A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Slide 1b 1. 2 As mudanças estão acontecendo agora. Todo gestor precisa compreender os acontecimentos para não ser engolido pelo concorrente. Competitividade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Slide 1b 1. 2 As mudanças estão acontecendo agora. Todo gestor precisa compreender os acontecimentos para não ser engolido pelo concorrente. Competitividade."— Transcrição da apresentação:

1 Slide 1b 1

2 2

3 As mudanças estão acontecendo agora. Todo gestor precisa compreender os acontecimentos para não ser engolido pelo concorrente. Competitividade é uma questão de sobrevivência. 3 Slide 1b

4 Competência para manutenção de sua fatia de mercado; Definir estratégias para as várias funções organizacionais; Inovar. 4 Slide 1b

5 5

6 Não podemos falar sobre o papel da inovação na competição e no funcionamento das empresas sem conhecer: O contexto histórico, Técnico, Econômico e Institucional. 6 Slide 1a

7 Até meados do século XVIII as mercadorias eram feitas de forma artesanal, individualmente e nenhum produto era igual ao outro. 7 Slide 1a

8 Sem máquinas e processos organizacionais para a melhoria da produtividade, o aumento da produção dependia do aumento proporcional dos fatores de produção utilizados: mais trabalhalhores = mais produção. 8 Slide 1a

9 A Revolução Industrial iniciada na Inglaterra foi uma experiência inusitada na história da humanidade e esta revolução continuava e prometia prosseguir indefinidamente apesar de opositores. 9 Slide 1a

10 As inovações tecnológicas iniciadas nas etapas de fiação e tecelagem permitiram que o custo de produção dos tecidos baixasse rapidamente e, em 1820, 60% da produção britânica de têxteis era exportada para todo o mundo. 10 Slide 1a

11 11 Encontro do G20 em abril de 2009, na Inglaterra, off course… Slide 1a

12 A mudança tecnológica não é um processo automático e é necessário uma combinação de fatores, afinal ela representa a substituição de métodos já estabelecidos. 12 Slide 1a

13 Historicamente ciência e tecnologia tiveram caminhos separados: as preocupações da ciência tinham um caráter essencialmente filosófico: explicar os fenômenos naturais que tanto despertavam a curiosidade humana. 13 Slide 1a

14 As inovações que ocorreram nas etapas iniciais da Revolução Industrial eram de natureza essencialmente prática: desenvolvidas por mecânicos, ferreiros e carpinteiros engenhosos, sem nenhuma formação científica. 14 Slide 1a

15 Ciência e tecnologia se enlaçaram com a fundação da Escola Politécnica criada por Napoleão Bonaparte. Era preciso engenheiros de alto nóvel para seus esforços militares. 15 Slide 1a

16 Mercado capitalista 16 Substituição da habilidade/esforço humano pelas máquinas; Substituição das fontes animadas de energia por fontes inanimadas; Uso de matérias-primas novas. Slide 1a

17 17 Para Karl Marx as inovações eram uma forma de se obter um monopólio temporário sobre uma técnica superior ou um produto diferenciado. Esse período de monopólio permitia que a empresa inovadora usufruísse de margens de lucro acima da média e acumulasse capital em escala muito superior a seus concorrentes. E hoje, isso mudou? Slide 1a

18 18 Para a teoria neoclássica (que tem como objeto central a formação de preço e a alocaçao de recursos), cedo ou tarde, a maior competitividade dos novos empreendimentos provocará a morte de determinadas tecnologias e das empresas mais tradicionais que não souberam absorvê-las. Slide 1a

19 19 Onde estão? Slide 1a

20 Inovação incremental É aquela em que o novo produto incorpora alguns novos elementos em relação ao anterior, sem que, no entanto, sejam alteradas as funções básicas do produto. Ela procura melhorar os produtos que já existem, tornando-os mais baratos, melhores, mais rápidos. A isto chamamos às vezes:Market Pull Innovation ou seja: Inovação por tração do mercado. 20 Slide 1b

21 A escova de dentes - No desenvolvimento de novas escovas de dentes, seja pela introdução de designs mais ergonomicos, seja pela utilização de novos materiais, a generalidade das inovações não se traduzem em qualquer alteração das funções básicas do produto. 21 Slide 1b

22 As pilhas Duracell - O aumento do tempo de duração das pilhas corresponde à melhoria das características iniciais de um produto de base existente. 22 Slide 1b

23 Aparelhos de telefonia celular 23 Slide 1b

24 Computadores pessoais 24 Slide 1b

25 Inovação radical Possui novas características de desempenho a nível mundial, pode causar impacto em termos de melhoria de desempenho superior em 10 vezes ou mais ou alterar a base concorrencial do mercado, não raras vezes gerando um novo mercado. A inovação radical está concentrada em novas tecnologias, em novos modelos do negócio e em negócios da descoberta. A isto chamamos às vezes: "Technology Push Innovation ou seja: inovação por impulso da tecnologia; 25 Slide 1b

26 O GPS - Global Positioning System - O sistema GPS revolucionou por completo os processos de determinação de localização geográfica, permitindo caracterizar a posição em termos de latitude, longitude e altitude, com elevada exatidão. 26 Slide 1b

27 O telefone celular - A utilização das ondas hertzianas como meio de propagação do sinal constituiu uma ruptura completa com o princípio de funcionamento do telefone convencional. O caráter revolucionário desta inovação alterou completamente os hábitos de comunicação telefônica entre as pessoas. 27 Slide 1b

28 Em algumas situações, a nova mercadoria leva ao desuso de outra que exercia função semelhante. Foi o que aconteceu com o DVD, que substituiu o videocassete 28 Slide 1b

29 Em outros casos, a nova invenção coexiste com a antiga. O lançamento da televisão, por exemplo, diminuiu as vendas de rádios, mas o aparelho não se tornou obsoleto. 29 Slide 1b

30 Uma inovação radical que se transformou em inovação incremental 30 Slide 1b

31 Uma inovação radical que se transformou em inovação incremental 31 Slide 1b

32 O verbo inovar vem do latim innovare que significa renovar ou introduzir novidades de qualquer espécie. A palavra inovação é uma variante que quer dizer renovado ou tornado novo. Nosso foco: produto, processo, gestão e modelo de negócios. 32 Slide 1b

33 É quando uma empresa introduz um novo produto ou um novo serviço em sua linha de atuação. Também pode ser uma melhoria substancial em um produto/serviço já existente. 33 Slide 1b

34 É quando uma empresa introduz um novo processo produtivo ou faz alterações em processos existentes. 34 Slide 1b

35 É quando as inovações de produtos ou de processos são acompanhadas de inserção de novas tecnologias. 35 Slide 1b

36 É a introdução de novidades que modificam: os processos administrativos, a forma como as decisões são tomadas, as atribuições de responsabilidades; os relacionamentos com pessoas; os relacionamentos com organizações outros elementos ligados à gestão da organização. 36 Slide 1b

37 Permite à organização modificar a essência de seu negócio, abrir novas frentes para atender novos mercados e novos clientes. Por exemplo: quando a Monsanto migrou da área de defensivos agrícolas para a biotecnologia, ele fez uma inovação em seu modelo de negócio. 37 Slide 1b

38 38 Slide 1b


Carregar ppt "Slide 1b 1. 2 As mudanças estão acontecendo agora. Todo gestor precisa compreender os acontecimentos para não ser engolido pelo concorrente. Competitividade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google