proposição que seja inferida delas, através da associação de seu significado.

10 Os principais meios de comunicação de massa são três: O jornal, o rádio e a televisão. Eles destinam-se a distrair e a informar os leitores, ouvintes e telespectadores, respectivamente. O jornal através das mais diversas matérias, sobre os últimos acontecimentos do Brasil do mundo. O rádio com músicas, notícias, comentários etc. A televisão, por sua vez, através de novelas, programas de humor, telejornais, programas de auditório e, hoje, mais do que nunca, programas envolvendo pessoas comuns. Os três meios de comunicação no entanto devem ser encarados com crítica, cautela e desconfiança para não interferirem em nossas decisões, opiniões e modo de ver o mundo que nos cerca.

11 Os principais meios de comunicação em massa são o jornal, o rádio e a televisão. Eles destinam-se a distrair e a informar os indivíduos. Contudo devem ser encarados com crítica para não interferirem em nossas vida.

12 Ler o texto integralmente, para apreensão do tema; Esclarecer dúvidas de vocabulários; Reler o texto identificando as ideias principais, sublinhando as ideias-chave e as informações mais significativas; Ler o que foi sublinhado, verificando se há sentido; Reconstruir o texto a partir do que foi sublinhado.


Carregar ppt "O resumo tem por objetivo apresentar com fidelidade ideias ou fatos essenciais contidos num texto. Sua elaboração é bastante complexa, já que envolve habilidades."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google