A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tidia-Ae: Technology for Learning and Education Tidia-Ae: Technology for Learning and Education Por Wilson Ruggiero April 2011.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tidia-Ae: Technology for Learning and Education Tidia-Ae: Technology for Learning and Education Por Wilson Ruggiero April 2011."— Transcrição da apresentação:

1 Tidia-Ae: Technology for Learning and Education Tidia-Ae: Technology for Learning and Education Por Wilson Ruggiero April 2011

2 Agenda Tecnologia, Educação e Aprendizagem O projeto TIDIA:TIDIA Objetivos Comunidade Interoperabilidade A plataforma para Aprendizado Eletrônico – Ae; Exemplos de uso e ferramentas.

3 A sociedade procura se adaptar a uma nova realidade: Econômica, Social, Política e Tecnológica. impacto da tecnologia da informação e comunicação e suas implicações no ensino, na aprendizagem e na Educação. Em especial, ao impacto da tecnologia da informação e comunicação e suas implicações no ensino, na aprendizagem e na Educação.

4 Tecnologia e Educação em transformação … ensino-aprendizagem As mudança de paradigmas e as suas conseqüentes implicações estão transformando o processo de ensino-aprendizagem. Façamos algumas reflexões sobre essas transformações na Educação.

5 O conhecimento envolve concretização/abstração de experiências... vivência Nós aprendemos através da vivência com fenômenos; uso Aprendemos com o uso; interpretando estas experiências Aprendemos interpretando estas experiências baseados naquilo que já conhecemos; pensando refletindo Aprendemos pensando sobre estes fatos e refletindo sobre a própria experiência e o raciocínio feito.

6 O conhecimento necessita de articulação e expressão... A construção de conhecimento necessita de articulação, expressão ou representação daquilo que é apreendido. interação, colaboração e vivência conjunta O conhecimento pode ser compartilhado com outros através da interação, colaboração e vivência conjunta de fatos e experimentos.

7 Aprendizagem por meio da informação e da observação …. O uso da tecnologia como veículo para a instrução resultados promissores tem produzindo resultados promissores no ensino métodos pedagógicos presencial, quando aplicado sob métodos pedagógicos adequados ao processo de ensino-aprendizagem adequados ao processo de ensino-aprendizagem. Como a tecnologia pode promover a aprendizagem?

8 A Tecnologia como veículo para o ensino... métodos pedagógicos tradicionais ensino veículotransportar e executar a instrução Nos métodos pedagógicos tradicionais voltados para ensino, a tecnologia é utilizada como veículo para transportar e executar a instrução, a tutoria, os exercícios e as práticas. métodos modernos aprendizagem, fator engajadorfacilitador auxiliar na construção do conhecimento. Nos métodos modernos, voltados para aprendizagem, a tecnologia é utilizada como fator engajador, como facilitador do pensamento e como auxiliar na construção do conhecimento.

9 A Tecnologia em múltiplos usos na aprendizagem … suporte: aprender construindo A tecnologia como ferramenta de suporte: aprender construindo; análise: aprender explorando; A tecnologia como veículo de análise: aprender explorando; apreender colaborando; A tecnologia como um meio social para suportar interação: apreender colaborando; aprender refletindo. A tecnologia como parceiro para suportar o aprender refletindo.

10 A tecnologia pode amplificar a capacidade do ser humano... ferramenta cognitiva estimulação do processo reflexivo Usando a tecnologia como ferramenta cognitiva, pode-se ampliar a capacidade de aprendizagem humana por meio da estimulação do processo reflexivo de forma e intensidade que não seriam possíveis sem a utilização da tecnologia ferramenta comportamental interação entre instrutor, aprendiz e conteúdo Usando a tecnologia como ferramenta comportamental, pode-se viabilizar o processo de interação entre instrutor, aprendiz e conteúdo minimizando os efeitos da distância com qualidade e intensidade que não seriam possíveis sem a tecnologia

11 O que fazer com a tecnologia? A tecnologia é capaz de A tecnologia é capaz de … Armazenar, Buscar, Transmitir, Processar, Calcular, Simular, Animar, Emular, etc... Enfim, produzir realidades virtuais!

12 E o Homem, o que faz? criar, sintetizar, indagar, refletir, o homem é capaz de... Enquanto o homem é capaz de... produzir novas realidades Enfim produzir novas realidades. analisar criticamente, formular questões, julgar, concluir, etc...

13 O avanço da tecnologia tornou viável ambientes onde... processo interativo O processo interativo homem x máquina, homem x conteúdo ou homem x homem atinge resultados expressivos atinge resultados expressivos, advindos da aplicação de métodos pedagógicos adequados aplicação de métodos pedagógicos adequados qualidade assegurada dos serviço tecnológicos aplicados qualidade assegurada dos serviço tecnológicos aplicados, baixa latência temporal baixa latência temporal nas comunicações e atividades colaborativas suporte eficiente as atividades colaborativas.

14 O Homem com o controle do processo... tecnologia parceirahomem com o controle do processo interativo A tecnologia deve ser usada como parceira, mantendo sempre o homem com o controle do processo interativo. Desafios enormes nos esperam na implantação do processo ensino-aprendizagem on-line, objetivando melhoria da qualidade a melhoria da qualidade, conveniência e a flexibilidade da oferta a conveniência e a flexibilidade da oferta, democratização do conhecimento a democratização do conhecimento, inclusão digital e social a disseminação da informação e do saber para parcelas cada vez maiores de nossa sociedade – inclusão digital e social.

15 15 O Projeto TIDIA Ae iniciativa induzida de pesquisa O projeto aprendizado eletrônico (Ae) é uma iniciativa induzida de pesquisa financiada pela FAPESP dentro do programa Tecnologia da Informação para o Desenvolvimento da Internet Avançada – TIDIA; objetivo produção científica, tecnológica e de produtos O objetivo do projeto TIDIA Ae é promover a geração de conhecimentos, a formação de recursos humanos e a produção científica, tecnológica e de produtos na área da Tecnologia da Informação aplicada à Educação explorando as características da Internet Avançada.

16 16 Metas e Objetivos construção de uma plataforma flexível O projeto objetiva a construção de uma plataforma flexível para o gerenciamento de aprendizagem (LMS- TIDIA Ae). ambiente prático para a realização de experimentos Esta plataforma serve como um ambiente prático para a realização de experimentos de pesquisa e desenvolvimento; aplicação deaprendizado eletrônico em larga escala Ela exerce também importante papel como plataforma de uso e aplicação de aprendizado eletrônico em larga escala em ambientes educacionais acadêmicos e de treinamento empresariais. núcleo da plataforma de aprendizado eletrônico TIDIA Ae Esse sistema é o núcleo da plataforma de aprendizado eletrônico TIDIA Ae.

17 17 Transparência, Disponibilidade e Distribuição Para conseguir um desenvolvimento e utilização mais transparente, independente de plataforma independente de plataforma operacional interoperabilidadeportabilidade com interoperabilidade e portabilidade e disponibilidade para garantir ampla disponibilidade, ele está organizado segundo arquitetura aberta uma arquitetura aberta compatível com padrões internacionais compatível com padrões internacionais tecnologia JAVA com implementação baseada na tecnologia JAVA e licença GPL distribuição regulada por licença GPL.

18 Parceria com iniciativas internacionais Desenvolvimento do Ambiente Atendimento a padrões internacionais de e-Learning – IMS, IEEE, SCORM Facilitar a integração com iniciativas de desenvolvimento nacionais e internacionais Desenvolvimento seguindo arquitetura baseada em componentes/serviços

19 A Comunidade SAKAI

20 Instituições no Projeto SAKAI Entre outras

21 Plataforma Ae TIDIA Ae

22 O aprendizado eletrônico na USP e suas ferramentas...

23 23 Ambiente Ae na USP No sistema Tidia Ae: Número de usuários ativos: Cerca de Número de sites/Disciplinas: Cerca de 900 No sistema COL: Número de usuários ativos: Cerca de Número de sites/Disciplinas: Cerca de 500

24 Tela Inicial

25 Tela de uma Disciplina

26 Agenda

27 Estatística de Uso

28 Acessando um Servidor de Vídeo

29 Vídeo Conferência

30 Aula Gravada

31 Chat de Voz

32 Ferramenta de Simulação

33 Repositório

34 Fórum

35 Wiki

36 Exercícios

37 Quadro de Notas

38 Ae: uma plataforma sustentável suporte continuado e institucional Garantir o suporte continuado e institucional da plataforma Tidia Ae; Associação Ae Constituição de uma associação - Associação Ae, sem fins lucrativos, que congrega os esforços de desenvolvimento e suporte à plataforma Tidia Ae; Ampliar a comunidade Ae desenvolvimento continuado do aprendizado eletrônico Ampliar a comunidade Ae com a associação de instituições interessadas em promover o desenvolvimento continuado do aprendizado eletrônico. Atrair: Universidades públicas e privadas Universidades públicas e privadas; Instituições de ensino e pesquisa Instituições de ensino e pesquisa; Empresas: Empresas: treinamento corporativo com atividades em treinamento corporativo; interessadas no mercado educacional; interessadas no mercado de prestação de serviços por meio da Internet interessadas no mercado de prestação de serviços por meio da Internet. 38

39 Muito Obrigado


Carregar ppt "Tidia-Ae: Technology for Learning and Education Tidia-Ae: Technology for Learning and Education Por Wilson Ruggiero April 2011."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google