A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

dos tráfegos comerciais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "dos tráfegos comerciais"— Transcrição da apresentação:

1 dos tráfegos comerciais
O peso da agricultura e dos tráfegos comerciais Trabalho realizado por: Vera Neto nº 20

2 Introdução Com este trabalho, vamos poder relembrar um tema especifico que foi abordado no 8ºano. O tema que vamos abordar é sobre a importância da agricultura e os tráficos comerciais do Antigo Regime na primeira metade do século XVIII.

3 A economia na europa Nos séculos XVI e XVIII assistiu-se ao nascimento de uma economia à escala mundial, marcada pelo desenvolvimento do comércio. contudo, apesar da intensificação dos tráficos comerciais, a principal atividade económica do antigo regime continuou a ser a agricultura.

4

5 O peso da agricultura A economia do antigo regime foi uma economia em que predominava a agricultura. Na agricultura: -A nobreza e o clero eram os proprietários das terras, mas com pouca disponibilidade para investir e modernizar as explorações; -Os sistemas de cultivo eram pouco eficazes e ainda utilizavam a técnica do pousio, e muitas das alfaias agrícolas eram de madeira;

6 -A carga fiscal sobre os camponeses era elevada;
-Alguns camponeses não trabalhavam em terras que não eram deles e por esse motivo não faziam investimentos. Em algumas regiões do norte da europa, nomeadamente na Inglaterra e nos países baixos as exigências da produção manufatureira e da atividade mercantil proporcionaram o desenvolvimento da agricultura e da criação de gado. Assim a produção agrícola começou a ser não só para consumo próprio mas também para a venda comercial. Era o inicio do mercantilismo do mundo rural.

7 O peso dos tráficos comerciais
A colonização do continente americano por Espanhóis e Portugueses nos séculos XVI e XVIII, e pelos Holandeses, Ingleses e Francês nos séculos XVII e XVIII, originou um intenso tráfico comercial naquele continente e na Europa. Para o crescimento das produções que constituíam o desenvolvido desse comercio – açúcar, algodão, chão, café, rum e outras -, os mercadores portugueses e europeus estenderam as rotas do tráfico ao continente africano.

8 No continente africano era obtida a mão-de-obra escreva, base da economia assente nos produtos coloniais. Comércio triangular atlântico. A complementaridade da economia mundial: “ É com os escravos da África que cultivamos a América e é com as riquezas da América que fazemos o comércio da Ásia.”

9 O mapa representa as rotas do comércio atlântico, que apresenta uma configuração aproximada de um triângulo, com os vértices na Europa, na África e na América. Daí a designação do comércio triangular pela qual ficou conhecido na história.

10 Conclusão Com a realização deste trabalho podemos concluir, que apesar dos tráficos comerciais se terem intensificado, a economia do antigo regime era predominante agrícola. Com este trabalho podemos assim relembrar um dos temas abordados no 8º ano.

11 Bibliografia NEVES Pedro Almiro, MAIA Cristina e BATISTA Dalila; Clube de história 8, Porto editora, s.d. Fim!


Carregar ppt "dos tráfegos comerciais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google