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Lab. de Produção Gráfica e Imagem Aula 002 Psicodinâmica das Cores na Comunicação A cor na Publicidade.

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1 Lab. de Produção Gráfica e Imagem Aula 002 Psicodinâmica das Cores na Comunicação A cor na Publicidade

2 Lab. de Produção Gráfica e Imagem A cor na Publicidade O principal papel da publicidade é vender. Somos alvos de bombardeios constantes dos meios de comunicação para nos chamar a atenção. É quase um vale tudo entre eles.

3 Lab. de Produção Gráfica e Imagem A cor na Publicidade E nesse vale tudo, a cor é um fator predominante nessa batalha, exatamente pela influência psicológica que exerce sobre nós.

4 Lab. de Produção Gráfica e Imagem A cor na Publicidade Os consumidores compram pela razão e pela emoção. A compra pela emoção é aquela em que o consumidor é surpreendido. Já a compra pela razão é aquela compra mais planejada.

5 Lab. de Produção Gráfica e Imagem A cor na Publicidade Quando a compra é determinada pela razão, a cor tem influência maior ainda. Pois quando uma pessoa compra um produto, ela sabe o que quer, onde vai usar e o para quê o comprou.

6 Lab. de Produção Gráfica e Imagem A cor na Publicidade Outra coisa que é preciso saber antes de ser definidaa cor na comunicação de determinado produto, é a que público se destina. Crianças, idosos, jovens, mulheres, homens, qual?

7 Lab. de Produção Gráfica e Imagem A cor na Publicidade Mas devemos levar em consideração, que a influência que a cor exerce em um determinado perfil de consumidor está diretamente ligada com a moda, o tempo e o lugar.

8 Lab. de Produção Gráfica e Imagem A cor na Publicidade A cor nos anúncios: Os anúncios preto e branco possuem uma atração muito forte. O contraste entre as cores branco e preto torna-os chamativos. Entretanto não há como negar que um anúncio em quatro cores possui um poder de atração ainda maior, atuando diretamente no aspecto psicológico do consumidor.

9 Lab. de Produção Gráfica e Imagem A cor na Publicidade A cor nos anúncios:

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11 Lab. de Produção Gráfica e Imagem A cor na Publicidade A cor nos anúncios:

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14 Lab. de Produção Gráfica e Imagem A cor na Publicidade A cor nos anúncios:

15 Lab. de Produção Gráfica e Imagem A cor na Publicidade A cor nos anúncios: Hoje, na busca da qualidade da imagem na comunicação mercadológica, não basta contratar um ótimo fotógrafo para a produção da imagem de uma campanha. A cor é uma das grandes preocupações dos profissionais envolvidos.

16 Lab. de Produção Gráfica e Imagem A cor na Publicidade A cor nos anúncios: 01. Pense na influência das cores ao escolher e qual delas usará no anúncio; 02. Não esqueça a que público o anúncio se destina e o perfil do cliente do determinado anúncio;

17 Lab. de Produção Gráfica e Imagem A cor na Publicidade A cor nos anúncios: 03. Saiba o grau de atenção que você deseja despertar. Cores como amarelo e vermelho, por exemplo, chamam muito a atenção, mas usá-las vai depender do produto, do público, do cliente, do conceito, do anúncio;

18 Lab. de Produção Gráfica e Imagem A cor na Publicidade A cor nos anúncios: 04. Se deseja passar seriedade e confiança com o anúncio, use cores sóbrias. Normalmente anúncios de bancos usam cores que traduzem isso: verde-escuro, azul-petróleo, cinza, vinho ou preto.

19 Lab. de Produção Gráfica e Imagem A cor na Publicidade A cor nos anúncios: 05. Se o anúncio for para o público jovem, não tenha receio de usar cores mais fortes, vibrantes. De preferência as quentes. 06. Associe as cores. Se uma foto de um anúncio tiver tons avermelhados, cores como laranja e vinho podem combinar.

20 Lab. de Produção Gráfica e Imagem A cor na Publicidade A cor nos anúncios: 07. Harmonizar as cores do anúncio com as cores do produto, é uma decisão perfeita. 08. Não abuse das cores (lembre-se que ainda tem a foto), a depender do anúncio, 3 cores, são suficientes.

21 Lab. de Produção Gráfica e Imagem A cor na Publicidade A cor nos anúncios: 09. Em caso de dúvida ou insegurança, deixe o fundo branco e o texto em cor preta: NUNCA FALHA, mas seu anúncio pode não se diferenciar.

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24 Lab. de Produção Gráfica e Imagem A cor na Publicidade A cor nas embalagens: Diferente do anúncio, a embalagem exerce um papel mais direto, mais próximo com o consumidor. Está ali na prateleira, pronto para fisgar alguém. O poder de sugestão é e persuasão é indiscutível. A cor completa a embalagem, revestindo-a de visibilidade, atração e impacto.

25 Lab. de Produção Gráfica e Imagem A cor na Publicidade A cor nas embalagens: Desejando fixar um esquema, a fim de estabelecer o caminho do sucesso de um produto ou de um serviço oferecido, notaremos que vários fatores se inter-relacionam para determinar de forma positiva o processo da procura e da oferta:

26 Lab. de Produção Gráfica e Imagem A cor na Publicidade A cor nas embalagens: a) O despertar da atenção pro meio da embalagem; b) A continuidade da atenção do consumidor sobre a embalagem; e c) o efeito e a decisão do consumidor por meio da influência que a embalagem exerce.

27 Lab. de Produção Gráfica e Imagem A cor na Publicidade A cor nas embalagens: chocolate: marrom, vermelho, laranja, ocre, dourado, roxo, azul; café: dourado, marrom, vermelho; leite: branco, azul-claro, amarelo;

28 Lab. de Produção Gráfica e Imagem A cor na Publicidade A cor nas embalagens: massas: vermelho, dourado, branco. cosméticos: azul-claro, rosa, dourado, prata; desinfetantes: vermelho, azul-marinho, branco, verde; produtos para bebês: azul-claro, rosa, creme (tons suaves).

29 Lab. de Produção Gráfica e Imagem A cor na Publicidade A cor nas embalagens: O poder de atração e o fascínio que a cor exerce diretamente na sensibilidade humana, atingem a parte motivacional, levam o indivíduo a reagir, e este realiza um desejo despertado improvisadamente, por meio da aquisição.

30 Lab. de Produção Gráfica e Imagem A cor na Publicidade A cor nos outdoors e grandes formatos: Em um ambiente de grande poluição visual, o que vale além de uma boa ideia, é o impacto, a diferenciação, o contraste. Como o espaço é grande e o tempo de leitura é pequeno, usar cores chamativas facilita a visibilidade. Deve-se preocupar principalmente com a luminosidade.

31 Lab. de Produção Gráfica e Imagem A cor na Publicidade A cor nos outdoors e grandes formatos: O outdoor possui algumas caracteristicas que o distinguem fundamentalmente de outras: maleabilidade: pode ser usado numa extensão região, em uma cidade ou apenas em um bairro;

32 Lab. de Produção Gráfica e Imagem A cor na Publicidade A cor nos outdoors e grandes formatos: Oportunidade: pode ser usada nos momentos mais precisos e ter a mensagem substituída logo que necessário; Impacto: impressiona geralmente pelo tamanho e pela cor viva ou em contraste com a do local onde está colocado;

33 Lab. de Produção Gráfica e Imagem A cor na Publicidade A cor nos outdoors e grandes formatos: Memorização: como, em geral, passamos diariamente diante de vários exemplares do mesmo, o que é anunciado tende a fixar-se na mente pela repetição; Simplicidade: porque é uma mensaem concisa e breve, é facilmente compreendida.

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35 Lab. de Produção Gráfica e Imagem A cor na Publicidade A cor nos meios eletrônicos: a cor a televisão; as cores na internet.

36 Lab. de Produção Gráfica e Imagem A cor na Publicidade A cor nos meios eletrônicos » televisão: Nessa questão a harmonia é imprescindível. É fundamental que as cores do cenário, das roupas dos figurantes e atores, da maquiagem, objetos de cena estejam se justapondo. Uma não deve se sobrepor a outra, salvo o caso em que isso seja proposital.

37 Lab. de Produção Gráfica e Imagem A cor na Publicidade A cor nos meios eletrônicos » televisão: O que devemos observar é se, no geral, as cores não estão muito carregadas, pois no vídeo elas ficam mais vivas, mais luminosas. O vermelho e o azul, por exemplo, são as cores mais vibrantes no vídeo.

38 Lab. de Produção Gráfica e Imagem A cor na Publicidade A cor nos meios eletrônicos » televisão: E outra consideração importantíssima é a cor do produto e também do logotipo do cliente. A variação de tonalidades com limites é aceitável, de cor.... NÃO.

39 Lab. de Produção Gráfica e Imagem A cor na Publicidade A cor nos meios eletrônicos » internet: Antes de definir a cores para um site, saiba para quem este será direcionado: jovens, adultos, divertido, sério. E claro o perfil de quem tem este site.

40 Lab. de Produção Gráfica e Imagem A cor na Publicidade A cor nos meios eletrônicos » internet: Embora sejam mídias diferentes (forma, interatividade e sistema de cores), são semelhantes na essência visual e tem o mesmo princípio para as peças gráficas. E as preocupações também são as mesmas.

41 Lab. de Produção Gráfica e Imagem A cor na Publicidade A cor nos meios eletrônicos » internet: 01. Não carregue o site com cores em demasia, as cores podem esmagar as informações importantes; 02. Dê importância ao contraste; 03. Seja harmonioso com as cores das fotos e as cores do logotipo do cliente;

42 Lab. de Produção Gráfica e Imagem A cor na Publicidade A cor nos meios eletrônicos » internet: 04. Uso de cores luz (RGB), como já mencionado anteriormente, no vídeo elas ficam mais vivas, mais luminosas. Combine-as de tal forma que elas não vibrem. Abuse do contraste.

43 Lab. de Produção Gráfica e Imagem A cor na Publicidade A cor nos meios eletrônicos » internet: 05. A depender do site ele pode ser comparado a uma revista. Dividida em assuntos ou temas, possibilita ao consumidor (internauta) escolher o que quer ver. E as cores ajudam na diferenciação desses temas ou assuntos.

44 Lab. de Produção Gráfica e Imagem A cor na Publicidade A cor nos meios eletrônicos » internet: 06. O público jovem responde melhor às cores vivas, fortes (amarelo, cian, verde-limão, roxo, laranja). O público mais sofisticado, prefere cores discretas (preto, azul-escuro, verde-escuro, cinza).

45 Lab. de Produção Gráfica e Imagem A cor na Publicidade A cor nos meios eletrônicos » internet: 07. Ao definir as cores de um site, é preciso saber que tipo de anunciante estará nele e as cores desse anunciante. Harmonia sempre.

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