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RECEPÇÕES SOCIAIS.

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Apresentação em tema: "RECEPÇÕES SOCIAIS."— Transcrição da apresentação:

1 RECEPÇÕES SOCIAIS

2 RECEPÇÕES SOCIAIS: Definições e Caracterização
RECEPÇÕES SOCIAIS: cerimônias que visam marcar um evento ou ocasião especial, bem como promover congraçamento e o bom relacionamento entre as pessoas de um determinado círculo de convivência. RECEPÇÕES À MESA: quando ocorrem em função de uma refeição elaborada para a ocasião, para qual se estrutura um serviço à mesa específico.

3 RECEPÇÕES SOCIAIS: Classificação
 RECEPÇÕES OFICIAIS – no protocolo francês, segundo Estelita Lins, são denominadas recepções oficiais aquelas as quais somente são convidados os funcionários ou autoridades sem os respectivos cônjuges.  RECEPÇÕES DIPLOMÁTICAS – são realizadas em função de missões diplomáticas e da Chancelaria ou Ministério das Relações Exteriores ou as recepções oficiais que acontecem em honra de diplomatas, visitantes e autoridades estrangeiras em missão oficial no país.  RECEPÇÕES ÍNTIMAS OU PARTICULARES – são as realizadas por pessoas, mesmo autoridades, e empresas em geral, em função de datas comemorativas ou acontecimentos especiais pessoais, sem caráter oficial.

4 RECEPÇÕES OFICIAIS E DIPLOMÁTICAS: Gêneros
Recepções na Hora do Almoço (vin d’honneur); Almoço com Buffet; Almoço Sentado com Lugares Marcados (cabeceira inglesa e francesa); Cocktail Antes do Jantar, À Tarde (vin d’honneur); Recepções na Hora do Jantar com Buffet; Jantar Sentado com Lugares Marcados (cabeceira inglesa e francesa); e Baile ou Recepção após o Jantar.

5 RECEPÇÕES OFICIAIS E DIPLOMÁTICAS: Tipos de Serviço à Mesa
SERVIÇO À LA CARTE: é o mais utilizado em bares e restaurantes, pois os clientes escolhem as iguarias que desejam a partir das que estão listadas no cardápio. SERVIÇO BANQUETE: é utilizado em grandes comemorações, pois é servido o mesmo cardápio para todos e ao mesmo tempo.

6 RECEPÇÕES OFICIAIS E DIPLOMÁTICAS: Modalidades de Serviço à Mesa
À FRANCESA OU DIPLOMATA: o garçom apresenta a travessa ao comensal pela esquerda e o mesmo se serve com os talheres de serviços (colher e garfo), seguindo as regras protocolares e de precedência. SERVIÇO EMPRATADO: é o serviço mais usado em bares e restaurantes, no qual o cliente faz o pedido através da carta ou cardápio. Quando o prato estiver pronto (geralmente o tempo máximo é de vinte minutos após o pedido), o garçom o serve pela direita e neste caso só retira o prato usado quando todos terminam. Existem basicamente dois tipos desse serviço: o simplificado, no qual são usados pratos de tamanho normal, redondos ou de outros formatos; e o sofisticado, no qual utilizam-se pratos de tamanho maior, cobertos com uma tampa denominada cloche.

7 RECEPÇÕES OFICIAIS E DIPLOMÁTICAS: Modalidades de Serviço à Mesa
À AMERICANA/BUFFET: é muito utilizado em café da manhã, almoço ou jantar para grupos. Os alimentos são dispostos em estilo buffet, acondicionados em saladeiras, travessas, réchauds e mesas satélites, conforme o caso. Um garçom serve as bebidas e alguns itens extras, faz a retirada dos pratos usados com desenvoltura e repõe o buffet de alimentos e utensílios, quando necessário. Hoje em dia, introduziu-se um novo elemento no gênero buffet: a mesa de digestivos, composta de chocolates, chás, balas e liicores, dentre outros.

8 RECEPÇÕES OFICIAIS E DIPLOMÁTICAS: Modalidades de Serviço à Mesa
À inglesa direta: os alimentos saem da cozinha em travessas e o garçom apresenta a travessa pelo lado esquerdo aos convidados, priorizando sempre as mulheres. O serviço decorre com o tradicional uso do alicate (garfo e colher) e quem prepara o prato é o garçom na frente do comensal. À inglesa indireta: após ter apresentado pela esquerda a travessa, o garçom retorna a mesma para o Guerridon e vai compondo o prato, harmonizando as iguarias com o uso do garfo e da colher. Daí, o serve pela direita.

9 RECEPÇÕES OFICIAIS E DIPLOMÁTICAS: Modalidades de Serviço à Mesa
SERVIÇO À BRASILEIRA (DE TRAVESSAS SOBRE A MESA): A modalidade de serviço de travessas sobre a mesa é um das mais simples, antigas e populares no Brasil. Consiste em essência no preparo das travessas de comida na cozinha e no posterior transporte destas até o salão do restaurante, colocando-as no meio da mesa, para que as pessoas possam servir-se à vontade, com ou sem a ajuda do profissional. SERVIÇO À RUSSA:  Consiste em apresentar aos convidados as travessas com grandes peças inteiras, como carnes, peixes e aves, que devem ser trinchadas e servidas na frente dos clientes. É um tipo de serviço pouco utilizado nos tempos modernos, especialmente devido ao grande trabalho que gera.

10 RECEPÇÕES OFICIAIS E DIPLOMÁTICAS: Algumas Observações
Normalmente, por ocasiões das festas nacionais, da passagem de uma personalidade e para se homenagear uma comitiva ou delegação internacional, se opta por um dos quatro primeiros gêneros de recepções. Quando o evento é em honra de Chefes de Estado, altos membros do Governo e Chefes de Missões Diplomáticas, os três últimos gêneros são mais recomendados. Também, os almoços e jantares sentados em geral envolvem um número de pessoas (cerca de 30 pessoas) menor que os demais gêneros, à exceção dos cocktails, que podem ser oferecidos a grupos pequenos.

11 RECEPÇÕES OFICIAIS E DIPLOMÁTICAS: Algumas Observações
Os cocktails podem ainda ser classificados simples (apenas salgados, doces e bebidas), souper (que inclui um prato que de fácil serviço) e buffet (mais elaborado, com cardápio similar ao almoço ou jantar). As recepções do gênero buffet podem ser classificadas em buffet americano (com talheres) ou buffet sans fourchettes.(sem talheres). Acrescenta-se aos gêneros acima algumas outras recepções sociais, tais como o chá da tarde, o café-da-manhã, o brunch e o champagne às 11 horas.

12 ESCOLHA DO GÊNERO DA RECEPÇÃO: Fatores Relevantes
Caráter oficial do motivo da recepção. Importância e relevância do acontecimento que motiva a recepção. Grau hierárquico e nível dos cargos e papéis sociais dos convidados. Grau ou nível funcional dos anfitriões e sua relação com o acontecimento. Recursos financeiros disponíveis. Espaço físico, instalações e serviços disponíveis. Respeito aos usos diplomáticos e costumes locais com prudência e bom senso.

13 ROTEIRO PARA ORGANIZAÇÃO DE RECEPÇÕES SOCIAIS
1º - determinação da data, hora, local com planta baixa, número estimado de convidados, esquema da cerimônia, do tipo e do plano de mesa, traje, homenageados e duração da recepção. 2º - determinação da previsão orçamentária, contatos com empresas/ fornecedores e pesquisa de preços. 3º - elaboração da lista de convidados, reserva do local e contacto com os profissionais envolvidos. 4º - impressão dos convites, cartões de estacionamento, cartões de mesa, se necessário, e cartões para o guarda-roupa; preenchimento das sobrecartas, distribuição dos convites, com no mínimo 07 dias para almoços e jantares e um mês para casamentos e bailes. 5º - anotação das respostas aos convites. 6º - revisão das louças, talheres, copos, toalhas, bandejas, guardanapos; aluguel de utensílios e compra de materiais extras; aluguel de carros; reservas de passagens; revisão dos trajes dos anfitriões. 7º - organização do buffet ou do menu em quantidade, qualidade e variedades; providências para refrigerantes e bebidas. 8º - contratação de serviços de apoio.

14 ROTEIRO PARA ORGANIZAÇÃO DE RECEPÇÕES SOCIAIS
9º - programação da decoração do ambiente. 10º - escolha dos músicos, fotógrafos e jornalistas, se for o caso. 11º - estudo da disposição das pessoas e dos serviços no ambiente. 12º - recebimento dos convidados na entrada, tendo o estacionamento e o guarda- roupas prontos para receber pessoas. 13º - cumprimento aos convidados à porta ou no alto da escada principal e ajuda dos auxiliares dos anfitriões. 14º - assistência ao convidado principal e às autoridades; acompanhamento; local de conversa; despedida e saída; acompanhamento até o carro na saída. 15º - circulação entre os convidados. 16º - providência do prato quente para atrasados e íntimos. 17º - terminalização da festa. 18º - agradecimento por flores e cumprimentos. 19º - agradecimento informal dos anfitriões às altas autoridades. 20º - agradecimento informal dos convidados aos anfitriões.

15 RECEPÇÕES SOCIAIS: Alguns Cuidados Especiais
Cordialidade e naturalidade são fundamentais nas recepções sociais. Evite o luxo e a ostentação, principalmente se você for o anfitrião. Preocupe-se sempre com o conforto e adequação do ambiente, com a qualidade e o bom senso. Escolha com equilíbrio os pratos e o tipo de serviço. Organize com criatividade e bom senso o menu/ cardápio. Os anfitriões devem sempre demonstrar organização, preparação antecipada e tranqüilidade no serviço. As bebidas devem ser escolhidas tendo em vista sua adequação, qualidade os rigores do seu serviço. Os acessórios e utensílios à mesa precisam estar rigorosamente limpos e arrumados; A montagem e decoração da mesa devem levar em conta a exigência, a harmonia e a variedade das cores e a adequação das flores e arranjos. No gênero buffet, os alimentos devem ser dispostos de forma que facilite o serviço. Com ou sem empregados, o serviço à mesa deve ocorrer segundo a ordem correta de precedência.

16 RECEPÇÕES SOCIAIS: Alguns Cuidados Especiais
A criatividade, a atualização e o uso da culinária local são fatores a serem valorizados, mesmo nas ocasiões mais formais. Os brindes e saudações só serão apropriados se forem curtos, corretos e sérios, pois a ironia e o humor podem causar problemas sérios. Convites para recepções devem ser respondidos o mais rápido possível e, uma vez confirmada a presença, atrasos e faltas podem gerar sérios problemas. Num jantar ou almoço de homens, o lugar de honra está à direita do anfitrião. Se for um jantar de casais ou a anfitriã também estiver presente, o lugar de honra é à sua direita. A anfitriã, por sua vez, deve sentar-se num lugar onde possa dirigir com discrição e eficácia o serviço. Quando há homens e mulheres presentes à mesa, busca-se sempre arrumar as pessoas com alternância de sexo e cônjuge, para permitir conversações mais vívidas e interessantes.

17 RECEPÇÕES SOCIAIS: Critérios para Estruturação de RH

18 RECEPÇÕES SOCIAIS: Critérios para Cálculo de Bebidas – Coquetel Party
OBSERVAÇÕES: As bebidas em questão são coquetéis diversos, batidas, whisky e vinho branco. Esta tabela é para um serviço farto. Esta tabela leva em conta um grupo com idade média entre 35 e 45 anos, composto por homens e mulheres de maneira equilibrada.

19 RECEPÇÕES SOCIAIS: Critérios para Cálculo de Salgados – Coquetel Party
OBSERVAÇÕES: É preciso levar em conta a idade, o tipo de clientela e o horário do serviço. Esta tabela é para um serviço farto. No caso de coquetel seguido de jantar, este deve durar até 60 minutos. Esta tabela leva em conta um grupo com idade média entre 35 e 45 anos, composto por homens e mulheres de maneira equilibrada.

20 RECEPÇÕES SOCIAIS: Critérios para Cálculo de Bebidas – Jantares
OBSERVAÇÕES: O item (1) refere-se a jantares nos quais são apenas srvidos àgua sem gás, vinho branco., tinto e champagne. Os itens (2) e (3) referem-se a jantares nos quais são servidos apenas água, refrigerantes e cervejas. Os itens (4) e (5) referem-se a jantares nos quais são servidos água, vinho tinto e vinho branco. Se for usado apenas um tipo de vinho, as quantidades devem diminuir em 20% (320 mL) por pessoa. O champagne é servido no final, junto com a sobremesa. Esta tabela leva em conta um grupo com idade média entre 35 e 45 anos, composto por homens e mulheres de maneira equilibrada.

21 RECEPÇÕES SOCIAIS: Formato de Mesas para Banquetes

22 RECEPÇÕES SOCIAIS: Modelo de Mise Em Place – Serviço a Francesa

23 RECEPÇÕES SOCIAIS: Modelo de Mise Em Place – Serviço a Francesa

24 RECEPÇÕES SOCIAIS: Modelos de Mise En Place – Serviço a Francesa

25 RECEPÇÕES SOCIAIS: Outros Modelos de Mise En Place

26 RECEPÇÕES SOCIAIS: Outros Modelos de Mise En Place

27 RECEPÇÕES SOCIAIS: Outros Modelos de Mise En Place

28 RECEPÇÕES SOCIAIS: Utensílios para Serviço em Recepções Sociais

29 RECEPÇÕES SOCIAIS: Utensílios para Serviço em Recepções Sociais

30 RECEPÇÕES SOCIAIS: Utensílios para Serviço em Recepções Sociais

31 RECEPÇÕES SOCIAIS: Tipos de Uniformes para Garçons & Barmen


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