A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Nascente dos sofrimentos: uma análise do ego

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Nascente dos sofrimentos: uma análise do ego"— Transcrição da apresentação:

1 Nascente dos sofrimentos: uma análise do ego
Marlon Reikdal Núcleo de Estudos Psicológicos Joanna de Ângelis

2 Objetivo da vida terrena
L. E. Q. 132 – (Resp.) “Deus lhes impõe a encarnação com o fim de fazê-los chegar à perfeição.” L. E. Q. 133 – (Resp.) “Todos são criados simples e ignorantes e se instruem nas lutas e tribulações da vida corporal.” Tribulações - São Processos Educativos que nós escolhemos

3 Justiça Divina KARDEC, O Evangelho Segundo o Espiritismo (ESE) – Cap. V, item 3 “As vicissitudes da vida derivam de uma causa e, pois que Deus é justo, justa há de ser essa causa. Isso o de que cada um deve bem compenetrar-se.”

4 “Quantos homens caem por sua própria culpa
“Quantos homens caem por sua própria culpa! Vítimas de sua imprevidência, de seu orgulho e de sua ambição! Quantos se arruínam por falta de ordem, de perseverança, pelo mau proceder, ou por não terem sabido limitar seus desejos! Quantas uniões desgraçadas, porque resultaram de um cálculo de interesse ou de vaidade e nas quais o coração não tomou parte alguma! Quantas dissensões e funestas disputas se teriam evitado com um pouco de moderação e menos suscetibilidade! Quantas doenças e enfermidades decorrem da intemperança e dos excessos de todo gênero!” KARDEC – ESE: cap. V – item 4

5 Causalista X Teleológica (REIKDAL – Refletindo a Alma, p. 249)
“A compreensão espiritista a respeito da vida e do sofrimento nos faz crer que ninguém está no mundo para sofrer. O sofrimento é apenas um método pedagógico próprio do planeta terrestre.” Causalista X Teleológica (REIKDAL – Refletindo a Alma, p. 249)

6 (REIKDAL – Refletindo a Alma, p. 252)
A partir da visão psicológica de Allan Kardec concluí-se que na raiz de qualquer sofrimento será encontrado como autor o próprio Espírito. No presente ou no passado, consciente ou inconscientemente, as origens do sofrimento estão sempre, portanto, naquele que o padece, no recôndito do seu ser, nos painéis profundos da sua consciência. (REIKDAL – Refletindo a Alma, p. 252)

7 Livro dos Espíritos Q. 913 Dentre os vícios, qual se pode considerar radical?
VÍCIO (Dic. Houaiss): - Defeito ou imperfeição grave de uma pessoa ou coisa; - Disposição natural para cometer o mal ou praticar ações contra a moral; - Qualquer costume supérfluo, prejudicial ou censurável.

8 o egoísmo. “Nós o dissemos muitas vezes:
Daí deriva todo o mal. Estudai todos os vícios e vereis que no fundo de todos está o egoísmo. Inutilmente os combatereis e não conseguireis extirpá-los enquanto não houverdes atacado o mal em sua raiz. Tendam, todos os esforços para ele, pois esta é a verdadeira chaga da humanidade.

9 EGOÍSMO Amor exagerado aos próprios valores e interesses em despeito dos de outrem; Exclusivismo que leva uma pessoa a se tomar como referência a tudo. (Dicionário Houaiss)

10 EGO + ÍSMO (STEIN – Jung: o mapa da alma, p. 23)
“Refere-se à experiência que uma pessoa tem de si mesma como um centro de vontade, de desejo, de reflexão e ação.” (STEIN – Jung: o mapa da alma, p. 23)

11 STEIN – Jung o mapa da alma, p. 27
“O ego focaliza a consciência humana e confere à nossa conduta consciente sua determinação e direção. Porque temos um ego, possuímos a liberdade para fazer escolhas que podem desafiar nosso instinto de autopreservação (...)” STEIN – Jung o mapa da alma, p. 27

12 KARDEC – O Evangelho Segundo Espiritismo – Lei de Amor
Evolução Humana Instintos (sobrevivência) Sensações (boas ou más) Sentimentos (Amor) KARDEC – O Evangelho Segundo Espiritismo – Lei de Amor

13 EGO + ÍSMO Manifestações Egóicas Doentias
Formação de nome de ação; Formação de substantivos abstratos; Existe a presença do ego – paulo de tarso Manifestações Egóicas Doentias (Joanna de Ângelis - Despertar do Espírito)

14 EGO + ÍSMO Intoxicação, adoecimento – (estragar, deformar, perverter).

15 CULPA EGO que se pune

16 CIÚME Desejo de posse do EGO

17 INVEJA EGO que não aceita o triunfo alheio

18 RAIVA EGO ferido

19 MEDO * EGO que se esconde

20 EGO que não aceita a vida como ela é
TRISTEZA * EGO que não aceita a vida como ela é

21 EGO que não consegue admitir o ocorrido
RESSENTIMENTO EGO que não consegue admitir o ocorrido

22 INDIFERENÇA EGO que não quer ver

23 Egoísmo Neste forma de definir o egoísmo, podemos entender o ego como uma instância psíquica, produto das reencarnações, e que, em determinada fase do desenvolvimento humano se corrompe pelo excesso de si mesmo, perverte-se à medida que se considera o centro de tudo, aliena-se à medida que acredita merecedor apenas das experiências positivas e idealizadas. Dar exemplo a partir dessas duas instâncias - a morte de um ente querido (centro de tudo); não poder errar, se comparar com os espíritos puros.

24 Podemos pensar que dentro deste funcionamento normal e esperado, este ego que deveria administrar os prazeres, as necessidades e os objetivos existenciais, pode equivocar-se na melhor forma de gerenciar a vida, olhando apenas para si. Pode perverter-se pautado unicamente na construção dos interesses pessoais, imediatos, pertinentes aos instintos primários, ou pertinentes as realizações exteriores... (REIKDAL – Refletindo a Alma, p. 273) “A infelicidade do ego é pensar que é rei, senhor de toda a casa, sem entender ou aceitar que é apenas um servidor, e que encontrando e aceitando seu papel, poderá ser um ótimo servidor, mas nunca o senhor.” (REIKDAL – Refletindo a Alma, p. 273)

25 Qual o meio de destruir-se o egoísmo?
Livro dos Espíritos - Q. 917 Qual o meio de destruir-se o egoísmo? “De todas as imperfeições humanas, o egoísmo é a mais difícil de desenraizar-se porque deriva da influência da matéria.” Encontrar o equilíbrio onde a importância não esteja pautada na influência da matéria, mas sem desvalorizar a importância. A frente, não acima... O a frente está muito ligado a condição material que reencarnamos... Mas se tivessemos em condições piores... “O egoísmo assenta na importância da personalidade.”

26 “O Espiritismo faz ver as coisas de tão alto, que o sentimento da personali- dade desaparece, de alguma forma, diante da imensidão.” Allan Kardec O Livro dos Espíritos q. 917

27 marlonreikdal@gmail.com www.marlonreikdal.blogspot.com
Palestra realizada com base no capítulo de mesmo título do livro Refletindo a Alma, de autoria do Núcleo de Estudos Psicológicos Joanna de Ângelis, do qual Marlon Reikdal é membro.


Carregar ppt "Nascente dos sofrimentos: uma análise do ego"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google