A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Treinamento de Aplicadores TOEIC Tests

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Treinamento de Aplicadores TOEIC Tests"— Transcrição da apresentação:

1 Treinamento de Aplicadores TOEIC Tests
Confidential. Copyright © 2006 by Educational Testing Service. All rights reserved. ETS, the ETS logo, and GRE are registered trademarks of ETS.

2 Introdução Esta apostila foi criada para apresentar os testes TOEIC e o TOEIC Bridge. Estudaremos o que são os testes, suas regras, para que são usados, como aplicá-los, medidas de segurança e muito mais. É indicada a compreensão total da apostila para uma aplicação de sucesso. O que é o teste TOEIC? Criado em 1979, a pedido do ministério da indústria e comércio internacional japonês, o teste TOEIC (Test of English for International Communication) é um exame que mede o nível de proficiência em inglês . Por mais de 30 anos, o teste TOEIC tem sido usado por instituições, corporações e universidades. Com mais de 6,2 milhões de pessoas que realizam o exame por ano, o teste TOEIC é o padrão para medir a proficiência de língua inglesa no ambiente de trabalho pelo mundo todo. Confidential. Copyright © 2006 by Educational Testing Service. All rights reserved. ETS, the ETS logo, and GRE are registered trademarks of ETS.

3 Vantagens do TOEIC Testes com reconhecimento internacional
Maior rede de aplicadores no Brasil e no mundo As mais importantes empresas multinacionais utilizam o teste TOEIC para recrutamento e seleção Disponibilidade permanente sob demanda do cliente Podem ser aplicados no ambiente solicitado pelo cliente Resultados rápidos e precisos de 10 a 990 pontos Melhor custo-benefício do mercado

4 Quem utiliza o teste TOEIC
Instituições Escolas de Idiomas Empresas em Geral Empresas de Recursos Humanos, Headhunters, Consultorias Universidades e Escolas de Negócios Aplicações Recrutamento e Seleção Promoções Internas Treinamentos Técnicos Missões Internacionais Treinamento de Idiomas Avaliação do retorno dos investimentos feitos em programas de idiomas Avaliação de escolas de idiomas (alunos e professores)

5 Formato do Teste Papel (paper-based) Múltipla Escolha 200 Questões
100 Listening Comprehension 100 Reading Comprehension Período total do teste: 2 horas e 30 minutos 2 horas de exame e 30 minutos para o preenchimento das folhas iniciais.

6 Pontuação Listening: Pontuação 5 – 495 pontos Duração de 45 minutos
100 questões  Reading: Pontuação 5 – 495 pontos  Duração 75 minutos TOTAL: 990 Pontos

7 Informações Importantes
Visando garantir a autenticidade dos resultados, a ETS desenvolveu testes variados para que o candidato não os repita. Eles são identificados por meio do número do FORM que está localizado no canto superior direito do livro-teste. Os testes feitos são enviados para o escritório de correção da ETS em São Paulo (correção feita por meio de leitor óptico). Repetição de FORM Um candidato não poderá jamais repetir o mesmo FORM. Logo, para evitar que isso ocorra, no momento da inscrição, é necessário mandar as informações do candidato; nome completo, RG e data de nascimento, para o Nosso sistema responderá a esse dizendo quais as restrições ( número de FORM ) o candidato possui ou se ele nunca fez um teste. Na hipótese de omissão de informações por parte do candidato, ou da não-verificação de form por parte do ATTC, a MasterTest não se responsabilizará pelo eventual cancelamento do teste. Confidential. Copyright © 2006 by Educational Testing Service. All rights reserved. ETS, the ETS logo, and GRE are registered trademarks of ETS.

8 Informações Importantes
Examinee handbook O centro aplicador é responsável por divulgar o Examinee Handbook aos candidatos no momento da inscrição. Esse livreto contem informações importantes sobre normas e procedimentos dos teste. Ficha de Inscrição A ficha de inscrição deve ser preenchida pelo candidato no dia do teste. Questionário estatístico O questionário deverá ser preenchido pelo candidato no dia do teste. Validade do Score A pontuação (score - certificado) dos testes TOEIC é de 2 anos. Confidential. Copyright © 2006 by Educational Testing Service. All rights reserved. ETS, the ETS logo, and GRE are registered trademarks of ETS.

9 Informações Importantes
Exigir a apresentação de um documento com foto É de extrema importância que todos os candidatos apresentem um documento oficial com foto ao aplicador. O aplicador deve conferir o nome apresentado no documento com foto, com o nome fornecido pelo candidato na ficha de inscrição para que o candidato possa realizar o teste. Limite de atraso no dia do teste Nunca divulgue aos candidatos uma tolerância de atraso. Normalmente, admitimos de 10 a 15 minutos de atraso, porém tudo depende do aplicador. O importante é reforçar que o candidato não pode jamais entrar na sala depois do início do Listening. Caso o Listening não tenha começado ainda, o candidato pode entrar na sala, começar a preencher a folha a partir do campo em que a turma toda estiver, e depois do final do teste, o candidato fica na sala com o aplicador para preencher todas as folhas e campos que faltam. Este é o porquê desta questão depender do aplicador, pois é ele quem decide quanto tempo está disposto a ficar na sala com o candidato depois do término do teste. Confidential. Copyright © 2006 by Educational Testing Service. All rights reserved. ETS, the ETS logo, and GRE are registered trademarks of ETS.

10 Informações Importantes
Uso de lapiseira ou caneta para fazer o teste É terminantemente proibido usar caneta ou lapiseira durante o teste. O teste todo é feito a lápis. O Scanner Óptico que é usado para correção do teste lê somente o grafite de lápis. O centro aplicador deverá fornecer dois lápis e uma borracha para cada candidato. Estrutura da sala de aplicação É uma exigência da ETS que a sala onde o teste TOEIC é aplicado tenha um bom sistema de refrigeração, boa iluminação, e pouco ruído externo. Também é necessário que a mesa onde o candidato faz o teste seja espaçosa, de forma que o ele possa, confortavelmente, acomodar seus materiais do teste (livro-teste aberto e gabarito). É necessária uma distância mínima de 1,5 metros entre as mesas. Para aplicar o Listening é necessário o uso de um CD player compatível com o tamanho da sala e quantidade de candidatos, uma vez que o uso de fones de ouvido não é permitido. Confidential. Copyright © 2006 by Educational Testing Service. All rights reserved. ETS, the ETS logo, and GRE are registered trademarks of ETS.

11 Pré-aplicação É extremamente importante que o aplicador leve o material para suas aplicações. O material de escritório necessário Dois lápis e uma borracha por candidato Giz ou pincel para quadro branco Lousa, Quadro-branco ou flip-chart O material de apoio necessário Relógio para cronometrar o Reading (cuidado com o cronometro, anote a hora) CD Player (com opção de pilhas) Questionário estatístico Ficha de inscrição O material didático necessário Uma folha gabarito para cada candidato Um livro-teste para cada candidato Dois CDs do mesmo FORM que o livro-teste Um Compliance Report Um Irregularity Report Confidential. Copyright © 2006 by Educational Testing Service. All rights reserved. ETS, the ETS logo, and GRE are registered trademarks of ETS.

12 Pré-aplicação É importante que o Aplicador chegue com, pelo menos, 30 minutos de antecedência à sala de aplicação e que cheque todos os materiais necessários para aquela aplicação: Conferir se o FORM do CD e o do livro–teste é o mesmo Conferir se todos os testes que pegou para uma mesma aplicação são do mesmo FORM Conferir se o CD Player está funcionando normalmente Conferir se pegou 2 CDS idênticos para o caso de um deles riscar durante a aplicação Conferir se há uma distância considerável entre um candidato e outro. Conferir se pegou lápis (apontados) e borrachas suficientes para todos os candidatos Conferir que todos os aparelhos eletrônicos estão desligados e fora do alcance de cada candidato, e se estão portanto objetos como livros, computador, papéis, etc. Levar giz (lousa) ou caneta para quadro branco Levar alguns testes extras caso algum candidato extra chegue Testar os CDs Confidential. Copyright © 2006 by Educational Testing Service. All rights reserved. ETS, the ETS logo, and GRE are registered trademarks of ETS.

13 Compliance Report O Compliance Report é um documento (em inglês) desenvolvido pela ETS para garantir que todos os aplicadores de teste TOEIC pelo mundo estejam seguindo as regras estabelecidas pela ETS. O aplicador deve preencher uma folha Compliance Report em cada aplicação, sendo enviada junto com os testes (relativos à essa aplicação) para correção. No Compliance Report o aplicador encontrará os seguintes campos Site Location – Nesse campo o aplicador deve escrever o nome do local onde a aplicação foi realizada. Examination Date – Nesse campo o aplicador deve escrever a data da aplicação. Number of Examinees – O número de pessoas que fizeram o teste nessa aplicação (ao qual o compliance report se refere). City, Country – A cidade onde o teste foi feito, o país onde o teste foi feito. Após o preenchimento dos campos acima, o aplicador deverá circular YES ou NO para as seguintes afirmações, lembrando que o aplicador deve circular YES quando a afirmação estiver correta, e NO quando a afirmação não for verdadeira. Após ter preenchido todos os campos, o aplicador deve escrever seu nome completo no campo “name of test administrator”, à direita da folha e assinar no campo “signature” à esquerda da folha.

14 Informações a serem escritas na lousa
Irregularity Report O Irregularity Report deve ser enviado apenas quando tiver ocorrido algum imprevisto durante a aplicação. Informações a serem escritas na lousa Nome da Escola onde o candidato está fazendo o teste (ele irá copiar no campo “escola ou instituição onde fará o teste” na ficha de inscrição). Country Code – 075 (campo 3 da folha gabarito) Language Code – 461 (campo 4 da folha gabarito) Group Code – 001 (campo 10 da folha de gabarito) Tabela de Contagem de Tempo - Reading (de acordo com cada teste , se preferir) Obs:Todos esses itens devem ser escritos na lousa para facilitar o processo de explicação dos campos, já que os candidatos poderão visualizar o que devem preencher. (Atenção: os códigos acima mencionados são voltados para candidatos brasileiros. Em caso de outra nacionalidade, consulte a lista de códigos).

15 Informações aos Candidatos antes da Aplicação
Recepcione os candidatos e entregue os materiais de escritório (lápis e borracha) O teste é todo feito a lápis (isso inclui todas as folhas e assinaturas), portanto os candidatos que tiverem caneta ou lapiseira sobre a mesa devem guardá-los para que os mesmos não sejam usados por engano durante o teste. Todos os aparelhos eletrônicos devem estar desligados e fora do alcance do candidato, assim como objetos com escrita. O aplicador deve avisar a todos os candidatos que em caso de conduta não conforme (cola), o teste será anulado no final da aplicação (para não distrair os outros candidatos). Não é permitido ir ao banheiro durante o listening, (após o início do reading ir ao banheiro é permitido, porém apenas um candidato de cada vez). Os candidatos devem escrever suas respostas diretamente na folha de gabarito. Não há tempo para marcar as respostas no livro-teste e depois transcrevê-las no gabarito.

16 Preenchimento do Answer Sheet
A folha gabarito é a folha mais importante do teste, pois é nela que vão todas as respostas do candidato. O aplicador deve ser muito claro na explicação dessa folha, em português. Em primeiro lugar, o aplicador deve instruir o candidato a preencher os quadradinhos e depois as bolinhas de forma completa, porém não muito forte para que, se preciso, os candidatos possam apagar suas respostas erradas e respondê-las novamente. Após essa instrução, entregar uma folha gabarito para cada candidato e ressaltar que essa folha também deve ser preenchida a lápis. IMPORTANTE: O Aplicador deve preencher a folha de gabarito juntamente com os candidatos, explicando cada campo e esperando que eles preencham tudo. É muito importante que o aplicador ande pela sala durante o preenchimento dessa folha, de modo a assegurar que todos estejam preenchendo o gabarito corretamente.

17 Campo 1 - Name O aplicador deve exemplificar e fazer o campo 1 na lousa junto com os candidatos, pois é um campo considerado “confuso”. O campo 1 é composto por duas colunas: COLUNA A (à esquerda, coluna mais escura). Na coluna A o candidato deve escrever no espaço em branco seu(s) sobrenome(S) principal(ais). (Ex: se o nome do candidato é Robson Freitas de Souza, ele deve escrever na coluna A – Freitas de Souza e marcar cada letra em sua respectiva coluna.) COLUNA B (à direita, coluna mais clara). Na coluna B o candidato deve colocar seu primeiro nome, da esquerda para a direita. Obs: Os candidatos deverão abreviar no caso de haver muitos Sobrenomes. Caso eles prefiram, algum deles poderão ser Desconsiderados. (Ex: Joao Paulo de Souza Carvalho Magno De Oliveira- A- S.C. Magno de Oliveira / B- João Paulo )

18 Campo 3 – Country Code: 075 = Brasil
Campo 2 – Sex No campo 2, o candidato deve marcar a bolinha referente ao sexo. Veja o modelo abaixo: Campo 3 – Country Code: 075 = Brasil Campo 4 – Language Code: 461 = Língua Portuguesa

19 Campo 5 - Identification Number
O candidato deve colocar o número de seu RG, porém somente os NÚMEROS, sem traço e sem letras. Em caso de candidatos estrangeiros, deve ser colocado no campo 5 o número do passaporte do candidato. Campo 6 - Date of Birth O candidato deve colocar a data de seu nascimento no formato americano, ou seja; mês/dia/ano. Campo 7 - Job Na primeira linha do campo 7 o candidato deve “Student” Na segunda linha o candidato deve colocar “Fatec”. Na terceira linha o candidato deve escrever a cidade onde é a Fatec.

20 Campo 8 - Testing Location and City
O candidato deve escrever na primeira linha o nome da escola ou instituição onde está fazendo o teste (também especificando a unidade). Na segunda linha o candidato deve colocar a cidade onde fica essa escola ou instituição. Campo 9 - Test Book Serial Number No livro-teste há um número, normalmente de 6 ou 7 dígitos, em negrito, logo abaixo do código de barras no lado superior direito da capa do livro-teste. O candidato deve copiar esse número no campo 9 da folha gabarito. Deve copiar, também, o número do “TOEIC FORM”, localizado no canto superior direito do livro teste. Logo, o espaço deve ser preenchido da seguinte maneira: Livro teste Form _ / 3ZIC8_ Test Book Serial Number

21 Campo 13 - Signature and Date
Campo 10, 11 e 12 10 - O Group Code 001. 11 - O candidato deverá completar com respostas do questionário estatístico, 12 - Deverá ser deixado em branco Campo 13 - Signature and Date O candidato deve copiar a frase, começando por, “I hereby agree to the conditions....” nas 2 linhas em branco abaixo, assinar e colocar a data no formato dia/mês/ano. A frase diz que o candidato está de acordo com as condições relatadas no site e também que foi ele quem fez o teste. Coluna Listening No campo Listening o candidato deve assinalar as bolinhas com suas respostas para as questões da parte Listening do livro-teste. Coluna Reading No campo Reading o candidato deve assinalar as bolinhas suas respostas para as questões da parte Reading do livro-teste. Obs.: O preenchimento das "bolinhas“ deve ser cuidadosamente efetuado, conforme exemplo no topo da folha de respostas (marking directions - correct mark). Confidential. Copyright © 2006 by Educational Testing Service. All rights reserved. ETS, the ETS logo, and GRE are registered trademarks of ETS.

22 Livro-teste Na capa Abertura do livro-teste
No campo “Registration Number”, que se encontra no alto da capa do livro teste, à esquerda, o candidato deve colocar seu RG (somente os números), caso o número de dígitos seja maior que o espaço disponível, o candidato deve escrever o último dígito para fora do quadrado. O candidato não deve colocar 2 dígitos em um mesmo quadrado. No campo “Name” o candidato deve escrever seu nome completo. Ele pode escrevê-lo na ordem que preferir: Nome/sobrenome ou Sobrenome/nome. Abertura do livro-teste Após dada a explicação acima, o aplicador pode autorizar os candidatos a romperem o lacre do livro-teste utilizando seus lápis. (É terminantemente proibido que o candidato abra o livro teste antes de sua autorização). Quem acabar antes do término do tempo, deve entregar seu teste ao aplicador, e, após o teste ser conferido, o candidato está liberado. O Aplicador deve deixar claro aos candidatos que não é permitido que as respostas sejam marcadas no livro teste e passadas para a folha gabarito somente no final do tempo. O candidato deve responder direto na folha gabarito, porém ele pode rasurar o livro-teste se quiser.

23 Estrutura do Teste 1ª Parte: Listening Test 2ª Parte: Reading Test
O Listening (CD) tem duração de 45 minutos para o teste TOEIC e 25 minutos para o teste TOEIC Bridge, lembrando que o aplicador não pode parar ou voltar o cd todo. Caso o CD precise ser trocado, o aplicador deve voltar para a última questão e não para o início do CD. 2ª Parte: Reading Test O candidato terá 75 minutos para fazer a parte do Reading (TOEIC) ou 35 minutos (TOEIC Bridge). Após o término deste prazo, o aplicador deve informar aos candidatos o encerramento do teste e estes devem parar o preenchimento imediatamente; caso contrário, o aplicador poderá anular (apagar) as questões que foram preenchidas após o término do tempo (por isso é essencial que o aplicador controle o tempo de forma precisa) ou cancelar o teste todo.

24 Desqualificação do Teste
O aplicador é autorizado a desqualificar ou anular o resultado do teste caso violações como estas ocorram: • Tentativa de fazer o teste para outra pessoa ou pedir para outra pessoa fazer o teste no seu lugar. • Não apresentação de documento • Obtenção de acesso impróprio ou informação sobre o teste, ou parte dele. • Uso de telefone celular (ou qualquer objeto eletrônico), dicionário, livro, durante o teste. • Criação de fatores de distração durante o teste. • Tentativa de se comunicar com outro candidato (sobre o teste) durante o teste. • Remoção ou cópia (verbalmente, eletronicamente ou Xerox) de qualquer parte do teste. • Uso de papel rascunho durante o teste. • Uso de Computador • Porte de qualquer tipo de arma no local da aplicação. • Porte de comida, bebida ou tabaco no local da aplicação. • Saída, sem permissão, da sala onde a aplicação está sendo feita. • Leitura ou execução de qualquer parte do teste antes de ser autorizado ou após o término do teste.

25 Onde colocar os testes antes e após a aplicação?
Término do Teste O Aplicador (Proctor) deve: Conferir os testes e documentos do candidato Separar e conferir todos os livros-teste, gabaritos e fichas de inscrição dos candidatos Preencher um Compliance Report e, se necessário, um Irregularity Report Entregar todos estes materiais ao Test Administrator, para que sejam enviados, a MasterTest, para correção Onde colocar os testes antes e após a aplicação? O armazenamento adequado do teste é extremamente importante para que nenhum teste seja perdido ou violado. Portanto, todo o material deve ser armazenado em um armário chaveado em que somente os Test Administrators tenham acesso. O envio dos testes para correção deve ser de 24h a 48h após a aplicação, de modo a preservar a segurança e diminuir o tempo de entrega dos resultados.

26 Envio para Correção Documentos a serem enviados a MasterTest por Sedex
Livros-teste Folhas de Respostas Fichas de Inscrição Compliance Report Irregularity Report, se necessário Endereço do Centro de Correções da MasterTest MasterTest – Certificação Internacional Rua André Thomaz, nº 107-B, Campesina, Osasco, S.P. - cep 55 | 11 |

27 Aplicadores (PROCTORS)
O teste TOEIC não é auto-aplicativo, portanto, se o aplicador desejar realizar o teste, ele deverá pedir a outra pessoa que aplique o teste nele. Esta pessoa deverá ser treinada e também credenciada na Ficha Cadastral. Se o Aplicador quiser fazer o teste mesmo após ter aplicado, este teste que ele realizará não poderá ser do mesmo número de FORM que ele aplicou anteriormente. Por exemplo: Se o aplicador já fez várias aplicações utilizando o FORM 3ZIC22, quando ele quiser fazer o teste ele não poderá fazer o 3ZIC22, deverá procurar por outros FORMs, tais como 3ZIC8 ou 3ZIC4. Se a escola não disponibilizar um número de FORM diferente para que o aplicador realize o teste, é possível uma troca de livro-teste, em bom estado e lacrado, com o MasterTest, sem custo. Desta forma, enviaremos ao ATTC um livro-teste de FORM diferente. Caso contrário, efetuar uma compra de novos testes. O Aplicador deve estar atento ao momento da aplicação. Sempre prestar atenção no material que o candidato que está usando durante o teste, ou seja, verificar se o candidato está utilizando caneta, o que é proibido e causa o cancelamento do teste se este material for utilizado na folha de gabarito (alaranjada).

28 Correção e Resultado dos Testes
Os testes serão corrigidos, assim que chegarem ao centro de Correções da MasterTest , por um scanner óptico. Resultados Eletrônico – Em até 5 dias úteis, a partir do recebimento dos testes, o Test Administrator credenciado receberá os resultados por . Impresso – Score Report Em até 10 úteis, o Score Report de cada candidato será enviado para a instituição, em nome do Test Administrator, para que ele faça a distribuição dos envelopes aos candidatos.

29 MASTERTEST Certificação Internacional
Sérgio Souza Relacionamento e Mídias Breno Mirisola Account Manager Elaine Reis TOEIC Network Support Telefone– (11)


Carregar ppt "Treinamento de Aplicadores TOEIC Tests"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google