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III Congresso Interno Campus de Vitória da Conquista 07 mar. 2013 CONSTRUÇÃO DO PDI 2014 – 2018.

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1 III Congresso Interno Campus de Vitória da Conquista 07 mar CONSTRUÇÃO DO PDI 2014 – 2018

2 PDI O que é o PDI? Instrumento de planejamento e gestão considera a identidade da IES, filosofia de trabalho, missão, diretrizes pedagógicas, estrutura organizacional e as atividades acadêmicas Deve estar em consonância com documentos institucionais PPI, TAMC, Relatórios de Autoavaliação, ACG, dentre outros Quando surgiu o PDI? Instituído pelo MEC requisito obrigatório para autorização, reconhecimento de cursos e de credenciamento das IES - Lei nº 9.394/ LDB (BRASIL, 1996)

3 PDI Qual a sua temporalidade? Horizonte de 05 anos Quem participa de sua elaboração? Gestores, servidores (docentes e técnicos) e estudantes

4 PDI Qual a sua finalidade? Criar condições para que o IFBA caminhe rumo à construção de um instituto socialmente referenciado e multicampi de qualidade acadêmica e vetor do desenvolvimento sustentável da região baiana

5 Planejamento do IFBA Planejamento Estratégico Plano de Metas Plano de Metas Plano de Metas SINAES 2004 PDI Plano de Metas Plano de Metas Plano de Metas PDI Plano de Metas TAMC 2010 Plano de Metas Plano de Metas PDI

6 I. Perfil Institucional II. Projeto Pedagógico Institucional - PPI III. Cronograma de Implantação e Desenvolvimento da Instituição e dos Cursos (Presencial e a Distância) IV. Perfil do Corpo Docente V. Organização Administrativa da IES VI. Políticas de Atendimento aos Discentes VII. Infraestrutura VIII. Avaliação e Acompanhamento do Desenvolvimento Institucional IX. Aspectos Financeiros e Orçamentários X. Anexos Eixos Temáticos Essenciais do PDI (Artigo 16 do Decreto nº 5.773, de 09 de maio de 2006)

7 Eixos Temáticos Essenciais do PDI I. PERFIL INSTITUCIONAL Breve Histórico da IES; Missão; Objetivos e Metas; Área (s) de atuação acadêmica. II. PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL – PPI Inserção regional; Princípios filosóficos e técnico-metodológicos gerais que norteiam as práticas acadêmicas; Organização didático-pedagógica da instituição: Políticas de Ensino, de Extensão, de Pesquisa e de Gestão; Responsabilidade Social da IES. III. CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA INSTITUIÇÃO E DOS CURSOS (PRESENCIAL E A DISTÂNCIA) Graduação (Bacharelado, Licenciatura e Tecnologia); Sequenciais (formação específica, complementação de estudos); Programas Especiais de Formação Pedagógica; Pós-Graduação (lato sensu); Pós-Graduação (stricto sensu); Pólos de EaD; Campi e cursos fora de sede.

8 IV. PERFIL DO CORPO DOCENTE Composição (titulação, regime de trabalho, experiência acadêmica profissional não acadêmica); Plano de Carreira; Critérios de seleção e contratação; Procedimentos para substituição (definitiva e eventual) dos professores do quadro;. Cronograma e plano de expansão do corpo docente, com titulação e regime de trabalho; detalhando perfil do quadro existente e pretendido para o período de vigência do PDI. V. ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA DA IES Estrutura Organizacional, Instâncias de Decisão e Organograma Institucional e Acadêmico; Órgãos Colegiados: competências e composição; Órgãos de apoio às atividades acadêmicas. VI. POLÍTICAS DE ATENDIMENTO AOS DISCENTES Programas de apoio pedagógico e financeiro (bolsas); Estímulos à permanência (programa de nivelamento, atendimento psico-pedagógico); Organização estudantil (espaço para participação e convivência estudantil); Acompanhamento dos egressos. Eixos Temáticos Essenciais do PDI

9 VII. INFRAESTRUTURA Infra-estrutura física (detalhar salas de aula, biblioteca, laboratórios, instalações administrativas, sala de docentes, coordenações, área de lazer e outros); Biblioteca: Laboratórios: Recursos tecnológicos e de áudio visual; Plano de promoção de acessibilidade e de atendimento diferenciado a portadores de necessidades especiais (Decreto nº 5.296/04 e Decreto nº 5.773/06); Cronograma de expansão da infraestrutura para o período de vigência do PDI. VIII. AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL Procedimentos de auto-avaliação institucional em conformidade com a Lei nº /2004 (SINAES). IX. ASPECTOS FINANCEIROS E ORÇAMENTÁRIOS Demonstração da sustentabilidade financeira, incluindo os programas de expansão previstos no PDI: X. ANEXOS Projeto pedagógico do (s) curso (s) solicitado (s) para primeiro ano de vigência do PDI. Eixos Temáticos Essenciais do PDI

10 1. Princípios construção coletiva individualidade e interdependência dos Campi clareza objetividade coerência factibilidade 2. Coordenação e assessoramento da Prodin Comissões Central e dos Campi 3. Realização de eventos Proposta para construção do PDI

11 Comissão Central Comissão dos Campi Grupo de Trabalho Temático Grupo Operacional Órgão Colegiados Oficinas temáticas Fóruns formais Comunicação virtual Oficinas temáticas Fóruns formais Comunicação virtual Docentes Técnicos- administrativos Discentes Docentes Técnicos- administrativos Discentes Setores Estratégico do Campus Setores Estratégico do Campus DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS PDI TAMC PPI DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS PDI TAMC PPI Local

12 Cronograma para construção do PDI Proposta Atividade mar.abr.mai.jun.jul.ago.set.out.nov.dez. Elaboração da metodologia de construção do PDI Aprovação da metodologia Criação das Comissões - Central e Local Oficinas de preparação das comissões Elaboração do PDI ( ) pelos Campi Envio do PDI dos Campi para Comissão Central Sistematização do PDI do IFBA Evento coletivo para finalização dos PDI do IFBA e dos Campi Envio dos PDI para aprovação Publicação e divulgação do PDI

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