A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pobreza e Riqueza Pr. Filipe A. Espindola. Pobreza pecaminosa: Suas Causas Indolência: Indolência: Provérbios 6:10 e 11 - um pouco para dormir, um pouco.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pobreza e Riqueza Pr. Filipe A. Espindola. Pobreza pecaminosa: Suas Causas Indolência: Indolência: Provérbios 6:10 e 11 - um pouco para dormir, um pouco."— Transcrição da apresentação:

1 Pobreza e Riqueza Pr. Filipe A. Espindola

2 Pobreza pecaminosa: Suas Causas Indolência: Indolência: Provérbios 6:10 e 11 - um pouco para dormir, um pouco para toscanejar, um pouco para cruzar as mãos em repouso; assim te sobrevirá a tua pobreza como um ladrão, e a tua necessidade como um homem armado. Provérbios 6:10 e 11 - um pouco para dormir, um pouco para toscanejar, um pouco para cruzar as mãos em repouso; assim te sobrevirá a tua pobreza como um ladrão, e a tua necessidade como um homem armado. Parcimônia: Parcimônia: Um dá liberalmente, e se torna mais rico; outro retém mais do que é justo, e se empobrece. Um dá liberalmente, e se torna mais rico; outro retém mais do que é justo, e se empobrece.

3 Pobreza pecaminosa: Suas Causas Amor ao prazer: Amor ao prazer: Provérbios 21:17 - Quem ama os prazeres empobrecerá; quem ama o vinho e o azeite nunca enriquecerá. Provérbios 21:17 - Quem ama os prazeres empobrecerá; quem ama o vinho e o azeite nunca enriquecerá. Alcoolismo e glutonaria: Alcoolismo e glutonaria: Porque o beberrão e o comilão caem em pobreza; e a sonolência cobrirá de trapos o homem. Porque o beberrão e o comilão caem em pobreza; e a sonolência cobrirá de trapos o homem. Más associações: Más associações: O que lavra a sua terra se fartará de pão; mas o que segue os ociosos se encherá de pobreza. O que lavra a sua terra se fartará de pão; mas o que segue os ociosos se encherá de pobreza.

4 POBREZA ESPIRITUAL Carentes da Verdade: Carentes da Verdade: Amós 8:11 - Eis que vêm os dias, diz o Senhor Deus, em que enviarei fome sobre a terra; não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. Amós 8:11 - Eis que vêm os dias, diz o Senhor Deus, em que enviarei fome sobre a terra; não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. Salmo 74:9 - Não vemos mais as nossas insígnias, não há mais profeta; nem há entre nós alguém que saiba até quando isto durará. Salmo 74:9 - Não vemos mais as nossas insígnias, não há mais profeta; nem há entre nós alguém que saiba até quando isto durará. Ezequiel 7:26 - Miséria sobre miséria virá, e se levantará rumor sobre rumor; e buscarão do profeta uma visão; mas do sacerdote perecerá a lei, e dos anciãos o conselho. Ezequiel 7:26 - Miséria sobre miséria virá, e se levantará rumor sobre rumor; e buscarão do profeta uma visão; mas do sacerdote perecerá a lei, e dos anciãos o conselho.

5 POBRE Justiça aos pobres é ordenada por Deus: Justiça aos pobres é ordenada por Deus: Salmo 82:3 – Fazei justiça ao pobre e ao órfão; procedei retamente com o aflito e o desamparado. Salmo 82:3 – Fazei justiça ao pobre e ao órfão; procedei retamente com o aflito e o desamparado. Provérbios 21:13 – Quem tapa o seu ouvido ao clamor do pobre, também clamará e não será ouvido. Provérbios 21:13 – Quem tapa o seu ouvido ao clamor do pobre, também clamará e não será ouvido. Jeremias 22:16 – Julgou a causa do pobre e necessitado; então lhe sucedeu bem. Porventura não é isso conhecer-me? diz o Senhor. Jeremias 22:16 – Julgou a causa do pobre e necessitado; então lhe sucedeu bem. Porventura não é isso conhecer-me? diz o Senhor.

6 POBRE Bondade para com os pobres é ordenada por Deus: Bondade para com os pobres é ordenada por Deus: Deuteronômio 15:7 – Quando no meio de ti houver algum pobre, dentre teus irmãos, em qualquer das tuas cidades na terra que o Senhor teu Deus te dá, não endurecerás o teu coração, nem fecharás a mão a teu irmão pobre; Deuteronômio 15:7 – Quando no meio de ti houver algum pobre, dentre teus irmãos, em qualquer das tuas cidades na terra que o Senhor teu Deus te dá, não endurecerás o teu coração, nem fecharás a mão a teu irmão pobre; Provérbios 19:17 – O que se compadece do pobre empresta ao Senhor, que lhe retribuirá o seu benefício. Provérbios 19:17 – O que se compadece do pobre empresta ao Senhor, que lhe retribuirá o seu benefício. Mateus 19:21 – Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, segue-me. Mateus 19:21 – Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, segue-me.

7 RIQUEZAS TERRENAS São um presente de Deus: São um presente de Deus: Deuteronômio 8:18 – Antes te lembrarás do Senhor teu Deus, porque ele é o que te dá força para adquirires riquezas; a fim de confirmar o seu pacto, que jurou a teus pais, como hoje se vê. Deuteronômio 8:18 – Antes te lembrarás do Senhor teu Deus, porque ele é o que te dá força para adquirires riquezas; a fim de confirmar o seu pacto, que jurou a teus pais, como hoje se vê. 1 Crônicas 29:12 – Tanto riquezas como honra vêm de ti, tu dominas sobre tudo, e na tua mão há força e poder; na tua mão está o engrandecer e o dar força a tudo. 1 Crônicas 29:12 – Tanto riquezas como honra vêm de ti, tu dominas sobre tudo, e na tua mão há força e poder; na tua mão está o engrandecer e o dar força a tudo. Eclesiastes – 5:19 - E quanto ao homem a quem Deus deu riquezas e bens, e poder para desfrutá-los, receber o seu quinhão, e se regozijar no seu trabalho, isso é dom de Deus. Eclesiastes – 5:19 - E quanto ao homem a quem Deus deu riquezas e bens, e poder para desfrutá-los, receber o seu quinhão, e se regozijar no seu trabalho, isso é dom de Deus.

8 RIQUEZAS TERRENAS: Seus Perigos Inclinação para esquecer a Deus: Inclinação para esquecer a Deus: Deuteronônio 8:13 e 14 - depois de se multiplicarem as tuas manadas e es teus rebanhos, a tua prata e o teu ouro, sim, depois de se multiplicar tudo quanto tens, se exalte e teu coração e te esqueças do Senhor teu Deus, que te tirou da terra o Egito, da casa da servidão; Deuteronônio 8:13 e 14 - depois de se multiplicarem as tuas manadas e es teus rebanhos, a tua prata e o teu ouro, sim, depois de se multiplicar tudo quanto tens, se exalte e teu coração e te esqueças do Senhor teu Deus, que te tirou da terra o Egito, da casa da servidão;

9 RIQUEZAS TERRENAS: Seus Perigos Estimulam a avareza: Estimulam a avareza: Salmo 62:10 - Não confieis na opressão, nem vos vanglorieis na rapina; se as vossas riquezas aumentarem, não ponhais nelas o coração. Salmo 62:10 - Não confieis na opressão, nem vos vanglorieis na rapina; se as vossas riquezas aumentarem, não ponhais nelas o coração.

10 RIQUEZAS TERRENAS: Seus Perigos Põe em perigo a integridade: Põe em perigo a integridade: Provérbios 28:20 - O homem fiel gozará de abundantes bênçãos; mas o que se apressa a enriquecer não ficará impune. Provérbios 28:20 - O homem fiel gozará de abundantes bênçãos; mas o que se apressa a enriquecer não ficará impune.

11 RIQUEZAS TERRENAS: Seus Perigos Impede a entrada no reino de Deus: Impede a entrada no reino de Deus: Mateus 19:23 - Disse então Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que um rico dificilmente entrará no reino dos céus. Mateus 19:23 - Disse então Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que um rico dificilmente entrará no reino dos céus.

12 RIQUEZAS TERRENAS: Seus Perigos Resulta em uma vida estéril: Resulta em uma vida estéril: Marcos 4:19 - mas os cuidados do mundo, a sedução das riquezas e a cobiça doutras coisas, entrando, sufocam a palavra, e ela fica infrutífera. Marcos 4:19 - mas os cuidados do mundo, a sedução das riquezas e a cobiça doutras coisas, entrando, sufocam a palavra, e ela fica infrutífera.

13 RIQUEZAS TERRENAS: Seus Perigos Expõe as pessoas a tentações poderosas: Expõe as pessoas a tentações poderosas: 1 Timóteo 6:9 - mas os cuidados do mundo, a sedução das riquezas e a cobiça doutras coisas, entrando, sufocam a palavra, e ela fica infrutífera. 1 Timóteo 6:9 - mas os cuidados do mundo, a sedução das riquezas e a cobiça doutras coisas, entrando, sufocam a palavra, e ela fica infrutífera.

14 RIQUEZAS TERRENAS: Seus Perigos Não ajudam nas provações: Não ajudam nas provações: Provérbios 11:4 - De nada aproveitam as riquezas no dia da ira; porém a justiça livra da morte. Provérbios 11:4 - De nada aproveitam as riquezas no dia da ira; porém a justiça livra da morte. Eclesiastes 6:2 - um homem a quem Deus deu riquezas, bens e honra, de maneira que nada lhe falta de tudo quanto ele deseja, contudo Deus não lhe dá poder para daí comer, antes o estranho lho come; também isso é vaidade e grande mal. Eclesiastes 6:2 - um homem a quem Deus deu riquezas, bens e honra, de maneira que nada lhe falta de tudo quanto ele deseja, contudo Deus não lhe dá poder para daí comer, antes o estranho lho come; também isso é vaidade e grande mal.

15 RIQUEZAS TERRENAS: Seus Perigos Não são necessariamente destrutivas: Pessoas boas as possuíram: Não são necessariamente destrutivas: Pessoas boas as possuíram: Gênesis 13:2 - Abrão era muito rico em gado, em prata e em ouro. Gênesis 13:2 - Abrão era muito rico em gado, em prata e em ouro. 2 Samuel 19:32 - E era Barzilai mui velho, da idade de oitenta anos; e ele tinha provido o rei de víveres enquanto este se demorara em Maanaim, pois era homem muito rico. 2 Samuel 19:32 - E era Barzilai mui velho, da idade de oitenta anos; e ele tinha provido o rei de víveres enquanto este se demorara em Maanaim, pois era homem muito rico. 2 Crônicas 1:15 - E o rei tornou o ouro e a prata tão comuns em Jerusalém como as pedras, e os cedros tantos em abundância como os sicômoros que há na baixada. 2 Crônicas 1:15 - E o rei tornou o ouro e a prata tão comuns em Jerusalém como as pedras, e os cedros tantos em abundância como os sicômoros que há na baixada.

16 RIQUEZAS TERRENAS: Seus Perigos Fugazes e incertas Fugazes e incertas Provérbios 27:24 - porque as riquezas não duram para sempre; e duraria a coroa de geração em geração? Provérbios 27:24 - porque as riquezas não duram para sempre; e duraria a coroa de geração em geração? Eclesiastes 2:18 - Também eu aborreci todo o meu trabalho em que me afadigara debaixo do sol, visto que tenho de deixá-lo ao homem que virá depois de mim. Eclesiastes 2:18 - Também eu aborreci todo o meu trabalho em que me afadigara debaixo do sol, visto que tenho de deixá-lo ao homem que virá depois de mim. 1 Timóteo 6:7 - Porque nada trouxe para este mundo, e nada podemos daqui levar; 1 Timóteo 6:7 - Porque nada trouxe para este mundo, e nada podemos daqui levar;

17 RIQUEZAS TERRENAS: Seus Perigos São tesouros enganosos São tesouros enganosos Ageu 1:6 - Tendes semeado muito, e recolhido pouco; comeis, mas não vos fartais; bebeis, mas não vos saciais; vestis-vos, mas ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o para o meter num saco furado. Ageu 1:6 - Tendes semeado muito, e recolhido pouco; comeis, mas não vos fartais; bebeis, mas não vos saciais; vestis-vos, mas ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o para o meter num saco furado. Apocalipse 3:17 - Porquanto dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um coitado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; Apocalipse 3:17 - Porquanto dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um coitado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;

18 RIQUEZAS TERRENAS: Seus Perigos Sua acumulação é desapontadora Sua acumulação é desapontadora Salmo 39:6 - Na verdade, todo homem anda qual uma sombra; na verdade, em vão se inquieta, amontoa riquezas, e não sabe quem as levará. Salmo 39:6 - Na verdade, todo homem anda qual uma sombra; na verdade, em vão se inquieta, amontoa riquezas, e não sabe quem as levará. Eclesiastes 2:26 - Porque ao homem que lhe agrada, Deus dá sabedoria, e conhecimento, e alegria; mas ao pecador dá trabalho, para que ele ajunte e amontoe, a fim de dá-lo àquele que agrada a Deus: Também isso é vaidade e desejo vão. Eclesiastes 2:26 - Porque ao homem que lhe agrada, Deus dá sabedoria, e conhecimento, e alegria; mas ao pecador dá trabalho, para que ele ajunte e amontoe, a fim de dá-lo àquele que agrada a Deus: Também isso é vaidade e desejo vão. Tiago 5:3 - O vosso ouro e a vossa prata estão enferrujados; e a sua ferrugem dará testemunho contra vós, e devorará as vossas carnes como fogo. Entesourastes para os últimos dias. Tiago 5:3 - O vosso ouro e a vossa prata estão enferrujados; e a sua ferrugem dará testemunho contra vós, e devorará as vossas carnes como fogo. Entesourastes para os últimos dias.

19 RIQUEZAS ESPIRITUAIS São perduráveis São perduráveis Provérbios 8:18 - Riquezas e honra estão comigo; sim, riquezas duráveis e justiça. Provérbios 8:18 - Riquezas e honra estão comigo; sim, riquezas duráveis e justiça. A sua fonte é a Benção de Deus A sua fonte é a Benção de Deus Provérbios 10:22 - A bênção do Senhor é que enriquece; e ele não a faz seguir de dor alguma. Provérbios 10:22 - A bênção do Senhor é que enriquece; e ele não a faz seguir de dor alguma. É um paradoxo É um paradoxo Provérbios 13:7 - Há quem se faça rico, não tendo coisa alguma; e quem se faça pobre, tendo grande riqueza. Provérbios 13:7 - Há quem se faça rico, não tendo coisa alguma; e quem se faça pobre, tendo grande riqueza.

20 RIQUEZAS ESPIRITUAIS São descobertas por visão espiritual São descobertas por visão espiritual Efésios 1:18 – sendo iluminados os olhos do vosso coração, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos, Efésios 1:18 – sendo iluminados os olhos do vosso coração, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos, São inescrutáveis São inescrutáveis Efésios 3:8 - A mim, o mínimo de todos os santos, me foi dada esta graça de anunciar aos gentios as riquezas inescrutáveis de Cristo, Efésios 3:8 - A mim, o mínimo de todos os santos, me foi dada esta graça de anunciar aos gentios as riquezas inescrutáveis de Cristo,

21 RIQUEZAS ESPIRITUAIS São mais preciosas que as terrenas São mais preciosas que as terrenas Hebreus 11:26 – tendo por maiores riquezas o opróbrio de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa. Hebreus 11:26 – tendo por maiores riquezas o opróbrio de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa. São herança dos escolhidos de Deus São herança dos escolhidos de Deus Tiago 2:5 - Ouvi, meus amados irmãos. Não escolheu Deus os que são pobres quanto ao mundo para fazê-los ricos na fé e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam? Tiago 2:5 - Ouvi, meus amados irmãos. Não escolheu Deus os que são pobres quanto ao mundo para fazê-los ricos na fé e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam?

22 QUEM FAZ INVESTIMENTOS ESPIRITUAIS......obtém tesouros espirituais.

23 Investimentos espirituais Mateus 6:20 - mas ajuntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem os consumem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Mateus 6:20 - mas ajuntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem os consumem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Mateus 19:21 - Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, segue- me. Mateus 19:21 - Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, segue- me.

24 Investimentos espirituais Lucas 12:33 - Vendei o que possuís, e dai esmolas. Fazei para vós bolsas que não envelheçam; tesouro nos céus que jamais acabe, aonde não chega ladrão e a traça não rói. Lucas 12:33 - Vendei o que possuís, e dai esmolas. Fazei para vós bolsas que não envelheçam; tesouro nos céus que jamais acabe, aonde não chega ladrão e a traça não rói. Filipenses 3:8 - sim, na verdade, tenho também como perda todas as coisas pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como refugo, para que possa ganhar a Cristo, Filipenses 3:8 - sim, na verdade, tenho também como perda todas as coisas pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como refugo, para que possa ganhar a Cristo,

25 Investimentos espirituais 1 Timóteo 6:19 - entesourando para si mesmos um bom fundamento para o futuro, para que possam alcançar a verdadeira vida. 1 Timóteo 6:19 - entesourando para si mesmos um bom fundamento para o futuro, para que possam alcançar a verdadeira vida. Apocalipse 3:18 - aconselho-te que de mim compres ouro refinado no fogo, para que te enriqueças; e vestes brancas, para que te vistas, e não seja manifesta a vergonha da tua nudez; e colírio, a fim de ungires os teus olhos, para que vejas. Apocalipse 3:18 - aconselho-te que de mim compres ouro refinado no fogo, para que te enriqueças; e vestes brancas, para que te vistas, e não seja manifesta a vergonha da tua nudez; e colírio, a fim de ungires os teus olhos, para que vejas.

26 ATIVIDADES ESPIRITUAIS Que somos exortados a participar

27 Atividades espirituais Provérbios 23:23 - Compra a verdade, e não a vendas; sim, a sabedoria, a disciplina, e o entendimento. Provérbios 23:23 - Compra a verdade, e não a vendas; sim, a sabedoria, a disciplina, e o entendimento. Isaías 55:1 - Ó vós, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite. Isaías 55:1 - Ó vós, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite.

28 Atividades espirituais Mateus 13:44 - O reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido no campo, que um homem, ao descobrí-lo, esconde; então, movido de gozo, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo. Mateus 13:44 - O reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido no campo, que um homem, ao descobrí-lo, esconde; então, movido de gozo, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo. Mateus 25:9 - Mas as prudentes responderam: não; pois de certo não chegaria para nós e para vós; ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós. Mateus 25:9 - Mas as prudentes responderam: não; pois de certo não chegaria para nós e para vós; ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós.

29 Atividades espirituais Apocalipse 3:18 - aconselho-te que de mim compres ouro refinado no fogo, para que te enriqueças; e vestes brancas, para que te vistas, e não seja manifesta a vergonha da tua nudez; e colírio, a fim de ungires os teus olhos, para que vejas. Apocalipse 3:18 - aconselho-te que de mim compres ouro refinado no fogo, para que te enriqueças; e vestes brancas, para que te vistas, e não seja manifesta a vergonha da tua nudez; e colírio, a fim de ungires os teus olhos, para que vejas.

30 NÃO SEJAS POBRE, SENDO RICO...

31 MAS SEJAS UM RICO ESPIRITUAL...


Carregar ppt "Pobreza e Riqueza Pr. Filipe A. Espindola. Pobreza pecaminosa: Suas Causas Indolência: Indolência: Provérbios 6:10 e 11 - um pouco para dormir, um pouco."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google