A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Reação de Substituição Ocorre em ALCANOS, sendo o C primário menos reativo que o C secundário e o terciário, o mais reativo. Ocorre também com AROMÁTICOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Reação de Substituição Ocorre em ALCANOS, sendo o C primário menos reativo que o C secundário e o terciário, o mais reativo. Ocorre também com AROMÁTICOS."— Transcrição da apresentação:

1 Reação de Substituição Ocorre em ALCANOS, sendo o C primário menos reativo que o C secundário e o terciário, o mais reativo. Ocorre também com AROMÁTICOS. Principais Substituições: Halogenação (X 2 [X=F, Cl, Br ou I]) Nitração (HNO 3 ) Sulfonação (H 2 SO 4 )

2 Halogenação, nitração, sulfonação CH 4 + Cl 2 H 3 C – Cl + HCl

3 Substituição em Aromáticos Além das reações de: Halogenação (X 2 ) Nitração (HNO 3 ) Sulfonação (H 2 SO 4 ) Sofrem também as reações de: Alquilação de Friedel-Crafts (R-X) Acilação de Friedel-Crafts (R-COX)

4 Halogenação Nitração Sulfonação Alquilação de Friedel-Crafts Acilação de Friedel-Crafts

5 Dirigência em Aromáticos GRUPOS META DIRIGENTES –NO 2 –NR 3 + –CN –COOH –COOC –SO 3 H –CHO Não apresentam elétrons livres no átomo ligado ao anel aromático. Desativantes do anel. GRUPOS ORTO-PARA DIRIGENTES – R –OH –OR –NH 2 –X (Cl, Br, I, F) São átomos que possuem um par de elétrons para aumentar a densidade eletrônica no anel, ou, no caso dos alquilas, eletrodoador. Ativadores do anel. Obs.: os halogênios são orto-para dirigentes, mas desativantes do anel por serem eletronegativos.

6 Disponível em: cipal/pg.asp?pg=vestibular&id_categoria=59&i d_unidade=35 Acesse unidade: Viçosa, link: vestibular.


Carregar ppt "Reação de Substituição Ocorre em ALCANOS, sendo o C primário menos reativo que o C secundário e o terciário, o mais reativo. Ocorre também com AROMÁTICOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google