A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Manobras erradas na estrada da vida. II Sm

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Manobras erradas na estrada da vida. II Sm"— Transcrição da apresentação:

1 Manobras erradas na estrada da vida. II Sm 13. 5-14

2

3 • Saul tinha tudo para ser um homem de sucesso e foi um fracasso
• Saul tinha tudo para ser um homem de sucesso e foi um fracasso. Começou bem e terminou mal. Suas decisões foram desastradas. Ele tropeçou nas suas próprias pernas. Foi derrotado não pelos inimigos nem pelas circunstâncias, mas por si mesmo.

4 • A vida de Saul é uma trombeta a alertar-nos para o perigo de começar bem a carreira e perder-se na caminhada. O perigo de transigir-se com os absolutos de Deus e praticar o que um dia se condenou.

5 • A vida de Saul nos ensina que podemos desperdiçar as oportunidades da vida. Ela nos ensina o que não devemos fazer. Ela nos aponta para o perigo de receber em si mesmo a merecida punição do seu erro.

6

7 1. A primeira manobra errada foi a impaciência. 10:8; 13:8-14

8

9 a. Na batalha contra os filisteus, Samuel se ausenta e deixa ordem para Saul esperá-lo sete dias para fazer o sacrifício

10 b. Os filisteus eram 30 mil carros; 6 mil cavaleiros. Povo em multidão

11 c. Passou o primeiro dia. Todos estavam ficando nervosos
c. Passou o primeiro dia. Todos estavam ficando nervosos. Os capitães das tropas vinham dizer a toda hora que o moral dos soldados estava baixando. Será que Saul não podia tomar nenhuma providência?

12 d. Os homens de Israel ficaram em apuros e se esconderam nas cavernas

13 e. Sexto dia – Alguns dos homens começaram a abandonar Saul, voltando para casa. Saul estava nervoso. “Onde está Samuel, por que ele não vem?” Saul ficou impaciente e resolveu fazer alguma coisa.

14 f. Sétimo dia – ao raiar do dia, outros soldados vão embora
f. Sétimo dia – ao raiar do dia, outros soldados vão embora. Saul, então, não aguentou esperar mais e disse: “Trazei-me aqui o holocausto e ofertas pacíficas. E ofereceu o holocausto”.

15 g. Quando estava terminando, chegou Samuel e Saul tenta dar suas desculpas. O povo ia se espalhando; você não vinha; o inimigo já se armara; precisava urgentemente de uma bênção a qualquer custo; fui forçado pelas circunstâncias.

16 h. Mas Samuel repreende Saul e chama-o de tolo. 13.13,14.

17

18 A impaciência. é uma confissão de que não acreditamos que Deus se acha no controle total de tudo.

19 Impaciência é incredulidade
Impaciência é incredulidade. Às vezes somos tentados a agir por nós mesmos, mesmo que o sinal de Deus esteja vermelho para nós.

20 2. Segunda manobra errada foi juramento insensato. 14:24-30,39

21 a. Sem comunhão com Deus, confiando em si mesmo, Saul em plena guerra sacrifica seus soldados, fazendo um juramento néscio. 14:24, 39,44.

22 b. Jônatas não sabendo do voto, come mel e recobra as forças, mas seu pai achava que ele devia morrer. Não fora a intervenção do povo, Saul teria matado o seu próprio filho.

23 c. Há pais que criam leis tão rígidas para seus filhos que eles ficam sufocados. Saul se achava o dono da vida das pessoas. O poder havia subido à sua cabeça e ele começou a agir insensatamente.

24 3. Terceira manobra errada foi a obediência parcial 15:3,5-7,10

25 a. Saul não seguiu a Deus nem lhe executou a Palavra
a. Saul não seguiu a Deus nem lhe executou a Palavra. Saul poupou a Agague e o melhor dos rebanhos. Obedeceu parcialmente

26 b. Saul mentiu, dizendo que tinha executado a ordem de Deus
b. Saul mentiu, dizendo que tinha executado a ordem de Deus. Saul tenta racionalizar. Em vez de se curvar, ele busca meios de justificar o seu erro

27 c. Saul deu desculpas infundadas, disse desobedeceu a ordem de Deus para fazer sacrifícios a Deus. Deus não aceita culto associado à desobediência ,15

28 d. Samuel diz a Saul que Deus quer obediência
d. Samuel diz a Saul que Deus quer obediência. Deus não busca adoração, mas adoradores; Deus não quer sacrifício, mas obediência

29 e. Samuel diz a Saul que sua rebelião é como feitiçaria e sua obstinação como idolatria. Não obedecer a Deus é rebelião, ocultismos. Não obedecer é como idolatria

30 g) Então, Saul usa a máscara de uma confissão fingida sem arrependimento – Pequei – agora honra-me diante dos anciãos. Ele estava preocupado com a sua posição.

31 h) Samuel se afasta de Saul e Saul não mais o procura
h) Samuel se afasta de Saul e Saul não mais o procura. Saul não quer mais ouvir a Palavra de Deus. Ele prefere o caminho da fuga do que o caminho do confronto.

32 4. Quarta manobra errada. construir um monumento a si mesmo 15:12

33

34 a. Ele fez exatamente o contrário de Davi
a. Ele fez exatamente o contrário de Davi. O grande sonho de Davi era construir um templo para Deus. O grande sonho de Saul era construir um monumento ao seu próprio nome.

35 b. Quais são os monumentos que você está construindo
b. Quais são os monumentos que você está construindo? São à sua própria pessoa? São para atender os seus próprios desejos? Você está buscando a glória de Deus ou a glória do seu próprio nome?

36 5. Quinta manobra errada Ciúme doentio 18:6-9

37

38 a. Uma música de sucesso em Israel infernizou a vida de Saul. 18:7

39 b. As meninas cantavam nas ruas
b. As meninas cantavam nas ruas. Os soldados assobiavam em suas fileiras. As mulheres entoavam em suas casas. Isso indignou Saul 18:8,9.

40 c. O ódio é um fogo destruidor. Ele é uma porta aberta a ação do diabo
c. O ódio é um fogo destruidor. Ele é uma porta aberta a ação do diabo. Ef 4:26-27.

41 d. Um espírito maligno se apossou dele 18:10; 19:8,9 – A vida de Saul passou a ser controlada por um espírito maligno. Seu coração tornou-se um poço de ódio.

42 e. Saul arquiteta planos para tirar o seu desafeto do seu caminho – Em vez de se arrepender, endurece. Saul quer destruir Davi, não por causa dos erros de Davi, mas por causa de suas virtudes.

43

44 6. Sexta manobra errada Consultou uma feiticeira 28:7

45

46 a. Não buscou a Deus através do profeta Samuel em vida, agora quer buscar Samuel morto, pela feitiçaria. 28:11.

47 b. Saul torna-se um homem incoerente – Ele busca o que ele mesmo combateu, pois havia desterrado os necromantes.

48 c. Saul não se arrependeu, por isso em vez de buscar a Deus, busca o próprio diabo.

49

50 7. Sétima manobra errada: suicídio. 31:4,5

51 a. Saul caiu nos próprios laços do seu pecado
a. Saul caiu nos próprios laços do seu pecado. Pv 29:1 – “o homem que muitas vezes é repreendido e endurece a sua cerviz será quebrado repentinamente, sem que haja cura”.

52 b. A Bíblia diz que Deus matou Saul porque ele consultou uma necromante.

53 c. Saul tirou a sua própria vida, visto que atirou-se sobre sua própria espada.

54

55 d. Seu fim foi trágico, porque jamais se dispôs a arrepender-se
d. Seu fim foi trágico, porque jamais se dispôs a arrepender-se. Em vez de voltar-se para Deus, sempre fez manobras para afastar-se cada vez mais de Deus.

56 CONCLUSÃO O que distinguiu Saul de seu sucessor Davi, não foi o pecado, ambos pecaram contra Deus. A diferença é que Davi quando foi confrontado, arrependeu-se; Saul tornou-se mais endurecido. • Saul pensava na sua própria glória; Davi buscava a glória de Deus.


Carregar ppt "Manobras erradas na estrada da vida. II Sm"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google