A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJETO DE RÁDIO PARA CRIANÇAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJETO DE RÁDIO PARA CRIANÇAS"— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO DE RÁDIO PARA CRIANÇAS
BUSINESS PLAN PROJETO DE RÁDIO PARA CRIANÇAS Carlos Michel Batista Carolina Panzica Pedro Caldas Valério Soares

2 SUMÁRIO EXECUTIVO Projeto de implantação e operacionalização de uma rádio voltada ao público infantil na região metropolitana de São Paulo, Criação de uma plataforma web, incrementando recursos e funcionalidades voltadas não apenas às crianças, como também aos seus pais.

3 SUMÁRIO EXECUTIVO A situação atual: O tempo que as crianças passam dentro de carros e vans aumenta a cada dia, O público potencial: aprox. 1.5 milhões de crianças apenas na cidade de São Paulo, A necessidade: uma forma de distrair as crianças no carro, aproveitando este tempo para proporcionar cultura e aprendizado de maneira lúdica e divertida; A idéia: uma rádio com programação voltada às crianças.

4 SUMÁRIO EXECUTIVO O projeto tem como proposta:
Contribuir para que as crianças tenham mais acesso à cultura, Estimular a imaginação através da música e histórias, possibilitando que as crianças saiam de um “mundo plano”, onde suas experiências se dão através de uma televisão ou tela de computador; Disponibilizar conteúdos sem menção à violência, diferentemente da grande parte dos conteúdos destinados a este público, que apresentam lutas, armas, conflitos etc, Estreitar a relação entre pais e filhos melhorando a qualidade do tempo que passam juntos.

5 SUMÁRIO EXECUTIVO Outro diferencial é o modelo de negócio, onde se prevê: I. A operação da rádio por meio de uma proposta de receita diferente da grande maioria das rádios existentes. Ao invés de ter receita apenas através de mechandising, o projeto prevê a busca de um sponsor estratégico, que possua linhas de produtos voltados às crianças, vinculando fortemente a marca da empresa à proposta conceitual da rádio. Exemplo: Natura Johnson & Johnson Nestlé

6 SUMÁRIO EXECUTIVO II. Parceria com uma rádio já existente para disponibilização de toda a infraestrutura técnica necessária para operação e transmissão do conteúdo (espaço, equipamentos de captação, edição, transmissão e suporte técnico). Modelo de operação próximo ao utilizado pela rádio Mitsubishi fm e Sulamérica transito fm, ambas ligadas ao grupo Bandeirantes.

7 VISÃO Ser a rádio pioneira a levar divertimento e cultura para as crianças e orientação para os seus pais quanto às dúvidas inerentes à criação e educação de seus filhos.

8 MISSÃO Comunicação com crianças de 0 a 7 anos por meio de sons. Introdução do gosto pela música e entretenimento por meio do rádio. Orientação aos pais quanto às dúvidas inerentes à educação e à criação destas crianças.

9 VALORES PROJETO DE RÁDIO PARA CRIANÇAS Alta qualidade de produção,
Alta qualidade de produção, Toda criação inspirada nas crianças, Sem linguagens subliminares induzindo as crianças ao consumo, Consciência das  diversas culturas, apoiando a diversidade cultural do Brasil, Variados em gênero e conteúdo, sem expressões que denunciem ou instiguem violência ou sexo. Programação Ouvir e expressar a sua cultura, a sua linguagem e a sua experiência de vida que afirmem o seu sentido como pessoas que participam de uma  comunidade, Desenvolver as potencialidades físicas, mentais e sociais alinhadas ao entretenimento. As crianças

10 ANÁLISE SWOT Forças Fraquezas
Parceria com rádio existente, alocando toda a infraestrutura necessária, Contratação de profissionais experientes para produção e edição (comunicação), Patrocinador estratégico, Estender o conteúdo para web 2.0. Dependência financeira do patrocinador/ mantenedor Oportunidades Ameaças Única rádio na região metropolitana de São Paulo destinada ao público infantil, Expansão do negócio para outras capitais (franquia). Cancelamento do acordo entre o patrocinado principal/mantenedor, Produto novo no mercado, dependerá da aceitação do público, Apropriação da idéia por terceiros, se lançando no mercado antes da consolidação do negocio     Tv digital

11 METAS E OBJETIVOS Metas: 1º ano – média de 100 mil ouvintes diários
1º ano - média 1 mil acessos diários 2º ano – média 5 mil acessos diários

12 METAS E OBJETIVOS Objetivos: Conteúdo Econômico Consolidação
Criar e disponibilizar uma programação inovadora e quando possível interativa (web, principalmente) Econômico Criar uma estrutura sustentável, beneficiando todos os envolvidos Consolidação Consolidar –se como uns dos principais canais para o público infantil e tornar-se um dos principais sites infantis do país

13 CONCORRÊNCIA Não há concorrentes diretos no Brasil,
Concorrentes indiretos: Programas infantis pontuais em outras rádios, CDs de músicas e histórias, Aparelhos de TV digital portáteis (atualmente apenas canais abertos), DVDs para autos, Canal de TV Discovery Kids, Canal de TV Playhouse Disney.

14 BARREIRAS DE ENTRADA Pouca oferta de frequências de rádio (o governo federal que “controla” a concessão no país), Devido a lei de oferta x procura, existe um alto custo para aquisição ou locação de frequências no Brasil (principalmente em grandes centros).

15 PRODUTOS E SERVIÇOS PROJETO DE RÁDIO PARA CRIANÇAS Programação
 A partir das 6h30, músicas e brincadeiras suaves para iniciar o dia, 7h30, brincadeiras para hora de ir para a escola. Ao brincar, aguardar a criança “responder” quando for possível. Hora de acordar Músicas e brincadeiras mais agitadas, Contadores de histórias improvisando com a participação das crianças através de ligações telefônicas. Ao longo do dia Incentivo a comer de maneira saudável, Músicas para lavar as mãos e escovar os dentes. Hora do almoço

16 PRODUTOS E SERVIÇOS PROJETO DE RÁDIO PARA CRIANÇAS Programação
Músicas de ninar, Historinhas. Hora de dormir Músicas agitadas durante o período de 11h00 as 23h00, Programação especial direcionada para festas infantis. Finais de semana

17 PRODUTOS E SERVIÇOS WEB Plataforma 2.0,
Identidade visual ligada à marca do patrocinador/mantenedor, Utilização de conteúdos de domínio público, prioritariamente, Conteúdos tanto para as crianças quanto para seu pais, Rádio ao vivo.

18 PRODUTOS E SERVIÇOS Conteúdo web para as crianças Jogos educativos,
Guia de programação musical, Músicas por idade, estilo e artistas, Historinhas contadas, Imagens, possibilitando a participação da criança na criação, através da alteração de cores, formas, tamanhos, etc. Desenhos e brincadeiras usando cores e formas.

19 PRODUTOS E SERVIÇOS Conteúdo web para os pais
Podcasts de profissionais (psicólogos, pediatras, fonoaudiólogos, educadores) orientando sobre a educação, saúde e bem estar das crianças, Links de sites sobre orientação infantil, Indicação de livros sobre educação infantil, Indicação de atividades a serem desenvolvidas junto as crianças.

20 PLANEJAMENTO DE MARKETING
Planejamento em conjunto com a equipe de Marketing e Branding do patrocinador principal/mantenedor, alinhado às estratégias empresariais, Negócios com marcas de produtos/serviços infantis que não concorram comercialmente com o mantenedor (com o conhecimento deste),

21 PLANEJAMENTO DE MARKETING
Criar parcerias com permuta entre a rádio e um canal de televisão infantil, Criar parcerias com grupos teatrais e produtores de peças infantis fazendo a divulgação de espetáculos na rádio, tendo como contrapartida a divulgação do apoio da rádio nas peças e teatros em que elas são encenadas.

22 PLANEJAMENTO DE MARKETING
Promover programas ao vivo dentro de colégios particulares de grande renome afim de conseguir patrocínios exclusivos, Fazer parceria com marcas de produtos consagrados no mercado de consumo infantil (desde que não concorra comercialmente com o patrocinador master), promovendo sorteio de produtos e/ou visitas guiadas até a rádio, tendo por meio de cupons que estarão dentro das embalagens das marcas parceiras.

23 PLANEJAMENTO FINANCEIRO
Investimentos Itens Valor estimado (R$) Abertura da empresa 5.000 Contrato com a rádio parceira 25.000 Desenvolvimento do site 35.000 Alocação de pessoal 10.000 Infraestrutura adicional (ex: computadores) 15.000 Despesas diversas Total

24 PLANEJAMENTO FINANCEIRO
Custo fixo mensal Itens Valor estimado (R$) Locação da frequência da rádio 40.000 Locação do estúdio (espaço, equipamentos, água, luz, limpeza e IPTU) 25.000 Pessoal (produtores, editores, operadores, apresentadores) 70.000 Telefonia e internet 2.500 Hospedagem e manutenção do portal 1.200 Publicidade 15.000 ecad e outros direitos autorais Taxa de gestão (20%) 35.740 Total

25 PLANEJAMENTO FINANCEIRO
Os custos com produções especiais serão tratados separadamente, como projetos específicos. Esses serão discutidos e aprovados em conjunto com o patrocinador/mantenedor.

26 PLANO OPERACIONAL Alugar a concessão de uma frequência num grupo de rádio FM já existente. (Grupo Bandeirantes de Comunicação, Sistema Globo de Rádios, Fundação Padre Anchieta sistema Cultura de radiodifusão AM e FM), Montagem primeiro da grade de programação, para posterior contratação dos locutores que atuarão na rádio,

27 PLANO OPERACIONAL Contratação do staff criativo de produtores e todos os envolvidos nos bastidores de produção para o desenvolvimento do processo artístico-criativo dos produtos da rádio. 27

28 EQUIPES Direção executiva Produção e editoração Internet
Operação técnica Atendimento Consultores especialistas associados

29 GESTORES DO PROJETO Líder de Programação: Valéria Oliveira Soares
Líder de Negócios: Pedro Marcelino Caldas Líder de Pessoas: Carolina Panzica Líder de Operações: Carlos Michel Batista


Carregar ppt "PROJETO DE RÁDIO PARA CRIANÇAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google