A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RECEPÇÕES SOCIAIS. RECEPÇÕES SOCIAIS: Definições e Caracterização RECEPÇÕES SOCIAIS: cerimônias que visam marcar um evento ou ocasião especial, bem como.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RECEPÇÕES SOCIAIS. RECEPÇÕES SOCIAIS: Definições e Caracterização RECEPÇÕES SOCIAIS: cerimônias que visam marcar um evento ou ocasião especial, bem como."— Transcrição da apresentação:

1 RECEPÇÕES SOCIAIS

2 RECEPÇÕES SOCIAIS: Definições e Caracterização RECEPÇÕES SOCIAIS: cerimônias que visam marcar um evento ou ocasião especial, bem como promover congraçamento e o bom relacionamento entre as pessoas de um determinado círculo de convivência. RECEPÇÕES SOCIAIS: cerimônias que visam marcar um evento ou ocasião especial, bem como promover congraçamento e o bom relacionamento entre as pessoas de um determinado círculo de convivência. RECEPÇÕES À MESA: quando ocorrem em função de uma refeição elaborada para a ocasião, para qual se estrutura um serviço à mesa específico. RECEPÇÕES À MESA: quando ocorrem em função de uma refeição elaborada para a ocasião, para qual se estrutura um serviço à mesa específico.

3 RECEPÇÕES SOCIAIS: Classificação RECEPÇÕES OFICIAIS – no protocolo francês, segundo Estelita Lins, são denominadas recepções oficiais aquelas as quais somente são convidados os funcionários ou autoridades sem os respectivos cônjuges. RECEPÇÕES OFICIAIS – no protocolo francês, segundo Estelita Lins, são denominadas recepções oficiais aquelas as quais somente são convidados os funcionários ou autoridades sem os respectivos cônjuges. RECEPÇÕES DIPLOMÁTICAS – são realizadas em função de missões diplomáticas e da Chancelaria ou Ministério das Relações Exteriores ou as recepções oficiais que acontecem em honra de diplomatas, visitantes e autoridades estrangeiras em missão oficial no país. RECEPÇÕES DIPLOMÁTICAS – são realizadas em função de missões diplomáticas e da Chancelaria ou Ministério das Relações Exteriores ou as recepções oficiais que acontecem em honra de diplomatas, visitantes e autoridades estrangeiras em missão oficial no país. RECEPÇÕES ÍNTIMAS OU PARTICULARES – são as realizadas por pessoas, mesmo autoridades, e empresas em geral, em função de datas comemorativas ou acontecimentos especiais pessoais, sem caráter oficial. RECEPÇÕES ÍNTIMAS OU PARTICULARES – são as realizadas por pessoas, mesmo autoridades, e empresas em geral, em função de datas comemorativas ou acontecimentos especiais pessoais, sem caráter oficial.

4 RECEPÇÕES OFICIAIS E DIPLOMÁTICAS: Gêneros Recepções na Hora do Almoço (vin dhonneur); Recepções na Hora do Almoço (vin dhonneur); Almoço com Buffet; Almoço com Buffet; Almoço Sentado com Lugares Marcados (cabeceira inglesa e francesa); Almoço Sentado com Lugares Marcados (cabeceira inglesa e francesa); Cocktail Antes do Jantar, À Tarde (vin dhonneur); Cocktail Antes do Jantar, À Tarde (vin dhonneur); Recepções na Hora do Jantar com Buffet; Recepções na Hora do Jantar com Buffet; Jantar Sentado com Lugares Marcados (cabeceira inglesa e francesa); e Jantar Sentado com Lugares Marcados (cabeceira inglesa e francesa); e Baile ou Recepção após o Jantar. Baile ou Recepção após o Jantar.

5 RECEPÇÕES OFICIAIS E DIPLOMÁTICAS: Tipos de Serviço à Mesa 1. SERVIÇO À LA CARTE: é o mais utilizado em bares e restaurantes, pois os clientes escolhem as iguarias que desejam a partir das que estão listadas no cardápio. 2. SERVIÇO BANQUETE: é utilizado em grandes comemorações, pois é servido o mesmo cardápio para todos e ao mesmo tempo.

6 RECEPÇÕES OFICIAIS E DIPLOMÁTICAS: Modalidades de Serviço à Mesa 1. À FRANCESA OU DIPLOMATA: o garçom apresenta a travessa ao comensal pela esquerda e o mesmo se serve com os talheres de serviços (colher e garfo), seguindo as regras protocolares e de precedência. 2. SERVIÇO EMPRATADO: é o serviço mais usado em bares e restaurantes, no qual o cliente faz o pedido através da carta ou cardápio. Quando o prato estiver pronto (geralmente o tempo máximo é de vinte minutos após o pedido), o garçom o serve pela direita e neste caso só retira o prato usado quando todos terminam. Existem basicamente dois tipos desse serviço: o simplificado, no qual são usados pratos de tamanho normal, redondos ou de outros formatos; e o sofisticado, no qual utilizam-se pratos de tamanho maior, cobertos com uma tampa denominada cloche.

7 RECEPÇÕES OFICIAIS E DIPLOMÁTICAS: Modalidades de Serviço à Mesa 3. À AMERICANA/BUFFET: é muito utilizado em café da manhã, almoço ou jantar para grupos. Os alimentos são dispostos em estilo buffet, acondicionados em saladeiras, travessas, réchauds e mesas satélites, conforme o caso. Um garçom serve as bebidas e alguns itens extras, faz a retirada dos pratos usados com desenvoltura e repõe o buffet de alimentos e utensílios, quando necessário. Hoje em dia, introduziu-se um novo elemento no gênero buffet: a mesa de digestivos, composta de chocolates, chás, balas e liicores, dentre outros.

8 RECEPÇÕES OFICIAIS E DIPLOMÁTICAS: Modalidades de Serviço à Mesa 4. À INGLESA DIRETA : os alimentos saem da cozinha em travessas e o garçom apresenta a travessa pelo lado esquerdo aos convidados, priorizando sempre as mulheres. O serviço decorre com o tradicional uso do alicate (garfo e colher) e quem prepara o prato é o garçom na frente do comensal. 5. À INGLESA INDIRETA : após ter apresentado pela esquerda a travessa, o garçom retorna a mesma para o Guerridon e vai compondo o prato, harmonizando as iguarias com o uso do garfo e da colher. Daí, o serve pela direita.

9 RECEPÇÕES OFICIAIS E DIPLOMÁTICAS: Modalidades de Serviço à Mesa 6. SERVIÇO À BRASILEIRA (DE TRAVESSAS SOBRE A MESA): A modalidade de serviço de travessas sobre a mesa é um das mais simples, antigas e populares no Brasil. Consiste em essência no preparo das travessas de comida na cozinha e no posterior transporte destas até o salão do restaurante, colocando-as no meio da mesa, para que as pessoas possam servir-se à vontade, com ou sem a ajuda do profissional. 7. SERVIÇO À RUSSA: Consiste em apresentar aos convidados as travessas com grandes peças inteiras, como carnes, peixes e aves, que devem ser trinchadas e servidas na frente dos clientes. É um tipo de serviço pouco utilizado nos tempos modernos, especialmente devido ao grande trabalho que gera.

10 RECEPÇÕES OFICIAIS E DIPLOMÁTICAS: Algumas Observações Normalmente, por ocasiões das festas nacionais, da passagem de uma personalidade e para se homenagear uma comitiva ou delegação internacional, se opta por um dos quatro primeiros gêneros de recepções. Normalmente, por ocasiões das festas nacionais, da passagem de uma personalidade e para se homenagear uma comitiva ou delegação internacional, se opta por um dos quatro primeiros gêneros de recepções. Quando o evento é em honra de Chefes de Estado, altos membros do Governo e Chefes de Missões Diplomáticas, os três últimos gêneros são mais recomendados. Quando o evento é em honra de Chefes de Estado, altos membros do Governo e Chefes de Missões Diplomáticas, os três últimos gêneros são mais recomendados. Também, os almoços e jantares sentados em geral envolvem um número de pessoas (cerca de 30 pessoas) menor que os demais gêneros, à exceção dos cocktails, que podem ser oferecidos a grupos pequenos. Também, os almoços e jantares sentados em geral envolvem um número de pessoas (cerca de 30 pessoas) menor que os demais gêneros, à exceção dos cocktails, que podem ser oferecidos a grupos pequenos.

11 RECEPÇÕES OFICIAIS E DIPLOMÁTICAS: Algumas Observações Os cocktails podem ainda ser classificados simples (apenas salgados, doces e bebidas), souper (que inclui um prato que de fácil serviço) e buffet (mais elaborado, com cardápio similar ao almoço ou jantar). Os cocktails podem ainda ser classificados simples (apenas salgados, doces e bebidas), souper (que inclui um prato que de fácil serviço) e buffet (mais elaborado, com cardápio similar ao almoço ou jantar). As recepções do gênero buffet podem ser classificadas em buffet americano (com talheres) ou buffet sans fourchettes.(sem talheres). As recepções do gênero buffet podem ser classificadas em buffet americano (com talheres) ou buffet sans fourchettes.(sem talheres). Acrescenta-se aos gêneros acima algumas outras recepções sociais, tais como o chá da tarde, o café-da- manhã, o brunch e o champagne às 11 horas. Acrescenta-se aos gêneros acima algumas outras recepções sociais, tais como o chá da tarde, o café-da- manhã, o brunch e o champagne às 11 horas.

12 ESCOLHA DO GÊNERO DA RECEPÇÃO: Fatores Relevantes Caráter oficial do motivo da recepção. Caráter oficial do motivo da recepção. Importância e relevância do acontecimento que motiva a recepção. Importância e relevância do acontecimento que motiva a recepção. Grau hierárquico e nível dos cargos e papéis sociais dos convidados. Grau hierárquico e nível dos cargos e papéis sociais dos convidados. Grau ou nível funcional dos anfitriões e sua relação com o acontecimento. Grau ou nível funcional dos anfitriões e sua relação com o acontecimento. Recursos financeiros disponíveis. Recursos financeiros disponíveis. Espaço físico, instalações e serviços disponíveis. Espaço físico, instalações e serviços disponíveis. Respeito aos usos diplomáticos e costumes locais com prudência e bom senso. Respeito aos usos diplomáticos e costumes locais com prudência e bom senso.

13 ROTEIRO PARA ORGANIZAÇÃO DE RECEPÇÕES SOCIAIS 1º - determinação da data, hora, local com planta baixa, número estimado de convidados, esquema da cerimônia, do tipo e do plano de mesa, traje, homenageados e duração da recepção. 2º - determinação da previsão orçamentária, contatos com empresas/ fornecedores e pesquisa de preços. 3º - elaboração da lista de convidados, reserva do local e contacto com os profissionais envolvidos. 4º - impressão dos convites, cartões de estacionamento, cartões de mesa, se necessário, e cartões para o guarda-roupa; preenchimento das sobrecartas, distribuição dos convites, com no mínimo 07 dias para almoços e jantares e um mês para casamentos e bailes. 5º - anotação das respostas aos convites. 6º - revisão das louças, talheres, copos, toalhas, bandejas, guardanapos; aluguel de utensílios e compra de materiais extras; aluguel de carros; reservas de passagens; revisão dos trajes dos anfitriões. 7º - organização do buffet ou do menu em quantidade, qualidade e variedades; providências para refrigerantes e bebidas. 8º - contratação de serviços de apoio.

14 ROTEIRO PARA ORGANIZAÇÃO DE RECEPÇÕES SOCIAIS 9º - programação da decoração do ambiente. 10º - escolha dos músicos, fotógrafos e jornalistas, se for o caso. 11º - estudo da disposição das pessoas e dos serviços no ambiente. 12º - recebimento dos convidados na entrada, tendo o estacionamento e o guarda- roupas prontos para receber pessoas. 13º - cumprimento aos convidados à porta ou no alto da escada principal e ajuda dos auxiliares dos anfitriões. 14º - assistência ao convidado principal e às autoridades; acompanhamento; local de conversa; despedida e saída; acompanhamento até o carro na saída. 15º - circulação entre os convidados. 16º - providência do prato quente para atrasados e íntimos. 17º - terminalização da festa. 18º - agradecimento por flores e cumprimentos. 19º - agradecimento informal dos anfitriões às altas autoridades. 20º - agradecimento informal dos convidados aos anfitriões.

15 RECEPÇÕES SOCIAIS: Alguns Cuidados Especiais Cordialidade e naturalidade são fundamentais nas recepções sociais. Cordialidade e naturalidade são fundamentais nas recepções sociais. Evite o luxo e a ostentação, principalmente se você for o anfitrião. Evite o luxo e a ostentação, principalmente se você for o anfitrião. Preocupe-se sempre com o conforto e adequação do ambiente, com a qualidade e o bom senso. Preocupe-se sempre com o conforto e adequação do ambiente, com a qualidade e o bom senso. Escolha com equilíbrio os pratos e o tipo de serviço. Escolha com equilíbrio os pratos e o tipo de serviço. Organize com criatividade e bom senso o menu/ cardápio. Organize com criatividade e bom senso o menu/ cardápio. Os anfitriões devem sempre demonstrar organização, preparação antecipada e tranqüilidade no serviço. Os anfitriões devem sempre demonstrar organização, preparação antecipada e tranqüilidade no serviço. As bebidas devem ser escolhidas tendo em vista sua adequação, qualidade os rigores do seu serviço. As bebidas devem ser escolhidas tendo em vista sua adequação, qualidade os rigores do seu serviço. Os acessórios e utensílios à mesa precisam estar rigorosamente limpos e arrumados; Os acessórios e utensílios à mesa precisam estar rigorosamente limpos e arrumados; A montagem e decoração da mesa devem levar em conta a exigência, a harmonia e a variedade das cores e a adequação das flores e arranjos. A montagem e decoração da mesa devem levar em conta a exigência, a harmonia e a variedade das cores e a adequação das flores e arranjos. No gênero buffet, os alimentos devem ser dispostos de forma que facilite o serviço. No gênero buffet, os alimentos devem ser dispostos de forma que facilite o serviço. Com ou sem empregados, o serviço à mesa deve ocorrer segundo a ordem correta de precedência. Com ou sem empregados, o serviço à mesa deve ocorrer segundo a ordem correta de precedência.

16 RECEPÇÕES SOCIAIS: Alguns Cuidados Especiais A criatividade, a atualização e o uso da culinária local são fatores a serem valorizados, mesmo nas ocasiões mais formais. A criatividade, a atualização e o uso da culinária local são fatores a serem valorizados, mesmo nas ocasiões mais formais. Os brindes e saudações só serão apropriados se forem curtos, corretos e sérios, pois a ironia e o humor podem causar problemas sérios. Os brindes e saudações só serão apropriados se forem curtos, corretos e sérios, pois a ironia e o humor podem causar problemas sérios. Convites para recepções devem ser respondidos o mais rápido possível e, uma vez confirmada a presença, atrasos e faltas podem gerar sérios problemas. Convites para recepções devem ser respondidos o mais rápido possível e, uma vez confirmada a presença, atrasos e faltas podem gerar sérios problemas. Num jantar ou almoço de homens, o lugar de honra está à direita do anfitrião. Se for um jantar de casais ou a anfitriã também estiver presente, o lugar de honra é à sua direita. A anfitriã, por sua vez, deve sentar-se num lugar onde possa dirigir com discrição e eficácia o serviço. Num jantar ou almoço de homens, o lugar de honra está à direita do anfitrião. Se for um jantar de casais ou a anfitriã também estiver presente, o lugar de honra é à sua direita. A anfitriã, por sua vez, deve sentar-se num lugar onde possa dirigir com discrição e eficácia o serviço. Quando há homens e mulheres presentes à mesa, busca-se sempre arrumar as pessoas com alternância de sexo e cônjuge, para permitir conversações mais vívidas e interessantes. Quando há homens e mulheres presentes à mesa, busca-se sempre arrumar as pessoas com alternância de sexo e cônjuge, para permitir conversações mais vívidas e interessantes.

17 RECEPÇÕES SOCIAIS: Critérios para Estruturação de RH

18 RECEPÇÕES SOCIAIS: Critérios para Cálculo de Bebidas – Coquetel Party OBSERVAÇÕES: 1) As bebidas em questão são coquetéis diversos, batidas, whisky e vinho branco. 2) Esta tabela é para um serviço farto. 3) Esta tabela leva em conta um grupo com idade média entre 35 e 45 anos, composto por homens e mulheres de maneira equilibrada.

19 RECEPÇÕES SOCIAIS: Critérios para Cálculo de Salgados – Coquetel Party OBSERVAÇÕES: 1) É preciso levar em conta a idade, o tipo de clientela e o horário do serviço. 2) Esta tabela é para um serviço farto. 3) No caso de coquetel seguido de jantar, este deve durar até 60 minutos. 4) Esta tabela leva em conta um grupo com idade média entre 35 e 45 anos, composto por homens e mulheres de maneira equilibrada.

20 RECEPÇÕES SOCIAIS: Critérios para Cálculo de Bebidas – Jantares OBSERVAÇÕES: 1) O item (1) refere-se a jantares nos quais são apenas srvidos àgua sem gás, vinho branco., tinto e champagne. 2) Os itens (2) e (3) referem-se a jantares nos quais são servidos apenas água, refrigerantes e cervejas. 3) Os itens (4) e (5) referem-se a jantares nos quais são servidos água, vinho tinto e vinho branco. Se for usado apenas um tipo de vinho, as quantidades devem diminuir em 20% (320 mL) por pessoa. 4) O champagne é servido no final, junto com a sobremesa. 5) Esta tabela leva em conta um grupo com idade média entre 35 e 45 anos, composto por homens e mulheres de maneira equilibrada.

21 RECEPÇÕES SOCIAIS: Formato de Mesas para Banquetes

22 RECEPÇÕES SOCIAIS: Modelo de Mise Em Place – Serviço a Francesa

23

24 RECEPÇÕES SOCIAIS: Modelos de Mise En Place – Serviço a Francesa

25 RECEPÇÕES SOCIAIS: Outros Modelos de Mise En Place

26

27

28 RECEPÇÕES SOCIAIS: Utensílios para Serviço em Recepções Sociais

29

30

31 RECEPÇÕES SOCIAIS: Tipos de Uniformes para Garçons & Barmen


Carregar ppt "RECEPÇÕES SOCIAIS. RECEPÇÕES SOCIAIS: Definições e Caracterização RECEPÇÕES SOCIAIS: cerimônias que visam marcar um evento ou ocasião especial, bem como."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google