A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 TUBULAÇÕES E CONEXÕES REVISÃO "Tubulações de aeronaves" se refere: mangueiras, tubos e conexões usados em aeronave; além de processos de formação e instalação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 TUBULAÇÕES E CONEXÕES REVISÃO "Tubulações de aeronaves" se refere: mangueiras, tubos e conexões usados em aeronave; além de processos de formação e instalação."— Transcrição da apresentação:

1 1 TUBULAÇÕES E CONEXÕES REVISÃO "Tubulações de aeronaves" se refere: mangueiras, tubos e conexões usados em aeronave; além de processos de formação e instalação deles. Substituições, fabricação e reparos. A substituição de uma tubulação deverá ser feita por outra do mesmo material e do mesmo formato. As linhas de tubulações de aeronaves - Usualmente feitas rígidas ou flexíveis (tubos e mangueiras).

2 2 TUBULAÇÕES E CONEXÕES As tubulações de metal - linhas de combustível, óleo, fluido refrigerante, oxigênio, instrumentos e sistemas hidráulicos. As tubulações flexíveis - usadas com partes móveis, ou onde a tubulação esteja sujeita a vibração considerável. Geralmente feitas de aço ou ligas de alumínio. (substitui o cobre) Linhas hidráulicas de alta pressão (3.000 p.s.i.) - Aço inox Identificação de materiais – teste o ímã e químico. A designação da liga é estampada na superfície ou código de cores.

3 3 TUBULAÇÕES E CONEXÕES 1100 Branca 3003 Verde 2014 Cinza 2024 Vermelha 2052 Púrpura 6053 Preta 6061 Azul e Amarelo 7075 Marron e Amarelo O 2024-T e o 5052-O - Usados em com pressão baixa ou média, como sistema hidráulico ou pneumático, com pressões entre e p.s.i.; e linhas de combustível e óleo. As tubulações de metal são medidas pelo diâmetro externo (1/16). Os materiais sintéticos mais usados na fabricação de tubos flexíveis são: Buna-N, Neoprene, Butyl e Teflon (marca registrada da Du Pont).

4 4 TUBULAÇÕES E CONEXÕES O Buna-N - Excelente resistência aos produtos do petróleo. Nunca usar para fluidos hidráulicos com base fosfato éster (Skydrol). Neoprene - Melhor resistência abrasiva Butyl - Um material excelente para uso com fluidos hidráulicos, com base fosfato éster (Skydrol). Não usar com derivados do petróleo. Teflon – Altas temperaturas e pressão. (não é afetado por nenhum combustivel ou óleo). A mangueira de borracha adequada, para o uso com fluido hidráulico de base fosfato éster, é marcada com "Skydrol use".

5 5 TUBULAÇÕES E CONEXÕES A medida das mangueiras flexíveis é determinada pelo seu diâmetro interno. (1/16). Conexões – Uniões de tubos. (Flangeadas, sem flange, friso e braçadeira, estampadas). Depende da pressão da linha. Conexão flangeada – Luva e porca. (sleeve and nut) – AC, AN e MS A conexão padrão AN, é a mais comum, no uso de tubos flangeados. A conexão padrão MS, é a mais comum, no uso de tubos sem flange. Acoplamento de desconexão rápida – Quick Disconect (frequente retirada, manutenção e inspeção). Não há perda de fluído ou contaminação do sistema.

6 6 TUBULAÇÕES E CONEXÕES Tubulações danificadas e linhas de fluido devem ser substituídas por novas sempre que possível. (podem ser reparadas) Arranhões,desgastes e pequena corrosão na parte externa de linhas, podem ser considerados desprezíveis. (allowable damage and blend out). A formação de tubos consiste de quatro processos: (1) corte, (2) dobragem, (3) flangeamento; e (4) confecção de frisos. Corte de Tubos Tipos de Flanges: Simples ou Duplos Flange mal formado = Vazamentos Arranhões ou cortes, com menos de 10 por cento da espessura da parede dos tubos de liga de alumínio, podem ser reparados.

7 7 TUBULAÇÕES E CONEXÕES Mangueiras ou conjunto de tubos flexíveis deverão ser checados a cada período de inspeção. Vazamento, separação da camada externa ou da malha da camada interna do tubo, rachaduras, endurecimento, perda da flexibilidade, excessivas e profundas marcas deixadas pela braçadeira, ou pelos suportes são sinais de deterioração e razões para a substituição.


Carregar ppt "1 TUBULAÇÕES E CONEXÕES REVISÃO "Tubulações de aeronaves" se refere: mangueiras, tubos e conexões usados em aeronave; além de processos de formação e instalação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google