A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SECRETARIA DE RESSOCIALIZAÇÃO Programa de Alívio e Relaxamento do Estresse.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SECRETARIA DE RESSOCIALIZAÇÃO Programa de Alívio e Relaxamento do Estresse."— Transcrição da apresentação:

1 SECRETARIA DE RESSOCIALIZAÇÃO Programa de Alívio e Relaxamento do Estresse

2 SUMÁRIO JUSTIFICATIVA OBJETIVOS EXECUÇÃO CONDIÇÕES GERAIS

3 JUSTIFICATIVA As facilidades e a agitação da vida moderna trouxeram consigo o estresse.O trânsito, a instabilidade no emprego, a violência, entre outras coisas, fazem com que recebamos doses diárias de estresse. Mas o estresse em si não é algo ruim, na verdade ele é uma importante resposta do organismo para a manutenção da vida. Temos que aprender, portanto, a lidar com ele, não permitindo que o estresse traga conseqüências danosas para a nossa saúde, pois cronicamente pode causar danos importantes para a saúde física e mental.

4 JUSTIFICATIVA O conceito de estresse foi criado pelo pesquisador canadense Hans Selye na década de Ele definiu o estresse biológico como a resposta não específica do corpo a qualquer exigência feita. Ele também disse que o estresse é aquilo que acelera o ritmo do envelhecimento pelos desgastes da vida cotidiana. O estresse também pode ser definido como um conjunto de reações, sejam elas fisiológicas, psicológicas ou comportamentais, que levam a um desgaste físico ou emocional do organismo.

5 JUSTIFICATIVA Segundo instituto de pesquisa inglês, um em cada cinco empregados em Londres vem sofrendo de estresse intenso no ambiente de trabalho ou pelo trabalho exercido. Sabe-se que hoje os EUA gastam 9,4 bilhões de dólares com americanos que sofrem de estresse.

6 JUSTIFICATIVA Ignorar o problema do estresse dentro da Instituição pode ser bastante danoso nos dias atuais. O estresse hoje é uma das maiores razões pelas quais os empregados ficam doentes e não podem comparecer ao trabalho, indo desde uma simples gripe, até casos de doenças severas e quem paga por essa conta são as Instituições e Empresas que perdem o melhor de seus ativos (funcionários).

7 JUSTIFICATIVA Os efeitos mais danosos que o estresse causa dentro das Instituições e empresas são: faltas, queda de produtividade, queda de eficiência na tomada de decisões, diminuição da qualidade dos serviços, falta de criatividade, dificuldade de relacionamento em equipe, frustração, depressão e acidentes em geral. Políticas e procedimentos anti-estresse dentro e fora do ambiente de trabalho são investimentos com retorno garantido.

8 GINASTICA LABORAL Como o nome indica, ginástica laboral é a realização de exercícios físicos no ambiente de trabalho, durante o horário de expediente, para promover a saúde dos funcionários e evitar lesões de esforços repetitivos e doenças ocupacionais. Além de exercícios físicos, a ginástica laboral consiste em alongamentos, relaxamento muscular e flexibilidade das articulações. Apesar da prática da ginástica laboral ser coletiva, ela é moldada de acordo com a função exercida pelo trabalhador.

9 A ginástica laboral pode reduzir a incidência de doenças ocupacionais e lesões de esforços repetitivos, e desta forma diminuir o número de afastamentos dos empregados na empresa. Além dos benefícios físicos, a prática voluntária da ginástica laboral proporciona ganhos psicológicos, diminuição do estresse e aumento no poder de concentração, motivação e moral dos trabalhadores. A ginástica laboral também pode trazer benefícios econômicos diretos para as empresas ao diminuir o afastamento e elevar a produtividade dos empregados. GINASTICA LABORAL

10 EXERCÍCIOS PARA RELAXAMENTO E ALONGAMENTO

11 A posição em que há menores chances de usuários de computadores desenvolverem LER simula a postura da pessoa quando descansa em posição sentada, ou seja, com as mãos (quase) apoiadas sobre as pernas e o corpo levemente para trás. ERRADO CERTO

12 Dominó Jogos Lúdicos Jogos Lúdicos são todos aqueles utilizados para o desenvolvimento e aprendizado do ser humano. DAMA

13 Música ambiente é um conjunto que incorpora elementos de vários estilos e até ruídos. É identificável, acima de tudo, por clima, uma atmosfera sutil e envolvente formada a partir de poucos elementos com efeito tranqüilizador.

14 ATIVIDADE FÍSICA Qualquer atividade física proporciona benefícios ao corpo, melhorando as funções cardiovasculares e respiratórios, queimando calorias, ajudando no condicionamento físico e induzindo na produção de substâncias de caráter relaxante e analgésico, como a endorfina, além de aliviar o estresse e melhorar o humor. É importante que o indivíduo busque praticar exercícios físicos regularmente, procurando manter sempre seu limite.

15 Atividade Física! Em casa, no jardim, no trabalho e até mesmo passeando. Somente 30 minutos de atividade física moderada por dia em 5 dias da semana ou mais: é tudo o que você precisa. Com o exercício você extravasa sua energia, diminui o estresse e o risco de doenças crônicas. Pode ser feita em atividades do dia-a-dia, como caminhada, jardinagem ou serviços em casa. As atividades de acumulam! Se você acha que não consegue fazer 30 minutos, comece com tempos menores. Aproveite mais a sua vida com atividade física – você pode fazer em qualquer lugar!

16 RELAXAMENTO O relaxamento auxilia nos estados de estresse, tensão muscular, ou ainda como meio revigorante que atua beneficamente sobre sua saúde física, mental e emocional. Técnicas: 1.Respiração Profunda; 2.Relaxamento Muscular Progressivo; 3.Meditação; 4.Sorriso; 5.Plantas e Animais Domésticos Não espere o fim de Semana para relaxar!

17

18 CONSIDERAÇÕES FINAIS Tomar muito café prejudica a produtividade no trabalho. Segundo os pesquisadores, o consumo de 3,2 xícaras de café acarreta lapsos de concentração e ajuda a aumentar o estresse. A pesquisa também condena o excesso de chá, que produz efeito similar aos do café por meio do aumento do nível de cafeína no organismo. A pesquisa foi feita com mil pessoas que trabalham em escritórios. Desse total, 76% disse que tomava café, chá ou refrigerantes que contêm cafeína pelo menos três vezes por dia.

19 Programa de Alívio e Relaxamento do Estresse P.A.R.E.

20 CONSIDERAÇÕES FINAIS Tomar muito café prejudica a produtividade no trabalho. Segundo os pesquisadores, o consumo de 3,2 xícaras de café acarreta lapsos de concentração e ajuda a aumentar o estresse. A pesquisa também condena o excesso de chá, que produz efeito similar aos do café por meio do aumento do nível de cafeína no organismo. A pesquisa foi feita com mil pessoas que trabalham em escritórios. Desse total, 76% disse que tomava café, chá ou refrigerantes que contêm cafeína pelo menos três vezes por dia.

21


Carregar ppt "SECRETARIA DE RESSOCIALIZAÇÃO Programa de Alívio e Relaxamento do Estresse."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google