A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Semana Nacional da Vida Porque celebrar a Semana Nacional da Vida e Dia do Nascituro Em 2005 a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) instituiu.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Semana Nacional da Vida Porque celebrar a Semana Nacional da Vida e Dia do Nascituro Em 2005 a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) instituiu."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Semana Nacional da Vida Porque celebrar a Semana Nacional da Vida e Dia do Nascituro Em 2005 a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) instituiu a Semana Nacional de Defesa da Vida, de 1 a 7 de outubro e 8 o Dia do Nascituro. Nesse período, as dioceses são convidadas a desenvolver várias atividades em favor da vida.

4 Semana Nacional da Vida Porque celebrar a Semana Nacional da Vida e Dia do Nascituro A Declaração sobre Exigências Éticas em Defesa da Vida, fruto da 43ª Assembleia Geral, conclama toda Igreja a refletir, em profundidade, através de celebrações, cursos, encontros e seminários sobre temas de bioética, e a se manifestar, sempre que necessário, sobre o valor da vida em todas as suas dimensões.

5 Semana Nacional da Vida Ser humano já concebido que se encontra no ventre materno, por conseguinte ainda não veio à luz, mas espera-se que nasça dentro de um futuro próximo. Este ser humano possui o direito de ser respeitado na sua integridade e dignidade como a de qualquer pessoa já nascida. Mas quem é o Nascituro?

6 Semana Nacional da Vida Por que motivo a vida é um bem? No homem, criado à imagem e semelhança de Deus, reflete-se, em cada fase da sua existência, o rosto do seu Filho Unigênito... Este amor ilimitado e quase incompreensível de Deus pelo homem revela até que ponto a pessoa humana seja digna de ser amada por si mesma, independentemente de qualquer outra consideração:

7 Semana Nacional da Vida Por que motivo a vida é um bem? Inteligência, beleza, saúde, juventude, integridade, etc. Numa palavra, a vida humana é sempre um bem, porque ela é, no mundo, manifestação de Deus, sinal da sua presença, vestígio da sua glória (cf. Evangelium Vitae, 34; Dignitas Personae, 8).

8 Semana Nacional da Vida Tema – Amor e Vida A família reclama o acolhimento alegre e responsável da vida que nasce, o respeito e a defesa de cada existência humana, o cuidado por quem sofre ou passa necessidade, a solidariedade com os idosos, os doentes, os deficientes, a qualidade de vida, a responsabilidade com a segurança pública, a segurança na estrada e no trabalho.

9 Semana Nacional da Vida Tema – Amor e Vida Com este tema, a Igreja no Brasil faz um forte apelo para que a Semana Nacional da Vida seja um espaço privilegiado para anunciar, debater e esclarecer as pessoas sobre a grandeza e o valor da vida

10 Semana Nacional da Vida Tema – Amor e Vida e contribuir, a fim de que a família seja reconhecida e vivida como lugar de realização humana, a mais intensa possível na experiência de paternidade, de maternidade e filiação.

11 Semana Nacional da Vida Um novo caminho para a vida Caso tenha que escolher entre mim e o bebê, não hesite, -- e eu o exijo -- escolha o bebê. Salve-o! (Santa Gianna); O homem é chamado a uma plenitude de vida que se estende muito para além das dimensões da sua existência terrena, porque consiste na participação da própria vida de Deus (EV 2); O médico não deve interferir. O direito da criança à vida é igual ao direito da mãe. Um médico não pode decidir; é pecado matar um bebê em gestação (Santa Gianna);

12 Semana Nacional da Vida Um novo caminho para a vida A pior calamidade para a humanidade não é a guerra ou o terremoto. É viver sem Deus. Quando Deus não existe, se admite tudo. Se a lei permite o aborto e a eutanásia, não nos surpreende que se promova a guerra!" (Madre Teresa de Calcutá); "Temos medo da guerra nuclear e dessa nova enfermidade que chamamos Aids, mas matar crianças inocentes não nos assusta" (Madre Teresa de Calcutá); O amor é a fruta da época de todas as estações e está ao alcance de cada mão. Qualquer um pode colhê-lo, sem limites estabelecidos (Madre Teresa de Calcutá);

13 Semana Nacional da Vida Um novo caminho para a vida Lembre-se: O que fizerdes ao menor dos meus irmãos, a mim o fazeis (Mt 25,40); É fácil amar os que estão longe. Mas nem sempre é fácil amar os que vivem ao nosso lado (Madre Teresa de Calcutá). O Evangelho do amor de Deus pelo homem, o Evangelho da dignidade da pessoa e o Evangelho da vida são um único e indivisível Evangelho (EV 2);

14 Semana Nacional da Vida Você quer ser um defensor da Vida? Abrace uma causa moderna: Ame a Vida! Um novo caminho para a vida

15 Semana Nacional da Vida Sugestões para celebrar a Semana Nacional da Vida Promover encontros de casais, pais e filhos, namorados e noivos; Com iniciativas extraordinárias e na oração habitual, de cada comunidade cristã, de cada grupo ou associação, de cada família e do coração de cada crente eleve-se uma súplica veemente a Deus, Criador e amante da vida (EV 100); Instituir na comunidade um dia por mês (por exemplo, todo dia 25), como Dia de Oração pela Vida;

16 Semana Nacional da Vida Sugestões para celebrar a Semana Nacional da Vida Mobilizar os Meios de Comunicação Social, escrito e falado, para difundir mensagens que promovem e defendem a vida e a dignidade humana; Realizar visitas, palestras e debates nas escolas, colégios, universidades e paróquias sobre o valor e a dignidade da vida humana; Conscientizar a comunidade por meio das homilias e artigos em jornais; Visitar asilos, orfanatos e maternidades;

17 Semana Nacional da Vida Sugestões para celebrar a Semana Nacional da Vida Incentivar vereadores, deputados, prefeitos, governadores, para que promovam leis em favor da vida e da saúde pública; Convidar médicos, professores, pedagogos, políticos e psicólogos a proferir palestras e participar de encontros etc.; Peregrinação em favor da vida nas comunidades (por exemplo, contra o aborto); Facilitar a difusão de filmes que enaltecem o amor à família, à vida, aos idosos e aos doentes.

18 Semana Nacional da Vida Realização: Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e Família - CNBB Comissão Nacional da Pastoral Familiar - CNPF Mobilize-se Procure sua paróquia ou diocese

19 Semana Nacional da Vida Realização: Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e Família - CNBB Comissão Nacional da Pastoral Familiar - CNPF Mobilize-se O que vai fazer o seu grupo, sua pastoral, sua escola, sua paróquia?


Carregar ppt "Semana Nacional da Vida Porque celebrar a Semana Nacional da Vida e Dia do Nascituro Em 2005 a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) instituiu."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google