A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Na Fraternidade Cósmica Universal PALESTRA EM PETRÓPOLIS, RJ.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Na Fraternidade Cósmica Universal PALESTRA EM PETRÓPOLIS, RJ."— Transcrição da apresentação:

1 Na Fraternidade Cósmica Universal PALESTRA EM PETRÓPOLIS, RJ.
Que evidências sustentam a idéia de que Jesus foi, de fato, um yogue? Que relações existem entre seus ensinamentos e os ensinamentos dos grandes mestres da Índia? 17 DE FEVEREIRO DE 2009 End: Rua Maestro Octávio Maul, n. 1453 Samambaia – Petrópolis – RJ. Alexandre Campelo é escritor, palestrante, autor do livro “Jesus, o Cristo Yogue” e antigo membro do projeto “Trama” da Universidade Católica de Brasília. Kriya yogue e discípulo de Paramahansa Yogananda.

2 Jesus, o Cristo Yogue A Yoga Oculta no Cristianismo Original
                      PARAMAHANSA YOGANANDA Autor da Autobiografia de um Iogue

3 Que evidências sustentam a idéia de que Jesus foi, de fato, um Cristo Yogue?
Que relações existem entre seus ensinamentos e os ensinamentos dos grandes avatares da Índia?

4 Onde disse Jesus que está o Reino dos Céus?
Quando afirma que o Reino de Deus está dentro de vós, se declara um pregador esotérico. “Interrogado pelos fariseus sobre quando chegaria o Reino de Deus, Jesus respondeu-lhes: ‘o Reino de Deus não vem com aparência exterior. Ninguém poderá dizer: ‘Ei-Lo aqui’ ou ‘Ei-Lo ali’, pois o Reino de Deus está dentro de vós.” (Lc 17:20-25)

5 INTERPRETAÇÃO DAS ESCRITURAS
Hermenêutica ou Exegese é a ciência da interpretação. A palavra exegese deriva do grego exegeomai, exegesis; ex tem o sentido de ex-trair, ex-ternar, ex-teriorizar, ex-por; quer dizer, no caso, conduzir, guiar.

6 INTERPRETAÇÃO DAS ESCRITURAS
Duas formas de exegese das escrituras: Exotérica; Esotérica. Qual a etimologia dessas palavras?

7 INTERPRETAÇÃO DAS ESCRITURAS
2. Etimologia (do grego antigoἐτυμολογία, composto de ἔτυμον e -λογία “-logia”) é a parte da gramática que trata da história ou origem das palavras e da explicação do significado das palavras através da análise dos elementos que as constituem. Por outras palavras, é o estudo da composição dos vocábulos e das regras de sua evolução histórica.

8 ESTUDO DA ORIGEM E SIGNIFICADO DAS PALAVRAS.
ETIMOLOGIA = ESTUDO DA ORIGEM E SIGNIFICADO DAS PALAVRAS.

9 HERMENEUTICA = CIÊNCIA DA
INTERPRETAÇÃO

10 A ETIMOLOGIA DE EXOTERISMO = TUDO O QUE VEM DE FORA DO HOMEM
PREFIXO “EXO” = PARA FORA. Nesta visão, Deus nos criou. Ele não nos gerou, portanto, não é nosso Pai. Criou o Universo e o homem de alguma substância diversa de si mesmo.

11 TUDO O QUE VEM DE DENTRO DO HOMEM
A ETIMOLOGIA DE ESOTERISMO = TUDO O QUE VEM DE DENTRO DO HOMEM PREFIXO “ESO” = PARA DENTRO. Nesta visão, Deus está dentro do homem. Somos partes de Deus, porque Ele nos gerou tal como a mãe gera, em seu ventre, por nove meses, o filho. Somos feitos da mesma substância de Deus e, aqui sim, criados à Sua imagem e semelhança.

12 Exotéricas e esotéricas ao mesmo tempo.
As sagradas escrituras são, a um só tempo, históricas e alegóricas, ou seja, Exotéricas e esotéricas ao mesmo tempo. Toda realidade possui duas faces, uma centrípeta ou centrífuga, para dentro e para fora, convergente e divergente, síntese e antítese, sintropia e entropia, sentidos denotativos e conotativos.

13 Uma esotérica e outra exotérica.
A história do cristianismo sempre registrou duas correntes de pensamento dentro da Igreja: Uma esotérica e outra exotérica.

14 A corrente exotérica conhecida como monofisita, saiu vitoriosa a partir do século IV quando todas as doutrinas e defensores do esoterismo nestoriana foram considerados hereges.

15 Uma corrente esotérica do cristianismo primitivo, o docetismo, considerava, tal como os nestorianos, que Cristo (o Verbo) era o Filho de Deus e não Jesus, o filho do homem.

16 O Verbo também é reconhecido como o Pranava ou “AUM” para os hindus.
A visão docética de Cristo como o Verbo está de acordo com o pensamento oriental. O apocalipse nos fala sobre o “Amém” como a testemunha fiel e verdadeira. O Verbo também é reconhecido como o Pranava ou “AUM” para os hindus. Como “Amim” para os muçulmanos E como “HUM” para os budistas tibetanos.

17 Jesus, o Cristo Yogue A Yoga Oculta no Cristianismo Original
A vida de Cristos e Budhas com poderes miraculosos cuja historicidade remonta a um tempo muito anterior ao de Jesus tem sido registrada, há milênios, no Oriente. Jesus não foi o único, nem o primeiro e nem o último dos grandes santos a produzir milagres. Andar sobre as águas, ressuscitar os mortos ou reconhecer a unidade com o Espírito são façanhas frequentes nas vidas de incontáveis santos em todas as religiões. KRISHNA UM DOS SIGNIFICADOS DA PALAVRA “KRISHNA” É “KRISTO” “O TODO ATRAENTE” KRISHNA VIVEU HÁ 5000 ANOS.

18 Jesus, o Cristo Yogue A Yoga Oculta no Cristianismo Original
Segundo as sagradas escrituras budistas, quando Sidharta Gautam, o Budha nasceu, ele disse: “Tendyou Tendue, yuiga dokusson” quer dizer: “Entre o céu e a Terra não existe nada mais nobre do que eu”. Budha também nasceu de um virgem, a rainha Maya. BUDHA O ILUMINADO VIVEU CERCA DE 500 ANOS ANTES DE JESUS.

19 Jesus, o Cristo Yogue A Yoga Oculta no Cristianismo Original
SWAMI SHANKARACHARYA VIVEU CERCA DE 50 ANOS APÓS A MORTE DE BUDHA.

20 Jesus, o Cristo Yogue A Yoga Oculta no Cristianismo Original
“Qualquer um que diga, como Jesus disse (João 10:30): ‘Eu e o Pai somos um’ é declarado blasfemador em nossa tradição. Jesus Cristo foi crucificado por essa blasfêmia; e novecentos anos depois, o grande místico sufi, Hallaj, foi crucificado pelo mesmo motivo”. Joseph Campbell 50 anos após a morte de Budha, Swami Shankara cantou: “Nascimento nem morte, nem casta eu tenho. Pai e mãe, não tenho também, Eu sou Ele, Eu sou Ele, Santo Espírito, Eu sou Ele” 3000 anos antes de Cristo, Krishna disse: “Eu sou o Pai deste universo, a Mãe, o sustentáculo e o avô. Sou o objeto do conhecimento, o purificador e a sílaba om”. (Bhagavad Gita)                      

21 O Verdadeiro Cristianismo
“Os princípios eternos do verdadeiro cristianismo pertencem a cada alma que busca a verdade. Jesus, o filho do homem, se elevou à condição de filho de Deus. Ou seja, se elevou por cima da consciência humana ordinária até alcançar a Consciência Cristica cósmica, o reflexo puro de Deus presente em toda a criação”. Paramahansa Yogananda.                      

22 Jesus, o Cristo Yogue A Yoga Oculta no Cristianismo Original
PARAMAHANSA YOGANANDA E SWAMI SRI YUKTESWAR

23 Jesus, o Cristo Yogue A Yoga Oculta no Cristianismo Original
PARAMAHANSA YOGANANDA E RAMANA MAHARSHI

24 Jesus, o Cristo Yogue A Yoga Oculta no Cristianismo Original
PARAMAHANSA YOGANANDA E ANANDAMOY MA

25 Jesus, o Cristo Yogue A Yoga Oculta no Cristianismo Original
PARAMAHANSA YOGANANDA E MAHATMA GANDHI EM WARDHA ÍNDIA

26 Jesus, o Cristo Yogue A Yoga Oculta no Cristianismo Original
PARAMAHANSA YOGANANDA E TERESA NEUMANN SANTA ESTIGMATIZADA CATÓLICA Ao chegar à residência de Teresa, Yogananda recebeu o seguinte recado trazido por um mensageiro: “Embora o bispo me haja pedido que não veja a ninguém sem sua permissão, receberei o homem de Deus que vem da Índia”.

27 Jesus, o Cristo Yogue A Yoga Oculta no Cristianismo Original
PARAMAHANSA YOGANANDA E O EX-EMBAIXADOR DA ÍNDIA NOS EUA, DR. BINAY RANJAN SEN “A experiência do encontro com Paramahansa Yogananda está gravada em minha memória como um dos acontecimentos inesquecíveis de minha vida (...) Quando olhei para seu rosto, meus olhos foram quase cegados por uma esplendor – uma luz de espiritualidade que, literalmente, dele se irradiava. Sua infinita suavidade e sua encantadora gentileza envolveram-me como um cálido raio de sol (...) Pude ver que sua compreensão e sua percepção interior iam até o mais mundano dos problemas, apesar de ser um homem do Espírito. Nele encontrei um verdadeiro embaixador da Índia, sendo portador e divulgador da essência da antiga sabedoria indiana no mundo”.

28 Jesus, o Cristo Yogue A Yoga Oculta no Cristianismo Original
A ETIMOLOGIA DA PALAVRA CRISTO CHRESTOS (EM GREGO) = UNGIDO

29 Jesus, o Cristo Yogue A Yoga Oculta no Cristianismo Original
CRISTO = UNGIDO COM ÓLEO CADUCEU DE HERMES

30 Jesus, o Cristo Yogue A Yoga Oculta no Cristianismo Original
OS SETE CANDELABROS DE OURO DO APOCALIPSE “Assim como Deus criou ao homem à sua própria imagem, assim também o corpo humano foi feito à imagem deste universo. O corpo físico do homem tem, também, em seu interior, sete pontos vitais chamados patalas. Quando o homem enfoca sua atenção em seu Ser e evolui corretamente, percebe a Luz Espiritual em ditos pontos, os quais são descritos na Bíblia como as sete igrejas. E as luzes semelhantes a estrelas que ali se percebem são como sete anjos. Sri Yukteswar em “La Ciencia Sagrada”. Voltei-me para ver a voz que me falava; ao voltar-me, vi sete candelabros de ouro e, no meio dos candelabros, alguém semelhante a um filho do homem, vestido com uma túnica longa e cingido à altura do peito com um cinto de ouro. Os cabelos de sua cabeça eram brancos como lã branca, como neve, e seus olhos pareciam uma chama de fogo. (Apocalipse 1:12 – 20)

31 Jesus, o Cristo Yogue A Yoga Oculta no Cristianismo Original
O CETRO COMO SÍMBOLO DO PODER Em todas as culturas, em todos os tempos, o cetro, o bastão, o danda, o cajado, são símbolos do poder, por que? Deus Anúbis

32 Jesus, o Cristo Yogue A Yoga Oculta no Cristianismo Original
O CETRO COMO SÍMBOLO DO PODER Dom Pedro II

33 Jesus, o Cristo Yogue A Yoga Oculta no Cristianismo Original
O CETRO COMO SÍMBOLO DO PODER Jesus

34 Jesus, o Cristo Yogue A Yoga Oculta no Cristianismo Original
SWAMI VIVEKANANDA

35 Jesus, o Cristo Yogue A Yoga Oculta no Cristianismo Original
MOISÉS

36 Jesus, o Cristo Yogue A Yoga Oculta no Cristianismo Original
Os padres do deserto também praticavam meditação em cavernas

37 Jesus, o Cristo Yogue A Yoga Oculta no Cristianismo Original
O Verbo Filho de Deus, juntamente com o Pai e o Espírito Santo, está essencial e realmente escondido no íntimo de cada ser. Que mais queres, ó alma, e que mais buscas fora de ti, se encontras em teu próprio ser a riqueza, a satisfação, a fartura e o reino, que é teu Amado a quem procuras e desejas? É em teu proprio ser que podes desejá-Lo e adorá-Lo – não o procures fora de ti porque te distrairás e cansarás. Não O encontrarás nem gozarás dele com maior segurança, nem mais depressa, nem mais de perto, do que dentro de ti mesma. SÃO JOÃO DA CRUZ

38 YOGA VEM DO SÂNSCRITO “YUJ” QUE SIGNIFICA “UNIÃO”
QUAL A A ETIMOLOGIA DA PALAVRA YOGA? YOGA VEM DO SÂNSCRITO “YUJ” QUE SIGNIFICA “UNIÃO” QUALQUER UM QUE PRATIQUE A INTROSPECÇÃO É UM YOGUE

39 OS DIFERENTES TIPOS DE YOGA:
HATHA YOGA; KARMA YOGA; JNANA YOGA; BACKTI YOGA; MANTRA YOGA; RAJA YOGA; KRIYA YOGA.

40

41


Carregar ppt "Na Fraternidade Cósmica Universal PALESTRA EM PETRÓPOLIS, RJ."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google