A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HALLOWEEN.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HALLOWEEN."— Transcrição da apresentação:

1 HALLOWEEN

2 UM POUCO DA HISTÓRIA A história do Dia das Bruxas começou nos tempos antigos quando os Celtas viviam na Inglaterra e Irlanda, há cinco séculos antes de Cristo.

3 QUEM SÃO OS CELTAS? É uma civilização originária da Europa (Inglaterra), tem mais de 2000 anos e concentrou-se principalmente na Irlanda. Essa civilização não conhecia a tecnologia, e, ao contrário da nossa, tinha a sabedoria da natureza como principal aliada. Esse elo com os fenômenos naturais era percebido em todas as suas atividades. Colheitas, rituais e principalmente na religião.

4 No dia 31 de Outubro, à noite, os Celtas celebravam a mudança do verão para o inverno, pois o fim do verão era considerado como ano novo para os Celtas. Era pois uma data sagrada uma vez que, durante este período, os celtas consideravam uma relação muito forte entre o mundo dos mortos, o mundo dos vivos e o mundo dos deuses.

5 Os Celtas acreditavam que os espíritos do mal e os mortos vagavam e assombravam a Terra. Para se livrar destes espíritos, eles se vestiam de bruxas e fantasmas e com uma enorme fogueira.

6 As pessoas vivas não queriam ser possuídas pelos espíritos dos mortos. Então, na noite de 31 de outubro, os habitantes dos vilarejos apagavam os fogos em suas casas, para torná-las frias e indesejáveis.

7 No ano de 1800 as tradições do Halloween se espalharam da Inglaterra para os Estados Unidos. Atualmente no dia 31 de Outubro, crianças norte americanas e britânicas usam máscaras e vestem-se como fantasmas, bruxas e outros personagens.

8 À noite as crianças vestem seus trajes e vão para a casa dos seus vizinhos . Quando os vizinhos abrem a porta, as crianças gritam: “Trick or treat” ( doces ou travessuras), Os vizinhos geralmente dão doces, bolachas, biscoitos e frutas como trato. Se eles não derem o que as crianças estão pedindo, eles fazem alguma travessura, como por exemplo esconder algum objeto da casa, ensaboar os vidros das janelas.

9 O HALLOWEEN E O DIA DAS BRUXAS
Como podemos entender então o porquê desta data comemorativa estar aliada as bruxas? A  relação da comemoração desta data com as bruxas propriamente dita teria começado na Idade Média no seguimento das perseguições incitadas por líderes políticos e religiosos, sendo conduzidos julgamentos pela Inquisição, com o intuito de condenar os homens ou mulheres que fossem considerados curandeiros e/ou pagãos. Todos os que fossem alvo de tal suspeita eram designados por bruxos ou bruxas, com elevado sentido negativo e pejorativo, devendo ser julgados pelo tribunal do Santo Ofício e, na maioria das vezes, queimados na fogueira.   Essa designação se perpetuou e a comemoração do Halloween, levada até aos Estados Unidos pelos emigrantes irlandeses (povo de etnia e cultura celta) no século XIX, ficou assim conhecida como "dia das bruxas", uma lenda histórica.

10 SÍMBOLOS ABÓBORA (Jack O’ LANTERN)
A tradicionalíssima abóbora que é esculpida dando o formato de um rosto com olhos, boca e nariz. Fazendo parte do folclore irlandês, diz a lenda que um homem que fazia brincadeiras satânicas e era muito trapaceiro, cujo nome era Jack, enganou o Diabo e o prendeu em uma árvore. O Jack só soltou o Diabo depois de um acordo em que o Demônio jurou nunca incomodar o Jack. Com o tempo o Jack morreu, porém não foi aceito no céu, pois tinha acordo com o Diabo, e também não conseguiu entrar no inferno, pois o Demônio tinha medo de ser enganado novamente. Então para iluminar o seu caminho na escuridão, Jack ganhou uma vela, que para fazê-la durar para sempre, a colocou acesa dentro de um nabo com furos para dar passagem a claridade. Chegando aos Estados Unidos os imigrantes substituiriam os nabos pelas abóboras. Desta maneira a abóbora é hoje o maior símbolo do Dia das Bruxas. Jack-o’-lantern é também usado em forma de agradecimento pela boa colheita.

11 GATO PRETO É um símbolo ligado às bruxas, pois estas conseguem se transformar em gatos. Outras superstições acerca dos gatos são que estes são fontes de azar e que também são espíritos de pessoas mortas.

12 BRUXAS São as principais simbologias desta festa. Conta as estórias que as bruxas participavam de festas realizadas pelo diabo, além de terem a função de espantar espíritos maus.

13 VASSOURA É um símbolo do poder feminino em limpar tudo aquilo que traz conseqüências negativas para a vida.

14 MORCEGO Por ter uma visão aguçada, simboliza a visão que ultrapassa as aparências e consegue ver o íntimo das pessoas.

15 TRICK OU TREAT Crianças com trajes de bruxas e fantasmas batem a porta dos vizinhos perguntando: doce ou travessuras. Se as crianças conseguem doces os vizinhos estão livres de pagarem prendas, e brincadeiras.

16 O CALDEIRÃO Fazia parte da cultura - como mandaria a tradição. Dentro dele, os convidados devem atirar moedas e mensagens escritas com pedidos dirigidos aos espíritos.

17 ARANHA  Simboliza o destino e o fio que tecem suas teias, o meio, o suporte para seguir em frente.

18 AS CORES Laranja: cor que traz vitalidade, energia e força. Acreditam que os espíritos se aproximavam dos que estavam de laranja para lhe sugar as energias. Preto: cor predominante dos magos, bruxas, feiticeiras e sacerdotes do mestre das trevas. Roxo: simboliza a magia presente em toda a comemoração de Halloween.

19 HALLOWEEN E O BRASIL   No Brasil a comemoração desta data é recente. Chegou ao nosso país através da grande influência da cultura americana, principalmente vinda pela televisão. Os cursos de língua inglesa, as escolas, também colaboram para a propagação da festa em território nacional, pois valorizam e comemoram esta data com seus alunos: uma forma de vivenciar com os estudantes a cultura norte-americana. No Brasil, as pessoas celebram o Halloween enfeitando as casas, vestindo roupas características, usando máscaras. Os que mais se divertem são as crianças.


Carregar ppt "HALLOWEEN."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google