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1 Qualidade de Software Aula de Revisão Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife.

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1 1 Qualidade de Software Aula de Revisão Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife

2 Contatos n Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo n Apelido: Alexandre Cordel n /gtalk: n Site: n Celular: (81)

3 Roteiro n Introdução à Qualidade n TQM / TQC n Manutenibilidade n ISO 9001:2008 / n ISO 12207

4 4 Qualidade: O que é? n É atender plenamente os requisitos do cliente n É superar a expectativa do cliente n Segundo a Organização Europeia de Controle de Qualidade, Qualidade de um produto é a condição necessária de aptidão para a finalidade a que se destina. n Exigir de um produto qualidade além da necessária é encarecê-lo, exigir menos é prejudicar o nome do fabricante diante do público consumidor. A totalidade das características de uma entidade que lhe confere a capacidade de satisfazer às necessidades explícitas e implícitas (NBR ISO 8402) A totalidade das características de uma entidade que lhe confere a capacidade de satisfazer às necessidades explícitas e implícitas (NBR ISO 8402)

5 5 Benefícios da Qualidade n Na visão do fornecedor (ex: equipe interna de TI ou fornecedor externo – do mercado) Maior produtividade Maior precisão nas estimativas Redução de defeitos no produto Aumento da confiabilidade do produto Menos esforço de re-trabalho Menos horas extras de trabalho Redução do tempo para atender o mercado Redução de custo de desenvolvimento e manutenção Maior competitividade Maior índice de satisfação do cliente/usuário final

6 6 Benefícios da Qualidade n Na visão do contratante Auxilia a definição de critérios para seleção e descredenciamento de fornecedores Auxilia a definição de processos de acompanhamento do progresso e desempenho dos fornecedores nas etapas de desenvolvimento, entrega e pós-entrega dos produtos Auxilia a definição de critérios para avaliação e aceitação dos produtos entregues pelo fornecedor

7 7 Evolução Total Quality Management Garantia da Qualidade Controle da Qualidade Inspeção Detecção de Erro Retificação Métodos estatísticos Desempenho de processo Padrões de qualidade Sistemas da Qualidade Custo da qualidade Solução de problemas Planejamento da qualidade Estratégia de qualidade Grupos de trabalho Envolvimento de clientes e fornecedores

8 8 Total Quality Management - TQM n TQM - Gerenciamento de Qualidade Total n Nova abordagem de gestão que visa incorporar a questão da qualidade aos modelos de gestão já existentes n Ponto principal é a qualidade, ou seja, a satisfação do cliente (qualidade percebida) é a base para a implantação do TQM (qualidade técnica). n TQM é uma filosofia, uma nova forma de pensar e trabalhar, que se preocupa com o atendimento das necessidades e das expectativas dos consumidores.

9 9 Total Quality Management - TQM n TQM (Total Quality Management) tem sido amplamente utilizado em indústria, educação, governo e serviços. n Chama-se total porque o seu objetivo é a implicação não só da empresa inteira mais também a organização estendida: fornecedores, distribuidores e demais parceiros de negócios. n TQM é composta de estágios tais como: planejamento, organização, controle, liderança.

10 10 Total Quality Control - TQC n TQC - Controle de Qualidade Total n Também tem como ponto forte a qualidade. n Aperfeiçoamento contínuo. n Nenhum dia deve passar sem que algum melhoramento tenha sido feito em algum lugar. n Melhoria pode vir tanto da organização como do ambiente externo.

11 11 TQM vs. TQC TQM, compreende o gerenciamento das relações entre todos os envolvidos com a existência da empresa, não se restringindo somente ao relacionamento com o Cliente. TQC, pode ser definido como um conjunto de atividades, envolvendo toda a empresa, que têm como objetivo assegurar o resultado final do empreendimento, atuando diariamente em prol desse objetivo. Qualidade relaciona-se mais enfaticamente à satisfação do Cliente ou melhor Eficiência e Eficácia no relacionamento com o Cliente Qualidade Total expande a necessidade de se ter Eficácia e Eficiência no relacionamento de todos os elementos que compõem o modelo da empresa inserida em um contexto mais amplo. Na prática, empresas que aplicam o TQM ou o TQC acabam por desenvolver um conjunto de atividades similar e talvez por isso é que muitos autores confundam os termos. Conceitualmente podemos considerar que o TQC seja uma parte integrante do TQM.

12 12 Fatores de Qualidade: Manutenibilidade n MANUTENÇÃO CORRETIVA: identificar e corrigir erros n MANUTENÇÃO ADAPTATIVA: adaptar o software ao ambiente n MANUTENÇÃO PERFECTIVA: atender pedidos do usuário para modificar funções existentes, incluir novas funções e efetuar melhoramentos gerais n MANUTENÇÃO PREVENTIVA: Melhorar a manutenibilidade ou confiabilidade futuras e fornecer uma base melhor para futuros melhoramentos n MANUTENÇÃO PREDITIVA: Substituição antes de apresentar problema

13 13 Introdução Norma ISO 9001 ISO 9001:2008 (aplicado à empresa) É um padrão internacional que especifica requisitos para um sistema gerencial de qualidade de uma organização. ISO (aplicado ao produto) Estabelece um guia para facilitar a aplicação da ISO 9001 para desenvolvimento, suporte e manutenção de software. ISO9001ISO9002 ISO Software Família ISO9000

14 14 Certificação ISO 9001 ISO A aplicação da ISO independe de tecnologia, modelos de ciclo de vida, processos de desenvolvimento, seqüência de atividades ou estrutura organizacional. Relação com o TQC Qualquer empresa que tenha implantado o TQC satisfará a qualquer auditoria visando a certificação pela norma ISO No entanto o inverso não é verdadeiro. O fato de uma empresa estar certificada pela ISO 9001 não atrapalha um programa de TQC.

15 15 Certificação ISO 9001 O que significa obter a certificação ISO 9001? Significa que o Sistema de Qualidade da Organização foi avaliado por uma entidade independente reconhecida por um organismo nacional de acreditação, e considerado de acordo com os requisitos da norma ISO O certificado tem validade de 3 anos. Após esse prazo ele precisa ser renovado. Além disso a cada 6 meses o sistema é auditado para verificar se ele continua a atender aos requisitos da norma. O certificado poderá não ser revalidado se a organização deixar de cumprir os requisitos.

16 16 Certificação ISO 9001 n Pode ser usada quando a organização: Necessita demonstrar sua capacidade para fornecer de forma coerente produtos que atendam aos requisitos do cliente e requisitos regulamentares aplicáveis; Aumentar a satisfação do cliente por meio da efetiva aplicação do sistema e a garantia da conformidade com os requisitos do cliente e requisitos regulamentares aplicáveis.

17 17 Estrutura da ISO 9001 n Enfatiza 8 elementos: Objetivo Referência Normativa Termos e Definições Sistema de Gestão da Qualidade Responsabilidade da Direção Gestão de Recursos Realização do produto Medição, Análise e Melhoria

18 18 Modelo de Abordagem por Processos

19 19 ISO 9001:2008 / ISO / ISO Entendendo o Padrão ISO Composta por processos, atividades e tarefas Flexível, modular e adaptável Modularidade (módulos bem definidos) Responsabilidade (responsável único por processo) Independe de linguagem, método e modelo de ciclo de vida Processos: Fundamentais, Apoio, Organizacionais e Adaptação Padrão ISO 12207

20 20 Desdobramento do Processo

21 21 Processo de Ciclo de Vida de Software


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