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COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. O comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre.

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Apresentação em tema: "COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. O comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre."— Transcrição da apresentação:

1 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

2 O comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional.

3 explicação, previsão e controle As finalidades do comportamento organizacional correspondem a explicação, previsão e controle do comportamento humano. A explicação refere-se a identificação das causas ou razões que impulsionaram determinados fatos/acontecimentos/fenômenos. A previsão está direcionada para eventos futuros estabelecendo os resultados alcançados através de uma ação específica. O controle apresenta-se como um objetivo controverso, pois há em si uma dificuldade em monitorar o comportamento do ser humano, o qual é integrante fundamental nas organizações. O controle implica na contribuição mais valiosa que o comportamento organizacional acarreta para o trabalho gerando eficácia. OBJETIVOS

4 Eficiente é a pessoa preocupada em realizar suas tarefas, resolvendo os problemas inerentes a ela e… só! Ser eficiente é atingir a meta estabelecida, diária, mensal ou anualmente, sem explorar ao máximo o potencial. O problema é quando a eficiência deixa de ser uma mensuração de resultados e passa a ser um comportamento padrão, colocando os colaboradores na zona de conforto A eficácia, por sua vez, é a característica de quem se preocupa em conseguir bons resultados e costuma ir um pouco além da eficiência. Quem é eficaz preocupa-se com a exploração máxima de suas potencialidades e com a superação dos limites, com base na criatividade.

5 Ser efetivo é orientar as ações e recursos em busca do melhor resultado (eficácia), desenvolvendo as atividades no melhor padrão de qualidade versus tempo (eficiência). É fazer de forma certa as coisas, com a certeza de estar fazendo a coisa certa. O comportamento eficiente cumpre o prometido, com foco no problema. A eficácia costuma ir um pouco mais além. Efetividade congrega o positivo que existe na eficiência e na eficácia.

6 Valores Atitudes Personalidade Capacidade Comportamentoindividual Motivação Percepção Aprendizagem PRINCIPAIS VARIÁVEIS QUE AFETAM O COMPORTAMENTO

7 PROCESSO DE PERCEPÇÃO ESTÍMULO Observação do Estímulo Avaliação e Interpretação da realidade COMPORTAMENTO Distorções perceptivas Q U A D R O DE R E F E R Ê N C I A

8 ALGUMAS DISTORÇÕES PERCEPTIVAS ESTERIÓTIPOS SIMILARIDADE SITUAÇÃO EMOÇÕES ATRIBUIÇÃO NECESSIDADES

9 O COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL COMO UM ICEBERG Aspectos visíveis Estratégias Objetivos Políticas e procedimentos Estrutura organizacional Tecnologia Aspectos invisíveis Percepções Atitudes Normas grupais Interações Conflitos interpessoais e intergrupais

10 HÁ TRÊS NÍVEIS DE ABORDAGEM DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL: PERSPECTIVA INTERMEDIÁRIA O grupo Os grupos nas organizações MICROPERSPECTIVA O indivíduo As pessoas nas organizações MACROPERSPECTIVA MACROPERSPECTIVA A organização A dinâmica organizacional

11 FATOR HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES Adaptação do Homem ao Trabalho Adaptação do Trabalho ao Homem Adaptação do Homem ao Homem

12 Adaptação do Homem ao Trabalho: Adaptação do Homem ao Trabalho: Identificar as pessoas em função de suas aptidões, interesses e personalidade. Instituir uma política de aproveitamento de pessoal interno para promoção e eliminar o ócio organizacional. Adaptação do Trabalho ao Homem: Adaptação do Trabalho ao Homem: Realizar avaliação ergonômica do local do trabalho, visando a adaptação do homem ao ambiente físico, às máquinas e instalações em geral. Adaptação do Homem ao Homem: Adaptação do Homem ao Homem: Proporcionar um ambiente de trabalho no qual exista respeito e confiança mútua Manter um sistema justo de promoção e remuneração Treinar e capacitar os colaboradores Valorizar a qualidade das relações interpessoais

13 PAPEIS DOS EXECUTIVOS Papeis de Decisão Estimular e supervisionar novos projetos para a melhoria do desempenho de suas organizações. Papeis de Relacionamento Interpessoal Realizar tarefas de natureza cerimonial e simbólica. Papeis de Informação Obter e disponibilizar informações de outras organizações e instituições.

14 O que as organizaçõesesperam das pessoas Foco na missão organizacional Foco na visão de futuro da organização Foco no cliente Foco em metas e resultados Foco em melhoria e desenvolvimentocontínuo Foco no trabalho trabalhoparticipativo em equipe Comprometimento e dedicação e dedicação Talento, habilidades e competências Aprendizado e crescimentoprofissional Ética e responsabilidade

15 O que as pessoas esperam da organização Um excelente excelente lugar para trabalhar Reconhecimento e recompensas; salário, benefício e incentivos Oportunidade de crescimento; educação e carreira Participaçãonasdecisões Liberdadeeautonomia Apoio e suporte;liderançarenovadora Empregabilidade e ocupabilidade Camaradagem e coleguismo Divertimento, alegria e satisfação Qualidade de vida no trabalho

16 MELHORANDO O COMPORTAMENTO ÉTICO Os membros das organizações cada vez mais se vêm enfrentando dilemas éticos, situações nas quais precisam definir a conduta correta e a errada. A linha divisória entre o certo e o errado tem ficado cada vez mais indefinida. OS EXECUTIVOS E SUAS ORGANIZAÇÕES PRECISAM REAGIR A ESSA QUESTÃO !

17 O gestor adota um comportamento ético quando procede de forma a obter resultados sem prejudicar as outras pessoas ou a organização. Isto implica em seguir princípios universais, como : a) Ser honesto em qualquer situação, visto que a honestidade é o fundamento principal de uma relação de confiança e credibilidade. b) Ter coragem para assumir as decisões, principalmente quando for preciso agir de forma impopular. c) Ser tolerante e flexível com as pessoas. As soluções para os problemas organizacionais são facilmente descobertas quando há gestores que escutam seus liderados e avaliam situações sem pré-julgamentos. d) Ser íntegro. Trata-se de agir baseado nos seus princípios, mesmo que isto provoque prejuízos em curto prazo. e) Ser humilde. Ouvir as ideias dos outros, repartir o sucesso com a equipe e reconhecer suas próprias falhas são algumas das ações práticas de alguém que exerce a humildade.

18 Distribuição de códigos de ética para seus funcionários Promoção de seminários, workshops e programas de treinamento para estimular o comportamento ético Contratação de conselheiros que podem ser procurados, em muitos casos anonimamente, para dar assistência nas questões de dilemas éticos. Criação de mecanismos de proteção para os funcionários que denunciam práticas antiéticas. AÇÕES QUE PODEM SER EMPREENDIDAS PARA CRIAR UM AMBIENTE ÉTICO NA ORGANIZAÇÃO

19 É fundamental criar um clima eticamente saudável para os colaboradores. Quando se fala em sustentabilidade organizacional, um dos principais desafios é criar uma cultura na qual os colaboradores saibam tomar as melhores decisões de acordo com valores e princípios éticos, eliminando a ambiguidade em relação ao que são comportamentos certos ou errados.

20 ALGUMAS DISCIPLINAS QUE CONTRIBUEM PARA O ESTUDO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL PSICOLOGIA – Ciência que busca medir, explicar e, algumas vezes, modificar o comportamento dos seres humanos. SOCIOLOGIA – Estuda o sistema social no qual os indivíduos desempenham seus papeis, ou seja, estuda as relações das pessoas entre si. ANTROPOLOGIA – É o estudo das sociedades para compreender os seres humanos e suas atividades.


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