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1. Concílio Vaticano II: recepção de seu contexto - Magistério Eclesiástico Pio IX: 1846- 1878 Qui Pluribus – 1846 Ineffabilis Deus – 1854 Quanta Cura.

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2 1. Concílio Vaticano II: recepção de seu contexto - Magistério Eclesiástico Pio IX: Qui Pluribus – 1846 Ineffabilis Deus – 1854 Quanta Cura – 1864 Syllabus Aeternis Patris – 1868 Dei Filius – 1870 Pastor Aeternus

3 Aeterni Patris – 1879 Rerum Novarum – 1891 Providentissimus Deus Leão XIII:

4 Lamentabilli – 1907 Pascendi – 1907 Sacrorum Antistitum – 1910

5 Pio XI: Quadragesimo Anno – 1931 Mit Brennender Sorge

6 Mediator Dei – 1943 Divino Afflante Spiritu Humani Generis – 1950 Munificentissimus Deus

7 Teologia da História Marie Dominique Chenu Yves Ccongar Henri De Lubac Jean Daniélou

8 - Teologia do mistério - Mysterión - Sacramentum Odo Cassel

9 Perspectiva transcedental Teologia e Antropologia Filosofia transcedental Deus: mistério inefável Homem: ouvinte da Palavra

10 Teologia da Experiência; Edward Schillebeeckx Teologia Política: Johannes Baptist Metz Teologia da Esperança Jürgen Moltmann

11 Rudolf Bultmann: Teologia Kerygmática Karl Barth: Teologia da Palavra Paul Tillich: Teologia do Profundo

12 Ação Católica Movimento Litúrgico Movimento Eucarístico Movimento Mariano

13 - Intuição de João XXIII aos 25/01/1959 -Basílica de São Paulo extra muros de Roma.

14 Preparação: Superno Dei nutu – 1960

15 Teológica - Administração das Dioceses Clero e povo - Sacramentos Liturgia -Estudos eclesiásticos Igrejas Orientais -Missões Ordem - Apostolado dos Leigos

16 Meios de comunicação social Unidade dos cristãos

17 - Convocação do Concílio (1961): Humanae Salutis

18 Igreja dos Pobres

19 Abertura do Concílio (1962): Gaudet Mater Ecclesia

20 Conselho da Presidência: 12 cardeais Secretaria Geral: Peritos Observadores Bispos europeus: 1041 Americanos: 956 Africanos: 379 Asiásticos: mais de 300

21 Períodos do Concílio: 11 out – 08 dez./ set – 04 dez./ set – 21nov./ set. – 08 dez/1965

22 Abertura Reforma Litúrgica Esquema sobre a Revelação Esquema sobre os meios de comunicação Esquema sobre as Igrejas orientais Esquema De Ecclesia

23 . G. Philips:novo redator do Esquema De Ecclesia. Publicação da Pacem in Terris. Morte de João XXIII: 03 de junho. Eleição de Paulo VI: 21 de junho

24 . Debate sobre a colegialidade episcopal. Debate sobr eo ecumenismo e a questão judaica. Reforma litúrgica: aprovação da Sacrosanctum Concilium 2174 votos a favor, 4 contra e 1 abstenção. Aprovação da Inter Mirifica : 164 votos contrários, 2015 votos a favor

25 - Comissão de Coordenação - Mudanças no regulamento - Agenda: Igreja, Bispos, Ecumenismo, Apostolado dos Leigos, Revelação, Igreja e mundo contemporâneo - Pretensão de encerrar o Concílio - Paulo VI: Ecclesiam Suam - Grupo Domus Mariae

26 - Debate sobre o capítulo III do De Ecclesia - - Dificuldades em torno do Diaconato permanente e a colegialidade episcopal - - Debate sobre o ecumenismo e o Judaísmo - - Debate sobre o esquema XIII - - Aprovações? Lumen Gentium, Unitatis Redintegratio e Orientalium Ecclesiarum - - Nota explicativa prévia

27 - intensidade dos trabalhos das Comissões - Decisão de Paulo VI em ir à ONU - Confiança de Paulo VI no Concílio

28 - -Christus Dominus: 28/10/ Perffectae caritatis: 28/10/ Optatam Totius: 28/10/ Gravissimus Educationis: 28/10/ Nostra Aetate: 28/10/ Dei Verbum; 18/11/1965

29 - Dignitatis Humanae: 07/12/ Ad Gentes: 07/12/ Presbyterorum Ordinis: 07/12/ Gaudium et Spes - - Encerramento do Quarto - - Discurso de Paulo VI na ONU - - Mensagem dos Padres Conciliares - - Celebração de Conclusão

30 - Articulação entre mistério e história - Diálogo da teologia com as ciências humanas - Ecumenismo e diálogo inter- religioso

31 - Pastoral voltada para o diálogo com o mundo - Revelação: palavra de Deus anunciada ao homem contemporâneo - Espiritualidade cristã: práxis cristã

32 - Igreja: sacramento de salvação universal e mistério de comunhão - Igreja: Povo de Deus - Índole escatológica da Igreja

33 - Atuação relevante e pertinente da Igreja no mundo - Valorização das Igrejas locais, do espírito participativo nas estruturas e do ecumenismo.

34 - Aprimoramento da concepção da Revelação como Palavra de Deus na história humana - Incidência na Liturgia: concepção de mistério, de Eucaristia e de prática litúrgica. - Caráter ecumênico da ação pastoral

35 - Pluralismo e diálogo inter- religioso - Teologias contextuais - Igreja dos Pobres

36 . pressuposto fundamental: compreender a Pós-modernidade como paradoxo de continuidade e ruptura com a Modernidade

37 . religião p ó s-moderna:. ate í smos: assimila ç ão e substitui ç ão. personagens mitol ó gicos para a compreensão da religião: Orfeu, Dion í sio, Narciso, Apolo e Perceus.

38 comunica ç ão:. passagem da primado da oralidade e da escrita para o primado da telem á tica e inform á tica. concep ç ão cibern é tica de tempo e de espa ç o. virtualidade das rela ç ões e constitui ç ão de comunidades

39 . sociedade, pol í tica e economia:. novos pontos de encontro posto de combust í vel novos costumes de tomar refei ç ões. economia institucional e economia informal. nova configura ç ão pol í tica: paradoxo entre o nacionalismo e o regionalismo

40 -Configura ç ão da teologia p ó s-moderna:. Elementos constitutivos da metodologia teol ó gica: auditus fidei e intellectus fidei. Afirma ç ão e aplica ç ão da hermenêutica no processo de elabora ç ão da ciência teol ó gica. Articula ç ão entre filosofia e teologia e di á logo da teologia com as outras ciências

41 . Atenção: ao cotidiano vital, aos espaços virtuais, à emergência das novas experiências religiosas. Atenção aos pobres e à pobreza. Elaboração de uma teologia do cuidado: Deus amigo, compassivo, zeloso, misericordioso. Recuperação de uma cristologia histórico-escatológica. Elaboração de uma pneumatologia da vida


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