A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

João Paiva O que é um homem e o que é uma mulher? Homem, s.m. (do lat. Homine). …ser humano; pessoa adulta do sexo masculino; varão; humanidade; marido;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "João Paiva O que é um homem e o que é uma mulher? Homem, s.m. (do lat. Homine). …ser humano; pessoa adulta do sexo masculino; varão; humanidade; marido;"— Transcrição da apresentação:

1 João Paiva O que é um homem e o que é uma mulher? Homem, s.m. (do lat. Homine). …ser humano; pessoa adulta do sexo masculino; varão; humanidade; marido; sujeito ; indivíduo. Mulher, s.f. (do latim muliere) fêmea do homem; pessoa adulta do sexo feminino depois da puberdade; pessoa do sexo feminino casada; (fig.) homem efeminado; mulher de má vida: prostituta, rameira. Dicionário Porto Editora, 7ª edição, 1997

2 João Paiva Sexo Diferença biológica existente entre mulheres e homens.

3 João Paiva Género Construção social do feminino e do masculino e da forma como estes se relacionam; É a representação social do sexo biológico, determinada pelos papéis, tarefas e funções atribuídos às mulheres e aos homens;

4 João Paiva O contrário de igualdade é Desigualdade – tratar as pessoas de forma diferente pelo facto de serem de outro sexo, etnia, côr, naconalidade, etc.

5 João Paiva Erradicação da pobreza extrema e da fome Reduzir para metade a proporção de pessoas vivendo com menos de um Euro por dia Reduzir para metade a proporção de pessoas que têm fome

6 João Paiva Educação primária universal Assegurar que todos os rapazes e raparigas completam o primeiros quatro anos de educação

7 João Paiva Promover a igualdade de género e o empoderamento das mulheres Eliminar as disparidades de género na educação primária e secundária de preferência até 2005, e a todos os níveis até 2015

8 João Paiva Melhorar a saúde materna Reduzir em três quartos a percentagem de mortes por maternidade.

9 João Paiva Combater o HIV/SIDA, a malária e outras doenças Parar e reverter a disseminação da HIV/SIDA. Parar e começar a inverter a incidência da malária e outras doenças que atingem um número alargado de pessoas.

10 João Paiva Nados-vivos de mães adolescentes Fonte: INE anos - x 12 anos - x 13 anos anos anos anos anos anos anos

11 João Paiva Famílias Monoparentais - mãe com filho(s) ou pai c/ filho(s): Fonte: INE

12 João Paiva Beneficiários de licença de paternidade e maternidade Fonte: INE

13 João Paiva Dias de dispensa especial para assistência a menores : Fonte: INE

14 João Paiva Duração Média das Diferentes Formas de Trabalho: Fonte INE

15 João Paiva MITOSREALIDADE As mulheres já são socialmente iguais aos homens, tal como pressupõe a lei. A igualdade de tratamento conduz a uma igualdade de resultados. A conciliação da vida profissional e familiar é um problema das mulheres. FALSO! A igualdade de direitos (jurídica) não equivale à igualdade de facto (real). FALSO! Tratar todas e todos de idêntico modo nem sempre resulta numa situação de igualdade. FALSO! A conciliação é um assunto que diz respeito tanto às mulheres como aos homens.

16 João Paiva A família enquanto espaço privilegiado de socialização É na família que a criança aprende as primeiras mensagens sobre o género, não só por aquilo que o pai e a mãe dizem, mas também pela forma como se comportam nas variadas situações de vida.

17 João Paiva A família enquanto espaço privilegiado de socialização A investigação científica sobre as práticas parentais de educação dos rapazes e das raparigas tem mostrado que é notória uma socialização diferencial em função do género, desde os primeiros momentos de vida das crianças.

18 João Paiva Indicadores de uma educação familiar orientada por estereótipos 1. Expectativas diferentes mesmo antes do nascimento 2. Oferta diferencial de brinquedos 3. Atribuição desigual de tarefas domésticas 4. Promoção de diferentes características de personalidade 5. Crenças diferenciadas acerca das capacidades cognitivas das crianças, que supostamente condicionam o sucesso escolar em diferentes áreas 6. Mensagens diferentes, expressas e implícitas, acerca das questões da sexualidade

19 João Paiva Como poderemos delinear uma educação familiar isenta de estereótipos de género? Algumas sugestões

20 João Paiva Sugestões para uma educação familiar livre de estereótipos de género Solicitar a ajuda dos rapazes em tarefas habitualmente desempenhadas pela mulher como, por exemplo, a preparação de refeições. Eles podem ser chamados a prestar o mesmo tipo de ajuda que as raparigas, na realização de tais actividades, ou de outras, associadas à cozinha, como pôr a mesa ou lavar a loiça.

21 João Paiva Sugestões para uma educação familiar livre de estereótipos de género Pedir a colaboração das raparigas em responsabilidades tradicionalmente atribuídas aos rapazes, como a reparação de pequenas avarias em tomadas eléctricas ou o desempenho de determinadas tarefas que envolvam o manuseamento de ferramentas (e.g., martelos, chave de parafusos).

22 João Paiva Sugestões para uma educação familiar livre de estereótipos de género Elogiar as raparigas não só pelas suas boas maneiras e pela sua aparência, mas também pela sua audácia a enfrentar desafios, ou ainda pela sua persistência em resolver problemas difíceis de matemática, aparentemente sem solução. Tal estratégia contribuirá, certamente, para o incremento da sua auto-confiança e da sua autonomia.

23 João Paiva Sugestões para uma educação familiar livre de estereótipos de género Enaltecer os rapazes não só pela sua independência e assertividade, mas também pela sua preocupação para com os outros, pela sua delicadeza, pela sua capacidade de manter as coisas arrumadas e pelas suas notas escolares em línguas, por exemplo.

24 João Paiva Sugestões para uma educação familiar livre de estereótipos de género Acreditar que, em igualdade de circunstâncias, em termos de oportunidades de desenvolvimento e de aprendizagem, os rapazes e as raparigas conseguem atingir o mesmo tipo de desempenhos escolares, relacionais, profissionais, entre outros.


Carregar ppt "João Paiva O que é um homem e o que é uma mulher? Homem, s.m. (do lat. Homine). …ser humano; pessoa adulta do sexo masculino; varão; humanidade; marido;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google