A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SEGUNDO REINADO NO BRASIL Governo de Dom Pedro II De 1840 a 1889.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SEGUNDO REINADO NO BRASIL Governo de Dom Pedro II De 1840 a 1889."— Transcrição da apresentação:

1 SEGUNDO REINADO NO BRASIL Governo de Dom Pedro II De 1840 a 1889

2 CONTEXTO Golpe da Maioridade: Acaba o Período Regencial (de 1831 a 1840) e inicia-se o Segundo Reinado (de 1840 a 1889); Dom Pedro II é aclamado Imperador do Brasil com apenas 15 anos; Objetivo de manter a integridade nacional (que estava ameaçada);

3 CAUSAS Conflitos generalizados: pelo poder entre liberais e conservadores; nas províncias, que ameaçavam se separar com as revoltas que se espalhavam pelo Brasil; com outro países, como a Inglaterra, a Argentina, o Uruguai e o Paraguai.

4 PROCESSO Consolidação do Estado (governo): Eleições do Cacete: liberais e conservadores usavam de violência para controlar o voto (aberto) dos eleitores; Parlamentarismo às Avessas: só no Brasil era o rei quem escolhia o Primeiro-Ministro (nos outros países, o povo vota nos deputados e estes escolhem o Primeiro- Ministro); Pacificação das províncias: as revoltas nas províncias são controladas com a ajuda de Duque de Caxias.

5 PROCESSO Política Interna: Fim do Tráfico Negreiro: devido à pressão da Inglaterra, é assinada uma lei que pões fim ao comércio de escravos; Estímulo ao café: com a queda do açúcar e do ouro, o café se torna a principal economia do Brasil; Desenvolvimento dos transportes e das indústrias: surgem as primeiras ferrovias e indústrias pesadas, destacando-se a figura do Barão de Mauá.

6 PROCESSO Política Externa: Questão Christie: naufrágio de navio e prisão de marinheiros provocam conflito com Inglaterra; Campanhas do Prata: o Brasil invade a Argentina e o Uruguai quando os presidentes desses países são contra os interesses brasileiros, o que acaba causa conflitos com o Paraguai.

7 CONSEQUÊNCIAS Economia do café: traz muita riqueza para Jaú e região. Conflitos generalizados: desgastam a Monarquia e surge o pensamento republicano. Fim do tráfico negreiro: primeiro passo para o fim da escravidão. Campanhas do Prata: causam a Guerra do Paraguai.


Carregar ppt "SEGUNDO REINADO NO BRASIL Governo de Dom Pedro II De 1840 a 1889."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google