A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Estudo de Caso: Empresa Queijo Saloio Ana Rita Porto I Cristina Coimbra I Américo Guedes I Joana Ferreira I.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Estudo de Caso: Empresa Queijo Saloio Ana Rita Porto I Cristina Coimbra I Américo Guedes I Joana Ferreira I."— Transcrição da apresentação:

1 Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Estudo de Caso: Empresa Queijo Saloio Ana Rita Porto I Cristina Coimbra I Américo Guedes I Joana Ferreira I Nelson Aires

2 A Excelência e o rigor do saber e do sabor (Guedes, Clara Moura 2010)

3 Síntese dos temas a abordar A origem e a evolução da empresa; Produtos da empresa Queijo Saloio; Concorrentes Nacionais/Internacionais; A difusão dos produtos; Prémios e Distinções; A importância social; A notícia origem do EC; Inovação A importância da Inovação na Saloio O ciclo de Inovação I&D na Empresa Saloio Trechos da entrevista com a Saloio

4 A origem e a Evolução da Saloio: Fundação em 1968 na região saloia; Começou por ser uma pequena exploração agrícola; Conceitos: Inovação e Tradição; Evolução no mercado nacional e internacional.

5 Produtos da Empresa: Apenas os Queijos mais vendidos pela Empresa Queijo Saloio:

6 Concorrentes Nacionais: Concorrentes Directos: Queijo Serra Dourada Queijo Paiva

7 Concorrentes Indirectos: Queijo Agros Queijo Alavão Queijo Castelinhos Queijo Castelões Queijo Gresso Queijo Limiano Queijo Loreto Queijo Mimosa Queijo Pastor Queijo Primor Queijo Terra Nostra

8 Concorrentes Internacionais: Queijos Italianos:

9 Queijos Franceses:

10 A difusão dos produtos: Intensas campanhas publicitárias: Jornais; Revistas; Rádio; Televisão; Rede Social, o Facebook; Youtube.

11 Prémios e Distinções: World Cheese Awards (2007) ao Queijo Sítio de Perdiz; Melhos Queijo 2009 aos Queijos Palhais Rústico e Sítio de Perdiz; Melhor Queijo 2011 ao Queijo Palhais Rústico e Três Igrejas.

12 Importância Social: Qualidade; Ambiente.

13 NOTÍCIANOTÍCIA ORIGEMORIGEM

14 INOVAÇÃO – Identificar oportunidades – Contributo para o mercado e para o cliente Inovação, novo produto – I&D interna, vários anos – Inovação incremental – Novos mercados e clientes antigos

15 Importância da inovação na empresa Saloio – Inovação é motor estratégico – Atitude mais inovadora – Novos produtos todos os anos Importância da Inovação 3 is da inovação: Inspiração, Integração e Implementação

16 – Articulação com o Ciclo de Vida do Produto – Inovação incremental na fase de maturidade – Evitar / adiar o declínio e prolongar a rentabilidade O Ciclo de Inovação

17 I&D na Empresa Saloio – Competitividade – novos produtos – Inovação contínua – evitar o declínio – Criatividade – organização, clientes, fornecedores, parceiros de investigação A inovação é o resultado de um processo interativo de transferência de conhecimento e tecnologia construída por uma rede de agentes (Carla Susana Marques – Diapositivos de apoio a aulas 2012).

18 A inovação é um dos vetores estratégicos da Saloio, sendo o motor de crescimento da marca, servindo de alavanca impulsionadora para nos destacarmos da concorrência e conquistar novos mercados. É através do acompanhamento próximo das tendências de consumo que se desenvolve todo o processo de investigação e desenvolvimento, com o intuito de colocar no mercado novas propostas de valor acrescentado para os consumidores e clientes.

19 A Gestão de desenvolvimento de um novo produto é realizada pelo Departamento de I&D da Saloio. Em termos gerais é seguido o ciclo de inovação de um produto, em que numa 1.ª fase há uma deteção das oportunidades, seguida da geração de ideias, desenvolvimento das ideias selecionadas, realização de testes (Ensaios à Escala Piloto, Ensaios à Escala Semi-Industrial e por fim Ensaios à Escala Industrial), introdução do produto no mercado. Estes projetos são todos acompanhados por equipas multidisciplinares da Saloio que incluem os diversos departamentos: I&D, Marketing; Produção, Qualidade, Embalagem e Vendas.

20 Estudo de Caso Queijo Saloio Obrigado.


Carregar ppt "Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Estudo de Caso: Empresa Queijo Saloio Ana Rita Porto I Cristina Coimbra I Américo Guedes I Joana Ferreira I."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google