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SIBRT:Benchmarking em Segurança Viária de Sistemas de Ônibus Rio de Janeiro, Junho 2012 Luis Ricardo Gutierrez Diretor Estratégico para América Latina.

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1 SIBRT:Benchmarking em Segurança Viária de Sistemas de Ônibus Rio de Janeiro, Junho 2012 Luis Ricardo Gutierrez Diretor Estratégico para América Latina – EMBARQ Secretário Geral - SIBRT TRANSPORTE PÚBLICO URBANO DE ALTA QUALIDADE PARA TODOS

2 A Associação Latino-Americana de Sistemas Integrados e BRT (SIBRT) trabalha para o desenvolvimento e melhoria da qualidade do transporte urbano na região. 8 países – 19 cidades da América Latina 20 milhões de passageiros diários 700 km de corredores exclusivos unidades de transporte

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4 Secretaria Geral: Parceiro Estratégico: Inspiração: SIBRT Objetivos/Áreas de trabalho

5 Agências colaboram para melhorar Processo de desenvolvimento de capacidades (não apenas banco de dados e fórum) Inovação é o resultado da colaboração Desempenho futuro Exemplo de Desempenho Melhorado Desempenho + Custo / outro atributo + Desempenho atual Dados fora de tendência SIBRT é uma associação de Benchmarking

6 Fichas Técnicas Sistema de Indicadores de Benchmarking Congresso de Melhores Práticas e Workshops Termos de Referência, Contratação e Estudos Guias de Melhores Práticas Temas do Benchmarking SIBRT Segurança Viária em Sistemas de Ônibus Urbanos Qualidade de Serviço e Satisfação do Usuário Financiamento de Sistemas Integrados de Transporte

7 Estudos de Casos com revisão da literatura, das melhores práticas e das experiências importantes dos associados e de outras agências Guias com as atividades, processos e soluções que orientem a tomada de decisões nas agências para melhorar padrões de qualidade Planos de Ação para apoiar as agências na adoção de soluções nos temas prioritários. Os principais casos de sucesso serão premiados. Melhoria substancial nos padrões de qualidade! Guias de Melhores Práticas

8 Mais veículos em circulação significa mais mortes por acidentes Fonte: FHWA Highway Statistics, 2008; EMBARQ

9 Segurança Viária: A próxima batalha a ser vencida na saúde pública Grande impactos –Acidentes matam >1.2 milhões de pessoas e ferem entre 20 e 50 milhões todos os anos. –Na maioria dos países a epidemia de acidentes continua crescendo. Passível de intervenção pública –Intervenções legais tem custos relativamente baixos e sua implantação e fiscalização é efetiva. –Bons resultados podem ser atingidos com participação coordenada do governo, ONGs, parcerias público-privadas e a sociedade civil.

10 Acidentes podem chegar à 5ª causa de mortes no mundo até 2030 segundo projeções 2004 (base) 2030 (projetado) Acidentes atualmente matam mais de 1,2 milhões ao ano, mas podem chegar a 2,4 milhões por ano em 2030.

11 A taxa de mortalidade em acidentes de países de baixa renda é o dobro da observada nos países de renda alta. por 100,000 habitantes Mais de 90% dos acidentes ocorrem em países de baixa e média renda, mesmo que estes países tenham menos da metade dos veículos registrados. Road traffic death rates are twice as high in low-income countries as in high-income countries

12 Quase metade das mortes em acidentes são de pessoas vulneráveis, cujas necessidades são frequentemente negligenciadas nas políticas de segurança viária * Pedestrians, cyclists, and riders of motorized two- wheeled vehicles and their passengers Em países em desenvolvimento, 80% das mortes são de pessoas vulneráveis (comparados a aproximadamente 20% em alguns países desenvolvidos)

13 Existem poucos investimentos em segurança viária em comparação a outras causas de mortes (US$13 milhões em fundos)

14 Problema da Segurança Viária na América Latina Acidentes Rodoviários são um sério problema nas cidades da América Latina –O Brasil e o México estão entre os 10 países com maior número de mortos em acidentes. Muitos dos acidentes de tráfego são resultados do que chamamos de the war for the cent. Esta situação tem um alto custo para a sociedade.

15 Sistemas Integrados de Transporte e BRTs visam avançar a qualidade, segurança e acessibilidade no transporte público nas maiores cidades da América Latina. Photos by Mariana Gil.Mariana Gil Modos# Cidades Corredores Exclusivos (km) Passageiros - dia BRT em operação207997,664,192 BRT em implementação e/ou expansão ,427,266 Sistemas Integrados com BRT426511,170,000 Apenas Sistemas Integrados (++ Brasileiros/privados) 16 7,782,137 SIT com BRT em implementação 2 5,300,000 TOTAL551,52037,343,595 Melhoria do Transporte e Segurança Viária na América Latina

16 A implementação da Macrobús de Guadalajara reduziu os acidentes de trânsito no corredor BRT

17 A implementação do TransMilenio reduziu as fatalidades de trânsito na Av. Caracas

18 Um BRT pode transportar mais passageiros de maneira mais segura que o trânsito misto

19 Mas existem diferenças significativas na segurança viária em sistemas de ônibus: Percentual de atropelamentos fatais nos corredores envolvendo ônibus:

20 Propor medidas para garantir tolerância zero para ferimentos graves e mortes nos sistemas integrados de transporte e corredores de BRT. Implantar estratégias e ações alinhadas com os objetivos para a Década de Ação pela Segurança no Trânsito assumido pela Organização Mundial Saúde. TOLERÂNCIA ZERO EM SEGURANÇA Declaração de Guayaquil da II Assembleia Geral SIBRT

21 I Workshop de Segurança Viária SIBRT - Brasil Data e local: 8-10 fevereiro 2012, São Paulo (SPTrans) Participantes : 4 agências SIBRT: BHTrans, CMTC, SPTrans e URBS 5 agências brasileiras convidadas: 23 técnicos de agências de transito e transporte, além de participantes de ONGs e consultores

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24 Temas da análise SWOT COLETA E ANÁLISE DE DADOS E A PROPOSIÇÃO DE MEDIDAS INTEGRAÇÃO INSTITUCIONALINFRAESTRUTURA E SINALIZAÇÃOOPERAÇÃO E FISCALIZAÇÃO

25 World Café: análise SWOT

26 Destaques da análise SWOT Necessidade de integração institucionalFormalização de acordos institucionaisAproximação do setor de saúde Importância de garantir recursos para manutenção do sistema viário Marketing sobre segurança viária

27 World Café COLETA E ANÁLISE DE DADOS E A PROPOSIÇÃO DE MEDIDAS Algumas cidades já realizam investigação dos acidentes, independetemente da perícia da polícia, para coletar informações sobre causas, que permitam propor medidas. Nas fontes de informações sobre acidentes usuais, frequentemente falta consistência e confiabilidade nos dados (cada órgão coleta dados com objetivos distintos). Existe oportunidade para integração entre órgãos na coleta de dados (transito, transporte, saúde, etc) e para padronização na coleta de dados. Existe interesse em não coletar e divulgar dados de acidentes. Faltam medições do impacto positivo das medidas mitigadoras implantadas. Faltam recursos e integração institucional para melhorar a segurança viária e para implementar medidas Existem oportunidades para criar de indicadores de acidentes, definir metas, avaliar melhorias na segurança, identificar pontos frágeis e realizar benchmarking.

28 Integração institucional apareceu como um dos principais aspectos para melhoria da segurança nos sistemas de ônibus. Em muitas cidades brasileiras a gestão do trânsito e transporte na mesma agência facilita a implantação de medidas integradas. Na implantação de projetos, nem sempre existe uma boa coordenação entre secretarias e agências. Falta uma política clara de alocação de recursos em segurança viária (transparente, contínua) Existem cada vez mais oportunidades de ações conjuntas entre agências, todos estão preocupados com a segurança. Existe um potencial para formalizar parcerias institucionais e traçar planos de ação conjuntos (planejamento urbano, transito, transporte, saúde, etc.) World Café INTEGRAÇÃO INSTITUCIONAL

29 Faltam recursos para melhor infraestrutura, sinalização. Em alguns casos não se considera a segurança viária nos projetos. Existe excesso ou falta de padronização na sinalização, às vezes não se confia na sinalização (vertical, horizontal, elétrica) Existem oportunidades para analisar soluções com melhor custo- benefício e utilizar melhores tecnologias na sinalização. Problemas como falta de continuidade na gestão pública e políticas dificultam a melhoria da infraestrutura e sinalização. Em outros a falta de controle de qualidade na implantação é uma ameaça. World Café INFRAESTRUTURA E SINALIZAÇÃO

30 Faltam recursos humanos e equipamentos para fiscalização em muitos casos e existem dificultades na contratação de fiscais (processo seletivo) e dificuldade em manter-los no cargo (remuneração). Fiscalização do transporte público as vezes é dificultada pelos operadores. Existem dificuldadades na aplicação de multas (valores baixos, influência da imprensa, ameaças aos fiscais) Muitas vezes os contratos de concessão não contém mecanismos que estimulem a redução de acidentes. Existem importantes oportunidades de trabalhar o tema de segurança com motoristas (respeito ao usuário, autoestima, acompanhamento psicológico e direção defensiva). Existem oportunidades para melhorar a segurança na operação em corredores controlando a velocidade e os tempos semafóricos para travessia de pedestres, por exemplo. World Café OPERAÇÃO E FISCALIZAÇÃO

31 Cidades da América Latina sofrem com os mesmos problemas de segurança viária do Brasil Muitos acidentes são causados por imprudência de outros veículos e pedestres ao longo de corredores. O Metrobús (Cidade do México) comentou sobre a importância da capacitação de condutores, educação da população e uso de fiscais de trânsito em pontos críticos. A Protransporte (Lima) apresentou os projetos de melhoria da infraestrutura e sinalização em pontos críticos. Contribuições do Congresso SIBRT de León em segurança viária:

32 Segurança Viária em Corredores de Ônibus - Road Test O programa de Segurança Viária da SIBRT está apoiado nos avanços alcançados pela Rede EMBARQ através de: Auditorias e inspeções realizadas nos BRTs latino-americanos. Pesquisa desenvolvida em nível mundial focada na infraestrutura e sinalização dos sistemas de ônibus cujas conclusões estão em Guias de Segurança BRT: Road Test SIBRT com o apoio da Rede EMBARQ se propõe a desenvolver guias mais amplos que incluamos temas de dados, alinhamento institucional, operações e fiscalização.

33 Mexico City Guadalajara Bogota Curitiba Porto Alegre Istanbul Delhi Ahmedabad Vancouver Brisbane São Paulo Pereira Cali Um estudo global, que inclui diversas cidades no mundo

34 Por favor poner aqui uma imagem da capa de los guidelines de EMBARQ en portugues y uma imagem del relatório de inspeçao a Curitiba

35 BRT safety guidelines: Road Test Auditorias e inspeções em 5 cidades 190 km de corredores analisados Mais de 2 milhões de passageiros transportados por ônibus por dia

36 Um bom projeto de engenharia é fundamental para a segurança viária! 30 – 40 % de redução nos acidentes

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38 Fichas Técnicas Sistema de Indicadores de Benchmarking Congresso de Melhores Práticas e Workshops Termos de Referência Contratação e Estudos Guias de melhores práticas Próximos passos Estamos escrevendo os Termos de Referência para desenvolver pesquisas para formular os Guias de Melhores Práticas SIBRT em Segurança Viária Até 2016 esperamos reduzir em ao menos 25% o número de acidentes, mortes e lesões na média dos Associados SIBRT. O resultado será medido com a metodologia que a EMBARQ está desenvolvendo com o apoio da Bloomberg Philanthropies.

39 Reconhecimento das melhorias Nosso plano é reconhecer as agências que apresentem melhorias importantes em segurança viária com um prêmio de qualidade SIBRT.

40 O transporte sustentável salva vidas, tempo e dinheiro! Obrigado ! |


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