A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O LÚDICO NO CONTEXTO ESCOLAR

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O LÚDICO NO CONTEXTO ESCOLAR"— Transcrição da apresentação:

1 O LÚDICO NO CONTEXTO ESCOLAR
Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR Departamento de Matemática e Estatística – DME Campus Universitário de Ji-Paraná Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID O LÚDICO NO CONTEXTO ESCOLAR (Élia Amaral do Carmo Santos e Fátima Aparecida da Silva Locca – UNEMAT/Sinop) Apresentação: Vanessa da Silva

2 Introdução Este artigo apresenta o relato de vivência da supervisora bolsista e coordenadora local do (PIBID, UNEMAT,SINOP); Observação foi feita por 08 acadêmicos do curso de pedagogia, na escola Basiliano do Carmo de Jesus.

3 Objetivos Estabelecer ações que possam contribuir com a melhoria da qualificação do futuro docente. Oportunizar a amplicação de práticas, conceitos e metodologias, para o campo de experimentação didático-científica. A abordagem sobre o lúdico como estratégia de aprendizagem e como a criança aprende.

4 Destacar os pontos relevantes como:
Aspectos metodológicos; Resultados da pesquisa; Os benefícios para a escola parceira; Os benefícios para a formação dos acadêmicos de pedagogia.

5 INTRODUÇÃO O profissional da educação deve oferecer formas didáticas diferenciadas, como atividades lúdicas para que a criança sinta o desejo de pensar. As brincadeiras são formas mais originais que a criança tem de se relacionar e de se apropriar do mundo. A escola tem que ensinar a criança a fazer um bom uso do conhecimento corporal, para que lhe seja útil na sociedade em que vive.

6 Metodologia Os dados foram levantados através de observação assistemática; Foram utilizados os dados dos relatórios mensais dos bolsistas;

7 As atividades são desenvolvidas nos diversos espaços escolares entre elas estão:
Vivências no pátio ‘recreio dirigido’; Confecção de materiais;

8 Os professores e alunos relatam:
“o recreio está maravilhoso”; pelo envolvimento dos alunos nas brincadeiras, a expressão no rosto das crianças na hora do conto é visível. Ex-inspetora e atual docente onde diz que: - “Antes do PIBID no recreio aconteciam várias brigas e muitas vezes as crianças se machucavam com mais freqüência.

9 Era somente uma pessoa no pátio para:
Atender as pessoas no portão; Cuidar de o todo o pátio; Horários de entrada e saída das turmas;

10 E ainda professora afirma que:
Quando o pessoal do PIBID não estava na escola as crianças, brincavam agitadas; E hoje o (PIBID) conseguiu trabalhar até o psicológico das crianças; Percebe-se a mudança no comportamento; eles estão mais socializados, calmos e organizados durante as brincadeiras; No lanche que antes só viviam correndo com os pratos nas mãos.

11 Durante os recreios são desenvolvidas diversas brincadeiras e jogos, entre eles estão:
o de pular corda em diferentes formas (ladainhas), bambolê, pega-vareta, jogo de argolas, tabuleiro de damas, quebra-cabeça, tiro ao alvo, jogo de boliche, pé de lata, jogo de botão, dominó gigante e jogo da velha ; músicas para ouvir, refletir, cantar.

12 Todos os jogos foram confeccionados com materiais recicláveis como:
latas de achocolatados, retalhos, papel de presente, embalagens de leite, caixa de papelão e de fósforo, bobina usada para enrolar tecidos, palitos de espetinho, garrafas peti.

13 CONSIDERAÇÕES FINAIS O Programa PIBID, trouxe vários benefícios para os acadêmicos, professores e alunos da escola: Conclui-se que as atividades desenvolvidas foram todas de caráter lúdico proporcionando a satisfação das crianças, tanto no recreio dirigido quanto nos momentos dos contos. A melhor forma de conduzir a criança ao aprendizado é através dos jogos e brincadeiras que as motivam a se expressar livremente; E a usar a imaginação despertando a participação, o interesse e o desejo de buscar coisas diferentes.

14 Referências bibliográficas
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. nº. 9394, de Disposições Constitucionais, Lei nº. 9394, de 24 de Dezembro de Brasília: BROUGÈRE, Gilles. Jogo e educação. Tradução Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artes Médicas, COSTA, Arlindo. Metodologia da pesquisa Científica. Mafra: SC, Edição, FREIRE, João Batista. Educação de Corpo Inteiro. Teoria e Prática da Educação Física. 2ª Ed. - Série - Pensamento e Ação no Magistério. São Paulo: Scipione, 1991.

15 GOLEMAN, Daniel. Estruturas da mente: a teoria das inteligências múltiplas. São Paulo: Graffex, KISHIMOTO, Tizuko Morchida (Org.) O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira Thonson Learning, MEIRELLES, Elisa. Literatura, muito prazer. Revista Nova Escola, São Paulo, nº 234, p.51, agosto, SANTOS, Santa Marli P. (Org.) Brinquedo e Infância: um guia para pais e educadores. Rio de Janeiro: Vozes, VIGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, VIGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

16 Agradecimentos


Carregar ppt "O LÚDICO NO CONTEXTO ESCOLAR"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google