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Agenda Tecnologia, Educação e Aprendizagem O projeto TIDIA:

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Apresentação em tema: "Agenda Tecnologia, Educação e Aprendizagem O projeto TIDIA:"— Transcrição da apresentação:

1  Tidia-Ae: Technology for Learning and Education  Por Wilson Ruggiero April 2011

2 Agenda Tecnologia, Educação e Aprendizagem O projeto TIDIA:
Objetivos Comunidade Interoperabilidade A plataforma para Aprendizado Eletrônico – Ae; Exemplos de uso e ferramentas.

3 A sociedade procura se adaptar ...
... a uma nova realidade: Econômica, Social, Política e Tecnológica. Em especial, ao impacto da tecnologia da informação e comunicação e suas implicações no ensino, na aprendizagem e na Educação. A nossa sociedade está vivenciando uma série de transformações nas mais diversas áreas caracterizando uma nova realidade mundial. Esta nova realidade tem criado novos cenários aos quais a sociedade tenta continuamente se adaptar. Por outro lado, implicações importantes tem sido observadas: Na Área Econômica – com implicações criadas principalmente com o cenário globalizado de nossos dias; Na Área Social – com implicações ilustradas principalmente pelas enormes desigualdades existentes entre as nações em diferentes estágios de desenvolvimento; Na Área Política – exemplificadas principalmente através da fobia pela hegemônia e pela falta de sensibilidade à diversidade, existente entre algumas das nações dominantes de nossos dias; Na Área Tecnológica – com implicações caracterizadas pelo processo incessante de inovação e automação disponibilizado pelas mais diferentes formas de avanço tecnológico. Nesta nossa discussão iremos nos concentrar somente nos aspectos tecnológicos associados à tecnologia da informação e da comunicação materializado pelo aparecimento da Internet Avançada e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem. Dentre diversos novos paradigmas que tem se apresentado, gostaríamos de destacar em nossa discussão aquele que se preconiza a “Morte da Distâncias”.

4 Tecnologia e Educação em transformação …
As mudança de paradigmas e as suas conseqüentes implicações estão transformando o processo de ensino-aprendizagem. Façamos algumas reflexões sobre essas transformações na Educação. Como já comentamos, o aparecimento de novos paradigmas, em especial no tocante as relações espaço–temporais, tem produzido efeitos modificadores no processo de ensino-aprendizagem. Façamos algumas reflexões sobre esse tema para ajudar a identificar como as novas tecnologias, e em particular a Internet Avançada, pode auxiliar no ensino e promover um aprendizado mais eficaz. Iniciemos comentando como nós criamos o conhecimento.

5 O conhecimento envolve concretização/abstração de experiências ...
Nós aprendemos através da vivência com fenômenos; Aprendemos com o uso; Aprendemos interpretando estas experiências baseados naquilo que já conhecemos; Aprendemos pensando sobre estes fatos e refletindo sobre a própria experiência e o raciocínio feito. O processo de criação do conhecimento envolve a concretização ou abstração de diferentes experiências, a saber: Aprendendo vivênciando: experimentando, vivenciando certas situações nós somos capazes de apreender; Aprendendo usando: novamente, usando, aplicando, modificando objetos ou processos nós enriquecemos também a nossa base de conhecimento; Aprendendo interpretando: não basta vivenciar, devemos analisar, interpretar as experiências realizadas para entender os conceitos, fatos e suas respectivas implicações em sua plenitude; Aprendendo refletindo: abstraindo as situações vivenciadas e inferindo, deduzindo ou sintetizando novas situações estaremos em condições de inovar e conceber outros conhecimentos derivados ou baseados no conhecimento acumulado. Cada uma destas formas de desenvolver o conhecimento pode tirar proveito do emprego das novas tecnologias da informação e da comunicação. Mais adiante iremos identificar como isto pode ser feito. Dentro do processo de criação do conhecimento, a interação com: meio ambiente, materiais instrucionais e, principalmente tutores ou aprendizes, ganha uma importância fundamental.

6 O conhecimento necessita de articulação e expressão ...
A construção de conhecimento necessita de articulação, expressão ou representação daquilo que é apreendido. A construção do conhecimento naturalmente nos leva à utilização de formas de expressão e representação daquilo que foi aprendido para que posamos criar abstrações, refinar detalhamentos, formalizar características e, principalmente generalizar os conceitos aprendidos. Uma vez representado, o conhecimento pode ser compartilhado, transferido e vivenciado conjuntamente. Estas ações dão origem a demandas fundamentais para o processo ensino-aprendizagem que estão relacionadas com a Interação entre: HomemxMáquina; HomemxConteúdo; HomemxHomem e com a Colaboração através da: Troca de exeperiências; ou do Compartilhamento de conhecimentos. Comentemos agora sobre o processo tradicional de ensino. O conhecimento pode ser compartilhado com outros através da interação, colaboração e vivência conjunta de fatos e experimentos.

7 Aprendizagem por meio da informação e da observação ….
O uso da tecnologia como veículo para a instrução tem produzindo resultados promissores no ensino presencial, quando aplicado sob métodos pedagógicos adequados ao processo de ensino-aprendizagem. Tradicionalmente, o uso da tecnologia como instrução se dá simplesmente pela aplicação da tecnologia como meio para distribuição, apresentação, documentação e acesso à informação relacionada com objetos didáticos com o intuito de catalizar a absorção de conceitos, práticas e procedimentos, enfim, catalizar o conhecimento. Nos últimos anos, este tipo de utilização da tecnologia já tem mostrado resultados iguais ou melhores do que aqueles obtidos através de situações presenciais, quando aplicada sob os mesmos paradigmas pedagógicos e contextos educacionais. Certamente, esta não é a melhor maneira de se fazer uso da tecnologia na educação. Existem outras formas mais engenhosas e produtivas que aplicam de maneira mais eficiente o aparato tecnológico em prol do ensino e da aprendizagem. Como a tecnologia pode promover a aprendizagem?

8 A Tecnologia como veículo para o ensino ...
Nos métodos pedagógicos tradicionais voltados para ensino, a tecnologia é utilizada como veículo para transportar e executar a instrução, a tutoria, os exercícios e as práticas. Nos métodos modernos, voltados para aprendizagem, a tecnologia é utilizada como fator engajador, como facilitador do pensamento e como auxiliar na construção do conhecimento. Como já comentamos anteriormente, nos métodos tradicionais voltados para o ensino, a tecnologia é utilizada simplesmente para transportar e executar a instrução, a tutoria, os exercícios e as práticas em geral. Neste caso, procura-se tirar proveito da característica de ubiguidade associada as redes de comunicação baseadas na tecnologia da informação, tal como a teia mundial de computadores. Já nos processos mais modernos, onde o foco se volta mais para a aprendizagem, a tecnologia muda de papel. Ela passa a ser mais utilizada como um fator engajador ou facilitador do conhecimento se constituindo numa ferramenta fundamental no auxílio e na promoção do conhecimento. Que tipos de ações suportadas pela tecnologia podem ser tomadas para auxiliar cada um dos dois processos mencionados?

9 A Tecnologia em múltiplos usos na aprendizagem …
A tecnologia como ferramenta de suporte: aprender construindo; A tecnologia como veículo de análise: aprender explorando; A tecnologia como um meio social para suportar interação: apreender colaborando; Também, como já vimos anteriormente, podemos caracterizar as demandas trazidas pelo processo moderno de aprendizagem através dos seguintes paradigmas: Aprendendo construindo: é fazendo que se aprende - a tecnologia passa a ser um veículo de suporte; Aprendendo explorando: viabilizando experimentos e investigações – a tecnologia funcionando como ferramenta de análise; Aprendendo interagindo-colaborando: a tecnologia criando condições para que os atores dialoguem e compartilhem conhecimentos – criando vivência conjunta; Aprendendo refletindo: a tecnologia viabilizando o processo de abstração, generalização, criação e síntese. Vejamos quais características tecnológicas são necessárias neste contexto de aprendizagem. A tecnologia como parceiro para suportar o aprender refletindo.

10 A tecnologia pode amplificar a capacidade do ser humano ...
Usando a tecnologia como ferramenta cognitiva, pode-se ampliar a capacidade de aprendizagem humana por meio da estimulação do processo reflexivo de forma e intensidade que não seriam possíveis sem a utilização da tecnologia Usando a tecnologia como ferramenta comportamental, pode-se viabilizar o processo de interação entre instrutor, aprendiz e conteúdo minimizando os efeitos da distância com qualidade e intensidade que não seriam possíveis sem a tecnologia Resumindo, a tecnologia pode extender e ampificar as capacidades do ser humano. Ela deve ser utilizada como uma ferramenta cognitiva estimulando o processo reflexivo, de forma e intensidade que não seriam possíveis sem a utilização da tecnologia. Por outro lado, é fundamental observar que, a simples disponibilização de computadores não é capaz de ensinar. Eles devem ser aplicados de forma consciente e em consonância com os paradigmas eficazes do ensino e aprendizagem. O Homem e a tecnologia devem formar uma dupla, onde cada um possui responsabilidades e papeis bem definidos e integrados em busca da aprendizagem. O que a tecnologia pode fazer nesta dupla?

11 O que fazer com a tecnologia?
A tecnologia é capaz de … Buscar, Processar, Calcular, Armazenar, Transmitir, Simular, Emular, etc... A tecnologia deve ser capaz de: Armazenar; Buscar; Transmitir; Processar; Calcular; Simular; Animar; Emular, Enfim, produzir realidades virtuais. Qual deve ser o papel do homem nesse processo integrado? Animar, Enfim, produzir realidades virtuais!

12 E o Homem, o que faz? Enfim produzir novas realidades.
Enquanto o homem é capaz de ... criar, sintetizar, indagar, refletir, analisar criticamente, formular questões, julgar, concluir, etc... O Homem deve ser capaz de: Criar, Sintetizar; Indagar; Refletir; Analisar criticamente; Formular questões, Julgar respostas; Concluir, Enfim, produzir novas realidades. Que tipos de ambientes podem ser criados no contexto da Internet Avançada? Enfim produzir novas realidades.

13 O avanço da tecnologia tornou viável ambientes onde ...
O processo interativo homem x máquina, homem x conteúdo ou homem x homem atinge resultados expressivos, advindos da aplicação de métodos pedagógicos adequados qualidade assegurada dos serviço tecnológicos aplicados, baixa latência temporal nas comunicações e suporte eficiente as atividades colaborativas. Fundamentalmente, o processo de interação através da Internet Avançada torna possível a criação de ambientes capazes de produzir resultados antes não imaginados, face as características de baixa latência temporal, alta capacidade de transmissão e qualidade assegurada de serviços. inerentes ao ambiente tecnológico da Internet Avançada. Dentro deste contexto, é possível obter um nível de interação com alta fidelidade quando confrontado com o paradigma presencial. Vejamos o que a comunidade de pesquisa do Estado de São Paulo está fazendo dentro deste cenário.

14 O Homem com o controle do processo ...
A tecnologia deve ser usada como parceira, mantendo sempre o homem com o controle do processo interativo. Desafios enormes nos esperam na implantação do processo ensino-aprendizagem on-line, objetivando a melhoria da qualidade, a conveniência e a flexibilidade da oferta, a democratização do conhecimento, a disseminação da informação e do saber para parcelas cada vez maiores de nossa sociedade – inclusão digital e social. Para finalizar esta nossa apresentação iremos enunciar as seguintes conclusões ou recomendações: A tecnologia deve ser utilizada como parceira, mantendo sempre o homem com o controle do processo interativo. Como vimos muitos desafios nos esperam na implantação do processo de ensino-aprendizagem on-line. Certamente, a superação de tais desafios com a aplicação adequada das tecnologias da informação e da comunicação permitirão que alcancemos: a melhoria da qualidade; o aumento da oferta; a democratização do conhecimento a disseminação da informação e do saber para parcelas cada vez maiores de nossa sociedade, almejando a inclusão digital e social.

15 O Projeto TIDIA Ae O projeto aprendizado eletrônico (Ae) é uma iniciativa induzida de pesquisa financiada pela FAPESP dentro do programa Tecnologia da Informação para o Desenvolvimento da Internet Avançada – TIDIA; O objetivo do projeto TIDIA Ae é promover a geração de conhecimentos, a formação de recursos humanos e a produção científica, tecnológica e de produtos na área da Tecnologia da Informação aplicada à Educação explorando as características da Internet Avançada.

16 Metas e Objetivos O projeto objetiva a construção de uma plataforma flexível para o gerenciamento de aprendizagem (LMS- TIDIA Ae). Esta plataforma serve como um ambiente prático para a realização de experimentos de pesquisa e desenvolvimento; Ela exerce também importante papel como plataforma de uso e aplicação de aprendizado eletrônico em larga escala em ambientes educacionais acadêmicos e de treinamento empresariais. Esse sistema é o núcleo da plataforma de aprendizado eletrônico TIDIA Ae.

17 Transparência, Disponibilidade e Distribuição
Para conseguir um desenvolvimento e utilização mais transparente, independente de plataforma operacional com interoperabilidade e portabilidade e para garantir ampla disponibilidade, ele está organizado segundo uma arquitetura aberta compatível com padrões internacionais com implementação baseada na tecnologia JAVA e distribuição regulada por licença GPL.

18 Parceria com iniciativas internacionais
Desenvolvimento do Ambiente Atendimento a padrões internacionais de e-Learning – IMS, IEEE, SCORM Facilitar a integração com iniciativas de desenvolvimento nacionais e internacionais Desenvolvimento seguindo arquitetura baseada em componentes/serviços

19 A Comunidade SAKAI A idéia aqui é falar um pouquinho do número de colaboradores. Na verdade, o que eu queria é mostrar um gráfico do aumento do número de colaboradores depois que o projeto foi lançado... Mas ainda não achei informação suficiente para montar este gráfico

20 Instituições no Projeto SAKAI
Lancaster University integração do Agora, ferramenta de encontros on-line, com o SAKAI Entre outras

21 Plataforma Ae TIDIA Ae

22 O aprendizado eletrônico na USP e suas ferramentas ...

23 Ambiente Ae na USP No sistema COL: No sistema Tidia Ae:
Número de usuários ativos: Cerca de Número de sites/Disciplinas: Cerca de 500 No sistema Tidia Ae: Número de usuários ativos: Cerca de Número de sites/Disciplinas: Cerca de 900 23

24 Tela Inicial

25 Tela de uma Disciplina

26 Agenda

27 Estatística de Uso

28 Acessando um Servidor de Vídeo

29 Vídeo Conferência

30 Aula Gravada

31 Chat de Voz

32 Ferramenta de Simulação

33 Repositório

34 Fórum

35 Wiki

36 Exercícios

37 Quadro de Notas

38 Ae: uma plataforma sustentável
Garantir o suporte continuado e institucional da plataforma Tidia Ae; Constituição de uma associação - Associação Ae, sem fins lucrativos, que congrega os esforços de desenvolvimento e suporte à plataforma Tidia Ae; Ampliar a comunidade Ae com a associação de instituições interessadas em promover o desenvolvimento continuado do aprendizado eletrônico. Atrair: Universidades públicas e privadas; Instituições de ensino e pesquisa; Empresas: com atividades em treinamento corporativo; interessadas no mercado educacional; interessadas no mercado de prestação de serviços por meio da Internet .

39 Muito Obrigado


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