A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FACINTER FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA TUTORIA: UM SERVIÇO DE APOIO AO ALUNO NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA AUTORES: THAIS ELENA CARVALHO COELHO - RU 182872.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FACINTER FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA TUTORIA: UM SERVIÇO DE APOIO AO ALUNO NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA AUTORES: THAIS ELENA CARVALHO COELHO - RU 182872."— Transcrição da apresentação:

1 FACINTER FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA TUTORIA: UM SERVIÇO DE APOIO AO ALUNO NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA AUTORES: THAIS ELENA CARVALHO COELHO - RU PRISCILA MARIA SATOLO - RU CAMPO GRANDE /MS 2008

2 1.INTRODUÇÃO O tutor na proposta pedagógica da Educação a Distância estimula o aluno ao aprendizado interativo, cooperativo e na auto-aprendizagem

3 2. OBJETIVOS Analisar as contribuições do tutor na telessala ao qualificar alunos para o mercado de trabalho diversificado que nossa sociedade exige.

4 3.METODOLOGIA Pesquisa bibliográfica. Os resultados da pesquisa contribuirão para se ter uma visão do quanto a tutoria é importante na educação a distância e suas contribuições na educação brasileira.

5 4. O Aluno no Contexto da EAD Conhecer o aluno a distância. são distâncias complexas e fluidas na relação aluno-professor. Evans (1994, p.18)

6 4. O Aluno no Contexto da EAD Agente principal da construção do próprio conhecimento. Centro do processo ensino-aprendizagem na telessala. Autodisciplina Rotina de estudos diários Acesso à tecnologia:materiais impresso, e- learning, televisão, vídeo, rádio, cd-rom.

7 5. O Papel Do Tutor Um agente educativo, um profissional que intencionalmente promove, facilita e mantém os processos de comunicação necessários para contribuir para o aperfeiçoamento do sistema. Para Grijalbo (1986, apud UNESCO, 1993p. 62)

8 5. O Papel Do Tutor. Promove a comunicação e se utiliza de recursos como vídeo-aula, internet, link, Chat, web, CD roon; comunicação de dupla via entre receptor e emissor; encontros presenciais com propósito educacionais adequados para atender aos níveis do aluno.

9 5. O Papel Do Tutor Os tutores e monitores acompanham, à distância, o desenvolvimento e a aprendizagem através da observação e percepção baseado no que lhe é enviado. Motiva, a partir de estratégias múltiplas, para que aconteça a aprendizagem.

10 5. O Papel Do Tutor Seleciona atividades. Promove interações entre aluno e professor. Avalia o nível do aprendizado de cada um.

11 5. O Papel Do Tutor. Compete ao tutor acreditar nas diferenças que possui cada aluno, e na oportunidade de auxiliá-los, e fazer o melhor por eles.

12 6. Aprendizagem e Instrumentos de Apoio em EAD A facilidade de acesso a centros de pesquisa. Acesso à tecnologia. Planejar adequadamente a utilização de materiais como: impresso, e-learning, televisão, vídeo, rádio, cd-rom.

13 7.Recursos Disponíveis em EAD Materiais on-line, cases, animações, pequenos vídeos. Atividades que o acadêmico realiza e envia seus resultados a centros para serem avaliados e atribui um correio que permite o avanço do aluno para etapas seguintes. Materiais textuais pela internet, apresentações power point num designer de fácil navegação como formatos hipertextuais e multimídia.

14 8. Relação entre tutore e alunos É o sucesso dos cursos em EAD e vem atingindo cada vez mais alunos, sendo ministrados em todas as regiões do país, onde acompanham, à distância, o desenvolvimento e a aprendizagem através da observação e percepção, baseado no que lhe é enviado.

15 8. Relação entre tutore e alunos Também é necessário utilizar-se da motivação, além de estratégias múltiplas e métodos diversificados as apresentações, selecionar atividades e promover interações entre aluno e professor.

16 8. Relação entre tutore e alunos Contando-se com uma estrutura de apoio desenvolvido por profissionais capacitados e qualificados utiliza-se de aulas através de teleconferências onde são assistidas por expectadores espalhados pelo país e acompanhados por um tutor. Tem por objetivo de construir e manter interação que promova a aprendizagem tendo o aluno como centro do processo.

17 8. Relação entre tutore e alunos Tem por objetivo principal construir e manter interação, que promova a aprendizagem, tendo o aluno como centro do processo.

18 9. Considerações Finais Percebemos a necessidade de incentivar os alunos a concluírem seus estudos na modalidade de educação à distância, se utilizando os recursos disponibilizados pelo programa sob orientação de tutores. possibilidade de flexibilização de horários a Educação a Distância ganha cada vez mais espaço em instituições de ensino superior de todo país. Conectada com as novas ferramentas utilizadas para o desenvolvimento da educação os cursos EAD é vista como a modalidade de ensino mais atual, O tutor torna-se um mediador do conhecimento, deixando de transmitir conhecimentos acabados.

19 10. Referências SANTOS, Gisele do Rocio Cordeiro Mugnol; MOLINA, Nicelmara Leal; DIAS, Vanda Fattori. Orientações e dicas práticas para trabalhos acadêmicos. Curitiba: Ibpex, MORAN, José Manuel Formação de tutores em educação a distância. Florianópolis: Sead/UFSC, GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. São Paulo: Atlas,2002. MORAN, José Manuel, MASETTO, Marcos & BEHRENS, Marilda. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. 10ª ed. São Paulo: Papirus, BRASIL. Educação A Distância. Decreto n 2.494, de 10 de fevereiro de www. Intersaberes. grupouninter.com. br


Carregar ppt "FACINTER FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA TUTORIA: UM SERVIÇO DE APOIO AO ALUNO NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA AUTORES: THAIS ELENA CARVALHO COELHO - RU 182872."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google