A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profª Karina Oliveira Bezerra 05/02/2014. Do grego νθρωπος, transl. anthropos, "homem" λόγος, logos, "razão"/"pensamento"/"discurso"/"estudo É a ciência.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profª Karina Oliveira Bezerra 05/02/2014. Do grego νθρωπος, transl. anthropos, "homem" λόγος, logos, "razão"/"pensamento"/"discurso"/"estudo É a ciência."— Transcrição da apresentação:

1 Profª Karina Oliveira Bezerra 05/02/2014

2 Do grego νθρωπος, transl. anthropos, "homem" λόγος, logos, "razão"/"pensamento"/"discurso"/"estudo É a ciência que tem como objeto o estudo sobre o homem e a humanidade de maneira totalizante, ou seja, abrangendo todas as suas dimensões Ou seja, é o estudo do homem como ser biológico, social e cultural.

3 Antropologia Física (ou Biológica) aspectos genéticos e biológicos do homem. estuda os mecanismos de evolução biológica, herança genética, adaptabilidade e variabilidade humana, primatologia e o registo fóssil da evolução humana. Antropologia Cultural Linguística - Esse ramo procura compreender a comunicação humana e a influência da língua no processo de reconhecimento do mundo, de cognição, de relacionamento socio-cultural e também na afetividade. Arqueologia - condições de existência dos grupos humanos desaparecidos. Psicológica - revela o domínio do estudo dos mecanismos do psiquismo humano, na sua interação com a permanência social.

4 Antropologia Social - organização social e política, parentesco, instituições sociais. Antropologia Cultural - sistemas simbólicos, religião, comportamento. Para o antropólogo Claude Lévi-Strauss (1970, p. 377), a etnografia corresponde aos primeiros estágios da pesquisa: observação e descrição, trabalho de campo. A etnologia, com relação à etnografia, seria um primeiro passo em direção à síntese e a antropologia, uma segunda e última etapa da síntese, tomando por base as conclusões da etnografia e da etnologia. Antropologia social e cultural (etnologia): diz respeito a tudo que constitui uma sociedade, considerando o modo de produção, a relação com o sagrado, organização política e jurídica.

5


Carregar ppt "Profª Karina Oliveira Bezerra 05/02/2014. Do grego νθρωπος, transl. anthropos, "homem" λόγος, logos, "razão"/"pensamento"/"discurso"/"estudo É a ciência."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google