A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pobreza e Riqueza Pr. Filipe A. Espindola.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pobreza e Riqueza Pr. Filipe A. Espindola."— Transcrição da apresentação:

1 Pobreza e Riqueza Pr. Filipe A. Espindola

2 Pobreza pecaminosa: Suas Causas
Indolência: Provérbios 6:10 e 11 - um pouco para dormir, um pouco para toscanejar, um pouco para cruzar as mãos em repouso; assim te sobrevirá a tua pobreza como um ladrão, e a tua necessidade como um homem armado. Parcimônia: Um dá liberalmente, e se torna mais rico; outro retém mais do que é justo, e se empobrece.

3 Pobreza pecaminosa: Suas Causas
Amor ao prazer: Provérbios 21:17 - Quem ama os prazeres empobrecerá; quem ama o vinho e o azeite nunca enriquecerá. Alcoolismo e glutonaria: Porque o beberrão e o comilão caem em pobreza; e a sonolência cobrirá de trapos o homem. Más associações: O que lavra a sua terra se fartará de pão; mas o que segue os ociosos se encherá de pobreza.

4 POBREZA ESPIRITUAL Carentes da Verdade:
Amós 8:11 - Eis que vêm os dias, diz o Senhor Deus, em que enviarei fome sobre a terra; não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. Salmo 74:9 - Não vemos mais as nossas insígnias, não há mais profeta; nem há entre nós alguém que saiba até quando isto durará. Ezequiel 7:26 - Miséria sobre miséria virá, e se levantará rumor sobre rumor; e buscarão do profeta uma visão; mas do sacerdote perecerá a lei, e dos anciãos o conselho.

5 POBRE Justiça aos pobres é ordenada por Deus:
Salmo 82:3 – Fazei justiça ao pobre e ao órfão; procedei retamente com o aflito e o desamparado. Provérbios 21:13 – Quem tapa o seu ouvido ao clamor do pobre, também clamará e não será ouvido. Jeremias 22:16 – Julgou a causa do pobre e necessitado; então lhe sucedeu bem. Porventura não é isso conhecer-me? diz o Senhor.

6 POBRE Bondade para com os pobres é ordenada por Deus:
Deuteronômio 15:7 – Quando no meio de ti houver algum pobre, dentre teus irmãos, em qualquer das tuas cidades na terra que o Senhor teu Deus te dá, não endurecerás o teu coração, nem fecharás a mão a teu irmão pobre; Provérbios 19:17 – O que se compadece do pobre empresta ao Senhor, que lhe retribuirá o seu benefício. Mateus 19:21 – Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, segue-me.

7 RIQUEZAS TERRENAS São um presente de Deus:
Deuteronômio 8:18 – Antes te lembrarás do Senhor teu Deus, porque ele é o que te dá força para adquirires riquezas; a fim de confirmar o seu pacto, que jurou a teus pais, como hoje se vê. 1 Crônicas 29:12 – Tanto riquezas como honra vêm de ti, tu dominas sobre tudo, e na tua mão há força e poder; na tua mão está o engrandecer e o dar força a tudo. Eclesiastes – 5:19 - E quanto ao homem a quem Deus deu riquezas e bens, e poder para desfrutá-los, receber o seu quinhão, e se regozijar no seu trabalho, isso é dom de Deus.

8 RIQUEZAS TERRENAS: Seus Perigos
Inclinação para esquecer a Deus: Deuteronônio 8:13 e 14 - depois de se multiplicarem as tuas manadas e es teus rebanhos, a tua prata e o teu ouro, sim, depois de se multiplicar tudo quanto tens, se exalte e teu coração e te esqueças do Senhor teu Deus, que te tirou da terra o Egito, da casa da servidão;

9 RIQUEZAS TERRENAS: Seus Perigos
Estimulam a avareza: Salmo 62:10 - Não confieis na opressão, nem vos vanglorieis na rapina; se as vossas riquezas aumentarem, não ponhais nelas o coração.

10 RIQUEZAS TERRENAS: Seus Perigos
Põe em perigo a integridade: Provérbios 28:20 - O homem fiel gozará de abundantes bênçãos; mas o que se apressa a enriquecer não ficará impune.

11 RIQUEZAS TERRENAS: Seus Perigos
Impede a entrada no reino de Deus: Mateus 19:23 - Disse então Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que um rico dificilmente entrará no reino dos céus.

12 RIQUEZAS TERRENAS: Seus Perigos
Resulta em uma vida estéril: Marcos 4:19 - mas os cuidados do mundo, a sedução das riquezas e a cobiça doutras coisas, entrando, sufocam a palavra, e ela fica infrutífera.

13 RIQUEZAS TERRENAS: Seus Perigos
Expõe as pessoas a tentações poderosas: 1 Timóteo 6:9 - mas os cuidados do mundo, a sedução das riquezas e a cobiça doutras coisas, entrando, sufocam a palavra, e ela fica infrutífera.

14 RIQUEZAS TERRENAS: Seus Perigos
Não ajudam nas provações: Provérbios 11:4 - De nada aproveitam as riquezas no dia da ira; porém a justiça livra da morte. Eclesiastes 6:2 - um homem a quem Deus deu riquezas, bens e honra, de maneira que nada lhe falta de tudo quanto ele deseja, contudo Deus não lhe dá poder para daí comer, antes o estranho lho come; também isso é vaidade e grande mal.

15 RIQUEZAS TERRENAS: Seus Perigos
Não são necessariamente destrutivas: Pessoas boas as possuíram: Gênesis 13:2 - Abrão era muito rico em gado, em prata e em ouro. 2 Samuel 19:32 - E era Barzilai mui velho, da idade de oitenta anos; e ele tinha provido o rei de víveres enquanto este se demorara em Maanaim, pois era homem muito rico. 2 Crônicas 1:15 - E o rei tornou o ouro e a prata tão comuns em Jerusalém como as pedras, e os cedros tantos em abundância como os sicômoros que há na baixada.

16 RIQUEZAS TERRENAS: Seus Perigos
Fugazes e incertas Provérbios 27: porque as riquezas não duram para sempre; e duraria a coroa de geração em geração? Eclesiastes 2:18 - Também eu aborreci todo o meu trabalho em que me afadigara debaixo do sol, visto que tenho de deixá-lo ao homem que virá depois de mim. 1 Timóteo 6:7 - Porque nada trouxe para este mundo, e nada podemos daqui levar;

17 RIQUEZAS TERRENAS: Seus Perigos
São tesouros enganosos Ageu 1:6 - Tendes semeado muito, e recolhido pouco; comeis, mas não vos fartais; bebeis, mas não vos saciais; vestis-vos, mas ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o para o meter num saco furado. Apocalipse 3:17 - Porquanto dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um coitado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;

18 RIQUEZAS TERRENAS: Seus Perigos
Sua acumulação é desapontadora Salmo 39:6 - Na verdade, todo homem anda qual uma sombra; na verdade, em vão se inquieta, amontoa riquezas, e não sabe quem as levará. Eclesiastes 2:26 - Porque ao homem que lhe agrada, Deus dá sabedoria, e conhecimento, e alegria; mas ao pecador dá trabalho, para que ele ajunte e amontoe, a fim de dá-lo àquele que agrada a Deus: Também isso é vaidade e desejo vão. Tiago 5:3 - O vosso ouro e a vossa prata estão enferrujados; e a sua ferrugem dará testemunho contra vós, e devorará as vossas carnes como fogo. Entesourastes para os últimos dias.

19 RIQUEZAS ESPIRITUAIS São perduráveis A sua fonte é a Benção de Deus
Provérbios 8:18 - Riquezas e honra estão comigo; sim, riquezas duráveis e justiça. A sua fonte é a Benção de Deus Provérbios 10:22 - A bênção do Senhor é que enriquece; e ele não a faz seguir de dor alguma. É um paradoxo Provérbios 13:7 - Há quem se faça rico, não tendo coisa alguma; e quem se faça pobre, tendo grande riqueza.

20 RIQUEZAS ESPIRITUAIS São descobertas por visão espiritual
Efésios 1:18 – sendo iluminados os olhos do vosso coração, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos, São inescrutáveis Efésios 3:8 - A mim, o mínimo de todos os santos, me foi dada esta graça de anunciar aos gentios as riquezas inescrutáveis de Cristo,

21 RIQUEZAS ESPIRITUAIS São mais preciosas que as terrenas
Hebreus 11:26 – tendo por maiores riquezas o opróbrio de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa. São herança dos escolhidos de Deus Tiago 2:5 - Ouvi, meus amados irmãos. Não escolheu Deus os que são pobres quanto ao mundo para fazê-los ricos na fé e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam?

22 QUEM FAZ INVESTIMENTOS ESPIRITUAIS...
...obtém tesouros espirituais.

23 Investimentos espirituais
Mateus 6:20 - mas ajuntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem os consumem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Mateus 19:21 - Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, segue-me.

24 Investimentos espirituais
Lucas 12:33 - Vendei o que possuís, e dai esmolas. Fazei para vós bolsas que não envelheçam; tesouro nos céus que jamais acabe, aonde não chega ladrão e a traça não rói. Filipenses 3:8 - sim, na verdade, tenho também como perda todas as coisas pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como refugo, para que possa ganhar a Cristo,

25 Investimentos espirituais
1 Timóteo 6:19 - entesourando para si mesmos um bom fundamento para o futuro, para que possam alcançar a verdadeira vida. Apocalipse 3:18 - aconselho-te que de mim compres ouro refinado no fogo, para que te enriqueças; e vestes brancas, para que te vistas, e não seja manifesta a vergonha da tua nudez; e colírio, a fim de ungires os teus olhos, para que vejas.

26 ATIVIDADES ESPIRITUAIS
Que somos exortados a participar

27 Atividades espirituais
Provérbios 23:23 - Compra a verdade, e não a vendas; sim, a sabedoria, a disciplina, e o entendimento. Isaías 55:1 - Ó vós, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite.

28 Atividades espirituais
Mateus 13:44 - O reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido no campo, que um homem, ao descobrí-lo, esconde; então, movido de gozo, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo. Mateus 25:9 - Mas as prudentes responderam: não; pois de certo não chegaria para nós e para vós; ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós.

29 Atividades espirituais
Apocalipse 3:18 - aconselho-te que de mim compres ouro refinado no fogo, para que te enriqueças; e vestes brancas, para que te vistas, e não seja manifesta a vergonha da tua nudez; e colírio, a fim de ungires os teus olhos, para que vejas.

30 NÃO SEJAS POBRE, SENDO RICO...

31 MAS SEJAS UM RICO ESPIRITUAL...


Carregar ppt "Pobreza e Riqueza Pr. Filipe A. Espindola."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google