A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Olá, a paz de Jesus! Eu encontrei um texto na Internet que fala sobre a importância de se viver bem o momento presente, não deixando o passado e o futuro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Olá, a paz de Jesus! Eu encontrei um texto na Internet que fala sobre a importância de se viver bem o momento presente, não deixando o passado e o futuro."— Transcrição da apresentação:

1

2 Olá, a paz de Jesus! Eu encontrei um texto na Internet que fala sobre a importância de se viver bem o momento presente, não deixando o passado e o futuro perturbar a nossa paz interior... LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...

3 Achei muito interessante, por isso resolvi montar este trabalho... Não modifiquei em nada, está do jeito como encontrei, apenas estou acrescentando este comentário inicial e depois mais um pouco ao finalizar, conforme o meu ponto de vista, o que percebo que é necessário também para ajudar você a refletir melhor...

4 Sendo assim, vamos à leitura do texto...

5 VIVER O MOMENTO PRESENTE

6 Uma das chaves para a paz da mente é concentrar nossa atenção nas nossas ações cotidianas. É observar a nossa mente. É estar consciente do que estamos fazendo

7 A tranquilidade da mente depende, em grande parte, de saber viver o momento presente, portanto é essencial entender como treinar nossa mente para viver o aqui e o agora.

8 O momento presente é onde você está. É um momento único, que não voltará mais. É uma dádiva, por isso é chamado de presente.

9 Reflita sobre isso por alguns momentos:

10 Mini teste:

11 Será que você vive no futuro?

12 Você se preocupa excessivamente com o futuro?

13 Você permite que pensamentos negativos sobre o futuro perturbem a paz da sua mente?

14 Você perde noites de sono produzindo muitos pensamentos com expectativas sobre o futuro?

15 Quando deita a cabeça no travesseiro para dormir, você fica remoendo o que as pessoas lhe falaram ou lhe fizeram durante o dia?

16 Você já reparou alguma vez como se sente tenso quando se deixa envolver pelos seus pensamentos?

17 Já percebeu que, quanto mais absorvido pelos detalhes que o aborrecem, você se sente pior?

18 Já observou que um pensamento conduz a outro, e a outro ainda, até que, num determinado momento, você se tornou muito agitado?

19 Se você respondeu sim a algumas dessas perguntas, você está vivendo no passado e no futuro e, permitindo que a mente negativa lhe domine, tirando sua paz mental.

20 Infelizmente, muitas pessoas se preocupam com uma variedade de coisas, e muitas vezes sem necessidade. Vivem sem alegria, pois se preocupam de uma maneira quase neurótica com tudo ao mesmo tempo.

21 Elas permitem que os acontecimentos passados e as expectativas pelo futuro dominem suas mentes e vidas, e assim, se tornam frustradas, ansiosas, deprimidas e sem esperança.

22 Por não viverem o agora, elas não valorizam o que tem no momento presente. Sempre acham que serão mais felizes no futuro. Estão sempre presas ao se. E pensam: Se eu conseguir comprar isso algum dia, serei feliz. Se ele me amar, algum dia, serei feliz. Se conseguir esse emprego, minha vida será ótima. E, ficam se convencendo de que algum dia no futuro, poderá ser melhor do que o dia de hoje.

23 Mas, talvez na mente delas, esse algum dia nunca aconteça, pois mesmo que consigam o que desejam, continuarão insatisfeitas, imaginando o futuro, sem agradecimento pelo agora, que é um presente precioso.

24 De maneira muito sábia, John Lennon disse: A vida é algo que acontece enquanto estamos ocupados fazendo planos.

25 Quando vivemos preocupados, fazendo outros planos, sem viver o que está nos acontecendo no presente, perdermos de desfrutar de momentos preciosos que não voltarão mais. Estamos desperdiçando e aproveitando mal nossa vida.

26 Precisamos entender que o momento presente é o único momento que temos. É o único momento que ainda podemos ter algum controle, principalmente, se controlarmos nossa mente, vivendo com a mente mais focada no aqui e agora.

27 Se nossos pensamentos estão focados no futuro, ou se estão presos no passado, somos prisioneiros do medo e da inquietude. Quando nossos pensamentos estão no momento presente, dissolvemos o medo de nossas mentes.

28 Alimentamos o medo com o hábito de pensar de maneira negativa sobre os acontecimentos futuros. Pensamos que não teremos dinheiro suficiente, que poderemos ficar doentes e velhos, que nossos filhos poderão adoecer ou ter dificuldades, e assim vamos criando mais e mais problemas imaginários.

29 Para superar esses medos, a Filosofia do Yoga nos ensina a atrair a nossa atenção para o que estamos fazendo e para o que estamos pensando no momento presente.

30 Treine sua mente a viver no momento presente!

31 Uma das chaves para a paz da mente é concentrar nossa atenção nas nossas ações cotidianas. É observar a nossa mente. É estar consciente do que estamos fazendo.

32 Por exemplo, se ao lavarmos a louça ficarmos com o pensamento voltado para o que iremos fazer logo depois, lavaremos a louça de maneira automática, às pressas, para nos livrar logo dessa tarefa que achamos enfadonha.

33 Ou se ao coar nosso café ou chá, ficarmos com o pensamento voltado apenas para o que vamos saborear a seguir, fazemos de maneira apressada, sem consciência da ação, e perdemos o momento presente. E, provavelmente, nem seremos capazes de saborear nossa xícara de chá a seguir.

34 Se ao realizarmos nossas ações diárias e cotidianas, ficarmos com o pensamento voltado para outras coisas, seremos incapazes de viver cada minuto em sua totalidade. Permitiremos que a mente nos controle. Ficaremos sempre com pressa, sem paciência, sem saborear os momentos simples da vida.

35 Entenda bem isso - quando você perceber que se dispersou e que sua mente está longe do que está fazendo - é sinal de que começou a ficar presente.

36 Lembre-se que antes de você treinar sua concentração, você nem percebia que se distraia, você nem tinha consciência da dispersão da mente. Portanto, quando você percebe que a mente está inquieta, você começa a ter domínio sobre ela.

37 Assim, sem lutar com a sua mente, comece a observar sua inquietude, suas distrações, e gentilmente e com firmeza ao mesmo tempo, traga à sua atenção ao que estiver fazendo. Fique com o pensamento voltado para a ação do momento presente.

38 Faça as pazes com suas tarefas diárias. O que precisar fazer, faça com boa vontade e atenção. Goste do que tem que fazer. Desfrute dos prazeres simples da vida, como saborear sua xícara de chá ou comer sua maçã. Esse treinamento lhe trará mais calma e satisfação no seu dia a dia.

39 Seja mais tranquilo! Aprenda a viver o momento presente! Fique em paz! Namaste! Deus em mim saúda Deus em você!

40 Finalizando

41 Como coloquei no início, acrescentei somente aquela introdução, e também o que segue agora, com certeza para você refletir melhor, e avaliando conforme o meu ponto de vista, fica também mais fácil para definir o seu, tudo com o objetivo para nos ajudar mutuamente!

42 Achei ótimo o trabalho, de fato, muitas vezes ficamos presos no passado ou preocupados com o futuro, o que não deixa viver as maravilhas do momento presente!

43 Apenas gostaria de dizer que o passado é importante para rever a nossa história, avaliar os nossos erros, não para nos lamentar ou entristecer, mas para acertar melhor o que fazemos no presente, tendo em vista um futuro melhor.

44 E falando no futuro, não que devemos ficar presos ou preocupados com o que virá, mas o momento presente deve servir também para refletir sobre as nossas decisões, as quais devem estar em sintonia com um futuro melhor, pois sempre seremos responsáveis pelos nossos atos.

45 Daí concluímos que com toda razão se deve viver bem cada momento presente da nossa vida, sempre procurando evitar os erros do passado e tendo em vista um futuro melhor.

46 Uma última palavra: de nada adianta as nossas atividades do momento presente, se elas não forem feitas juntamente com a graça de Deus, porque o resultado será o mesmo que aconteceu com os discípulos naquela noite que não conseguiram pescar nada,

47 somente viram a barca cheia ao amanhecer quando se encontraram com Jesus – confira em Jo 21,1-14.

48 Um grande abraço

49 Se gostou, procure divulgar para as pessoas amigas.

50 Fique com Deus...


Carregar ppt "Olá, a paz de Jesus! Eu encontrei um texto na Internet que fala sobre a importância de se viver bem o momento presente, não deixando o passado e o futuro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google