A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Por: Esaú Alencar Tavares Graduando em Ciência da Computação (UFPB)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Por: Esaú Alencar Tavares Graduando em Ciência da Computação (UFPB)"— Transcrição da apresentação:

1 Por: Esaú Alencar Tavares Graduando em Ciência da Computação (UFPB)
Insônia Por: Esaú Alencar Tavares Graduando em Ciência da Computação (UFPB)

2 O que é Insônia?

3 Insônia é a percepção ou queixa de sono inadequado, ou de baixa qualidade, por causa das seguintes razões: Dificuldade em cair no sono Levantar freqüentemente durante a noite com dificuldade de voltar a dormir Acordar muito cedo Sono não restaurador

4 Insônia pode causar problemas durante o dia como: Cansaço
Falta de energia Dificuldade de concentração Irritabilidade e agressividade.

5 Muitas pessoas sofrem de insônia, porém não procuram ou não têm condições de realizar um tratamento médico adequado.

6 Insônia pode ser classificada como:
Insônias transitórias Insônias de curta duração Insônias de longa duração

7 são as que duram poucas noites, são muito comuns, ubíquas.
Insônias transitórias !? são as que duram poucas noites, são muito comuns, ubíquas.

8 são as que duram de poucos dias até três semanas.
Insônias de curta duração!? são as que duram de poucos dias até três semanas.

9 são as que duram mais de três semanas
Insônias de longa duração!? são as que duram mais de três semanas

10 O que causa Insônia?

11 Certas condições parecem tornar indivíduos mais susceptíveis à insônia
Certas condições parecem tornar indivíduos mais susceptíveis à insônia. Exemplos destas condições incluem: Idade avançada (insônia ocorre mais freqüentemente depois dos 60 anos). Sexo feminino. Histórico de depressão.

12 Há varias causas de insônia, sendo que a transiente e intermitente geralmente ocorrem em pessoas que estão temporariamente vivenciando uma ou mais das situações abaixo:  Estresse. Ambiente barulhento. Mudanças no ambiente ao redor. Problemas no horário de dormir/acordar como aqueles decorrentes de "jet lag“. (O Jet lag é uma fadiga de viagem, é uma condição fisiológica que é uma conseqüência de alterações no ritmo circadiano). Efeitos colaterais de medicamentos.

13 Adicionalmente, os comportamentos a seguir têm mostrado perpetuar a insônia em algumas pessoas:
Expectativa e preocupação de ter dificuldade para dormir. Ingestão de quantidade excessiva de cafeína. Beber álcool antes do horário de dormir. Fumar cigarro antes do horário de dormir. Soneca excessiva de manhã ou de tarde. Horários de dormir/acordar irregulares ou continuamente alterados.  Esses comportamentos podem prolongar a insônia existente ou ser responsáveis pelo seu aparecimento. Interromper esses comportamentos pode eliminar a insônia.

14 Quem sofre de insônia? Como a insônia é diagnosticada?

15 Como é o tratamento de insônia?
O tratamento é bastante amplo, englobando desde a modificação dos hábitos inadequados para dormir até o tratamento da causa da insônia com medicamentos antidepressivos nos casos de depressão e psicoterapia em alguns casos. É necessário buscar a causa da insônia para cada um.

16 O tratamento de Insônias transitórias e de curta duração
O tratamento de Insônias transitórias e de curta duração? “podem não requerer tratamento, uma vez que os episódios duram apenas alguns dias.”

17 Tratamento para insônia de longa duração consiste de:
Primeiro, diagnosticar e tratar problemas médicos ou psicológicos que possam estar ocasionando a insônia. Identificar comportamentos que podem piorar a insônia e interrompê-los ou reduzi-los. Possível uso de remédios para dormir, embora a utilização a longo prazo seja controversa. Um paciente usando qualquer remédio para dormir deve estar sob a supervisão de um médico que avaliará de perto a eficiência e minimizará os efeitos colaterais. Em geral, esses medicamentos são prescritos na dose mínima e no menor período de tempo necessário para aliviar os sintomas relacionados à falta de sono. Para alguns desses remédios, a dose deve ser gradualmente diminuída, uma vez que uma parada abrupta poderia ocasionar a volta da insônia por uma noite ou duas. Experimentar técnicas comportamentais para melhorar o sono, como terapia de relaxamento, terapia de restrição de sono e recondicionamento.

18 Prevenção Criar hábitos constantes para dormir e acordar;
Evitar dormir mais que o necessário; Crie um ambiente agradável e seguro antes de dormir; Procure dormir sempre no mesmo lugar; Evitar bebidas estimulantes (café e álcool) e fumo antes de dormir; Procure ler algo agradável antes de dormir; Evite refeições pesadas antes de dormir; Pratique atividades físicas onde se trabalha corpo, mente e espírito como por exemplo: Tai Chi Chuan, Aikido, Yoga ou Meditação;

19 Duvidas ?!

20 Obrigado pela Atenção e espero não ter causado sono em vocês, se bem que como o assunto é insônia isso seria catalogado como mais um tratamento para ela!

21 Referencias bibliográficas:
 


Carregar ppt "Por: Esaú Alencar Tavares Graduando em Ciência da Computação (UFPB)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google