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Estruturas de Mercado Fundamentos de Economia para a Gestão Financeira Prof. Ricardo F. Rabelo IEC - PUC - MINAS.

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1 Estruturas de Mercado Fundamentos de Economia para a Gestão Financeira Prof. Ricardo F. Rabelo IEC - PUC - MINAS

2 CONCORRÊNCIA PURA OU PERFEITA n - Tipo de Mercado em que há Grande Número de Empresas, de forma que cada empresa, isoladamente, não consegue afetar os níveis de oferta e o preço de equilíbrio. n - Premissas: n Produtos Homogêneos. n Não existem barreiras à entrada de novas firmas. n Informações Transparentes.

3 ESTRUTURAS DE MERCADO

4 CONCORRÊNCIA PURA OU PERFEITA n Características: n Não Há Lucros Extraordinários no Longo Prazo, n Lucros normais de Curto Prazo. n Longo Prazo: Receita Total = Custo Total n Lucros extraordinários atraem novas empresas para o mercado, terminando por extingui-los.

5 Monopólio n Tipo de Mercado em que há uma única Empresa que é responsável por toda a Oferta, não havendo concorrência n Premissas: n 1) Produtos Heterogêneos. n 2) Não existe possibilidade de entrada de novas firmas. n 3) Informações Monopolizadas. n Permanência de Lucros Extraordinários mesmo a Longo Prazo.

6 B arreiras à Entrada de Novas Firmas: Monopólio Puro ou Natural - Empresa pode cobrar preços baixos (Economias de Escala e Custo Unitários Baixos) – impedindo entrada de novas firmas. Elevado Volume de Capital Patentes Controle de Matérias- Primas Básicas Monopólios Institucionais ou Estatais

7 OLIGOPÓLIO n PEQUENO NÚMERO DE EMPRESAS QUE DOMINAM A OFERTA DE MERCADO n O MERCADO PODE SER CONSTITUIDO POR POUCAS EMPRESAS OU MUITAS. n CARACTERÍSTICAS n - QUANTIDADES OFERTADAS E PREÇOS SÃO FIXADOS PELAS EMPRESAS EM ASSOCIAÇÃO; n - EMPRESAS DISCUTEM CUSTOS, MAS NÃO ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO E DE MARKETING; n - EMPRESA LÍDER - FIXA PREÇO n - EMPRESA SATÉLITE - SEGUE O PREÇO

8 OLIGOPÓLIO n INTERPRETAÇÕES n - NEOCLÁSSICA - MONOPOLISTA MAXIMIZA LUCROS n - ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL - MAXIMIZA MARK-UP n - MARK-UP = RECEITA DE VENDAS - CUSTOS DIRETOS VARIÁVEIS

9 OLIGOPÓLIO n - MODELO DE MARK-UP: n P = ( 1+M)*C ONDE n P = PREÇO C= CUSTO n M = PORCENTAGEM SOBRE CUSTOS DIRETOS n - TEORIA DO MARK - UP n - EMPRESAS NÃO CONSEGUEM PREVER A DEMANDA (RECEITAS), ENTÃO MANIPULAM OS CUSTOS. n - NEO-CLÁSSICA - EMPRESAS BUSCAM LUCRO MÁXIMO, MAS CONHECEM A RECEITA (RMG=CMG)

10 CONCORRÊNCIA MONOPOLISTA n - NUMERO RELATIVAMENTE GRANDE DE EMPRESAS COM ALTO PODER CONCORRENCIAL n - MARGEM DE MANOBRA PARA FIXAÇÃO DOS PREÇOS NÃO MUITO AMPLA (EXISTEM SUBSTITUTOS)

11 ESTRUTURAS DE MERCADO DE FATORES DE PRODUÇÃO n A) CONCORRÊNCIA PERFEITA n B) MONOPSÔNIO - UM COMPRADOR n OLIGOPSÔNIO -POUCOS COMPRADORES COM DOMÍNIO DE MERCADO. n C) MONOPÓLIO BILATERAL - UM MONOPSONISTA NA COMPRA DE UM FATOR DE PRODUÇÃO DEFRONTA-SE COM UM MONOPOLISTA NA VENDA DESTE FATOR n

12 ESTRUTURAS DE MERCADO DE FATORES DE PRODUÇÃO n DETERMINAÇÃO DE PREÇOS DEPENDE NÃO SÓ DE FATORES ECONÔMICOS, MAS DO PODER DE BARGANHA DE AMBOS. n - EMPRESA A ---> COMPRA AÇO n - EMPRESA B ----> VENDE AÇO

13 AÇÃO GOVERNAMENTAL E ABUSOS DO MERCADO –OBJETIVO: IMPEDIR OU REDUZIR A IMPERFEIÇÃO DA CONCORRÊNCIA DE MERCADO. –ÍNDICE : PARTICIPAÇÃO DAS 4 MAIORES EMPRESAS DE UM MERCADO DE UM RAMO DE ATIVIDADE SOBRE O TOTAL FATURADO.


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