A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A importância da comunicação Rodrigo Ratier Curso de Difusão Cultural.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A importância da comunicação Rodrigo Ratier Curso de Difusão Cultural."— Transcrição da apresentação:

1 A importância da comunicação Rodrigo Ratier Curso de Difusão Cultural

2 A maior invenção do homem

3 O fogo?

4 A maior invenção do homem A roda?

5 A maior invenção do homem

6 A LINGUAGEM = COMUNICAÇÃO

7 O que é comunicação? Massacre da Praça da Paz Celestial (China) Entre 800 e 7000 mortos

8 O que é comunicação? Massacre da Praça da Paz Celestial (China) Entre 800 e 7000 mortos

9 O que é comunicação? COMUNICAÇÃO É DIÁLOGO –DIÁLOGO É UMA NECESSIDADE HUMANA (sem ele, somos incompletos) DIALOGAR É SE PÔR NO LUGAR DO OUTRO (isso nos diferencia dos outros animais) –Segundo Paulo Freire, em Comunicação e Extensão

10 O que é comunicação? Comunicar é pôr-se no lugar do outro

11 Tipos de comunicação Intrapessoal (para si próprio) Intrapessoal (para poucos) Midiática (para muitos)

12 Fluxo de comunicação Diálogo, necessidade humana Comunicar é pôr-se no lugar do outro –Paulo Freire emissorreceptor meio linguagem mensagem

13 Linguagem televisiva Elementos de um telejornal (e seus significados) –1 Recursos gráficos = modernidade –2 Apresentadores sentados = serenidade –3 Homem e mulher = diversidade –4 Casal = familia, valores tradicionais –5 Redação grande = confiabilidade –6 Música rápida = dinamismo, rapidez –7 Roupas sociais, aparência séria, tom de voz contido = sobriedade SINAIS DE CREDIBILIDADE

14 A escolha das notícias Entre o fato e a versão que vai ao ar existe a interpretação de um (ou vários!) jornalistas, o que o leva a ver (e mostrar) o fato de uma maneira muito particular, segundo sua própria visão do que aconteceu (que é diferente do que aconteceu e é diferente de como outro jornalista contaria a história)

15 Modelos de comunicação Comercial (anúncios) Estatal (governo) Pública (sociedade)

16 Linguagem publicitária Os anúncios do JN (e suas formas de convencimento) –Casas Bahia: testemunhal –Assai: ofertas –Qualicorp: humor –Café 3 Corações: emoção / apelo infantil –A Favorita: suspense

17 Jornalismo e identidade A escolha de UM olhar sobre identidades e culturas Reprodução de valores, construção de conceitos A novela ajuda a construir nossa visão de cultura há 40 anos

18 Jornalismo e diversão Predomínio do fait-divers (notícias leves) Mistura de entretenimento com jornalismo


Carregar ppt "A importância da comunicação Rodrigo Ratier Curso de Difusão Cultural."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google