A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TEXTO DESCRITIVO Profª Natália Tiezzi CONCEITO O texto descritivo objetiva-se a descrever as partes e aspectos de um cenário, de uma cena, de um objeto,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TEXTO DESCRITIVO Profª Natália Tiezzi CONCEITO O texto descritivo objetiva-se a descrever as partes e aspectos de um cenário, de uma cena, de um objeto,"— Transcrição da apresentação:

1

2 TEXTO DESCRITIVO Profª Natália Tiezzi

3 CONCEITO O texto descritivo objetiva-se a descrever as partes e aspectos de um cenário, de uma cena, de um objeto, de uma situação, até mesmo de um sentimento. Dessa forma o enunciador faz com que o leitor ou ouvinte se aproxime o máximo possível daquilo que ele pretende apresentar: personagens, estados, ambientes, paisagens.

4 CARACTERÍSTICAS Não é importante a ordem dos relatos, portanto, não há progressão temporal. Procura caracterizar algo, um fato, uma pessoa, uma ideia. É um texto figurativo (composto por termos concretos). Todas as ocorrências são simultâneas. Se inverter a ordem dos relatos, nada muda.

5 CARACTERÍSTICAS Predominam verbos de estado. (ter, estar, sustenta, ser, etc). Os tempos verbais predominantes são o presente e o imperfeito. Não existe descrição sem ADJETIVOS, pois a função deles é caracterizar.

6 COMO DESCREVER Descrever características que não se pode encontrar em qualquer lugar. É essencial que se destaquem os traços distintivos, para que a imagem verbal não seja visualizada superficialmente. Isso enriquece a descrição e torna o texto mais atraente. Exemplos: dizer que o cabelo é preto não é novidade, pois muitas pessoas têm o cabelo preto, mas dizer que na raiz branca do cabelo podia-se perceber que era tingido é uma característica específica, que ajuda a distinguir o indivíduo da maioria.

7 COMO DESCREVER Deve-se separar aspectos físicos, emocionais e psicológicos, caso haja os três, e descrever um de cada vez para que a imagem possa ser construída coerentemente.

8 ATIVIDADE Observe a obra de Candido Portinari e responda: 1) Onde os personagens estão? 2) Descreva como eles são fisicamente. 3) Como eles aparentam estar psicologicamente. 4) Como você se sentiu depois de ouvir a música e observar o quadro? Explique. 5_

9

10

11 O RETIRANTE NORDESTINO Homem esquálido, sofrido, magro e caído Nordestino, brasileiro, sedento e trabalhador Sem posses, sem água, sem mágoa e esquecido Taciturno, cabisbaixo, ensimesmado na dor. Rosto marcado pelo sofrimento no sertão Sem eira nem beira, precisa ir embora Apenas um voto, lembrado na eleição Homem calado, não grita e não chora. Com a morte ao seu lado, seus filhos têm fome Seus bichos morreram de sede, não sente emoção A mulher esquelética, sem expressão e sem nome

12 Homem desenganado, esquecido pela nação. Homem de outro Brasil, sempre em penitência Fica lutando sozinho, sem ajuda nem guarida Nordestino retirante, em busca da sobrevivência Perdeu tudo, vai pra outras terras buscar a vida. Retirante sofredor, com sua coragem e sua dor Um saco com seus pertences, quase nada sobrou Traz a família e a incerteza que o destino mandou Para um lugar desconhecido vai o homem sofredor. Homem do nordeste, retirante sem destino Excluído da sociedade, visto como estorvo Calos de sofrimento têm fome desde de menino Nem sabe se é gente, nem pensa que é povo. (Daniel Fiúza)


Carregar ppt "TEXTO DESCRITIVO Profª Natália Tiezzi CONCEITO O texto descritivo objetiva-se a descrever as partes e aspectos de um cenário, de uma cena, de um objeto,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google