A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PARÁBOLAS: DO RICO E LÁZARO E DO FILHO PRÓDIGO.. PARÁBOLA É UMA NARRAÇÃO EM QUE FATOS DA VIDA SERVEM DE COMPARAÇÃO A OUTROS DE SENTIDO MORAL. ELA ENCERRA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PARÁBOLAS: DO RICO E LÁZARO E DO FILHO PRÓDIGO.. PARÁBOLA É UMA NARRAÇÃO EM QUE FATOS DA VIDA SERVEM DE COMPARAÇÃO A OUTROS DE SENTIDO MORAL. ELA ENCERRA."— Transcrição da apresentação:

1 PARÁBOLAS: DO RICO E LÁZARO E DO FILHO PRÓDIGO.

2 PARÁBOLA É UMA NARRAÇÃO EM QUE FATOS DA VIDA SERVEM DE COMPARAÇÃO A OUTROS DE SENTIDO MORAL. ELA ENCERRA SEMPRE UMA DOUTRINA MORAL.

3 "HAVIA UM HOMEM RICO, QUE SE VESTIA DE PÚRPURA E DE LINHO FINÍSSIMO, E QUE TODOS OS DIAS SE REGALAVA ESPLENDIDAMENTE.

4 HAVIA TAMBÉM CERTO MENDIGO, CHAMADO LÁZARO, COBERTO DE CHAGAS, QUE ESTAVA DEITADO AO SEU PORTÃO, DESEJOSO DE FARTAR-SE COM AS MIGALHAS QUE CAÍAM DA MESA DO RICO, MAS NINGUÉM LHES DAVA; E OS CÃES VINHAM LAMBER- LHE AS ÚLCERAS.

5 MORREU TAMBÉM O RICO, E FOI SEPULTADO NO HADES, ESTANDO EM TORMENTOS, LEVANTOU OS OLHOS E VIU AO LONGE ABRAÃO E A LÁZARO NO SEU SEIO. "MORREU O MENDIGO, E FOI LEVADO PELOS ANJOS PARA O SEIO DE ABRAÃO;

6 E CLAMOU: PAI ABRAÃO, TEM COMPAIXÃO DE MIM! E MANDE A LÁZARO QUE MOLHE A PONTA DO SEU DEDO, E ME REFRESQUE A LÍNGUA, PORQUE ESTOU ATORMENTADO NESTA CHAMA!

7 MAS ABRAÃO RESPONDEU: FILHO, LEMBRA-TE DE QUE RECEBESTE OS TEUS BENS NA TUA VIDA E LÁZARO DO MESMO MODO OS MALES; MAS ABRAÃO RESPONDEU: FILHO, LEMBRA-TE DE QUE RECEBESTE OS TEUS BENS NA TUA VIDA E LÁZARO DO MESMO MODO OS MALES; AGORA, ELE ESTÁ CONSOLADO, E TU EM TORMENTOS. DEMAIS, ENTRE NÓS E VÓS ESTÁ FIRMADO UM GRANDE ABISMO, DE MODO QUE OS QUE QUEREM PASSAR DAQUI PARA VÓS NÃO PODEM, NEM OS DE LÁ PASSAR PARA NÓS. AGORA, ELE ESTÁ CONSOLADO, E TU EM TORMENTOS. DEMAIS, ENTRE NÓS E VÓS ESTÁ FIRMADO UM GRANDE ABISMO, DE MODO QUE OS QUE QUEREM PASSAR DAQUI PARA VÓS NÃO PODEM, NEM OS DE LÁ PASSAR PARA NÓS.

8 ELE REPLICOU: PAI, EU TE ROGO, ENTÃO, QUE OS MANDES À CASA DE MEU PAI (POIS TENHO CINCO IRMÃOS) PARA OS AVISAR A FIM DE NÃO SUCEDER VIREM ELES TAMBÉM PARA ESTE LUGAR DE TORMENTO!

9 NÃO, PAI ABRAÃO, MAS SE ALGUÉM FOR TER COM ELES DENTRE OS MORTOS, HÃO DE SE ARREPENDER. REPLICOU-LHE ABRAÃO: SE NÃO OUVEM A MOISÉS E AOS PROFETAS TAMPOUCO SE DEIXARÃO PERSUARDIR, AINDA QUE RESSUSCITE ALGUÉM ENTRE OS MORTOS".(LUCAS, CAP. XVI, V ) NÃO, PAI ABRAÃO, MAS SE ALGUÉM FOR TER COM ELES DENTRE OS MORTOS, HÃO DE SE ARREPENDER. REPLICOU-LHE ABRAÃO: SE NÃO OUVEM A MOISÉS E AOS PROFETAS TAMPOUCO SE DEIXARÃO PERSUARDIR, AINDA QUE RESSUSCITE ALGUÉM ENTRE OS MORTOS".(LUCAS, CAP. XVI, V ) MAS ABRÃO DISSE: ELES TÊM MOISÉS E OS PROFETAS OUÇAM-NOS. RESPONDEU ELE:

10 (LC 16: 19-31) A PARÁBOLA NARRA A SITUAÇÃO DE DOIS ESPÍRITOS, APÓS A EXISTÊNCIA TERRENA, EM QUE UM ESCOLHEU A PROVA DA RIQUEZA E O OUTRO, A DA POBREZA SOFRIDA.

11 O RICO E O POBRE (LÁZARO) SIMBOLIZAM A HUMANIDADE SEMPRE EM DISPUTA. O RICO PASSOU A VIDA NA FARTURA, INSENSÍVEL AOS SEUS SEMELHANTES: O EFEITO DE SUAS MÁS AÇÕES É SOFRER NO PLANO ESPIRITUAL.

12 O POBRE SOFREU NO MUNDO E GOZOU A VIDA ESPIRITUAL O SEU BOM APRENDIZADO; HUMILDADE ATRAVÉS DA OPORTUNIDADE DA VIDA DIFICIL.

13 INTERESSANTE QUE A PARÁBOLA SÓ DÁ NOME AO POBRE, AO RICO NÃO; ISTO, PORQUE IDENTIFICAM-SE E CONFUNDEM-SE TODOS OS EGOÍSTAS, OS ORGULHOSOS, OS VAIDOSOS, OS QUE VIVEM NA LUXÚRIA OS QUE ESQUECIDOS DA FRATERNIDADE, DO AMOR E DA CARIDADE, INSENSÍVEIS À MISÉRIA E SOFRIMENTO DO PRÓXIMO, VIVEM NA OSTENTAÇÃO, NO LUXO, NO COMPRAZIMENTO PESSOAL, PELO COMER, BEBER E VESTIR.

14 LÁZARO REPRESENTA OS EXCLUIDOS DA SOCIEDADE. MAS NÃO OS POBRES ORGULHOSOS, OU SEJA, OS QUE NÃO TÊM DINHEIRO, MAS TÊM ORGULHO, NÃO TÊM O COMER E O QUE VESTIR; MAS SÃO ORGULHOSOS, DUROS PARA COM OS OUTROS, PRESUNÇOSOS, ARROGANTES.

15 ABRAÃO FOI O PATRIARCA DOS JUDEUS, O ANCESTRAL DE ONDE DERIVOU TODO O POVO JUDEU; ERA UM HOMEM DE FÉ, TEMENTE A DEUS E JUSTO. O "SEIO DE ABRAÃO", A QUE SE REFERE A PARÁBOLA, É O MUNDO ESPIRITUAL CHAMADO CÉU.

16 "HADES", QUE APARECE NUMA VERSÃO DA PARÁBOLA, ERAM AS REGIÕES INFERNAIS NA MITOLOGIA GREGA, CORRESPONDIA AO "TÁRTARO" DOS ROMANOS, SENDO TAMBÉM EQUIVALENTE AO "INFERNO" DAS IGREJAS DOGMÁTICAS QUE DEFENDEM A UNICIDADE DA EXISTÊNCIA.

17 TODAVIA, SABE-SE QUE O "INFERNO" NÃO LUGAR CIRCUNSCRITO, DETERMINADO, MAS UM ESTADO DE ESPÍRITO, UM ESTADO DE CONSCIÊNCIA (LE.. QUESTÕES 1011 E 1012)

18 A PARÁBOLA É RICA EM ENSINAMENTOS: A) FALA DA LEI DE CAUSA E EFEITO (OU DA AÇÃO E REAÇÃO), PELA QUAL CADA UM COLHE O QUE SEMEOU. MOSTRA QUE A POSIÇÃO FUTURA DE CADA QUAL É CONSEQÜÊNCIA DE SEUS ATOS ATUAIS;

19 B) A TORTURA DO RICO É CONSEQÜÊNCIA DE UM PROFUNDO SENTIMENTO DE CULPA, O QUAL FAZ COM QUE ELE ESTEJA NUM "INFERNO";

20 C) O ARREPENDIMENTO FORÇADO PELAS CIRCUNSTÂNCIAS, NÃO ELIMINA AS CONSEQUÊNCIAS DA MÁ CONDUTA; É NECESSÁRIO RESGATAR AS FALTAS COMETIDAS; D) OS BENS MATERIAIS NÃO DEVEM SER UTILIZADOS EGOISTICAMENTE, MAS EM BENEFÍCIO DO PRÓXIMO; NÃO SE É "DONO" DA RIQUEZA, MAS APENAS USUFRUTUÁRIO;

21 E) ENTRE AS DIFERENTES POSIÇÕES NA VIDA ESPIRITUAL EXISTE UM ABISMO; MAS NÃO UM ABISMO FÍSICO, E SIM MORAL ASSEGURADO POR CORRENTES VIBRATÓRIAS QUE DELIMITAM E SEPARAM AS DIFERENÇAS DE POSIÇÕES;

22 F) OS ESPÍRITOS DE POSIÇÃO INFERIOR NÃO PODEM PASSAR PARA OS PLANOS MAIS ELEVADOS, INVADINDO-OS;

23 G) OUTROSSIM, HAVENDO TRIUNFADO EM SUA PROVAÇÃO TERRENA, LÁZARO ALCANÇARA UM ELEVADO ESTADO DE ALMA, CARACTERIZADO POR UM ESTADO DE FELICIDADE INTERIOR, QUE O MAU RICO NÃO PODIA TER; POR SUA VEZ, O RICO POSSUÍA UM ESTADO DE ALMA ANGUSTIADO E ABRASADO DE SOFRIMENTOS CAUSADOS PELO REMORSO, QUE LÁZARO NÃO PODERIA SENTIR (PORQUE OS ESTADOS DE CONSCIÊNCIA SÃO PESSOAIS E IMPERMUTÁVEIS); DAÍ O ABISMO ENTRE ELES EXISTENTE;

24 H) FINALMENTE, A PARÁBOLA CONFIRMA A COMUNICAÇÃO DOS "MORTOS" COM OS "VIVOS", ISTO É, DOS DESENCARNADOS COM OS ENCARNADOS, O QUE NÃO É, PORTANTO, INVENÇÃO DOS ESPÍRITAS.

25 (LC 15:11-32)

26 "UM HOMEM TINHA DOIS FILHOS. DISSE O MAIS MOÇO A SEU PAI: MEU PAI, DÁ-ME A PARTE DOS BENS QUE ME TOCA. E ELE REPARTIU OS SEUS HAVERES ENTRE AMBOS.

27 POUCOS DIAS DEPOIS O FILHO MAIS MOÇO AJUNTANDO TUDO O QUE ERA SEU, PARTIU PARA UM PAÍS LONGÍNQUO E LÁ DISSIPOU TODOS OS SEUS BENS, VIVENDO DISSOLUTAMENTE.

28 DEPOIS DE TER CONSUMIDO TUDO, SOBREVEIO ÀQUELE PAÍS UMA GRANDE FOME E ELE COMEÇOU A PASSAR NECESSIDADES.

29 ENTÃO FOI ENCOSTAR-SE A UM DOS CIDADÃOS DAQUELE PAÍS E ESTE O MANDOU PARA SEUS CAMPOS A GUARDAR PORCOS; ALI DESEJAVA ELE FARTAR-SE DAS ALFARROBAS QUE OS PORCOS COMIAM, MAS NINGUÉM LHES DAVA.

30 LEVANTAR-ME-EI, IREI A MEU PAI E DIR-LHE-EI: PAI, PEQUEI CONTRA O CÉU E DIANTE DE TI; JÁ NÃO SOU DIGNO DE SER CHAMADO DE TEU FILHO; TRATA-ME COMO UM DOS TEUS JORNALEIROS. CAINDO, PORÉM, EM SI, DISSE:QUANTOS JORNALEIROS DE MEU PAI TEM PÃO COM FARTURA E EU AQUI, MORRENDO DE FOME!

31 E LEVANTANDO-SE FOI A SEU PAI. ESTANDO ELE AINDA LONGE, SEU PAI VIU-O E TEVE COMPAIXÃO DELE, E, CORRENDO, O ABRAÇOU E O BEIJOU

32 DISSE-LHE O FILHO: PAI, PEQUEI CONTRA O CÉU E DIANTE DE TI; JÁ NÃO SOU DIGNO DE SER CHAMADO TEU FILHO.

33 O PAI, PORÉM, DISSE AOS SEUS SERVOS: TRAZEI DEPRESSA A MELHOR ROUPA E VESTI- LHA, E PONDO-LHE O ANEL NO DEDO E SANDÁLIAS NOS PÉS; TRAZEI TAMBÉM UM NOVILHO CEVADO, MATAI-O, COMAMOS E REGOZIJEMO- NOS. PORQUE ESTE MEU FILHO ERA MORTO E REVIVEU, ESTAVA PERDIDO E SE ACHOU. E COMEÇARAM A REGOZIJAR-SE.

34 ORA, O SEU FILHO MAIS VELHO ESTAVA NO CAMPO; E, QUANDO VOLTOU E FOI CHEGANDO A CASA, OUVIU A MÚSICA E A DANÇA, E CHAMANDO OS CRIADOS PERGUNTOU- LHES O QUE ERA AQUILO. UM DELES RESPONDEU: CHEGOU TEU IRMÃO E TEU PAI MANDOU MATAR O NOVILHO CEVADO PORQUE O RECUPEROU COM SAÚDE. ENTÃO ELE SE INDIGNOU, E NÃO QUERIA ENTRAR; E, SABENDO DISSO, SEU PAI PROCURAVA CONCILIÁ-LO.

35 MAS ELE RESPONDEU: HÁ TANTOS ANOS QUE TE SIRVO SEM JAMAIS TRANSGREDIR UMA ORDEM TUA, E NUNCA ME DESTE UM CABRITO PARA EU ME REGOZIJAR COM OS MEUS AMIGOS; MAS, QUANDO VEIO ESTE SEU FILHO QUE GASTOU TEUS BENS COM MERETRIZES, TU MANDASTE MATAR O NOVILHO MAIS GORDO.

36 RESPONDEU-LHE O PAI: FILHO: TU SEMPRE ESTÁS COMIGO, E TUDO QUE É MEU É TEU; ENTRETANTO, CUMPRIA REGOZIJARMO- NOS E ALEGRARMO-NOS, PORQUE ESTE TEU IRMÃO ERA MORTO E REVIVEU, ESTAVA PERDIDO E SE ACHOU".(LUCAS, XV, 11-32)

37 (Lc 15:11-32) ESTA PARÁBOLA É CHAMADA DO "FILHO PRÓDIGO", MAS, NA REALIDADE, É DO "FILHO PRÓDIGO E DO EGOÍSTA".

38 NELA, O PAI SIMBOLIZA O CRIADOR: SEUS FILHOS, OS HOMENS: O MAIS MOÇO, O PRÓDIGO, É A PERSONIFICAÇÃO DAQUELE QUE SE ENTREGA À VIDA MATERIAL DESREGRADA, DISSIPANDO SEUS BENS (MATERIAIS E ESPIRITUAIS) ATÉ FICAR EMPOBRECIDO, FAMINTO E ROTO;

39 O FILHO MAIS VELHO, QUE PERSONIFICA O "FILHO OBEDIENTE" É O QUE PERMANECE NA "CASA DO PAI", APARENTEMENTE REPRESENTANDO O TRABALHADOR FIEL. PORÉM É O SÍMBOLO DO EGOÍSMO, PORQUE PRETENDE MONOPOLIZAR A HERANÇA E O CONVÍVIO PATERNO: E, TAMBÉM, É O SÍMBOLO DA IMPÍEDADE, PORQUE SE RECUSA OSTENSIVAMENTE A TOMAR PARTE NA RECEPÇÃO AO "FILHO QUE ESTAVA MORTO E REVIVEU".

40 A) O DESFECHO DA LONGA CAMINHADA (AS SUCESSIVAS REENCARNAÇÕES). ESTA PARÁBOLA, UMA DAS MAIS CONHECIDAS, É RICA EM ENSINAMENTOS: É O RETORNO AO LAR PATERNO; NÃO IMPORTA A FALTA COMETIDA, AS PROVAS E E AS EXPIAÇÕES PELAS QUAIS SE PASSA. AO FINAL, VEM O ARREPENDIMENTO, A CONFISSÃO DAS CULPAS E A CONSEQÜENTE REABILITAÇÃO PELO AMOR DO PAI.

41 NINGUÉM SE PERDE, NÃO HÁ PECADOS IRREMISSÍVEIS, NÃO HÁ CULPA IRREPARÁVEL. O PAI CELESTE A NINGUÉM ABANDONA.

42 B) A LEI DE CAUSA E EFEITO (OU DA AÇÃO E REAÇÃO): O FILHO PRÓDIGO CRIOU PARA SI UMA SÉRIE DE CAUSAS, QUE DETERMINARAM AS CONSEQÜÊNCIAS CORRESPONDENTES. COMO AS CAUSAS ERAM MÁS, OS EFEITOS FORAM DOLOROSOS.

43 TODOS TÊM LIBERDADE DE PROCEDER COMO QUEREM. A SEMEADURA É LIVRE (MAS, A COLHEITA É OBRIGATÓRIA). C) O PLANO ESPIRITUAL RESPEITA O LIVRE- ARBÍTRIO DE CADA QUAL.

44 D) A RESOLUÇÃO DE EMENDAR-SE É ESPONTÂNEA, E NÃO POR COAÇÃO DE TERCEIROS; OU SEJA: A OBRA DE SALVAÇÃO É FRUTO DO ESFORÇO INDIVIDUAL.

45 E COMO ELA SE PROCESSA NO ÍNTIMO DO ÍNDIVÍDUO, ELA SE REALIZA PELA REFORMA VOLUNTÁRIA DOS MAUS HÁBITOS.

46 E) A BONDADE DE DEUS, O PAI; ELE SEMPRE NOS ESPERA. E JÁ LONGE AVISTOU O FILHO QUE RETORNAVA, "TEVE COMPAIXÃO DELE E, CORRENDO, O ABRAÇOU E BEIJOU". E REGOZIJOU-SE, E MANIFESTOU SEU PERDÃO: "PORQUE ESTAVA MORTO E REVIVEU; ESTAVA PERDIDO E SE ACHOU".

47 F)FINALMENTE, O FILHO MAIS MOÇO FAZ JUS À SIMPATIA; ERA UM ESTOUVADO, LEVIANO, INEXPERIENTE; MAS, ERA SINCERO E HUMILDE; RECONHECEU SEU ERRO E PROCUROU RENOVAR-SE.

48 PORÉM, O MAIS VELHO ERA EGOÍSTA E IMPIEDOSO, FERIU OS SENTIMENTOS PATERNOS; ERA BOM APENAS EXTERIORMENTE; ENTRISTECEU-SE COM A FELICIDADE ALHEIA; ENFIM, NÃO VIU NO PRÓDIGO UM IRMÃO, MAS APENAS UM PECADOR.

49 BIBLIOGRAFIA: E.S.E. - CAP. XVI. O NOVO TESTAMENTO. AS PARÁBOLAS - JOSÉ DE SOUSA E ALMEIDA AS MARAVILHOSAS PARÁBOLAS DE JESUS - PAULO ALVES GODOY PARÁBOLAS E ENSINOS DE JESUS - CAIRBAR SCHUTEL. PARÁBOLAS EVANGÉLICAS - RODOLFO CALLIGARIS. O EVANGELHO PEDE LICENÇA - PAULO ALVES GODOY. CURSO DE APRENDIZES DO EVANGELHO 2 ANO FEESP


Carregar ppt "PARÁBOLAS: DO RICO E LÁZARO E DO FILHO PRÓDIGO.. PARÁBOLA É UMA NARRAÇÃO EM QUE FATOS DA VIDA SERVEM DE COMPARAÇÃO A OUTROS DE SENTIDO MORAL. ELA ENCERRA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google