A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: ""— Transcrição da apresentação:

1

2

3 O que é a IV CORRIDA SOLIDÁRIA? É um projeto da Associação Médicos do Mundo (MdM) que se baseia na organização de corridas, marchas e/ou caminhadas. Cidadania e Saúde. Este ano tem como tema unificador a Cidadania e Saúde. Os fundos reverterão a favor das Equipas de Rua em Portugal (75%) [pessoas sem abrigo, imigrantes, toxicodependentes, profissionais do sexo, pessoas idosas ou isoladas com baixos rendimentos, …]; do projeto em Moçambique, na área da prevenção do HIV/SIDA (25%);

4 Quais os objetivos da CORRIDA SOLIDÁRIA? Despertar a consciência das crianças, jovens e comunidade educativa para a problemática social, educação para o desenvolvimento, prática desportiva e saúde;

5 Quais os objetivos da CORRIDA SOLIDÁRIA? Refletir sobre a problemática social dos países em desenvolvimento;

6 Quais os objetivos da CORRIDA SOLIDÁRIA? Incentivar as crianças e a comunidade educativa a contribuírem para o desenvolvimento sustentável de ações que permitam lutar contra todas as indiferenças e injustiças;

7 Quais os objetivos da CORRIDA SOLIDÁRIA? Angariar fundos para apoiar as Equipas de Rua de MdM em Portugal e o projeto de prevenção do HIV/SIDA em três distritos de Nampula (Moçambique).

8 Porquê no Agrupamento de Escolas NUNO DE SANTA MARIA? … tudo começou com um convite da ex DGIDC, à ESSMO (2011), para participar no evento CORRIDA SOLIDÁRIA III. … a ESSMO aceitou o desafio… … Agora somos um agrupamento, cujo Projeto Educativo…

9 Porquê no Agrupamento de Escolas NUNO DE SANTA MARIA? … na prioridade C - Promover uma cultura participativa na escola- inclui o objetivo - Promover uma cultura participativa e aberta à comunidade, alicerçada nos valores humanistas e na educação para a cidadania.

10 Operacionalização da IV CORRIDA SOLIDÁRIA … 13 de março h- CORDÃO SOLIDÁRIO na IV CORRIDA SOLIDÁRIA. Envolvimento de toda a comunidade escolar.

11 Operacionalização da IV CORRIDA SOLIDÁRIA Nesse dia vamos todos vestir uma t-shirt branca … não esquecer um boné e uma garrafa de água! IMPORTANTE IMPORTANTE- os adultos têm que vestir colete refletor.

12 Operacionalização da IV CORRIDA SOLIDÁRIA Cada professor organiza a sua turma (que leciona às 8,30 h de 4ª Feira), coadjuvado pelo delegado e subdelegado. Na sala de aula, distribui pelos alunos os dorsais, previamente colocados nas salas, pela organização. Os alunos deixam as mochilas na sala, que fica trancada. O professor que acompanha as turmas do 5º e 6º ano contará com a colaboração dos membros do grupo de mediação da ESSMO.

13 Operacionalização da IV CORRIDA SOLIDÁRIA Formam um cordão (a sequência das turmas no cordão é a que se entender mais adequada). O cordão EDNAP dirige-se para o portão da Rua Coronel Garcês Teixeira e rumam até à ESSMO, sempre pelos passeios e escoltados pelos Agentes da Escola Segura. Os professores das turmas do 5º e 6º ano contarão com a coadjuvância de membros do Grupo de Mediação da ESSMO.

14 Operacionalização da IV CORRIDA SOLIDÁRIA Segue em direção à rua de acesso ao túnel, junto à escola de condução – passeio junto à vedação da ESSMO – em direção ao portão da Rua Cavaleiros de Cristo. … este cordão será escoltado, até à ESSMO, pelos Srs. Agentes da Escola Segura.

15 Operacionalização da IV CORRIDA SOLIDÁRIA Chegados à ESSMO o cordão da EDNAP integra o cordão já formado na ESSMO. O staff da organização (PES, Direção e Grupo da Mediação), colocados em pontos estratégicos, fornecerão as indicações necessárias a cada professor/turma, designadamente a posição a ocupar no CORDÃO SOLIDÁRIO.

16 Operacionalização da IV CORRIDA SOLIDÁRIA Qual o circuito ? ESSMO- Centro de Saúde da Nabância- CONTINENTE- Avenida Maria de Lourdes de Mello Castro- (até à 1ª rotunda)- Cortar à esquerda- Estrada do Barreiro- Piscinas Municipais- Escola Gualdim Pais- EDNAP**- Praceta Raúl Lopes- Alameda 1 de março- Junta de Freguesia Santa Maria dos Olivais- Bombeiros- Rua Manuel de Matos- Marisqueira- ESSMO. ** Integração no CORDÃO SOLIDÁRIO dos pequeninos do JI de Tomar+ João de Deus + idosos do Lar da Misericórdia.

17 Operacionalização da IV CORRIDA SOLIDÁRIA O CORDÃO SOLIDÁRIO deslocar-se-á SEMPRE pelos passeios, NÃO OCUPANDO a via pública e sempre supervisionados pelos professores, assistentes operacionais, envergando COLETE REFLETOR.

18 Operacionalização da IV CORRIDA SOLIDÁRIA Participantes : Toda a comunidade educativa do Agrupamento de Escolas NUNO DE SANTA MARIA – Jardim de Infância * + 1º ciclo + 2º ciclo + 3º ciclo + secundário + professores + assistentes operacionais + (…); * Circuito mais curto (partilhado também pelas crianças do pré-escolar do 1º Jardim escola João de Deus e idosos do Lar da Misericórdia).

19 Operacionalização da IV CORRIDA SOLIDÁRIA Participantes : Toda a comunidade educativa do Agrupamento Nuno de Santa Maria; 1º Jardim escola João de Deus; Idosos do Lar da Misericórdia; Juntas de freguesia; Centros de Saúde + Hospital; Associação de Dadores Benévolos de Sangue do Hospital de Tomar; Comunidade tomarense + imprensa + (…)

20 Operacionalização da IV CORRIDA SOLIDÁRIA Este cordão solidário realiza-se com: Autorização da Câmara Municipal de Tomar. Apoio de elementos da PSP- Viação e trânsito, Escola Segura, Bombeiros Municipais…

21 Estratégias

22 GARRAFINHA SOLIDÁRIA Cada turma tem a sua GARRAFINHA SOLIDÁRIA, devidamente identificada. O Diretor de Turma dinamiza a campanha de recolha da moedinha (1 euro, …), sensibilizando previamente a turma, para as problemáticas associadas a esta iniciativa.

23 GARRAFINHA SOLIDÁRIA Cada Departamento Curricular tem a sua GARRAFINHA SOLIDÁRIA, devidamente identificada. O Coordenador dinamiza a campanha de recolha da moedinha (1 euro, …), sensibilizando o previamente a para as problemáticas associadas a esta iniciativa.

24 GARRAFINHA SOLIDÁRIA Os assistentes operacionais têm a sua GARRAFINHA SOLIDÁRIA, devidamente identificada. O/A chefe do pessoal não docente dinamiza a campanha de recolha da moedinha (1 euro, …), sensibilizando- os previamente para as problemáticas associadas a esta iniciativa.

25


Carregar ppt ""

Apresentações semelhantes


Anúncios Google