A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Missões Empresariais Oportunidades para o empresariado brasileiro

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Missões Empresariais Oportunidades para o empresariado brasileiro"— Transcrição da apresentação:

1 Missões Empresariais Oportunidades para o empresariado brasileiro
Marcela Carvalho Chefe da Assessoria Internacional Gabinete do Ministro Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

2 SUMÁRIO 1) Missões Empresariais no Governo Federal 2) Missões MDIC
3) A Rodada de Negócios 4) Missões Realizadas – 2009 e 2010 5) Calendário 2010 6) Como Participar

3 Missões Empresariais no Governo Federal

4 ÓRGÃOS QUE ORGANIZAM MISSÕES EMPRESARIAIS
1) Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) 2) Ministério das Relações Exteriores (MRE) - Departamento de Promoção Comercial – Missões presidenciais - Diversos setores 3) Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) - Secretaria de Relações Internacionais – Departamento de Promoção Internacional do Agronegócio - Segmentos do setor de agronegócio (lácteos; carnes de frango, bovina e suína; bebidas alcoólicas; balas e confeitos; café; etanol; mel; ovos; cacau; biscoitos; massas alimentícias; frutas; sementes e tradings.) 4) Outras instituições (governos estaduais, Federações, etc)

5 Missões Empresariais do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

6 OBJETIVOS 1) Inserção e expansão internacional
2) Acesso a mercados não-tradicionais 3) Contatos com casos de sucesso 4) Conhecimento do mercado local: regras, procedimentos e cultura de negócios 5) Ampliação da rede de relacionamentos 6) Disseminação da cultura exportadora

7 – Rodadas de negócios ORGANIZAÇÃO
1) Departamento de Promoção Comercial 2) Tipo de missões: – Ministeriais – Secretários 3) Características: – Rodadas de negócios – Reuniões com representantes de governos estrangeiros – Seminários e outras atividades

8 CARACTERÍSTICA DAS MISSÕES
1) Transporte: Avião da Força Aérea Brasileira (somente para missões ministeriais) 2) Limitação do número de empresas e setores (somente para missões ministeriais) 3) Representação governamental, institucional e empresarial 4) Setores prioritários: Inteligência Comercial

9 PARCEIROS 1) Apex-Brasil 2) Ministério das Relações Exteriores
3) Confederação Nacional da Indústria 4) Câmaras de Comércio 5) Parceiros locais

10 A RODADA DE NEGÓCIOS Tipos: 1) Mesas Setoriais 2) Matchmaking

11 A RODADA DE NEGÓCIOS 1) Duração: 1 dia (manhã e tarde)
2) Almoço de negócios 3) Mesas individuais e agendas individuais – Encontros pré-agendados – Encontros “espontâneos”

12 ORGANIZAÇÃO DAS RODADAS
1) Contratação de empresa local especializada na realização de rodadas de negócios 2) Levantamento preliminar de informações – Definição dos setores prioritários: inteligência comercial – Seleção das empresas participantes 3) Elaboração preliminar: uma agenda por empresa 4) Divulgação em meios comunicação locais (jornais, revistas e TV)

13 Missões Realizadas

14 MISSÕES MDIC REALIZADAS – 2009
Chefiadas pelo Ministro Miguel Jorge: 1) Missão ao Norte da África (Argélia, Líbia, Marrocos e Tunísia) 2) Missão à África Subsaariana ( Nigéria, Gana, Senegal e Guiné Equatorial) 3) Missão a Cuba 4) Missão à América Latina (Venezuela, Panamá e Peru) 5) Missão ao Sul da África ( Angola, Moçambique e África do Sul)

15 MISSÕES MDIC REALIZADAS – 2009
Chefiadas pelos Secretários do MDIC: 1) Missão ao Chile 2) Missão à São Tomé 3) Missão à Turquia,Uzbequistão e Cazaquistão 4) Missão à Serra Leoa 5) Missão ao Leste Europeu ( Polônia, Hungria, e República Checa)

16 MISSÕES MDIC REALIZADAS – 2010
1) Missão ao Oriente Médio ( Irã, Egito e Líbano) 2) Missão à China 3) Missão à Colômbia e Peru 3) Missão ao Chile 5) Missão à República Checa 6) Missão à Alemanha 7) Missão à Libéria

17 MISSÃO AO NORTE DA ÁFRICA
Período: 24 a 30 de janeiro de 2009 Países: Líbia, Tunísia, Argélia e Marrocos Número de Participantes: 117 Setores: Automotivo/Autopeças, Alimentos, Construção Civil, Telecomunicações, Têxteis, Químico, Tecnologia da Informação/Informática, Máquinas e Equipamentos, Defesa Encontros de Negócios Realizados: 610

18 MISSÃO À ÁFRICA SUBSAARIANA
Data: 7 a 12 de junho de 2009 Países: Gana, Senegal, Nigéria e Guiné Equatorial Número de Participantes: 94 Setores: Mineração, Infraestrutura, Alimentos e Bebidas, Máquinas e Equipamentos, Tecnologia da Informação, Moda Encontros de Negócios Realizados: 779

19 MISSÃO A CUBA Data: 7 a 9 de julho de 2009 Número de Participantes: 21
Setores: Alimentos e Bebidas, Energia, Tecnologia da Informação, Farmacêutico, Casa e Construção, Hoteleiro, Avicultura, Automotivo Encontros de Negócios Realizados: 30

20 MISSÃO À AMÉRICA LATINA
Data: 16 a 21 de agosto, de 2009 Países: Panamá, Peru e Venezuela Número de Participantes: 105 Setores: Alimentos e Bebidas, Casa e Construção, Máquinas Industriais e Agrícolas, Tecnologia da Informação, Eletro Eletrônico, Energia, Automotivo, Produtos Químicos Plásticos, Defesa Encontros de Negócios Realizados: 947

21 MISSÃO AO SUL DA ÁFRICA Data: 8 a 12 de novembro, de 2009
Países: Angola, África do Sul e Moçambique Número de Participantes: 109 Setores: Alimentos e Bebidas, Máquinas e Equipamentos Geral, Máquinas e Equipamentos Agrícolas, Máquinas e Equipamentos Industriais, Casa e Construção, Defesa, Indústria Automotivo, Indústria Têxtil, Energia, Eletrônicos

22 MISSÃO AO NORTE DA ÁFRICA - FOTOS
Avião oficial da Força Aérea Brasileira Empresária negociando no Marrocos

23 MISSÃO À AMÉRICA LATINA – FOTOS Encontro de Negócios no Peru

24 MISSÃO À AMÉRICA LATINA – FOTOS Encontro de Negócios no Panamá

25 MISSÃO À AMÉRICA LATINA – FOTOS
Chávez conversa com empresária brasileira Chávez recebe empresários brasileiros em Caracas

26 MISSÃO À ÁFRICA SUBSAARIANA – FOTOS
Encontro de negócios em Accra, Gana Encontro de negócios em Dakar, Senegal

27 MISSÃO AO SUL DA ÁFRICA – FOTOS
Empresário faz demonstração de “chapinha” para compradora em Maputo, Moçambique

28 Calendário tentativo 2010 segundo semestre

29 CALENDÁRIO 2010 - 2º SEMESTRE
1) Missão ao Chile - Agosto, 9 e 10 2) Missão ao Canadá - Setembro, 23 e 24 3) Missão ao Equador - 1º de Outubro 4) Missão à Arábia Saudita, Catar, Emirados árabes e Kuweit - Outubro, 7 a 14 5) Missão à Indonésia e Malásia - Outubro, 18 a 22 6) Missão ao México - Novembro, 9

30 Como participar

31 CARACTERÍSTICAS DAS EMPRESAS PARTICIPANTES
Exportadora ou não exportadora Material promocional (folders, cartões, site, etc.) Departamento de Comércio Exterior (ou de Exportação) estruturado Representante da empresa fluente em inglês e espanhol (desejável)

32 CUSTOS PARA O EMPRESÁRIO
Passagem: Trecho Nacional Passaporte e vistos Hospedagem Alimentação Material Promocional da empresa Estimativa de gasto total (não-oficial) : R$ 4.000,00

33 CADASTRAR A EMPRESA NO SITE MISSÕES EMPRESARIAIS
COMO PARTICIPAR CADASTRAR A EMPRESA NO SITE MISSÕES EMPRESARIAIS

34

35

36 SITE - COMO FUNCIONA ATUALMENTE
Uma vez cadastrada, a empresa receberá por informações sobre a realização das Missões. Aberta as inscrições para a Missão, a empresa deverá acessar sua área privada (por meio do login e senha fornecidos após o cadastro).

37 Marcela Santos de Carvalho Chefe da Assessoria Internacional
Muito Obrigada! Marcela Santos de Carvalho Chefe da Assessoria Internacional Gabinete do Ministro Contatos ASINT: (61) –


Carregar ppt "Missões Empresariais Oportunidades para o empresariado brasileiro"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google