A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Identidade da minha Escola

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Identidade da minha Escola"— Transcrição da apresentação:

1 A Identidade da minha Escola
Que “Cara” desejo para minha Escola? Devo pensar desde o espaço físico até os instrumentos pedagógicos e, é claro o como as pessoas precisam participar. E para começar é necessário trabalhar com os recursos que já tem na escola, assim como os exemplos que irão vir a seguir. A MAIOR PARTE DA INTERVENÇÃO FOI FEITA COM O QUE JÁ HAVIA NA ESCOLA.

2 E.E. Maria de Lourdes Guimarães

3

4 ENTRADA SALA COORDENAÇÃO

5

6

7 OBJETOS ANTIGOS DA ESCOLA E FOTO DA PROFESSORA QUE DÁ O NOME A ESSA ESCOLA MARIA DE LOURDES

8

9

10

11

12

13

14 SALA DOS PROFESSORES

15

16 ENTRADA LIVRO PONTO

17 INSPETORIA

18

19

20

21

22 OBRIGADO

23 VOLTE SEMPRE

24 RECURSOS PEDAGÓGICOS CRIAÇÃO JORNAL MURAL PEDAGÓGICO
CRIAÇÃO DE UM ARQUIVO PEDAGÓGICO COM ASSUNTO PARA TODAS AS DISCIPLINAS CRIAÇÃO DE UM CD PARA CADA DISCIPLINA COM VÁRIOS ASSUNTOS DA MATÉRIA PARA SEREM PESQUISADOS E ATÉ PODEREM SER PASSADOS PARA OS ALUNOS

25 CD DIDÁTICO PARA CADA MATÉRIA

26

27 MURAL PEDAGÓGICO

28

29 ARQUIVO DDIDÁTICO PARA PESQUISA DE CADA MATÉRIA

30 POR LUCIENE ELEIA

31 ASPECTO FÍSICO DA ESCOLA
Para que aconteça a aprendizagem na escola e haja um clima de respeito e segurança no ambiente alguns cuidados são necessários. Na escola, tudo deve estar na mais perfeita ordem para que o aluno sinta-se valorizado e encontre no ambiente escolar a esperança de uma vida melhor, desde quem recebe o aluno no portão, até as instalações da sala de aula e outras dependências da instituição.

32 O preparo do ambiente escolar, tornando-o acolhedor, agradável e bonito aos olhos de todos, é uma ação pedagógica de responsabilidade do gestor da instituição. Muitas escolas se encontram em estado físico tão destruído e mal cuidado que os alunos não sentem atração alguma pela mesma.

33 Imagine-se no lugar desses alunos, chegando a uma sala de aula com carteiras quebradas, pintura descascada, pouca iluminação, goteiras, dentre outros tantos pequenos problemas. Será que teria disposição e motivação para passar cinco horas do seu dia num local assim? Quais os valores da educação se não se pode estudar numa escola bem cuidada, limpa e bonita?

34 A aparência física da escola é importante para o aluno, pois esses cuidados demonstram que a direção da escola, ou seja, o gestor escolar, se preocupa em manter um clima de respeito aos alunos, sendo responsável pela parte educativa que cabe à diretoria da escola a apresentação física da mesma.

35 Além disso, a estruturação da grade curricular, o acompanhamento dos trabalhos dos professores, reuniões pedagógicas do corpo docente e administrativo, etc, são partes do processo de aprendizagem de responsabilidade do gestor, elementos que não podem faltar.

36 Em se tratando de escolas públicas, a depredação deve ser trabalhada com a comunidade. As pessoas precisam aprender que o público é algo de todos e, portanto, para o bem-estar das pessoas que moram naquela região.

37 Se eles mesmos são tratados com desrespeito, com prédios mal cuidados e sem estrutura, sentirão que aquela escola não promove uma educação de qualidade. Afinal, uma coisa está relacionada com a outra, é a pura questão da motivação. Por Jussara de Barros Graduada em Pedagogia Equipe Brasil Escola


Carregar ppt "A Identidade da minha Escola"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google