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1 Cap 8 – Garantia de Qualidade de Software Ricardo L Schneider FES – 2002/1.

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1 1 Cap 8 – Garantia de Qualidade de Software Ricardo L Schneider FES – 2002/1

2 2 GQS é uma atividade guarda-chuva que é aplicada ao longo de todo o processo de software. Objetivo simples: produzir software de alta qualidade

3 3 Conceitos de Qualidade Variação entre amostras (não existem dois flocos de neve iguais!) Qualidade (característica ou atributo de alguma coisa) Qualidade do design Qualidade de conformidade Controle de Qualidade (inspeções, revisões e testes >> feedback)

4 4 Custo da Qualidade: Custos da Prevenção: planejamento da qualidade revisões técnicas formais equipamentos de teste treinamento Custos de Avaliação: inspeções calibragem e manutenção dos equipamentos testes

5 5 Custos de falhas: Custos Internos (antes da entrega) retrabalho reparo análise das falhas Custos Externos (após a entrega) resolução das reclamações retorno e substituição do produto manutenção da linha de ajuda trabalho de comprovação

6 6 Custo da Correção [Boehm 81] Req Proj CodTesteTst SysOper

7 7 TQM (Total Quality Management) Edwards Deming - 86 kaizen melhoria do processo (visível, repetitivo, mensurável) atarimae hinshitsu fatores intangíveis que afetam o processo kansei foco no usuário do produto miryokuteki hinshitsu mercado

8 8 Revisões de software São filtros para o processo de engenharia de software Usa a diversidade de um grupo para: apontar melhorias no produto de uma pessoa ou grupo confirmar partes que não precisam ou não se deseja melhorias; e encontrar produtos de qualidade mais uniforme,previsível e gerenciável

9 9 ampliação e remoção de defeitos ErrosErros Erros passantes Erros amplificados 1 : x Erros novos gerados Passo de desenvolvimento defeitos detecção Percentagem de eficiência na detecção dos erros Erros do passo anterior Erros para o passo seguinte

10 10 Revisão técnica formal Walkthroughs Inspeções Revisões round-robin (aleatórias) + 3 a 5 pessoas preparação prévia de no máx 2 h tempo da reunião de até 2 h

11 11 Regras para as revisões revisar o produto não o produtor preparar uma agenda e segui-la limitar o debate enunciar as áreas de problemas, não resolver todos tomar notas da reunião limitar o número de participantes preparar um cheklist de cada produto revisado alocar recursos e tempo para as revisões treinar os revisores revisar suas revisões anteriores

12 12 Garantia formal da qualidade de um software Se um programa de software é um objeto matemático podemos especificar e provar, de maneira rigorosa e formal, a sua correção e a conformidade com sua especificação

13 13 Garantia estatística de qualidade Informações sobre defeitos são coletadas e categorizadas Análise das causas dos defeitos Usar o princípio de Pareto (80/20) para identificar os defeitos vitais Corrigir as causas principais dos defeitos vitais

14 14 Confiabilidade do software Confiabilidade MTBF = MTTF + MTTR Disponibilidade = MTTF / MTBF x 100%

15 15 O plano de GQS I. Propósito do plano II.Referências III.Gerênciamento 1.Organização 2.Tarefas 3.Responsabilidades IV.Documentação 1.Propósito 2.Doctos técnicos 3.Outros doctos V.Padrões, práticas e convenções 1.Propósitos 2.Convenções VI.Revisões e auditorias 1.Propósitos 2.Requisitos das revisões a) revisão dos requisitos de software

16 16 b) revisão do projeto c) revisão de verificação e validação d) auditoria funcional e) auditoria física f) auditoria do processo g) revisões gerenciais VII.Testes VIII.Relatório de problemas e ação de correção IX.Ferramentas, técnicas e metodologias X.Controle de código XI.Controle de mídias XII.Controle de suprimentos XIII.Coleção de registros XIV.Treinamento XV.Gerência de riscos

17 17 O padrão ISO 9000 [ansi 87] O sistema de garantia de qualidade: estrutura organizacional responsabilidades procedimentos processos recursos

18 18 approach da iso 9000 a empresa é vista como uma rede de processos interconectados. Estes processos devem ser identificados, documentados e seguidos na prática, permitindo controle e melhorias. A empresa é auditada e certificada por auditores independentes (semestralmente).

19 19 Aplicabilidade das normas ISO ISO 9000 >> geral, vale para qualquer produto ISO 9001 >> aplicada aos serviços de engenharia (20 requisitos básicos) ISO >> processos de software


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