A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTUDO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS TEMAS TRANSVERSAIS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTUDO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS TEMAS TRANSVERSAIS."— Transcrição da apresentação:

1 ESTUDO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS TEMAS TRANSVERSAIS

2 IDENTIFICAÇÃO TÍTULO: Temas transversais PROPONENTE: Sérgio Silva Quintanilha PROF.ORIENTADORA: Vilma A. Pinho ORGÃO INTERVENIENTE: UNEMAT POPULAÇÃO ALVO: Alunos ensino fundamental e médio PERÍODO DE REALIZAÇÃO: à LOCAL: E.E.Dr. Joaquim Augusto da Costa Marques TURNO: Noturno

3 OBJETIVO GERAL VERIFICAR COMO OS PCNS E TEMAS TRANSVERSAIS SÃO DISCUTIDOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO.

4 OBJETIVO ESPECÍFICO CRIAR ESPAÇO DE DEBATE INTERLOCU- COM ALUNOS E PROFISSIONAIS DURANTE A ABORDAGEM DE PESQUISA. ESTIMULAR UMA INTERAÇÃO COM EDUCADORES, EDUCANDOS E SOCIEDADE PARA PROMOÇÃO, COMPREENSÃO E REFLEXÃO CRÍTICA

5 E CONSTRUTIVA DAS PERPECTIVAS E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NACIONAL, VIVIDOS EM CONFRONTAÇÃO COM TEMAS TRANSVERSAIS EM DISCUSSÃO DA PESQUISA APRESENTADA.

6 JUSTIFICATIVA A IMPORTÂNCIA DOS TEMAS TRANSVERSAIS É RELEVANTE POIS OS MESMOS TEM O SENTIDO DE ESTAR CONTRIBUINDO NA FORMAÇÃO DE SENSO CRÍTICO DO ALUNO. E MOSTRAR PARA OS ALUNOS AS TRANSMUTAÇÕES QUE ESTÃO OPERANDO NO MUNDO VISTO QUE AS INFORMAÇÕES NÃO SÃO EXPRESSAS APENAS VERBALMENTE.

7 JUSTIFICATIVA MAS O VISUAL, O GESTUAL E O SENSÍVEL SÃO FORMAS DE COMUNI- CAÇÃO DESTES TEMAS MUITAS VE- ZES DISTORCIDAS E IMPRÓPRIAS, QUE VEM SENDO CADA VEZ MAIS EXPLORADAS, ATRAVÉS DE RÁDIOS, TV, PROPAGANDAS, CHARGES, GIBIS, CINEMA E INTERNET.

8 METODOLOGIA MÉTODO DA OBSERVAÇÃO COMPORTAMENTAL DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NAS ESCOLAS DE REDE PÚBLICA MUNICIPAL E ESTADUAL. PESQUISA DIRETA NA ESCOLA JOAQUIM AUGUSTO DA COSTA MARQUES, OPERACIONALIZANDO ESTUDO E CONSULTA EM MATERIAIS UTILIZADOS PELA ESCOLA NA SEMANA PEDAGÓGICA REALIZADO NO ANO DE 1999.

9 METODOLOGIA PESQUISA ESCRITA ATRAVÉS DE UM QUESTIONÁRIO ESPECÍFICO PARA ALUNOS E PROFESSORES. SOBRE O CONHECIMENTO DESTES TEMAS, E SE OS MESMOS TEM SIDO ABORDADOS. COMO TAMBÉM DA POSSIBILIDADE DESTE ASSUNTO VIR A MODIFICAR O QUADRO ATUAL DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA.

10 RESULTADOS NA ESCOLA QUE REALIZAMOS A PESQUISA NO PERÍODO NOTURNO, LECIONAM NESTE PERÍODO 18 PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO ONDE FORAM ABORDADOS 10 % DOS PROFESSORES. E DENTRO DO QUADRO QUE SOMAM 360 ALUNOS DISTRIBUIDOS EM 12 CLASSES DA 5.ª À 8.ª E 1º.ANO E 3º. ANO ABORDAMOS 15 % DESTES. E CONSTATAMOS QUE:

11 RESULTADOS OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO TOMAM CONHECIMENTO DA IMPORTÂNCIA DE TRATAR O ASSUNTO COMO APRESENTADO NOS PCNS, MAS QUE PORÉM, TORNAM-SE OMISSOS QUANTO O FAZER, POR NÃO EXISTIR DENTRO DAS ESCOLAS UMA POLÍTICA EDUCACIONAL COMPROMETIDA COM A VIDA DO ESTUDANTE COMO PESSOA E NÃO SOMENTE COMO FORMADORES DE PROFISSIONAIS.

12 PERGUNTAS/RESPOSTAS OBTIDAS RECONHECEMOS QUE CADA INDIVIDUO É RESPONSÁVEL PELO SEU PRÓPRIO BEM ESTAR. NO ENTANTO, A ESCOLA DEVE TER UM PAPEL AUXILIADOR NESTA CONQUISTA TRATANDO DE TEMAS COMPLEXOS COMO USO DE DROGAS, AIDS E GRAVIDEZ NA ADOLENCÊNCIA O AUMENTO GRADATIVO DESSES DISTURBIOS SOCIAIS ESTÁ RELACIONADO A OMISSÃO DO GOVERNO, ESCOLA OU PAIS EM SUA OPINIÃO?

13 PERGUNTAS/RESPOSTAS OBTIDAS 1. A omissão de pais, principalmente e depois dos outros orgãos citados na pergunta. (História) 2. O aumento gradativo existe devido a negligência do governo, a alienação da escola, permissividade dos pais e falta de objetivo de vida dos adolescentes. 3. Na maior parte eu acho que está relacionado na omissão dos pais, porque a casa é a nossa primeira escola e os pais são os nossos professores, por que nós aprendemos muitas coisas com eles, e no entanto, eles nos omitem de saber a verdade sobre orientação sexual e muito mais.

14 RESULTADOS POR OUTRO LADO EVIDENCIAMOS TAMBÉM QUE OS ALUNOS DA 5.ª E 8.ª SÉRIE E DO 1º. E 3º. ANO, MENCIONARAM TEREM OUVIDO FALAR DO ASSUNTO, MAS QUE NÃO LEMBRAM MAIS DETALHES E INSTRUÇÕES QUE O CERCAM.

15 PERGUNTAS/RESPOSTAS OBTIDAS A ESCOLA TEM DESENVOLVIDO BEM A FUNÇÃO DE ORIENTAR O ESTUDANTE COM NOÇÕES BÁSICAS DE HIGIENE E SAÚDE, SEXUALIDADE, MEIO AMBIENTE, PLURARIDADE CULTURAL E ÉTICA? E COMO TEM SIDO ESTA ORIENTAÇÃO?

16 PERGUNTAS/RESPOSTAS OBTIDAS 1.Em parte. Orienta-se de forma restrita, deixando assim a desejar algo mais.(6º. série) 2.Não. Na escola está sendo muito pouco falada e todos estes dados que obtive foi através de programas de televisão exeto os dados de sexualidade. (2º. Ano) 3.Não. (8º.série)

17 CONCLUSÃO CONCLUÍMOS ENTÃO, QUE HÁ UMA URGÊNCIA PARA A ELABORAÇÃO DE MECANISMOS PARA A PRATICIDADE DOS TEMAS TRANSVERSAIS QUE A MUITO DENUNCIAM A INCOMPETÊNCIA DOS MANIPULADORES DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. É CLARO, COM SUAS EXCEÇÕES. E GERAÇÕES DE ALUNOS DESESTRUTURADOS PARA A EXECUÇÃO DO CONHECIMENTO, ENTRE ASPAS, HORA ABSORVIDOS. CONFIGURANDO ASSIM, PROFESSORES INCLINADOS EM APENAS

18 CONCLUSÃO ORIENTAR ASSUNTOS BÁSICOS CURRICULARES COM FILOSOFIAS PASSADAS COMO SE O SER HUMANO FOSSE APENAS UM OBJETO DE CONSUMISMO E PRODUTOR DO CONHECIMENTO ELABORADO POR MESTRES EDUCADORES. FICANDO ALUNOS À MERCÊ DE INFORMAÇÕES DISTORCIDAS, PARA ÁREAS VITAIS DA SAUDÁVEL FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO COMO PESSOA. DIGO, COMO SER PENSANTE COM VISÃO DE MUNDO CRÍTICA POSITIVA E HONESTA, DO QUE SIMPLES MARIONETES DO ACASO.

19 CONCLUSÃO A MEU VER TRABALHAR OS TEMAS TRANSVERSAIS DENTRO DO ESTUDO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS EXISTENTES É FAZER HISTÓRIA. E FAZER HISTÓRIA NADA MAIS É QUE TER COMO OBJETIVO A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTORIOGRÁFICO. E QUANDO TRABALHO A HISTÓRIA NA ESCOLA, MEU OBJETIVO É COM A FORMAÇÃO DO CIDADÃO.

20 F I M Obrigado!!!


Carregar ppt "ESTUDO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS TEMAS TRANSVERSAIS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google